Gestão Empresarial | ERP - 5.10.3.13
07/07/2023
Tarefas liberadas: 60
A partir de julho de 2023, o aplicativo Mobilidade - Gestão Empresarial não vai estar disponível para download ou atualização. Mas fique tranquilo! Temos a alternativa perfeita para você: o Aplicativo Gestor Senior.
Cadastros
Automatização do processo de implantação de módulos da integração entre o ERP e GAtec
Visando otimizar o processo de integração entre o Gestão Empresarial | ERP e GAtec, e diminuir o tempo gasto na implantação, liberamos nesta versão a nova tela de Processo de Implantação de Módulos GAtec/ERP (F000PIM).
Com este novo processo, é possível realizar a configuração automática dos Web Services da integração, até então parametrizados manualmente através da tela de Configuração de web services (F000CWS). Nesta automação de processo, será possível incluir também o cadastro automático dos Tipos de Informação, relacionados na tela de Configuração de Tipos de Informação (F000SXT).
Pela nota tela, será possível informar abrangência nos campos empresas e filiais para este processo, além da seleção dos módulos GATec que devem ser integrados, como GIN, Commerce, Fercus e Sulcro/Alcooleiro.
Confira os detalhes desta nova implementação em nossa documentação da tela de Processo de Implantação de Módulos GAtec/ERP e atualize a sua solução Senior.
Local: Cadastro > Integrações > GAtec > Implantação de Módulos de Integração (F000PIM)
Recursos
Melhorias na documentação do Processo Automático 134 relacionado ao Agronegócio
Em ação de melhorias no Agronegócio do Gestão Empresarial | ERP, aprimoramos a nossa documentação relacionada ao Processo 134 - Salto Contábil Mensal por Conta/ Centro/ Custo/ Origem, utilizado nas rotinas de integração com a GATEC.
Este processo automático é responsável pela busca dos valores já contabilizados e popular a tabela E650SCO (Saldo - Mensal por Conta/Centro de Custo/Origem), e as informações geradas através deste processo serão utilizadas na exportação de dados pelo web service Com.senior.g5.co.mct.ctb.saldocontabilpororigem, através da porta Exportar.
Confira os detalhes do Processo automático 134 ao acessar a documentação em nosso Portal.
Local: Manual do Usuário > Ajuda por telas > Recursos > Processos Automáticos > Cadastro > Processos automáticos disponíveis > Processo automático 134 - Saldo Contábil Mensal por Conta/Centro Custo/Origem
Selects alterados na relação de extratos dos produtores no movimento físico na integração entre o ERP e o APP do Produtor Rural
Afim de solucionar algumas divergências apresentadas nos dados do movimento físico, realizamos a alteração de dois selects relacionados aos extratos dos produtores no movimento físico na integração entre o Gestão Empresarial | ERP e o Agronegócio Senior, através do APP do Produtor Rural.
A partir desta versão, na API Saldo Físico, ajustamos o primeiro select que busca a quantidade devolvida, onde antes, o sistema só verificava a quantidade devolvida que era feita via balança. Alteramos também um segundo select, que busca a quantidade fixada, e que anteriormente, o sistema não buscava algumas fixações antigas.
Local: Integração ERP X Agronegócio Senior - API de Saldo Físico
Envio de unidade de medida a API de classificação na integração entre o Gestão Empresarial | ERP e o Gestão Safra
Problema: no processo automático 157, de integração entre o Gestão Empresarial | ERP e o Gestão Safra, eram enviadas informações ao endpoint da API createOriginGrainClassification como valor monetário, e também não era enviada a informação de unidade de medida.
Correção efetuada: ajustamos o processo automático de integração ao adicionar o campo Unidade de Medida para ser enviado junto à API de classificação na integração com o Gestão Safra.
Acesse as novidades sobre o Gestão Safra em nosso Portal de Documentação e confira mais detalhes sobre a alteração da API createOriginGrainClassification.
Local: Recursos > Processos Automáticos > Cadastro > Processos automáticos disponíveis > 157 - Integração ERP x Gestão Safra
Suprimentos
Cálculo da taxa CDO com valor parcial na fixação
Problema: o valor da Taxa CDO (Cooperação e Defesa da Orizicultura) não estava sendo calculado corretamente em fixações com valores parciais.
Correção Efetuada: alteramos o método de cálculo de taxas de CDO, para que o Gestão Empresarial | ERP realize o cálculo corretamente quando houver taxas informadas com valor parcial na fixação.
Local: Suprimentos > Gestão de Recebimento > Controle do Produtor > Fixação de Preços > Compras - Controle de Entradas e Saídas - Fixação (F439FIX)
Web services
Alteração na consulta da busca dos impostos relacionados ao agronegócio
Problema: no processo de cálculo do imposto relacionado ao agronegócio, após a execução de todas as parametrizações e a inativação do cadastro do imposto, o Gestão Empresarial | ERP continuava a efetuar o cálculo do imposto.
Correção Efetuada: revemos todos os processos de cálculos, e alteramos a consulta que realiza a busca de impostos do agronegócio para que não haja o cálculo dos impostos que estão inativos.
Locais:
- Web Services
- Cálculo dos imposto do agronegócio
Usuários
Erro ao duplicar usuário do sistema pela tela F099DUP utilizado o Banco de Dados PostgreSQL
Problema: na duplicação de usuário do sistema através da tela Duplicação de Parâmetros de Usuário (F099DUP), quando utilizado o Banco de Dados PostgreSQL, ocorria um erro de sintaxe no comando SQL de duplicação de usuários.
