Gestão Empresarial | ERP - 5.10.3.24
22/09/2023
- 12/01/2024: adicionamos a matéria Parâmetro global para definir tratativa do sistema em relação às confirmações de pendências de estoque.
Tarefas liberadas: 110
Liberação trimestral de Exigências Legais e Implementações
Esta versão contém implementações e alterações relevantes para atender diversas rotinas do sistema, além das correções habituais.
Confira os impactos com atenção, principalmente mudanças na estrutura do TBS (banco de dados) e integrações via web services. Sempre que possível homologue a versão nova antes de colocá-la no ambiente em produção.
Receituário Agronômico
Aplicação de registros no Integrador Receituário Agronômico
Problema:ao efetuar a integração dos dados do Winfit referentes a aplicação do agrotóxico, caso a aplicação não tivesse a descrição informada, o registro não era integrado para o Gestão Empresarial | ERP.
Correção efetuada:corrigimos para que seja integrado ao ERP o registro da aplicação que não tenha descrição caso a aplicação do agrotóxico seja por cultura. Neste cenário, será adicionado a descrição "Aplicação por cultura" (E113BTA.DESBTA), e o registro será integrado. As informações referentes a aplicação para cada cultura será integrada normalmente para a tabela E113CRE.
Local: Agronegócio > Receituário Agronômico > Integrador Receituário Agronômico
Suprimentos
Títulos de fixação com valor integral e parcelas especiais
Problema: quando era gerado títulos de fixação, com o valor integral que continham parcelas especiais, o Gestão Empresarial | ERP se perdia em dois pontos:
- Quando há pelo menos duas parcelas especiais e não existem contas a serem compensadas, onde o valor original fica correto, entretanto, o valor em aberto das parcelas fica com o valor total do título, quando deveria conter apenas o valor em aberto da parcela.
- Quando há, ao menos, uma conta a receber a ser compensada e parcelas especiais, onde o valor original fica incorreto ao receber o valor em aberto. Pois quando o sistema está marcado para gerar com o valor integral, o valor original não pode conter os descontos das contas a receber ou pagar.
Correção efetuada: corrigimos o sistema para que esses valores fiquem corretos no título de fixação.
Local: Suprimentos > Gestão de Recebimento > Controle do Produtor > Fixação de Preços
Disponibilizado acesso aos valores das tabelas E140NFV e E440NFC em identificador de regra
Com a liberação desta versão, disponibilizamos no identificador de regra GER-051DISPN02 o acesso aos valores dos campos nativos da tabelas E140NFV e E440NFC. Neste identificador, estão disponibilizados também os valores das tabelas E140IPV, E140ISV, E440IPC e E440ISC. Acesse a nossa documentação e confira todos os detalhes do identificador de regra.
Novos botões para a visualização dos cálculos dos impostos relacionados ao agronegócio na rotina de fixação
Em ações de melhorias ao usuário do Gestão Empresarial | ERP, liberamos junto a essa versão os novos botões Tot. Imp. Agr. e Imp. Agr. Item, localizados no rodapé da tela, e que possibilitam a consulta dos valores de imposto por produto do agronegócio para o item fixado.
Confira os detalhes sobre os novos botões para ações de exibição de impostos por produto do agronegócio da fixação ao acessar a nossa documentação de Compras - Fixação de Preços.
Local: Suprimentos > Gestão de Recebimento > Controle do Produtor > Fixação de Preços > Compras - Controle de Entradas e Saídas - Fixação (F439FIX)
Rotina de fechamento de nota fiscal de entrada (devolução da venda) para produtores rurais
Aos produtores rurais que realizam a venda de produtos, adequamos o Gestão Empresarial | ERP para a rotina de fechamento da nota fiscal de venda (devolução de venda).
A partir desta versão, no fechamento da Nota Fiscal de Entrada, além de gerar o título a pagar do valor referente a devolução do produto, o sistema fará a compensação criando títulos para a devolução, gerando contas a pagar e/ou contas a receber de acordo com a parametrização utilizada pelo cliente no ERP, conforme a parametrização do dispositivo fiscal e envolvendo as rotinas de Nota de Saída, Devolução da Nota de Saída e Consulta de Títulos.
Locais:
- Suprimentos > Gestão de Recebimento > Notas Fiscais de Entrada > F440GNE - Nota Fiscal de Entrada Agrupada (F440GNE)
- Processos que envolvem Nota de Saída, Devolução da Nota de Saída e Consulta de Títulos
Campo Safra Aplicação adicionado para identificação de safra utilizada na movimentação
Em adaptação do Gestão Empresarial | ERP para o envio de informação de Safras utilizadas em movimentações de estoque e de requisições, adicionamos nas telas de Geração Individual de Movimentos de Estoque (F210MVP) e Geração Individual de Requisições de Produto (F207EME), o novo campo Safra Aplicação.
O campo Safra Aplicação tem como objetivo identificar qual foi a safra utilizada na movimentação, e estará disponível para empresas que utilizarem o sistema integrado do tipo 12-Gestão Safra, exibindo as safras ativas que estiverem marcadas para integrar ao Gestão Safra.
Locais:
- Suprimentos > Gestão de Estoques > Requisição Eletrônica > Produtos > Individuais (F207EME)
- Suprimentos > Gestão de Estoques > Controle de Estoque > Movimentação > Individuais (F210MVP)
Mercado
Cálculos de impostos agro na Nota Fiscal de Saída
Problema: quando eram geradas notas fiscais de saída via pedido através das telas F140GNF, F140PRE ou Web service Com.senior.g5.co.mcm.ven.notafiscal, pela Porta GravarNotasFiscaisSaida_15, o sistema não calculava os impostos Agro.
Correção efetuada: ajustamos o sistema para que volte a calcular os impostos Agro através dos locais mencionados.
Locais:
- Mercado > Gestão de Faturamento e Outras Saídas > Notas Fiscais de Saída > Notas Fiscais de Saída (F140GNF)
- Mercado > Gestão de Faturamento e Outras Saídas > Notas Fiscais de Saída > Individual (Via Pedidos e Notas Fiscais) (F140PRE)
- Web service Com.senior.g5.co.mcm.ven.notafiscal
Cálculo do incentivo fiscal relacionado ao Proalba nas notas fiscais de saída
Em nossos processos de melhoria no Gestão Empresarial | ERP para os produtores rurais que realizam a venda de algodão em pluma, implementamos o cálculo do incentivo fiscal relacionado ao Proalba (Programa de Incentivo à Cultura do Algodão da Bahia) nas notas fiscais de saída.
Ao realizar uma Nota Fiscal de Saida pela tela F140GNF com uma transação que calcule o incentivo fiscal ao programa de algodão, o sistema irá gerar valores em seus dispositivos fiscais da nota, e irá gerar um título a receber com a mesma quantidade de parcelas das parcelas da nota fiscal, alterando apenas o tipo do título, conforme a configuração feita na tela de Cadastro de Dispositivos Fiscais (F051DIS).
Já ao realizar o cancelamento de uma nota que a mesma gerou título de incentivo fiscal, o sistema irá reverter o título, ação semelhante a já feita com o título da nota.
Locais:
- Mercado > Gestão de Faturamento e Outras Saídas > Notas Fiscais de Saída > Notas Fiscais de Saída (F140GNF)
- Mercado > Gestão de Faturamento e Outras Saídas > Notas Fiscais de Saída > Emissão e cancelamento > Emissão e cancelamento de Notas Fiscais de Saída (F140CAN)
Notas Fiscais de Saída com retenção integradas à rotina do LCDPR
Entre as implementações desta versão, liberamos a integração entre as Notas Fiscais de Saída e a estrutura do LCDPR - Livro Caixa Digital do Produtor Rural.
Ao ter as notas fiscais de saída com retenções de Funrural e ICMS na rotina da tela de Notas Fiscais de Saída (F140GNF), é possível integralizar os movimentos para a geração do LCDPR pela tela de Integração de Movimentos (F603IML), além da conferência pela tela de Conferência Lançamentos LCDPR (F603CLL).
Locais:
- Mercado > Gestão de Faturamento e Outras Saídas > Notas Fiscais de Saída > Digitação de Notas manuais (F140GNF)
- Finanças > Gestão de Tesouraria > Caixa e Bancos > LCDPR 2.0 > Integração de Movimentos (F603IML)
- Finanças > Gestão de Tesouraria > Caixa e Bancos > LCDPR 2.0 > Conferência de Lançamentos (F603CLL)
Manual do Usuário
Manual atualizado de processos para o Livro Caixa Digital do Produtor Rural
Melhorando a usabilidade dos clientes do Gestão Empresarial | ERP, atualizamos a documentação relacionada ao Livro Caixa Digital do Produtor Rural com as implementações liberadas nesta versão.
Agora, a documentação está dividida em processos, que englobam as parametrizações, geração do arquivo, leiautes e identificadores e os processos específicos para o LCDPR 2.0. É possível conferir o passo a passo para a utilização das novas integrações e ligações disponíveis, além das novas telas, onde é possível integrar, conferir e lançar manualmente as informações para a geração do LCDPR a partir das movimentações financeiras do ERP.
Local: Manual do Usuário > Segmentos > Agronegócio > LCDPR - Livro Caixa Digital do Produtor Rural
Documentação dos processos e parametrizações para os programas de incentivo ao algodão na Bahia
O segmento de agronegócio do Gestão Empresarial | ERP, libera junto a essa versão, a documentação das parametrizações e processos aos produtores rurais que realizam a venda de algodão em pluma e integram os programas Proalba (Programa de Incentivo à Cultura de Algodão) e Fundeagro (Fundo para o Desenvolvimento do Agronegócio do Algodão) no estado da Bahia.
A documentação complementa os novos recursos desta liberação, onde é demonstrada as parametrizações para vendas e devolução de vendas que estão atreladas ao ERP. Acesse e confira o nosso conteúdo sobre Impostos: Programas de incentivo ao algodão na Bahia.
Local: Manual do Usuário > Segmentos > Agronegócio > Manual de Processos do Agronegócio > Impostos > Impostos: Programas de incentivo ao algodão na Bahia
Web services
Disponibilizada a porta MovimentarEstoque_3 no web service Com.senior.g5.co.mcm.est.estoques
A partir desta versão, está disponível a porta MovimentarEstoque_3 no web service com.senior.g5.co.mcm.est.estoques. Nessa nova porta, foram adicionados os parâmetros referentes aos rateios gerados dos movimentos (retornoRateios).
Para conferir a documentação completa da porta MovimentarEstoque_3, acesse o Manual do Usuário.
Local: Recursos > Implementações > Web services
Nova porta consultaMovimentosEstoques no web service Com.senior.g5.co.mcm.est.estoques
Na liberação desta versão, adicionamos ao Gestão Empresarial | ERP a nova porta consultaMovimentosEstoques no web service Com.senior.g5.co.mcm.est.estoques.
Através desta nova porta, é possível efetuar a chamada em lote, sendo possível enviar mais de um registro para consulta. Confira todos os detalhes da nova porta ao acessar a documentação do web service Com.senior.g5.co.mcm.est.estoques.
Local: Integrações com outros sistemas > Web services > Web services disponíveis no Gestão Empresarial > Com.senior.g5.co.mcm.est.estoques
Adicionado Código da Filial no WS com.senior.g5.co.mcm.est.saldoestoque
Liberamos junto a essa versão, uma nova implementação no web service com.senior.g5.co.mcm.est.saldoestoque, onde adicionamos o Código da Filial no retorno do WS, disponível através da porta Exportar_3 na resposta e atributos da resposta.
Confira os detalhes desta implementação acessando a nossa a documentação do web service com.senior.g5.co.mcm.est.saldoestoque.
Local: Web services > Web services disponíveis no Gestão Empresarial > Com.senior.g5.co.mcm.est.saldoestoque
Disponibilizado o campo Código da Safra em web services para identificação de safra na movimentação de estoque
Disponibilizamos com essa versão, o campo Código Safra nos web services com.senior.g5.co.mcm.est.requisicoes e com.senior.g5.co.mcm.est.estoque, utilizados para o cadastro de uma requisição e/ou movimentação de estoque, no qual, será possível identificar uma safra na movimentação de estoque.
No Web Service com.senior.g5.co.mcm.est.requisicoes, o campo CodSaf está disponível na porta RequisicaoAgrupadaComposta. Já no Web Service webservice com.senior.g5.co.mcm.est.estoques, o campo CodSaf está disponível na porta MovimentarEstoque.
Locais:
- Web Service com.senior.g5.co.mcm.est.requisicoes@requisicaoAgrupadaComposta_7
- Web Service com.senior.g5.co.mcm.est.estoques@MovimentarEstoque_2
Cadastros
Percentual de distribuição na tela de Vigência e Composição Societária dos Imóveis Rurais
Removemos a partir desta versão, a obrigatoriedade de informar o percentual de distribuição no quadro societário do cadastro do imóvel. Anteriormente, o Gestão Empresarial | ERP não permitia o cadastro de um fornecedor com percentual zerado no campo % Participação da tela Vigência e Composição Societária dos Imóveis Rurais (F603IMV).
Essa implementação possui o objetivo de adaptar e melhorar o Gestão Empresarial | ERP para os produtores rurais que realizam a entrega do Livro Caixa Digital do Produtor Rural (LCDPR).
Locais:
- Cadastros > Filiais > Imóveis Rurais (F603IMR)
- Vigência e Composição Societária dos Imóveis Rurais (F603IMV)
Novo parâmetro dinâmico para definição de imóvel padrão
Facilitando o vínculo do código do imóvel rural nas movimentações relacionadas ao Livro Caixa Digital do Produtor Rural (LCDPR), liberamos junto a essa versão o novo parâmetro dinâmico AGR.LCDPR.CODIGOIMOVELRURAL.
A partir deste parâmetro, é possível indicar o código do imóvel rural para as movimentações financeiras do LCDPR, sendo assim, uma nova prioridade de busca dentro do Gestão Empresarial | ERP na ligação de imóveis.
Confira os detalhes do novo parâmetro na documentação da tela de Configuração de parâmetros dinâmicos.
Local: Cadastros > Configuração de parâmetros dinâmicos (F000PPD)
Filtro de busca nas transações de Contas a Pagar e Receber para integração com o LCDPR
Para uma integração assertiva entre a estrutura do Gestão Empresarial | ERP e as implementações lançadas nesta versão para a geração do LCDPR (Livro Caixa Digital do Produtor Rural), o campo Tipo de Lançamento do LCDPR, presente nas telas de as transações de Contas a Pagar e Receber, recebeu uma nova condição de direcionamento.
A partir desta versão, para que o sistema direcione corretamente os movimentos de transações que devem ser integrados ao processo do LCDPR, será levado em consideração o parâmetro Tipo de Baixa, onde a integração será feita caso a parametrização esteja diferente das opções "NA" e "CA" .
Confira os detalhes desta implementação ao acessar a nossa documentação de Transações de Contas a Pagar e Transações de Contas a Receber.
Locais:
- Cadastros > Transações > Parâmetros por Gestão > Contas a Pagar (F001TPA)
- Cadastros > Transações > Parâmetros por Gestão > Contas a Receber (F001TRE)
Novo parâmetro global para ativação das novas telas de LCDPR
Nas implementações relacionadas ao LCDPR (Livro Caixa Digital do Produto Rural), criamos o novo parâmetro global AtiTelLcp, disponibilizado para ativação a partir do lançamento desta versão.
Através deste novo parâmetro, será possível determinar se as novas telas relacionadas ao LCDPR estarão visíveis no Gestão Empresarial | ERP. Confira os detalhes e valores possíveis de utilização para o parâmetro através da nossa documentação.
Local: Cadastros > Identificadores e parâmetros > Parâmetros Globais (F000PGS)
Campo para auxiliar na geração de tributos aos produtores que participam de programa de incentivo à produção de algodão
Melhorando a parametrização de tributos no estão Empresarial | ERP, adicionamos a tela de Parâmetros da Filial para Tributos (F070FEF), na guia Impostos 2, o novo campo Programa de Incentivo ao Algodão, onde é permitido parametrizar a filial para indicar a participação em um programa de incentivo de algodão. Esta nova implementação permite auxiliar no cálculo e geração de títulos a pagar/receber relacionados ao agronegócio.
Local: Cadastros > Filiais > Parâmetros por Gestão > Tributos (F070FEF)
Novos campos implementados na tela F001TIT para utilização na busca do valor calculado na Nota Fiscal
Implementamos novos campos na grade da tela de Configuração para Geração de Títulos de Impostos (F001TIT), seguindo as melhorias realizadas no segmento do agronegócio do Gestão Empresarial | ERP em relação a produtores rurais que realizam a venda de algodão em pluma.
Os campos Cód. Dis. Fis., Descrição (Cód. Dis. Fis.), Dias Vcto., Crit. Vct. e Descrição (Crit. Vct.), possibilitam a utilização para armazenar o código do dispositivo fiscal, dias de vencimento e caso haja a necessidade, postergar, antecipar ou manter a data de vencimento, utilizados para a busca do valor calculado no dispositivo fiscal da Nota Fiscal (saída/entrada).
Os novos campos estarão disponíveis para parametrizações caso o campo Programa de Incentivo ao Algodão estiver configurado com uma opção homologada na tela de Parâmetros da Filial para Tributos (F070FEF).
Quando houver o preenchimento destes campos, e o Tipo de imposto for configurado como 02 - ICMS, ressaltamos a seguinte informação:
- O título será gerado com o valor calculado na nota fiscal para o código do dispositivo fiscal informado;
- Com relação aos campos Dias Vcto. e Crit. Vct., caso informados, serão considerados para cálculo da data de vencimento do título quando os campos Data Fato Ger.Tit Fis e Data Fato Ger.Tit Jur. forem informados o valor: 1 - Data de Emissão, que indica a data da emissão da nota fiscal.