Correção efetuada: ajustamos a sintaxe do comando de duplicação de usuários para atender o Banco de Dados PostgreSQL.
Local: Cadastros > Usuários > Cadastro (F099UCA)
Mercado e Suprimentos
Valor do campo Data Última Cotação era zerado ao selecionar item já gravado nesse campo
Problema: na tela Tabelas de Preços de Compras (F082GTP), ao selecionar no botão Seleção Itens um item que já estava gravado na tabela com valor no campo Data Última Cotação, logo após clicar no OK da tela de seleção de itens, o campo era zerado.
Correção efetuada: alteramos o comportamento da tela F082GTP para não zerar o valor do campo Data Última Cotação ao selecionar um produto através do botão Seleção Itens, quando esse já possuir data gravada no campo.
Local: Cadastros > Mercado e Suprimentos > Tabelas de Preço > Compras (F082GTP)
Produtos do tipo passagem direta nas tabelas de preço
Problema: ao receber um produto de passagem direta com ICMS Monofásico, é necessário incluir este produto na tabela de tributação de ICMS Monofásico. O sistema, porém, não permitia informá-lo, já que a tabela é cadatrada no módulo de Vendas.
Correção efetuada: ajustamos o sistema para que as tabelas de preço com aplicação tipos 4 - Cálculo por quantidade (Compras) ou 5 - Cálculo por quantidade (Ambas) permitam o cadastro de produtos do tipo passagem direta.
Local: Cadastros > Mercado e Suprimentos > Tabelas de Preço > Vendas (F081GTP)
Controladoria
Ajuste na descrição de campo do registro 1920 do SPED Fiscal
Problema: na declaração 103 - Escrituração Fiscal Digital (Versão 17), o campo 06 do registro 1920 do SPED Fiscal tinha a descrição incorreta.
Correção efetuada: ajustamos a descrição do campo VL_TOT_AJ_CRETIDOS_OA para VL_TOT_AJ_CREDITOS_OA.
Local: Cadastros > Controladoria > Declarações (F049DEC)
Identificadores e parâmetros
Remoção do parâmetro global DesMsgSap
Problema: a rotina de Mensageiro, acessada através do menu Recursos > Mensageiro (F000POP), foi descontinuada na versão 5.8.3.2 do Gestão Empresarial | ERP em 2014, no entanto, o parâmetro global DesMsgSap ainda era apresentado na tela Parâmetros Globais (F000PGS).
Correção efetuada: removemos do sistema o parâmetro global DesMsgSap, pois ele não tem mais funcionalidade no sistema.
Local: Cadastros > Identificadores e parâmetros > Parâmetros Globais (F000PGS)
Clientes e Fornecedores
Melhoria de performance na criação de contas auxiliares
Liberamos uma melhoria de performance na criação de contas auxiliares ao cadastrar um cliente via tela F085CAD ou um fornecedor via tela F095CAD.
Locais:
- Cadastros > Clientes e Fornecedores > Clientes > Cadastro de Clientes (F085CAD)
- Cadastros > Clientes e Fornecedores > Fornecedores > Cadastro (F095CAD)
Gestão de Contabilidade
Registro J215 do SPED ECD gerando quebras de linha no arquivo
Problema: na geração do SPED ECD, o registro J215 (Fato Contábil que Altera a Conta Lucros Acumulados ou a Conta Prejuízos Acumulados ou Todo o Patrimônio Líquido) estava apresentando uma quebra de linha dentro do arquivo, resultando em erro no validador.
Correção efetuada: ajustamos a geração do registro J215 para eliminar as quebras de linha do arquivo.
Local: Controladoria > Gestão de Contabilidade > Arquivos Fiscais > SPED Contábil (ECD) (F669ECD)
Lentidão e travamento ao gerar os registros I200 e I250 do SPED ECD
Problema: ao tentar gerar o arquivo do SPED ECD marcando os registros I200 (Lançamento Contábil) e I250 (Partidas do Lançamento), o sistema não concluía o processo quando gerado de forma anual; e quando gerado de forma mensal, levava muitas horas para concluir.
Correção efetuada: disponibilizamos o novo identificador de regras CTB-669SQLRA01, que tem o objetivo de melhorar a performance da geração dos registros I200 e I250. Quando esse identificador estiver cadastrado e ativo, a performance será consideravelmente mais rápida.
Local: Controladoria > Gestão de Contabilidade > Arquivos Fiscais > SPED Contábil (ECD) (F669ECD)
Gestão de Tributos
Descontos na base de cálculo em geração de bem patrimonial
A fim de atender a MP 1.159/2023, ajustamos o sistema para que, na geração de bens patrimoniais via Gestão de Suprimentos, será integrada para a base de PIS e Cofins do bem a mesma base de cálculo informada no item da nota fiscal de entrada. Desta forma, eventuais descontos na base de cálculo ocorridas na entrada da nota (como o valor do ICMS) serão refletidos na geração do bem patrimonial.
Para mais informações, acesse a documentação sobre Cálculo do Crédito.
Adicionamos também as bases de PIS e Cofins no identificador de regras PAT-670ENTVA01, por meio dos parâmetros VBasPis e VBasCof.
Local: Cadastros > Filiais > Parâmetros por Gestão > Tributos (F070FEF)
Títulos baixados por adiantamento no registro 1601 do SPED Fiscal
Problema: ao gerar o registro 1601 do SPED Fiscal (F669EFD), os valores não eram distribuídos corretamente quando havia títulos baixados por adiantamento.