Local: Cadastros > Transações > Parâmetros por Gestão > Configuração para geração de títulos de impostos (Compras/Vendas) (F001TIT)
Novas colunas adicionadas na tela F051DIS para armazenagem de informações na configuração do dispositivo fiscal
Adicionamos a tela de Cadastro de Dispositivos Fiscais (F051DIS) do Gestão Empresarial | ERP, quatro novas colunas atreladas a grade de Dispositivo Fiscal, que serão utilizadas na configuração de armazenagem da informação, relacionados ao dispositivo fiscal e o fechamento da Nota Fiscal de Saída/Entrada.
As novas colunas disponibilizadas para a parametrização são as de Gera Título, Descrição (Gera Título), Tipo Int. e Descri.(Tipo de Título), e podem ser utilizadas com a nossa série de melhorias para os produtores rurais que realizam a venda de algodão em pluma.
Confira detalhes sobre esta nova implementação acessando a documentação da tela de Cadastro de Dispositivos Fiscais.
Local: Cadastros > Controladoria > Tributos > Cadastro de Dispositivos Fiscais (F051DIS)
Disponibilizada nova grade e campos na tela de Transações do Agronegócio para parametrizações relacionadas aos programas de incentivo ao algodão
O segmento de agronegócio do Gestão Empresarial | ERP libera junto à essa versão, uma nova implementação relacionada às melhorias do sistema para produtores rurais que realizavam a venda de algodão em pluma, na qual adicionamos na tela de Transações do Agronegócio (F001TAG), a grade de Incentivos Estaduais, com novos campos que possibilitam a parametrização de transações para o cálculo relacionado aos programas de incentivo ao algodão.
Tanto a nova grade Incentivos Estaduais, como os campos Calcula Incentivo, Dis. Fis. Proalba e Dis. Fis. Fundeagro, necessitam de parametrizações para serem apresentados, que podem ser realizadas através da configuração do campo Programa de Incentivo ao Algodão, disponibilizado junto à essa versão na tela de Parâmetros da Filial para Tributos (F070FEF.htm).
Ainda na tela F001TAG, alteramos os nomes das outras grades, especificando e melhorando a sua utilização ao usuário, onde trocamos as opções que estavam categorizadas como Agronegócio 1 e Agronegócio 2, para Dados Gerais e Impostos (76), que especifica o tipo de imposto utilizado no segmento do agronegócio.
Acesse a documentação da tela de Transações do Agronegócio (F001TAG) e confira os detalhes desta nova implementação.
Local: Cadastros > Transações > Parâmetros por Gestão > Agronegócio > Transações do Agronegócio (F001TAG)
Sugestão do dispositivo fiscal para as notas de saída e as notas de devoluções de saída
Em melhorias de adaptação do nosso sistema aos clientes que utilizam programas de incentivo ao algodão, adicionamos uma nova configuração de sugestão de dispositivo e benefício fiscal para as notas de saída e notas de devoluções de saída relacionada aos incentivos fiscais em transações do agronegócio.
Confira a nossa documentação sobre a Geração de Dispositivo e Benefício Fiscal e acompanhe as implementações aos produtores rurais que realizavam a venda de algodão em pluma.
Locais:
- Cadastros > Filiais > Parâmetros por Gestão > Tributos (F070FEF)
- Cadastros > Transações > Parâmetros por Gestão > Agronegócio (F001TAG)
- Suprimentos > Gestão de Recebimento > Notas Fiscais de Entrada > Agrupada (F440GNE)
- Mercado > Gestão de Faturamento e Outras Saídas > Notas Fiscais de Saída > Digitação de Notas manuais (F140GNF)
Títulos provenientes de empréstimos integrados aos processos do LCDPR 2.0
Com essa versão, o Gestão Empresarial | ERP passa a incluir ainda mais funções e processos para os produtores rurais que realizam a entrega do LCDPR (Livro Caixa Digital do Produtor Rural), e entre estes processos integrados, estão os títulos provenientes de empréstimos.
Agora, ao optar pela utilização do LCDPR 2.0 e utilizar o campo Enquadramento especial no LCDPR na tela de Tipos de Títulos (F002TPT), ele estará integrado a nova estrutura. Essa integração pode ser visualizada pelas telas de Integração de Movimentos LCDPR (F603IML) e Conferência Lançamentos LCDPR (F603CLL).
Locais:
- Cadastros > Finanças > Contas a Pagar/Receber > Tipos de Títulos (F002TPT)
- Finanças > Gestão de Tesouraria > Caixa e Bancos > LCDPR 2.0 - Livro Caixa Digital do Produtor Rural > Integração de Movimentos LCDPR (F603IML)
- Finanças > Gestão de Tesouraria > Caixa e Bancos > LCDPR 2.0 - Livro Caixa Digital do Produtor Rural > Conferência Lançamentos LCDPR (F603CLL)
Ligação de imóvel rural com depósito
Com o objetivo de automatizar o preenchimento de imóvel rural em movimentações que tenham nota fiscal e movimentações de estoque, liberamos nesta versão do Gestão Empresarial | ERP, a ligação de imóvel rural com depósito.
Adicionamos na rotina da tela de Cadastro de Imóveis Rurais (F603IMR) o botão Depósito, que ao ser acionado, abre a nova tela de Ligações de Depósitos com Imóvel Rural (F603DEP), que permite fazer a ligação de depósitos com imóvel rural. Junto a essa liberação, adicionamos também o campo Id. Imóvel a tela de Depósitos (F205DEP), onde é possível informar o código do imóvel ligado ao cadastro do depósito.
Essa liberação integra as melhorias estruturais que englobam os produtores rurais que realizam a geração arquivo do LCDPR (Livro Caixa Digital do Produtor Rural).
Locais:
- Cadastros > Filiais > Imóveis Rurais (F603IMR)
- Cadastros > Mercado e Suprimentos > Depósitos > Cadastro (F205DEP)
Preenchimento automático de imóvel rural nos títulos gerados em notas fiscais
Em uma das importantes melhorias que liberamos nesta versão relacionada ao LCDPR (Livro Caixa Digital do Produtor Rural), implementamos o preenchimento automático do código do imóvel nos títulos gerados a partir das notas fiscais de Entrada e Saída.
No processo da nota fiscal, quando houver uma ligação do imóvel com a filial ou depósito, o sistema fará busca pelo código do imóvel nas telas de Cadastro de Imóveis Rurais (F603IMR) e Depósitos (F205DEP), caso não seja localizado nestes dois processos, será exibida então a seleção manual do imóvel pela tela de Seleção de Imóvel Rural (F000IMR).
Saiba mais sobre o processo de preenchimento automático, ligações e parametrizações do LCDPR acessando a nossa documentação.
Locais:
- Cadastros > Filiais > Imóveis Rurais (F603IMR)
- Cadastros > Mercado e Suprimentos > Depósitos > Cadastro (F205DEP)
- Processo de títulos gerados a partir das notas fiscais de Entrada e Saída
Duplicação de imóveis rurais cadastrados na tela de Vigência e Composição Societária dos Imóveis Rurais
Melhorando a produtivade do usuário do Gestão Empresarial | ERP nas definições dos imóveis rurais para a geração dos registros para o LCDPR (Livro Caixa Digital do Produtor Rural), adicionamos na tela de Vigência e Composição Societária dos Imóveis Rurais (F603IMV), o botão Duplicar.
Ao selecionar o botão, o sistema abrirá a tela para Seleção de Imóvel Rural (F000IMR), onde caso seja selecionado um ou mais imóveis válidos, a duplicação será realizada. Nesta ação, todos os itens da grade Composição Societária serão duplicados para o imóvel rural selecionado.
Local: Cadastros > Filiais > Imóveis Rurais > Vigência e Composição Societária dos Imóveis Rurais
Finanças
Nova tela para registros de lançamentos manuais relacionados ao LCDPR
Com o propósito de atender os produtores rurais que realizam a entrega do LCDPR (Livro Caixa Digital do Produto Rural) no formato digital, junto às novas adaptações para a região da Bahia, liberamos com essa versão uma nova tela para os Lançamentos Manuais no LCDPR (F603LPM).
A implementação da tela de Lançamentos Manuais no LCDPR visa atender movimentações que não acontecem diretamente no Gestão Empresarial | ERP, fazendo com que informações que são administradas externamente, fiquem disponíveis no arquivo do produtor rural do LCDPR.
Esta tela permite que o gestor faça o controle de movimentações financeiras que não são efetuadas dentro do Gestão Empresarial | ERP, e a fim de garantir a validação de seus dados, é possível criar novos registros e realizar o apontamento de informações que não são relacionadas, como situações que envolvem contas a pagar e receber e Nota Fiscal, por exemplo.
Essas movimentações podem ser feitas através de um lançamento e manutenção manual pelo usuário, facilitando a administração por parte do produtor que realiza a entrega do LCDPR no formato digital.
Local: Finanças > Gestão de Tesouraria > Caixa e Bancos > LCDPR 2.0 > Lançamentos Manuais (F603LPM)
Facilidade na visualização de dados relacionados ao LCDPR com a nova tela de Conferência de Lançamentos
Ampliando nossas ações de armazenagem dos dados relacionados ao LCDPR (Livro Caixa Digital do Produtor Rural), liberamos nesta versão uma nova tela ao Gestão Empresarial | ERP, a tela Conferência Lançamentos LCDPR (F603CLL).