Correção efetuada: ajustamos a rotina para fazer a distribuição correta dos valores no cenário acima.
Local: Controladoria > Gestão de Tributos > Arquivos Fiscais > Federais > SPED Fiscal (F669EFD)
Retenções na fonte para fornecedores do exterior
Problema: ao cadastrar retenções na tela R-4020 - Retenções Pessoa Jurídica (F690RPJ) para vários fornecedores do exterior, aparecia o erro Registro duplicado! Verifique.
Correção efetuada: ajustamos a tela para aceitar dois ou mais fornecedores do exterior a fim de que sejam exportados corretamente.
Local: Controladoria > Gestão de Tributos > EFD-Reinf > Retenções - Bloco 4 > Lançamentos > R-4020 - Retenções Pessoa Jurídica (F690RPJ)
Melhoria na documentação do registro 1400 do SPED Fiscal
Alteramos a documentação do registro 1400 do SPED Fiscal (F669EFD) a fim de explicar seu funcionamento para os cenários possíveis. Acesse nosso Portal e confira!
Locais:
- Controladoria > Gestão de Tributos > Arquivos Fiscais > Federais > SPED Fiscal (F669EFD)
- Manual do usuário > Segmentos > Compliance > Escriturações Fiscais Digitais (SPED) > SPED Fiscal (EFD ICMS/IPI) > Leiaute - SPED Fiscal (EFD ICMS/IPI) > Bloco 1
Registro F010 do SPED Contribuições era duplicado
Problema: ao gerar os registros do Bloco F do SPED Contribuições quando a empresa tem mais de uma filial, o registro F010 era duplicado.
Correção efetuada: corrigimos a geração do registro para que ele não seja duplicado.
Local: Controladoria > Gestão de Tributos > Arquivos Fiscais > Federais > SPED Contribuições (F669SPC)
Gestão de Preço para Indústria
Filial da nota não era considerada na busca dos DVVs
Problema: ao informar mais de uma filial no campo Filial(+) da tela F621AEQ, a filial da nota não era considerada na busca dos DVVs das notas fiscais, ou seja, a rotina considerava sempre a filial logada.
Correção efetuada: ajustamos a rotina da tela para considerar a filial da nota fiscal ao buscar as informações.
Local: Custos > Gestão de Preço para Indústria > Análises de Desempenho > Ponto de Equilíbrio (F621AEQ)
Gestão de Contas a Pagar
Nova observação com detalhes sobre a Url PIX
Na documentação sobre PIX - Pagamento Eletrônico, complementamos a documentação do campo Url PIX para destacar que:
- O tamanho máximo da Url PIX é de 100 caracteres, contudo é necessário observar que esse tamanho pode variar para menos dependendo do leiaute bancário específico de cada banco.
- No caso de utilização de aplicativos bancários com a função copiar e colar, não há limitação de caracteres. No entanto, ao cadastrar a Url PIX no sistema, é necessário decodificá-la conforme as regras estabelecidas pelo Banco Central, de modo a garantir que a Url PIX seja aceita pelo arquivo definido pelo banco destinatário do pagamento.
Local: Ajuda por telas > Finanças > Gestão de Contas a Pagar > Pagamento Eletrônico > PIX - Pagamento Eletrônico
Registro Header do Lote 2 era gerado indevidamente
Problema: ao enviar uma remessa de pagamento eletrônico com um titulo que tenha Tipo de Pagamento PQ (PIX QRCode), o Registro Header do Lote 2 era gerado indevidamente. O correto seria apresentar o Registro Header do Lote 1, assim gerando as demais informações de Header, Detalhe e Trailer.
Correção efetuada: ajustamos a rotina de processamento do arquivo de remessa para utilizar o Registro Header do Lote 1 quando o Tipo de Pagamento for PQ (PIX QRCode) no título.
Local: Finanças > Gestão de Contas a Pagar > Pagamento Eletrônico > Remessa (F510PRM)
Título de IRRF não era gerado ao gerar comissão
Problema: o título de IRRF não era gerado quando a comissão do representante era feita via tela F504RCP e o campo Gera Título ISS Pagto Comissão da tela F070FPA era igual a N - Não. O problema não ocorria ao gerar as comissões via tela F504RAC.
Correção efetuada: alteramos a geração dos títulos de impostos no pagamento de comissões de representantes a fim de que funcione normalmente e com performance melhorada.
Local: Finanças > Gestão de Contas a Pagar > Comissões > Cálculo/Pagto. (F504RCP)
Gestão de Contas a Receber
Ajuste em leiaute de exportação
Problema: ao utilizar a tela de Retorno de Cobrança Escritural (F310RTB) com o leiaute 10002 - Cobrança DIVERSOS (CNAB 400) - Retorno, não havia tratamento para o campo Data quando este era preenchido com zeros, gerando a seguinte mensagem: Ocorreram erros durante a operação. Deseja visualizá-los?
Correção efetuada: corrigimos o leiaute para fazer o tratamento do campo Data quando houver zeros.
Local: Finanças > Gestão de Contas a Receber > Cobrança Escritural > Retorno (F310RTB)
Filtro Situação Serasa não era considerado na busca dos títulos
Problema: no botão Seleção da tela F310PEF, o filtro Situação Serasa com o valor 0 - Zero não era considerado na busca dos títulos.
Correção efetuada: alteramos a tela para considerar o valor 0 - Zero no filtro Situação Serasa.