Através desta nova tela, o gestor do sistema, contador ou produtor rural poderá conferir as movimentações realizadas previamente à geração de um LCDPR. Através dos filtros disponibilizados, é possível conferir os lançamentos integrados ao LCDPR, juntamente com a divisão de detalhamento por cada produtor, assim como a visualização de lançamentos que precisam ser corrigidos e organizados, garantindo mais confiabilidade no envio do LCDPR.
Local: Finanças > Gestão de Tesouraria > Caixa e Bancos > LCDPR 2.0 > Conferências Lançamentos LCDPR (F603CLL)
Adicionado novos campos em telas relacionadas aos movimentos de tesouraria do LCDPR
Junto a nossa estruturação do LCDPR (Livro Caixa Digital do Produtor Rural), liberamos com essa versão os novos campos Cód. Imóvel e Id. Imóvel, utilizados no lançamento de tesouraria no Gestão Empresarial | ERP.
Através destes campos, será possível apresentar o vínculo entre o lançamento do movimento a um imóvel rural, onde será permitido visualizar, alterar, incluir ou consultar uma informação relacionada ao LCDPR , de acordo com a estrutura específica de cada tela.
Locais:
- Finanças > Gestão de Tesouraria > Caixa e Bancos > Preparação > Entradas de Preparação/Movimento de Caixa e Bancos (F600GEC)
- Finanças > Gestão de Tesouraria > Caixa e Bancos > Movimento > Movimentos de Caixa e Bancos (F600MCC)
- Finanças > Gestão de Tesouraria > Caixa e Bancos > Movimento > Alteração de Movimentos por Lote de Caixa e Bancos (F600AML)
Configuração de validações na nova tela Integração de Movimentos LCDPR
Integrando a nossa série de melhorias no processo de armazenagem dos dados relacionados ao LCDPR (Livro Caixa Digital do Produtor Rural), disponibilizamos a tela Integração de Movimentos LCDPR (F603IML), que permite efetuar a integração de movimentos para a estrutura do LCDPR, onde é possível conferir validações e realizar ajustes quando há necessidade, com base nos filtros informados.
Local: Finanças > Gestão de Tesouraria > Caixa e Bancos > LCDPR 2.0 > Integração de Movimentos LCDPR (F603IML)
Nova rotina de integração dos movimentos de tesouraria para a entrega do LCDPR
A integração de movimentos da tesouraria engloba um dos nossos processos de melhorias em relação a estrutura de entrega do LCDPR (Livro Caixa Digital do Produtor Rural). Com isso, criamos uma rotina desta integração, realizadas através da tela de Movimentos de Caixa e Bancos (F600MCC).
Ao informar os filtros de tela e processar, o Gestão Empresarial | ERP irá integrar os registros da tesouraria na nova estrutura do LCDPR, que pode ser consultado na tela Conferência Lançamentos LCDPR (F603CLL).
Outro ponto de observação é quando a tesouraria possuir o código do imóvel informado. A nova rotina irá verificar os participantes daquele imóvel, e irá calcular o percentual de participação de cada produtor, para realizar o rateio do valor movimentado. Esse cadastro poderá ser gerenciado pela tela Vigência e Composição Societária dos Imóveis Rurais (F603IMV), aberta a partir da tela de Cadastro de Imóveis Rurais (F603IMR).
Locais:
- Cadastros > Transações > Parâmetros por Gestão > Tesouraria (F001TCX)
- Cadastros > Filiais > Imóveis Rurais (F603IMR)
- Finanças > Gestão de Tesouraria > Caixa e Bancos > Movimento > Movimentos (F600MCC)
- Finanças > Gestão de Tesouraria > Caixa e Bancos > LCDPR 2.0 > Integração de Movimentos (F603IML)
- Finanças > Gestão de Tesouraria > Caixa e Bancos > LCDPR 2.0 > Conferência de Lançamentos (F603CLL)
Integração de Baixas por Compensação às movimentações do LCDPR
O setor de agronegócio do Gestão Empresarial | ERP libera a partir desta versão, diversas integrações entre o sistema e a nova estrutura do LCDPR (Livro Caixa Digital do Produtor Rural). Entre elas, está a movimentação de baixa de títulos por compensação.
Com essa integração, ao realizar uma baixa por compensação no ERP, com títulos a pagar, a rotina estará disponível na tela de Conferência Lançamentos LCDPR (F603CLL) para os produtores que realizam a entrega do LCDPR.
Locais:
- Finanças > Gestão de Contas a Pagar > Contas a Pagar > Entrada e Manutenção > Títulos/Manutenção do Contas a Pagar (F501TCP)
- Finanças > Gestão de Contas a Receber > Contas a Receber > Entrada e Manutenção > Títulos/Manutenção (F301TCR)
- Finanças > Gestão de Contas a Pagar > Contas a Pagar > Baixas de Títulos > Baixa por Compensações do Contas a Pagar (F501BCO)
- Finanças > Gestão de Tesouraria > Caixa e Bancos > LCDPR 2.0 > Integração de Movimentos LCDPR (F603IML)
- Finanças > Gestão de Tesouraria > Caixa e Bancos > LCDPR 2.0 > Conferência Lançamentos LCDPR (F603CLL)
Geração do arquivo do LCDPR com novas estruturas e layout da Receita Federal
Com a liberação desta versão, o Gestão Empresarial | ERP entrega as novas funcionalidades para o gestor do sistema, contador ou produtor rural que deseja gerar o arquivo LCDPR (Livro Caixa Digital do Produtor Rural) com base no layout da Receita Federal.
Nesta implementação, alteramos a rotina de geração do arquivo do LCDPR. Agora, com a ativação do parâmetro global AtiTelLcp, o sistema irá ler as novas tabelas do LCDPR 2.0 e as estruturas (E603LCP, E603LCI e E603LPM).
A geração do arquivo LCDPR segue sendo feita através da tela do Livro Caixa Digital do Produtor Rural (F603LPR). Acesse nossa documentação e veja os detalhes desta geração de arquivos.
Local: Finanças > Gestão de Tesouraria > Caixa e Bancos > LCDPR - Livro Caixa Digital do Produtor Rural (F603LPR)
Integração do LCDPR às movimentações de título a pagar que possuam baixas por crédito
Através das novas implementações no Gestão Empresarial | ERP para os gestores, contadores ou produtores rurais que realizam a entrega do LCDPR (Livro Caixa Digital do Produtor Rural), complementamos a rotina com a integração de movimentação das baixas do contas a pagar realizadas por crédito.
A partir desta versão, ao realizar um tipo de baixa no ERP como uma compensação entre títulos a pagar, essa rotina estará disponível na tela de Conferência Lançamentos LCDPR (F603CLL), com ambos os títulos envolvidos.
Locais:
- Finanças > Gestão de Contas a Pagar > Contas a Pagar > Baixas de Títulos > Baixa por Créditos (Créditos/Pagamentos Indevidos/Devoluções) do Contas a Pagar (F501BAA)
- Finanças > Gestão de Tesouraria > Caixa e Bancos > LCDPR 2.0 > Integração de Movimentos > Integração de Movimentos LCDPR (F603IML)
- Finanças > Gestão de Tesouraria > Caixa e Bancos > LCDPR - Livro Caixa Digital do Produtor Rural (F603LPR)
Baixas por crédito do Contas a Receber integralizadas a estrutura do LCDPR
Complementando nossa série de implementações relacionadas a estrutura do LCDPR (Livro Caixa Digital do Produtor Rural) no Gestão Empresarial | ERP, adicionamos a rotina de integralização da nova tela de Integração de Movimentos LCDPR (F603IML) a baixa por crédito do Contas a Receber.
Com essa liberação, quando o usuário realizar uma movimentação na tela de Baixa por Créditos do Contas a Receber (F301BAA) e as transações dos títulos estiverem marcadas para irem ao LCDPR, ao integralizar, os registros ficarão disponíveis para visualização e apuração na nova tela de Conferência Lançamentos LCDPR (F603CLL).
Locais:
- Finanças > Gestão de Contas a Receber > Contas a Receber > Baixas de Títulos > Baixa por Créditos (Créditos/Pagamentos Indevidos/Devoluções) do Contas a Receber (F301BAA)
- Finanças > Gestão de Tesouraria > Caixa e Bancos > LCDPR 2.0 > Integração de Movimentos > (F603IML)
- Finanças > Gestão de Tesouraria > Caixa e Bancos > LCDPR 2.0 > Conferência de Lançamentos (F603CLL)
- Finanças > Gestão de Tesouraria > Caixa e Bancos > LCDPR - Livro Caixa Digital do Produtor Rural (F603LPR)
Identificação do imóvel rural no processo de geração de título de contas a pagar
Em relação as nossas implementações de melhorias aos produtores rurais que realizam a entrega do LCDPR (Livro Caixa Digital do Produtor Rural) no formato digital, destacamos a criação do vínculo de títulos gerados de contas a pagar com um código de imóvel rural.