Local: Finanças > Gestão de Contas a Receber > Cobrança Escritural > Pendências Financeiras (F310PEF)
Alterar a forma de pagamento em títulos com transação de crédito
Disponibilizamos o parâmetro global CodFpgSub. Ele permite alterar a forma de pagamento em títulos com transação de crédito na baixa do Contas a Receber por substituição (telas F301SUB e F301BMD).
Locais:
- Finanças > Gestão de Contas a Receber > Contas a Receber > Baixas de Títulos > Baixa por Substituição/Negociação do Contas a Receber (F301SUB)
- Finanças > Gestão de Contas a Receber > Contas a Receber > Baixas de Títulos > Baixa por Motivos Diversos do Contas a Receber (F301BMD)
- Cadastros > Identificadores e parâmetros > Parâmetros Globais (F000PGS)
Gestão Orçamentária e Projetos
Informação sobre a totalização de valores das grades Projeto e Fases/Etapas
Atualizamos a documentação sobre Totalização de valores para enfatizar que, ao realizar a totalização dos valores nas grades de Projeto e Fases/Etapas, apenas as contas de mesma natureza (débito ou crédito) do projeto em questão são consideradas para a totalização, ignorando as demais. Para ilustrar essa informação, incluímos um exemplo na documentação.
Além disso, destacamos que o totalizador na grade de Conta de Receitas/Despesas tem um comportamento diferente, uma vez que ele realiza a soma de todos os valores presentes na grade.
Local: Ajuda por telas > Finanças > Gestão Orçamentária e Projetos > Controle Financeiro > Orçamentos > Financeiro > Totalização de valores
Gestão de Armazenagem | WMS WIS
Recomendação de um mesmo servidor para os bancos de dados do ERP e do WIS
Acrescentamos na documentação de pré-requisitos da integração do Gestão Empresarial | ERP com o WMS WIS, que o recomendado é que os bancos de dados do ERP e do WIS estejam no mesmo servidor, a fim de evitar tráfego de dados demorado, onde possa acarretar em falhas de comunicação.
Local: Segmentos > Logística > Gestão de Armazenagem > WMS WIS > Administração de sistema > Pré-requisitos
senior X Platform
Cancelamento de transferência entre depósitos no WMS Silt não exclui a saída
Problema: o cancelamento no Gestão de Armazenamento | WMS Senior de uma transferência entre depósitos, não excluía o movimento de saída.
Correção efetuada: ajustamos para que, ao integrar o cancelamento da transferência, seja excluída a saída e a ligação.
Web services
Ajuste no web service de integração com o Gestão de Lojas
Ajustamos o web service com.senior.g5.co.cad.sittributarias.dispfiscal, porta Exportar a fim de que, na opção de exportar todos os registros, os registros excluídos não sejam exportados. A opção de exportar todos os registros é utilizada na carga inicial, não havendo necessidade de enviar os excluídos.
Locais:
- Recursos > Implementações > Web services
- Cadastros > Mercado e Suprimentos > Parâmetros Fiscais > Ligação de Situação Tributária x Dispositivo Fiscal (F027BNF)
Gestão de PCP
Melhoria na documentação da tela F900AQP
Acrescentamos uma nova informação importante na documentação da tela Alteração da quantidade prevista da OP/OS (F900AQP), para informar que a alteração na quantidade prevista terá impacto direto nos campos Dia(s) Prv.; Dt. Prv. Ini. e Dt. Prv. Fim.
Local: Ajuda por telas > Manufatura > Gestão de PCP > Manutenção de Ordens de Produção/Serviço > Alteração da Quantidade Prevista da O.P./O.S.
Gestão de Chão de Fábrica
Melhoria de mensagem na tela F900RET quando não informado o campo Código da origem
Problema: na tela Retorno de serviços de Terceiros (F900RET), quando não era informado o Código da origem (que é um campo obrigatório para o processo da tela), a mensagem Não Acessou Tabela de Origens (E083Ori), Problemas Integridade do Sistema! era apresentada. Essa mensagem, por sua vez, não era muito amigável para o usuário, não sendo tão claro identificar o problema.
Correção efetuada: melhoramos a mensagem apresentada na tela para que ela seja mais clara. Agora, será exibida a seguinte mensagem no cenário descrito: É Necessário informar Código da Origem.
Local: Manufatura > Gestão de Chão de Fábrica > Remessa/Retorno de Serviço de Terceiros > Retorno (F900RET)
Gestão de Vendas
Atualização dos dados gerais de um pedido, inserido através de web service
Problema: em algumas situações, os pedidos inseridos via web service com.senior.g5.co.mcm.ven.pedidos, porta GravarPedidos_13, apresentavam divergências entre o total dos dados gerais e o somatório dos itens.
Correção efetuada: ajustamos para que os dados gerais do pedido sejam atualizados corretamente.
Local: Mercado > Gestão de Vendas > Pedidos > Agrupado (F120GPD)
Adicionar itens de produto em pedidos na tela F120GPD
Problema: ao tentar inserir um item de produto no pedido com o campo Situação como 9, desabilitava a grade de produto e não era possível inserir um item de produto novo.
Correção efetuada: alteramos para que seja possível adicionar itens de produto no pedido.
Local: Mercado > Gestão de Vendas > Pedidos > Entrada de Pedidos Agrupado (F120GPD)
Gestão de Faturamento e Outras Saídas
Transferência de lotes entre depósitos não levava as dimensões quando feita via NF de saída
Problema: ao realizar a transferência entre depósitos via parametrização no fechamento de uma Nota Fiscal de saída, o sistema não estava levando as configurações de dimensões do estoque de origem para o estoque de destino no outro depósito.