A partir desta versão, em telas que geram movimentações possíveis do LCDPR, haverá uma chamada para informar o código do imóvel rural para a geração de títulos de contas a pagar.
Junto ao vínculo destas movimentações, adicionamos na tela Títulos/Manutenção do Contas a Pagar (F501TCP) o campo Id. Imóvel, que permite a identificação do código do imóvel rural na geração de títulos do Contas a Pagar.
Local: Finanças > Gestão de Contas a Pagar > Contas a Pagar > Entrada e Manutenção > Títulos/Manutenção do Contas a Pagar (F501TCP)
Movimentações de contas a receber com identificação de imóvel rural
Através da série de implementações do setor do agronegócio no Gestão Empresarial | ERP para os produtores rurais que realizam a entrega do LCDPR (Livro Caixa Digital do Produtor Rural) no formato digital, criamos o vínculo de identificação de código de imóvel rural com os títulos gerados pelo processo de contas a receber.
Adicionamos a tela de Títulos/Manutenção do Contas a Receber (F301TCR), o novo campo Id. Imóvel, que permite a identificação do código do imóvel rural na geração de títulos do Contas a Receber. Além disso, na criação de um contas a receber, as telas que geram movimentações para esses títulos também passam a receber uma chamada de tela para informar o código do imóvel rural em entregas relacionadas ao LCDPR.
Locais:
- Finanças > Gestão de Contas a Receber > Contas a Receber > Entrada e Manutenção >Títulos/Manutenção do Contas a Receber (F301TCR)
- Telas e processos que criam Contas a Receber
Integração de títulos financeiros que possuem ligação com a Nota Fiscal na rotina do LCDPR
A partir da liberação desta versão, o Gestão Empresarial | ERP passa o integrar as movimentações de pagamentos que títulos que possuem ligação com a Nota Fiscal, seja de compra ou venda, com a estrutura do LCDPR.
Os títulos financeiros provenientes de notas fiscais de entrada e saída estão integrados com novas telas relacionadas ao LCDPR 2.0, Integração de Movimentos (F603IML) e Conferência de Lançamentos (F603CLL), também liberadas nesta versão. Para que essa integração ocorra, é necessário que a transação de movimento deva estar marcada a um tipo de movimento do LCDPR, além de ter um vínculo a uma nota fiscal.
Locais:
- Finanças > Gestão de Tesouraria > Caixa e Bancos > LCDPR 2.0 > Integração de Movimentos LCDPR (F603IML)
- Finanças > Gestão de Tesouraria > Caixa e Bancos > LCDPR 2.0 > Conferência Lançamentos LCDPR (F603CLL)
- Finanças > Gestão de Tesouraria > Caixa e Bancos > LCDPR - Livro Caixa Digital do Produtor Rural (F603LPR)
- Processos de título financeiros que possuem ligação com a Nota Fiscal de Entrada e Saída
Criação de campos e integração de notas fiscais ao LCDPR
Entre as melhorias liberadas nesta versão do Gestão Empresarial | ERP, realizamos a integração entre as notas fiscais de Pagamento/Remessa e Cobrança/Remessa, gerada pelas rotinas das telas de Nota Fiscal de Entrada de Pagamento e Recebimento (F440NPR) e Nota Fiscal Saída e Notas de Remessa (F140NFR) à estrutura do LCDPR (Livro Caixa Digital do Produtor Rural).
Para atender essa integração, criamos o campo Tipo de Lançamento para LCDPR, que permite informar o tipo de lançamento para LCDPR nas telas de Transações de Compras (F001TCP) e Transações de Vendas (F001TVE). As integrações relacionadas ao LCDPR são realizadas através da tela de Integração de Movimentos (F603IML) e analisada na Conferência de Lançamentos (F603CLL).
Locais:
- Finanças > Gestão de Tesouraria > Caixa e Bancos > LCDPR 2.0 > Integração de Movimentos (F603IML)
- Finanças > Gestão de Tesouraria > Caixa e Bancos > LCDPR 2.0 > Conferência de Lançamentos (F603CLL)
- Cadastros > Transações > Parâmetros por Gestão > Vendas (F001TVE)
- Cadastros > Transações > Parâmetros por Gestão > Compras > Ordem Compra > NF Entrada > Fatura (F001TCP)
- Suprimentos > Gestão de Recebimento > Notas Fiscais de Entrada > Pagamentos e Recebimentos (F440NPR)
- Mercado > Gestão de Faturamento e Outras Saídas > Notas Fiscais de Saída > Cobrança e Remessa > Geração de cobrança e remessa (F140NFR)
Controle de aprovações
Número de níveis para aprovadores
Ajustamos o registro dos níveis de aprovadores, aumentando a quantidade máxima de variações no número para 9999. Antes dessa implementação, o limite era 999.
Locais:
- Cadastros > Controle de aprovações > Níveis (F068NAP)
- Cadastros > Controle de aprovações > Centro de Custo por Usuário (F068CNA)
- Cadastros > Controle de aprovações > Usuários por nível (F068UNA)
Mercado e Suprimentos
Novo tipo de cálculo DIFAL
Alteramos o sistema para realização do novo tipo de calculo de DIFAL: 12 - Dupla c/ aplicação da diferença de alíq. c/ redução de base de cálculo, tanto para notas de saída e devolução, como para notas de entrada de ativos imobilizados e uso e consumo. Para isso, adicionamos nas telas:
- F070FCP, no campo Tipo de cálculo DIFAL a opção 12 - Dupla c/ aplicação da diferença de alíq. c/ redução de base de cálculo.
- F009PPE, no campo Tipo de cálculo DIFAL a opção 12 - Dupla c/ aplicação da diferença de alíq. c/ redução de base de cálculo.
- F070PSE, nas grades Parâmetros Entrada e Parâmetros Saída, o campo % Red. Base DIFAL.
Locais:
- Cadastros > Mercado e Suprimentos > Parâmetros Fiscais > Ligação Produto/Serviço X Estado (F070PSE)
- Cadastros > Mercado e Suprimentos > Parâmetros Fiscais > Parâmetros por Estado > Cadastro (F009PPE)
- Cadastros > Filiais > Parâmetros por Gestão > Compras e Recebimento (F070FCP)
Controladoria
Inserir transações iguais com dispositivos diferentes
Problema: na tela Configuração de Impostos para a Filial (F055PPF), guia Composição de Débito Especial, ao cadastrar duas transações iguais, porém com dispositivos diferentes, era apresentada a mensagem Não é possível inserir registros duplicados. Verifique o(s) campo(s): Data Base e transação.
Correção efetuada: ajustamos a rotina a fim de permitir a inclusão de duas transações iguais com dispositivos diferentes na guia Composição de Débito Especial do imposto 67.
Local: Cadastros > Controladoria > Tributos > Base imposto Liga Filial > Configuração de Impostos para a Filial (F055PPF)
Atualização da natureza de rendimentos para a EFD-Reinf
Atualizamos o arquivo de natureza de rendimentos para adequá-lo aos códigos da versão 2.1.2 da EFD-Reinf, na tela Natureza de Rendimentos (F055NRE).
Local: Cadastros > Controladoria > Tributos > Natureza de Rendimentos (F055NRE)
Produtos e Serviços
Tamanho do campo Código de Barras
Na tela Cadastro de Produtos (F075PRO), ao incluir ou alterar a derivação de um produto em que o código de barras tinha 14 dígitos, ocorria um Erro de acesso ao banco de dados por conta da diferença de tamanho do campo nas tabelas E075DER e E075VDR. A fim de resolver isso, ajustamos o tamanho do campo CodBar de 13 para 14 na tabela E075VDR, ficando igual ao mesmo campo da tabela E075DER.
Local: Cadastros > Produtos e Serviços > Produtos > Individual (F075PRO)
Filtro de Princípio Ativo para rotina de Compra por Produto Equivalente
Visando facilitar o controle e filtro pelo princípio ativo, cadastrado na tela F075PAT e relacionado no cadastro de produtos (F075PRO), na rotina de Compra por Produto Equivalente, disponibilizamos nas telas abaixo relacionadas, o campo Princípio Ativo. Este campo será utilizado como filtro para os produtos e para a derivação, e poderá ser apresentado como campo de seleção e filtro ou como filtro direto dentro das grades, quando houver, nas quais será exibido o princípio ativo cadastrado na derivação.
Importante ressaltar que o cadastro do Princípio Ativo só pode ser realizado, se o parâmetro Receber Produto Equivalente, estiver definido como S - Sim na tela de Parâmetros da Filial para Compras (F070FCP).