Correção efetuada: ajustamos o sistema, modificando a configuração para permitir levar também as dimensões ao realizar uma transferência via configuração de transações nas Notas de saída.
Local: Mercado > Gestão de Faturamento e Outras Saídas > Notas Fiscais de Saída > Notas Fiscais de Saída (F140GNF)
ICMS Diferido para o CST 51
Devido a uma alteração na versão 3 do guia prático da escrituração de incentivos e benefícios fiscais de SC, ajustamos o cálculo da base do ICMS para calcular o ICMS Diferido para o CST 51. Todas as filiais do estado de SC com operações tendo CST 51 serão impactadas.
Confira um exemplo do cálculo para as resoluções 13/2019 RJ e 79/2022 SC.
Para habilitar as resoluções, altere a opção Cálculo de Desoneração de ICMS na tela Parâmetros da Filial para Vendas (F070FVE) no caso de notas fiscais de saída e Cadastro de Fornecedores (F095CAD) no caso de notas fiscais de entrada.
Ajustamos também o identificador de regras VEN-000ALICM01 a fim de que os parâmetros Base do ICMS Diferido (VENNBASIDF) e Valor do ICMS Diferido do ICMS (VENNVLRIDF) para retornarem valores. Para não recalcular os valores do ICMS Diferido ao fechar uma nota fiscal, configure o Tipo Cálculo Diferimento como 1 - Diferimento de ICMS por valor na tela F070FVE.
Locais:
- Cadastros > Clientes e Fornecedores > Fornecedores > Cadastro (F095CAD)
- Cadastros > Filiais > Parâmetros por Gestão > Vendas, Faturamento e Transporte (F070FVE)
- Cadastros > Identificadores e parâmetros > Identificadores de Regras (F098REG)
Parâmetro global para definir se o cliente é contribuinte de ICMS Monofásico
Adicionamos o parâmetro global IcmMonCli para que seja possível alterar o comportamento padrão do parâmetro dinâmico CONTRIBUINTE.ICMS.MONOFASICO, disponível na tela Cadastro de Clientes (F085CAD), guia Cadastro, botão Par. Dinâmicos. Este parâmetro dinâmico indica se o cliente é contribuinte do ICMS Monofásico ou não para fins de partilha entre o estado de origem e de destino. Se não estiver preenchido, será verificado o valor do parâmetro global IcmMonCli: caso S - Sim, considera como contribuinte; caso N - Não (valor padrão), considera como não contribuinte.
Locais:
- Cadastros > Identificadores e parâmetros > Parâmetros Globais (F000PGS)
- Cadastros > Configuração de parâmetros dinâmicos (F000PPD)
Web services
Documentação sobre rateio do valor de Outras
Disponibilizamos uma documentação sobre rateio do valor de Outras na página do web service com.senior.g5.co.mcm.ven.pedidos, portas GravarPedidos e SimularPedidos. Por padrão, o sistema sempre rateia o valor de Outras dos Dados Gerais para os itens de produto e/ou serviço que têm valor financeiro. Acesse o Manual para conferir o funcionamento desta rotina.
Locais:
- Recursos > Implementações > Web services
- Manual do usuário > Integrações com outros sistemas > Web services > Web services disponíveis no Gestão Empresarial > Com.senior.g5.co.mcm.ven.pedidos
Gravação de valores em campos de usuário
Problema: ao utilizar o web service com.senior.g5.co.mcm.ven.contratovenda, porta Gerar, passando valor em um campo de usuário, o campo era gravado sem conter toda a informação passada na requisição do web service. Esta situação poderia ocorrer com outros web services também.
Correção efetuada: alteramos a rotina responsável por gravar os campos de usuários para ser gravado todo o conteúdo enviado na requisição.
Local: Recursos > Implementações > Web services
Melhoria na descrição do parâmetro pedido.ideExt do web service Com.senior.g5.co.mcm.ven.pedidos
Atualizamos a descrição do parâmetro de requisição pedido.ideExt, localizado na porta GravarPedidos do web service Com.senior.g5.co.mcm.ven.pedidos, para fornecer uma explicação mais clara de sua funcionalidade. Agora, a descrição indica que esse parâmetro permite enviar o número de documento para estabelecer uma conexão rastreável entre o sistema emissor e o Gestão Empresarial. No entanto, é importante observar que essa abordagem não garante a prevenção de duplicação de pedidos por parte do Gestão Empresarial. Para assegurar essa consistência, é necessário utilizar o campo pedido.numInt.
Local: Integrações com outros sistemas > Web services > Web services disponíveis no Gestão Empresarial > Com.senior.g5.co.mcm.ven.pedidos
Processos Automáticos
Exportação de faturamento excedendo espaço do tablespace
Problema: ao executar o processo automático de exportação de faturamento para o Gestão de Armazenagem | WMS WIS, ocorria a mensagem de erro ORA-01652: unable to extend temp segment by 128 in tablespace TEMP e os faturamentos não eram exportados.
Correção efetuada: alteramos o sistema para que o erro não ocorra e os faturamentos sejam exportados corretamente.
Local: Recursos > Processos Automáticos > Cadastro (F000AGE)
Gestão de Estoques
Melhoria na documentação sobre Controle de estoques consignados
Na documentação sobre Controle de Estoques Consignados, adicionamos uma nota importante ao tópico Cadastrar transação de devolução do consignado para informar que, no caso em que a devolução da remessa do consignado não envolve incidência de crédito de impostos (IPI/ICMS), a nota deve ser registrada da seguinte forma no retorno da consignação:
- A nota deve ser registrada com o tipo 5.