Locais:
- Cadastros > Produtos e Serviços > Consultas > Produtos equivalentes (F829CPE)
- Mercado > Gestão de Faturamento e Outras Saídas > Notas Fiscais de Saída > Consultas > Itens (F141CIS)
- Mercado > Gestão de Vendas > Pedidos > Agrupado (F120GPD)
- Mercado > Gestão de Vendas > Pedidos > Avaliação de Produto (F120GPC)
- Mercado > Gestão de Vendas > Pedidos > Consultas > Itens (F121CIP)
- Suprimentos > Gestão de Compras > Solicitação de Compra > Produtos > Agrupada (F405GSA)
- Suprimentos > Gestão de Compras > Solicitação de Compra > Consultas > Produtos (F406SOL)
- Suprimentos > Gestão de Compras > Ordens de Compra > Consultas > Itens (F422CIO)
- Suprimentos > Gestão de Estoques > Análise de Reposição > Agrupada (F211ARA)
- Suprimentos > Gestão de Estoques > Análise de Reposição > Cálculo de Consumo Médio (F211CCM)
- Suprimentos > Gestão de Estoques > Análise de Reposição > Depósito Filiais (F211ADF)
- Suprimentos > Gestão de Estoques > Análise de Reposição > Ressuprimento (F211ARP)
- Suprimentos > Gestão de Estoques > Análise de Reposição > Vendas do Dia > Análise Reposição (F211RAV)
- Suprimentos > Gestão de Estoques > Análise de Reposição > Vendas do Dia > Análise Reposição s/visualização (F211RSV)
- Suprimentos > Gestão de Estoques > Análise de Reposição > Vendas do Dia > Estoques Minímos p/ Reposição (F210MIN)
- Suprimentos > Gestão de Estoques > Controle de Estoque > Consultas > Análise de Produto (F075CAP)
- Suprimentos > Gestão de Estoques > Controle de Estoque > Consultas > Posição dos Estoques > Lotes (F213CSL)
- Suprimentos > Gestão de Estoques > Controle de Estoque > Consultas > Posição dos Estoques > Produtos (F211CPR)
- Suprimentos > Gestão de Recebimento > Notas Fiscais de Entrada > Consultas > Itens (F441CIE)
Clientes e Fornecedores
Atualização cadastral de cliente, fornecedor e transportadora
Problema: na atualização cadastral de clientes, fornecedores e transportadoras através da tela F000APA ou processo automático 105 - Atualização cadastral Cliente/Fornecedor/Transportadora, os campos de Usuário, Data e Hora de alteração dos cadastros não eram atualizados.
Correção efetuada: alteramos a rotina de atualização cadastral realizada através da tela F000APA e processo automático 105 - Atualização cadastral Cliente/Fornecedor/Transportadora para que os campos de Usuário, Data e Hora de alteração sejam atualizados.
Local: Cadastros > Clientes e Fornecedores > Atualização Cadastral (F000APA)
Identificadores e parâmetros
Geração automática das definições/histórico do fornecedor através de parametrização de identificador de regra
Implementamos o identificador de regra GER-000HFOAU01 para possibilitar a geração automática das definições/histórico do fornecedor sem a necessidade de intervenção do usuário em diversas telas do Gestão Empresarial | ERP.
Local: Cadastros > Identificadores e parâmetros > Identificador de Regras (F098REG)
Parâmetro global para definir tratativa do sistema em relação às confirmações de pendências de estoque
Disponibilizamos o parâmetro global ConfExpUni que tem o objetivo de indicar se a confirmação das pendências de estoque será feita por lote ou unitária.
Este novo parâmetro atua no web service com.senior.g5.co.int.geral.exportacao, porta Confirmar e, quando definido como N, mantém o comportamento atual do sistema, fazendo com que a confirmação seja feita por lote. Já quando definido como S, faz com que ela seja unitária, confirmando lote por lote e realizando uma transação por registro.
Local: Cadastros > Identificadores e parâmetros > Parâmetros Globais (F000PGS)
Gestão de Tributos
Preenchimento do Nº de Operação no relatório da DIEF-PA
Ajustamos o relatório 038 - PA - DIEF - Declaração de Inf. Econômico-Fiscais (CIAE038.GER) em relação ao preenchimento do campo 007 - Nº de Operação do Registro ANEXO II - SUBSTITUIÇÃO TRIBUTÁRIA - Registro Tipo 88 - Subtipo 23. Corrigimos também para que o registro não traga, em suas saídas, notas cujo CFOP seja igual a 5667.
Local: Controladoria > Gestão de Tributos > Arquivos Fiscais > Relatórios > Arquivos Eletrônicos > 038 - PA - DIEF - Declaração de Inf. Econômico-Fiscais (CIAE038)
Integração da EFD-Reinf sem cadastro prévio de fornecedor
A fim de automatizar e simplificar a integração dos registros R-4000 da EFD-Reinf de modo a não precisar fazer o cadastro prévio de fornecedor:
- Alteramos os web services com.senior.g5.co.mct.imp.reinf.retencaopessoafisica (R-4010) e com.senior.g5.co.mct.imp.reinf.retencaopessoajuridica (R-4020) para permitir o cadastro prévio de fornecedor e origem das mercadorias na integração
- Alteramos o web service com.senior.g5.co.mct.imp.reinf.retencaorecebimento (R-4080) para permitir o cadastro prévio de cliente e endereços de entrega na integração
Saiba mais acessando a página da tela de integração da EFD-Reinf.
Locais:
- Controladoria > Gestão de Tributos > EFD-Reinf > Integração (F690ILA)
- Recursos > Implementações > Web services
Relatório de Operações com Instrumentos de Pagamento Eletrônico pela Filial Consolidadora
Alteramos o relatório 092 - Operações com Instrumentos de Pagamento Eletrônico (CIOO092.GER) a fim de que, se o campo Considerar exclusivamente movimentação financeira for igual a S - Sim na tela de entrada do relatório, caso tratar-se de uma Filial Consolidadora serão apresentadas as movimentações financeiras das filiais de origem.
Local: Controladoria > Gestão de Tributos > Operações e Cálculos Fiscais > Relatórios > Operacionais > 092 - Operações com Instrumentos de Pagamento Eletrônico (CIOO092.GER)
Registro 1601 do SPED Fiscal pela Filial Consolidadora
Ajustamos a geração do registro 1601 do SPED Fiscal (F669EFD) para que, se o campo Considerar exclusivamente movimentação financeira estiver marcado, caso seja uma Filial Consolidadora de movimento, o registro vai receber as movimentações financeiras das filiais de origem.
Local: Controladoria > Gestão de Tributos > Arquivos Fiscais > Federais > SPED Fiscal (F669EFD)
Recolhimentos antecipados na DIEF-PA
Ajustamos a geração do relatório 038 - PA - DIEF - Declaração de Inf. Econômico-Fiscais (CIAE038.GER) a fim de que os recolhimentos antecipados, como ICMS Antecipado sobre Entradas (código de recolhimento 1146) e Antecipação Especial (código de recolhimento 1173), sejam apresentados no registro ANEXO III - IMPOSTOS DEVIDOS NO MÊS REFERÊNCIA - Registro Tipo 88 - Subtipo 21.
Local: Controladoria > Gestão de Tributos > Arquivos Fiscais > Relatórios > Arquivos Eletrônicos > 038 - PA - DIEF - Declaração de Inf. Econômico-Fiscais (CIAE038.GER)
Descontar valor da base de PIS/COFINS
Antes desta versão, o valor da base de cálculo era calculado da seguinte forma: (Valor da Nota - IPI). Assim, ao parametrizar para deduzir ICMS, DIFAL e FCP, a base de cálculo do patrimônio gerado pela nota ficava incorreta.
A fim de atender a MP 1.159/2023 e descontar algum valor da base de PIS/COFINS, ajustamos para que, na geração de bens patrimoniais via Gestão de Tributos, a base de cálculo informada no item da nota fiscal de entrada seja integrada à base de PIS/COFINS do bem. Com isso, eventuais descontos na base ocorridos na entrada da nota (como o valor do ICMS) serão refletidos na geração do bem patrimonial.
Para o funcionamento correto da rotina, é necessário que a opção BC de Pis e Cofins a Recuperar esteja informada na NF de entrada, bem como o Valor de ICMS para documentos sem direito crédito com CST 70 ou 98.
Isso por meio das seguintes implementações:
- Disponibilizamos o campo Valor de ICMS para documentos sem direito crédito (item.vlrIsc) na telas Notas Fiscais de Entrada (F660NFC), Lançamentos (F660BLA) e Consulta de Itens de Notas Fiscais (F660CIN), sendo somente para consulta nas duas últimas
- Disponibilizamos o campo acima também nos web services com.senior.g5.co.mct.imp.importarnotasfiscaisentrada, porta Importar e com.senior.g5.co.mct.imp.notafiscalentradasimplificado, porta Importar
- Adicionamos as variáveis PATNBasPis (Base PIS a Recuperar) e PATNBasCof (Base COFINS a Recuperar) ao identificador de regras PAT-670ENTVA02
Locais:
- Controladoria > Gestão de Tributos > Escrituração > Lançamentos > Notas Fiscais de Entrada (F660NFC)
- Controladoria > Gestão de Tributos > Escrituração > Consultas > Lançamentos (F660BLA)
- Controladoria > Gestão de Tributos > Escrituração > Consultas > Consulta de Itens de Notas Fiscais (F660CIN)
- Controladoria > Gestão de Tributos > Escrituração > Integrações > Notas Fiscais (F660INT)
- Recursos > Implementações > Web services
Ajustes da MP 1.159/2023 para o SPED Contribuições
Para atender a determinação da MP 1.159/2023, ajustamos a exportação dos registros C170, C191, C195 e C396 do SPED Contribuições (F669SPC) referente às aquisições de uso/consumo e ativo imobilizado, quando houver Valor de ICMS para documentos sem direito crédito, a fim de que o valor do ICMS excluído da base de cálculo do PIS/COFINS seja exportado em campo específico.