- A transação deve ser parametrizada para não recuperar o imposto.
Além da parametrização supramencionada, o campo Forma Não Tributada do cadastro da transação deve ser definido como O - Escrituração em Outras ICMS/Outras IPI.
Local: Manual por processos > Suprimentos > Gestão de Estoques > Controle de estoques consignados
Dados referentes à reprovação da requisição ficavam divergentes ao reprovar requisição do controle multinível
Problema: ao reprovar uma requisição do controle multinível tanto pela tela Estoques - Aprovação Financeira de Requisições de Produto (F207APR) quanto pelo App Gestor, os dados ficavam divergentes.
Correção efetuada: realizamos um ajuste no sistema para que os dados sejam gravados corretamente ao reprovar requisições no controle de aprovação multinível.
Local: Suprimentos > Gestão de Estoques > Requisição Eletrônica > Aprovação Multinível (F207APR)
Campo Complemento habilitado indevidamente mesmo com o identificador EST-000COMPL01 ativo
Problema: mesmo com o identificador de regras EST-000COMPL01 cadastrado e ativo, o campo Complemento, presente nas telas Estoques - Geração Individual de Requisições de Produto (F207EME) e Geração Individual de Requisições de Serviço (F207RES), ficava habilitado após inserir a requisição e clicar no campo Complemento, quando a situação da requisição estava como 1 - Digitado.
Correção efetuada: alteramos as telas F207EME e F207RES para desabilitar o campo Complemento após a inclusão da requisição. Nesse caso, ao tentar clicar no campo Complemento com o identificador de regras EST-000COMPL01 cadastrado e ativo, o campo também será desabilitado.
Locais:
- Suprimentos > Gestão de Estoques > Requisição Eletrônica > Produtos > Individuais (F207EME)
- Suprimentos > Gestão de Estoques > Requisição Eletrônica > Serviços > Individuais (F207RES)
Gestão de Recebimento
Travamento em Notas relacionadas com a Nota filtrada na tela F441CLG
Problema: na tela Consulta de Notas Fiscais de Entrada (F441CNE), ao consultar as Notas relacionadas com a Nota filtrada em tela pelo botão Relações (que abre a tela Consulta de Notas Fiscais de Entrada (F441CLG)), ocorria da tela F441CLG travar por tentar carregar muitos registros.
Correção efetuada: ajustamos o sistema para que a tela F441CLG seja aberta corretamente e não trave, sendo possível carregar os registros da Nota relacionada.
Local: Suprimentos > Gestão de Recebimento > Notas Fiscais de Entrada > Consultas > Dados gerais (F441CNE)
Sugestão de preenchimento do campo Série/Sub Série Legal da tela F440GNE
Complementamos a documentação do campo Série/Sub Série Legal, localizado na guia Dados Gerais da tela Nota Fiscal de Entrada Agrupada (F440GNE), para informar que a sugestão de preenchimento da informação desse campo ocorre da seguinte forma:
- Busca na ligação do Fornecedor X Série Nota Fiscal da tela F095FXS, acessada através do menu Cadastros > Clientes e Fornecedores > Fornecedores > Ligações > Fornecedor X Série Nota Fiscal.
Se a série legal não estiver preenchida nesta tela, ao gerar a nota o campo respectivo ficará sem preenchimento também. - Se não existir, é feita a busca do cadastro da série da tela F020SNF, acessada através do menu Cadastros > Mercado e Suprimentos > Parâmetros Fiscais > Séries Notas Fiscais > Cadastro.
Local: Ajuda por telas > Suprimentos > Gestão de Recebimento > Notas Fiscais de Entrada > F440GNE - Nota Fiscal de Entrada Agrupada
Campo Origem da Mercadoria não era sugerido no recebimento eletrônico
Problema: ao processar uma Nota Fiscal através do recebimento eletrônico, caso o Fornecedor cadastrado tivesse em sua definição para a Filial a qual a NF pertence o campo Origem da Mercadoria informado, o campo não era sugerido na Nota gerada.
Correção efetuada: ajustamos o cenário para, no caso de haver o campo Origem da Mercadoria informado na definição do Fornecedor para a Filial, essa origem seja atribuída à NF gerada.
Local: Suprimentos > Gestão de Recebimento > Notas Fiscais de Entrada > Via Recebimento de Documento Eletrônico (F000INE)
Erro ao carregar NFs no recebimento eletrônico em Notas com valor de ICMS Monofásico
Problema: ao carregar uma Nota Fiscal com valor de ICMS Monofásico, quando o produto não tinha informado a tabela de tributação de ICMS Monofásico, a mensagem Erro na busca da tabela de preço era apresentada, impedindo o carregamento das Notas.
Correção efetuada: ajustamos o sistema para que essa consistência ocorra somente no processamento da tela, permitindo o carregamento de todas as Notas.
Local: Suprimentos > Gestão de Recebimento > Notas Fiscais de Entrada > Via Recebimento de Documento Eletrônico (F000INE)
Melhoria na usabilidade da tela Nota Fiscal de Entrada Agrupada (F440GNE)
Melhoramos a usabilidade da tela Nota Fiscal de Entrada Agrupada (F440GNE), permitindo ordenar a sequência dos campos nas grades de Produtos e Serviços, sendo possível ajustá-los conforme a sua necessidade. Alguns campos se mantém fixos, ou seja, seguem uma ordem na grade a fim de evitar inconsistências.
Campos fixos na grade de Produtos | Campos fixos na grade de Serviços |
---|---|
Transação | Transação |
Produto | Serviço |
Derivação | Qtde. Recebida |
Depós. | Preço Unitário |
Qtde. Recebida | UM Nota Fiscal |
Preço Unitário | |
UM Estoque |
Local: Suprimentos > Gestão de Recebimento > Notas Fiscais de Entrada > Nota Fiscal de Entrada Agrupada (F440GNE)
Web services
Disponibilizado o campo TipCte no web service com.senior.g5.co.mcm.cpr.notafiscal
Problema: ao utilizar o web service com.senior.g5.co.mcm.cpr.notafiscal, porta GravarNotasFiscaisEntrada, para fazer a integração de CT-e, não havia disponível o campo Informação do tipo de CT-e (TipCte) no web service. Com isso, todos os CT-es ficavam com o tipo 0 - CT-e normal.
Correção efetuada: disponibilizamos, no web service com.senior.g5.co.mcm.cpr.notafiscal, porta GravarNotasFiscaisEntrada, o campo TipCte para que a integração de CT-e seja realizada corretamente.
Local: Recursos > Implementações > Web services
Ajuste na descrição do parâmetro gerPar do web service de Nota Fiscal
Atualizamos a descrição do parâmetro de requisição gerPar da porta GravarNotasFiscaisEntrada do web service Com.senior.g5.co.mcm.cpr.notafiscal para fornecer corretamente as opções de preenchimento disponíveis, quais sejam: 0 = Acatar os parâmetros enviados no webservice e 1 = Indicação para que o ERP gere as parcelas.
Local: Integrações com outros sistemas > Web services > Web services disponíveis no Gestão Empresarial > Com.senior.g5.co.mcm.cpr.notafiscal
Nova observação adicionada na documentação do web service Com.senior.g5.co.mcm.cpr.notafiscal
A documentação da porta GravarNotasFiscaisEntrada do web service Com.senior.g5.co.mcm.cpr.notafiscal foi atualizada para incluir uma nova observação. Agora, ela contém a informação de que o parâmetro global GerNotWeb influencia a utilização desse web service e que sua alteração só terá efeito após o reinício do Middleware. Destacamos que esse parâmetro determina se o sistema deve criar a Nota Fiscal de Entrada na base de dados, mesmo se ocorrerem erros durante o processo de fechamento da nota pelo serviço web de notas fiscais.
Local: Integrações com outros sistemas > Web services > Web services disponíveis no Gestão Empresarial > Com.senior.g5.co.mcm.cpr.notafiscal
Gestão de Compras
Sugestão de número do processo de cotação já utilizado
Problema: ao passar pelo campo Processo de Cotação, o sistema estava sugerindo o número 1, quando havia mais de 50 mil processos de cotação para aquela Empresa.
Correção efetuada: ajustamos a sugestão do número do processo de cotação para quando já houver milhares de processos na base de dados.
Local: Suprimentos > Gestão de Compras > Cotação de Preço > Processo de Cotação > Cadastro (F410PCT)
SGI
Disponibilização da função SGI AtribuirValorEditBox
Disponibilizamos a função SGI AtribuirValorEditBox para atribuição de valor à um componente do formulário SGI X-Windows em tempo de execução, permitindo também que a funcionalidade de lookup funcione corretamente quando este possuir ligação cadastrada.
Local: Gerador de Telas
Processos Automáticos
Rotina de verificação de tarefas agendadas em execução de processos automáticos
Problema: esporadicamente a execução de alguns processos automáticos retornava a mensagem de erro EStringListError - List index out of bounds nos registros de eventos do Middleware.
Correção efetuada: ajustamos a rotina que verifica as tarefas agendadas em execução.
Web services
Ordenação dos parâmetros da resposta dos serviços com Bridge habilitada
Disponibilizamos a chave Com.senior.middleware.webservices.sortedparamsname para permitir ordenar parâmetros da requisição no retorno dos serviços quando habilitado Bridge. Com o valor True ou ausência da chave, o retorno dos parâmetros será por ordem alfabética. Quando False, o retorno será de acordo com o cadastrado no Editor de Web services.
Gerenciamento de Usuários
Mensagem de aviso ao tentar autenticar um usuário quando não é permitido o acesso simultâneo ao mesmo aplicativo
Problema: em ambientes onde não é permitido o acesso simultâneo aos aplicativos por um mesmo usuário, ocorria uma falha na autenticação do usuário na segunda instância do aplicativo. Não era apresentada uma mensagem de forma clara relatando que já estava autenticado no aplicativo.
Correção efetuada: ajustamos rotina de autenticação de usuários para que seja apresentada de forma correta a mensagem ao usuário que ele não pode autenticar de forma simultânea um mesmo aplicativo.
Mercado
Documentação sobre rateio do valor de Outras
Disponibilizamos uma documentação sobre rateio do valor de Outras na página do web service com.senior.g5.co.mcm.ven.pedidos, portas GravarPedidos e SimularPedidos. Por padrão, o sistema sempre rateia o valor de Outras dos Dados Gerais para os itens de produto e/ou serviço que têm valor financeiro. Acesse o Manual para conferir o funcionamento desta rotina.
Locais:
- Recursos > Implementações > Web services
- Manual do usuário > Integrações com outros sistemas > Web services > Web services disponíveis no Gestão Empresarial > Com.senior.g5.co.mcm.ven.pedidos
Gravação de valores em campos de usuário
Problema: ao utilizar o web service com.senior.g5.co.mcm.ven.contratovenda, porta Gerar, passando valor em um campo de usuário, o campo era gravado sem conter toda a informação passada na requisição do web service. Esta situação poderia ocorrer com outros web services também.