Acesse a documentação do leiaute para conferir.
Local: Controladoria > Gestão de Tributos > Arquivos Fiscais > Federais > SPED Contribuições (F669SPC)
Reconhecimento do produto sem vínculo com a ordem de produção
Implementamos o reconhecimento do produto parametrizado sem que ele tenha vínculo com a ordem de produção ao integrar as movimentações diárias de produção de álcool e açúcar via tela F660ICO. Confira, na documentação, o detalhe do que é integrado em cada item.
Local: Controladoria > Gestão de Tributos > Escrituração > Integrações > Controle de produção de usina (F660ICO)
Filial do Contrato Bancário na conta interna
Disponibilizamos o campo Filial do Contrato Bancário na tela Contas internas de Caixa e Bancos (F600CCO) para indicar a Filial responsável pelo contrato bancário. Esse campo é utilizado como filtro de filial no registro 1601 do SPED Fiscal se o campo Considerar movimentos na filial da conta interna estiver marcado.
Local: Cadastros > Finanças > Tesouraria > Contas Internas (F600CCO)
Ajuste no relatório da DIR
Ajustamos a geração do relatório 078 - DIR - Pública (CIAM078.GER) para a tag <NaturezaOperacao>.
Local: Controladoria > Gestão de Tributos > Arquivos Fiscais > Relatórios > Arquivos Eletrônicos Municipais > 078 - DIR - Pública (CIAM078.GER)
Geração do campo 7 - Alíquota 4 casas da Declaração de Serviços - Betha
Ajustamos o relatório 051 - Declaração de Serviços - Betha (CIAM051.GER) para exportar corretamente o campo 7 - Alíquota 4 casas do registro 3 - Serviços.
Local: Controladoria > Gestão de Tributos > Arquivos Fiscais > Relatórios > Arquivos Eletrônicos Municipais > 051 - Declaração de Serviços - Betha (CIAM051.GER)
Quantidade do lote repetida no registro 1110 do SPED Fiscal
Problema: notas referenciadas com mais de uma sequência de estoque eram geradas com quantidades iguais para todos os lotes no registro 1110 do SPED Fiscal (F669EFD).
Correção efetuada: ajustamos a geração do registro 1110 para trazer corretamente os valores em cada sequência de estoque.
Local: Controladoria > Gestão de Tributos > Arquivos Fiscais > Federais > SPED Fiscal (F669EFD)
Exibição de grade Unidade Imobiliária Vendida na tela F661UIV
Problema: a grade Unidade Imobiliária Vendida ficava escondida na tela, sem a opção de mostrá-la quando o sistema era aberto numa resolução ou monitor que não atendiam os requisitos mínimos.
Correção efetuada: adicionamos a possibilidade de aumentar a área de visualização da grade, diminuindo o espaço das grades inferiores da tela.
Local: Controladoria > Gestão de Tributos > Escrituração > Lançamentos > Imobiliárias > Unidade Imobiliária Vendida (F661UIV)
CT-e Substituição 4.00 - Estorno de Débito
A nova versão do CT-e 4.0 institui a geração do CT-e de substituição, que antes era tratado como CT-e de anulação. Assim, há uma dupla tributação do ICMS: pelo valor do CT-e substituído e o do substituto. A fim de atender esse cenário, implementamos para que, ao apurar o ICMS, o estorno do ICMS decorrente do CT-e que foi substituído por um novo CT-e seja apurado no campo de Outros Créditos.
A apuração do faturamento bruto e do faturamento de IRPJ/CSLL também foi ajustada para desconsiderar substituições de CT-e. Esse comportamento está detalhado na documentação das rotinas. Para isso, é necessário que os dados do CT-e substituído estejam informados no CT-e substituto por meio da tela Dados Gerais da Nota Fiscal de Saída (F660DGV). Para CT-es emitidos na Gestão de Mercado, os dados serão preenchidos automaticamente na integração das notas fiscais.
Rotinas impactadas:
- Notas Fiscais (F660INT)
- Notas Fiscais de Saída (F660NFV) > Dados Gerais da Nota Fiscal de Saída (F660DGV)
- Lançamentos (F660BLA)
- Estorno de Lançamento (F660ELI)
- Apuração do Faturamento Mensal (F667AFM)
- Apuração do Faturamento (F667RIR)
- Apuração dos Impostos (F661PAI) > apuração do ICMS (F661I18)
Fizemos também as seguintes implementações:
- Adicionamos a guia CT-e Substituído à tela Dados Gerais da Nota Fiscal de Saída (F660DGV)
- Disponibilizamos os parâmetros de CT-e Substituído nos web services com.senior.g5.co.mct.imp.gravarnotafiscalsaida, porta Gravar e com.senior.g5.co.mct.imp.notafiscalsaidasimplificado, porta Importar
- Adicionamos as variáveis VGerCTS e VExcCTS ao identificador de regras IMP-660INTEG01
- Disponibilizamos a lista de variáveis para integração do CT-e Substituído
Locais:
- Controladoria > Gestão de Tributos > Escrituração > Integrações > Notas Fiscais (F660INT)
- Controladoria > Gestão de Tributos > Escrituração > Lançamentos > Nota Fiscal de Saída > Dados Gerais da Nota Fiscal de Saída (F660DGV)
- Controladoria > Gestão de Tributos > Escrituração > Consultas > Lançamentos (F660BLA)
- Controladoria > Gestão de Tributos > Escrituração > Lançamentos > Estorno de Lançamento (F660ELI)
- Controladoria > Gestão de Tributos > Operações e Cálculos Fiscais > Cálculos > Apuração dos Impostos (F661PAI)
- Recursos > Implementações > Web services
Out of memory na integração de notas fiscais em Tributos
Problema: ao fazer a Integração de Notas Fiscais (F660INT) em Tributos, era apresentada a mensagem de erro Out of memory, encerrando o processamento.
Correção efetuada: ajustamos o processo de integração de notas fiscais para criar endereçamentos de memória mais adequados ao processamento.
Local: Controladoria > Gestão de Tributos > Escrituração > Integrações > Notas Fiscais > Integração de Notas Fiscais (F660INT)
Identificador de regras IMP-690NATREND no R-4010
Problema: ativando o identificador de regras IMP-690NATREND, a regra não era acionada ao integrar o registro R-4010 da EFD-Reinf.
Correção efetuada: ajustamos a integração a fim de considerar o identificador de regras para tratamento da natureza de rendimento em títulos.
Local: Controladoria > Gestão de Tributos > EFD - Reinf > Integração (F690ILA)
Ganho de performance na apuração do faturamento
Disponibilizamos melhorias de performance na tela Apuração do faturamento da empresa (F667AFM) e no processo agendado 140 - Apuração faturamento empresa a fim de que as informações sejam listadas e gravadas mais rápido.
Locais:
- Controladoria > Gestão de Tributos > Operações e Cálculos Fiscais > Apuração de Faturamento > Empresa (F667AFM)
- Recursos > Processos Automáticos > Cadastro de Processo Automático (F000AGE)
Ganho de performance no processamento do lote contábil
Disponibilizamos melhorias de performance na tela Processamento de lote contábil (F650PLT) a fim de que as informações sejam listadas e gravadas mais rápido. Adicionamos também a caixa de seleção Não listar lotes. Caso esteja marcada, ao clicar em Processar o sistema vai processar os registros sem preencher as grades. Se houver alguma inconsistência no processamento, será exibido um log.
Local: Controladoria > Gestão de Contabilidade > Contabilidade > Lotes > Processamento (F650PLT)
Gestão de Contabilidade
Inversão Gerencial utilizando máscara com os centros de custos antes das contas
Problema: ao utilizar a tela de Inversão Gerencial (F650ING) para gerar uma inversão cuja máscara resultante estivesse com os centros de custos antes das contas, o sistema por vezes mostrava o erro Gravação: Lista posicionada no início.
Correção efetuada: ajustamos a inversão gerencial para que o erro não ocorra, independentemente da máscara resultante utilizada.
Local: Controladoria > Gestão de Contabilidade > Contabilidade > Inversão Gerencial (F650ING)
Complemento do histórico padrão em branco na Consulta de Lançamentos Contábeis
Problema: durante a Consulta de Lançamentos Contábeis (F650CLC), o campo Complemento ficava vazio, mesmo tendo valor cadastrado. Isso ocorria quando o complemento terminava com aspas simples.
Correção efetuada: ajustamos a rotina de leitura do histórico padrão utilizado para exibir os complementos no lançamento contábil. Independentemente de ter ou não aspas simples, o sistema vai listar o complemento corretamente.