Correção efetuada: alteramos a rotina responsável por gravar os campos de usuários para ser gravado todo o conteúdo enviado na requisição.
Local: Recursos > Implementações > Web services
Disponibilizados os campos dadosGerais.codFcr e parcelas.codFcr no web service com.senior.g5.co.mcm.ven.notafiscal
Disponibilizamos, no web service com.senior.g5.co.mcm.ven.notafiscal, porta GravarNotasFiscaisSaida, os campos dadosGerais.codFcr e parcelas.codFcr. Esses novos campos têm como objetivo:
- dadosGerais.codFcr: refere-se ao código da moeda ou índice como fator de correção (financeiro);
- parcelas.codFcr: refere-se ao código da moeda ou índice como fator de correção (financeiro).
Local: Recursos > Implementações > Web services
Melhoria na descrição do parâmetro pedido.ideExt do web service Com.senior.g5.co.mcm.ven.pedidos
Atualizamos a descrição do parâmetro de requisição pedido.ideExt, localizado na porta GravarPedidos do web service Com.senior.g5.co.mcm.ven.pedidos, para fornecer uma explicação mais clara de sua funcionalidade. Agora, a descrição indica que esse parâmetro permite enviar o número de documento para estabelecer uma conexão rastreável entre o sistema emissor e o Gestão Empresarial. No entanto, é importante observar que essa abordagem não garante a prevenção de duplicação de pedidos por parte do Gestão Empresarial. Para assegurar essa consistência, é necessário utilizar o campo pedido.numInt.
Local: Integrações com outros sistemas > Web services > Web services disponíveis no Gestão Empresarial > Com.senior.g5.co.mcm.ven.pedidos
Suprimentos
Ajuste na descrição do parâmetro gerPar do web service de Nota Fiscal
Atualizamos a descrição do parâmetro de requisição gerPar da porta GravarNotasFiscaisEntrada do web service Com.senior.g5.co.mcm.cpr.notafiscal para fornecer corretamente as opções de preenchimento disponíveis, quais sejam: 0 = Acatar os parâmetros enviados no webservice e 1 = Indicação para que o ERP gere as parcelas.
Local: Integrações com outros sistemas > Web services > Web services disponíveis no Gestão Empresarial > Com.senior.g5.co.mcm.cpr.notafiscal
Nova observação adicionada na documentação do web service Com.senior.g5.co.mcm.cpr.notafiscal
A documentação da porta GravarNotasFiscaisEntrada do web service Com.senior.g5.co.mcm.cpr.notafiscal foi atualizada para incluir uma nova observação. Agora, ela contém a informação de que o parâmetro global GerNotWeb influencia a utilização desse web service e que sua alteração só terá efeito após o reinício do Middleware. Destacamos que esse parâmetro determina se o sistema deve criar a Nota Fiscal de Entrada na base de dados, mesmo se ocorrerem erros durante o processo de fechamento da nota pelo serviço web de notas fiscais.
Local: Integrações com outros sistemas > Web services > Web services disponíveis no Gestão Empresarial > Com.senior.g5.co.mcm.cpr.notafiscal
Integrações
Ajuste no web service de integração com o Gestão de Lojas
Ajustamos o web service com.senior.g5.co.cad.sittributarias.dispfiscal, porta Exportar a fim de que, na opção de exportar todos os registros, os registros excluídos não sejam exportados. A opção de exportar todos os registros é utilizada na carga inicial, não havendo necessidade de enviar os excluídos.
Locais:
- Recursos > Implementações > Web services
- Cadastros > Mercado e Suprimentos > Parâmetros Fiscais > Ligação de Situação Tributária x Dispositivo Fiscal (F027BNF)
Tecnologia
Ordenação dos parâmetros da resposta dos serviços com Bridge habilitada
Disponibilizamos a chave Com.senior.middleware.webservices.sortedparamsname para permitir ordenar parâmetros da requisição no retorno dos serviços quando habilitado Bridge. Com o valor True ou ausência da chave, o retorno dos parâmetros será por ordem alfabética. Quando False, o retorno será de acordo com o cadastrado no Editor de Web services.
Comunicação com a plataforma senior X e ERP XTended
Problema: ao executar o processo automático de Insights e Analytics, não era apresentada a mensagem de erro detalhando a causa da falha de comunicação com a plataforma senior X. Isto ocorria quando um código de cliente estava associado a mais de um tenant.
Correção efetuada: alteramos a rotina que compacta os arquivos do Analytics e faz a comunicação com a plataforma a fim de que, caso ocorra algum erro, este seja apresentado no log do processo automático. Corrigimos também um Access violation ao executar ou finalizar o SapiensSrv e o ERP_Service na hora de verificar se o menu XTended está ativo. Nestes programas, o menu não deve ser apresentado.
Além disso, otimizamos o local onde são criados os arquivos de cache do ERP XT de forma a criar uma pasta de cache para cada ambiente (CFG). Assim, nos casos em que o cliente tem ambientes de homologação e produção na mesma máquina, vai ser criada uma pasta de cache para cada ambiente, evitando carregar informações indevidas para o menu XTended.
Locais:
- XTended > Analytics
- XTended > Insights
- XTended > Menu
- Integrações > Outras integrações
- Recursos > Processos Automáticos
- Recursos > Implementações > Relatórios > Executar (F000REL)
- Diversos > Seleção Empresa (FSELEMP)