Local: Controladoria > Gestão de Contabilidade > Contabilidade > Consultas > Lançamentos > Consulta de Lançamentos Contábeis (F650CLC)
Web services
Integração assíncrona com o ERP senior X em web service de estorno
Disponibilizamos a integração assíncrona com o ERP senior X no web service com.senior.g5.co.mct.imp.escrituracao.lancamentos.estornolancamentos, portas ExcluirNotaEntrada, ExcluirNotaSaida e ExcluirInventarioFiscal a fim de que o sistema retorne o resultado do processamento.
Locais:
- Recursos > Implementações > Web services
- Manual do usuário > Integrações com outros sistemas > Web services > Web services disponíveis no Gestão Empresarial > Com.senior.g5.co.mct.imp.escrituracao.lancamentos.estornolancamentos
Novo web service simplificado para importação de notas de entrada
A fim de facilitar a importação de notas fiscais de entrada diretamente para Tributos na Gestão de Controladoria, simplificando o processo quando o cliente tem somente a solução de Compliance Fiscal, disponibilizamos o web service com.senior.g5.co.mct.imp.notafiscalentradasimplificado, porta Importar. Por meio dele é possível cadastrar/atualizar RAIS/CEP/Série Nota Fiscal/Fornecedor/Transportadora/Produto e Serviço, além da nota fiscal de entrada.
Para saber mais, acesse a documentação completa.
Local: Recursos > Implementações > Web services
Web services
Pendência de integração para todos os sistemas integrados à rotina
Problema: ao executar o web service com.senior.g5.co.int.varejo.titulos, porta ExportaTitulosReceber, buscando apenas por registros Alterados, o sistema gerava uma pendência de integração para todos os sistemas integrados à rotina.
Correção efetuada: ajustamos o web service para filtrar corretamente o sistema informado na requisição.
Local: Recursos > Implementações > Web services
Consistência na entrada de títulos com rateio manual via web service
Problema: ao realizar entrada de títulos via o web service com.senior.g5.co.mfi.cpa.titulos, porta EntradaTitulosLoteCP, ou via o web service com.senior.g5.co.mfi.cre.titulos, porta EntradaTitulosLoteCR; utilizando a Forma de Rateio como 3-Rateio manual, o sistema não realizava consistência, apenas registrava o título na base, o que poderia resultar em inconsistências nos valores de rateio.
Correção efetuada: alteramos a classe de rateio para que seja apresentado consistência ao entrar com título via web service, no qual a transação esteja definida como rateio manual, impedindo que o título sem valor de rateio seja inserido na base de dados.
Local: Recursos > Implementações > Web services
Gestão de Tesouraria
Sugestão dos dados bancários do favorecido
Problema: ao gerar um titulo para o contas a pagar, pela tela de Entradas de Preparação/Movimento de Caixa e Bancos (F600GEC), ao selecionar um favorecido na grade, o sistema não apresentava a mensagem Deseja buscar Banco, Agência e Conta do Favorecido?, como acontece ao utilizar a tela de Títulos/Manutenção do Contas a Pagar (F501TCP). Assim, era preciso digitar manualmente as informações para prosseguir a geração do título.
Correção efetuada: ajustamos a tela de Movimento de Caixa e Bancos (F600GEC) para apresentar a mensagem ao ser informado um favorecido. Caso o usuário clique na opção Sim, os dados bancários serão sugeridos na grade e inseridos no título ao processar o registro.
Local: Finanças > Gestão de Tesouraria > Caixa e Bancos > Preparação > Entradas de Preparação/Movimento de Caixa e Bancos (F600GEC)
Gestão de Contas a Pagar
Melhorias de performance na geração de Comissões para Representantes
Melhoramos a performance da rotina de geração de comissões para representantes. Além disso, também diminuímos o tempo que a transação com o banco de dados fica aberta durante a execução deste processo. Por fim, incluímos uma barra de processo para mostrar para o usuário em qual processo ele se encontra no momento. Dividimos esta rotina em 3 blocos:
- Consistência de dados;
- Geração de comissões, títulos, tesouraria, ordem de compra e fluxo de caixa;
- Envio de e-mail para os fornecedores ligados aos representantes que geraram ordem de compra fechadas.
Locais:
- Finanças > Gestão de Contas a Pagar > Comissões > Cálculo/Pagamento de Comissões (F504RCP)
- Finanças > Gestão de Tesouraria > Caixa e Bancos > Preparação > Entradas (F600GEC)
senior X Platform
Envio de informações da nota fiscal na integração com Gestão de Fretes
Problema: ao gerar uma pendência de integração com o Gestão de Fretes, a série exportada da nota não era a série legal.
Correção efetuada: alteramos o processo no sistema para que a série legal da nota seja enviada na integração com o Gestão de Fretes.
Local: Mercado > Gestão de Faturamento e Outras Saídas > Notas Fiscais de Saída (F140GNF)
Web services
Implementação de indicação de execução paralelizada entre filiais
Para que seja possível executar de forma segura o fechamento ou atualização de estoques de forma paralelizada, havia a necessidade de indicar que a execução está ocorrendo de forma paralela com outras filiais para garantir que uma filial não irá acessar outra filial quando houver transferências de estoques entre elas. Portanto, no web service com.senior.g5.co.mcm.est.estoques, porta Fechar, implementamos o parâmetro Paralelizado, o qual é responsável por indicar que trata-se de uma execução de atualização ou fechamento de estoques que está sendo executada de forma paralela com outras filiais.
Local: Recursos > Implementações > Web services
Alteração de sequência de entrega via web service
Problema: na utilização do web service com.senior.g5.co.ger.cad.clientes, porta GravarClientes, quando o parâmetro global UsaEntOri está como S-Sim e a sequência do endereço de entrega de algum cliente já foi utilizado, ao invés de ser retornada a mensagem Não é possível alterar o cadastro pois o parâmetro global UsaEntOri está ativo e existem movimentações de venda para este endereço no RetornosEnderecosEntrega era retornada a mensagem de OK, mesmo que o endereço de entrega não seja alterado.
Correção efetuada: alteramos a validação do web service para retornar a mensagem Não é possível alterar o cadastro pois o parâmetro global UsaEntOri está ativo e existem movimentações de venda para este endereço no RetornosEnderecosEntrega no grupo RetornosEnderecosEntrega para evidenciar o motivo pelo qual o cadastro não foi atualizado.
Local: Recursos > Implementações > Web services
Percentual de IRRF na geração da nota fiscal via web service
Problema: ao utilizar o web service com.senior.g5.co.mcm.cpr.notafiscal, porta GravarNotasFiscaisEntrada, na geração da nota fiscal com itens de produto ou serviço que possuem percentual de IRRF definido em seu cadastro, mesmo enviado o valor 0-zero para o campo PerIrf e definindo que não deveria ser realizado o recálculo dos valores (parâmetro TipCal igual a 1), a nota fiscal era gerada com o percentual de IRRF definido no cadastro do produto ou serviço.
Correção efetuada: alteramos a geração das notas fiscais de entrada através do web service para que, nos casos onde for enviado o percentual zerado no campo PerIrf e indicado nos parâmetros do web service que não deve ser realizado o recálculo dos valores (parâmetro TipCal igual a 1), não será sugerido para os itens de produto e serviço o percentual de IRRF definido em seus cadastros.
Local: Recursos > Implementações > Web services
Valor do campo Negação Abrangência ao executar web service com.senior.g5.co.mcm.ven.analiseembarque
Problema: ao passar uma negação de abrangência através do web service com.senior.g5.co.mcm.ven.analiseembarque, porta ExecutarAnalise e executar este mesmo web service, o sistema não acatava os valores informados no campo Negação Abrangência.
Correção efetuada: alteramos o sistema para que, ao ser informada uma negação de abrangência quando utilizado o web service com.senior.g5.co.mcm.ven.analiseembarque, porta ExecutarAnalise, o sistema acate esse valor.
Local: Recursos > Implementações > Web services
Gestão de Armazenagem | WMS
Valor de movimentação de estoque na integração com Gestão de Armazenagem | WMS Silt
Problema: ao fazer uma transferência entre depósitos na integração com Gestão de Armazenagem | WMS Silt, sendo que um depósito integra com o WMS e outro não, era enviado indevidamente o valor do movimento no campo precoUnitario do JSON para o WMS ao invés do preço unitário.
Correção efetuada: ajustamos a rotina para que seja enviado o valor correto.
eDocs
Ajuste do número de nota fiscal de serviço
Ajustamos o sistema para que o número da NFS-e seja a mesma numeração da NFS-e disponibilizada pelo eDocs que hoje utiliza o campo NumDfs (Número do Documento Fiscal de Serviço). Como o campo E000Nfc.NumNfc no Gestão Empresarial possui nove caracteres, alguns tratamentos são realizados com a numeração como:
- Remover sequenciais de zeros quando possui quatro ou mais zeros seguidos;
- Remover apenas a primeira sequência de zeros encontrada da numeração;
- Caso a numeração tenha mais de nove caracteres, considerar apenas os últimos 9 dígitos.
Regras e Funções
Apontamento da quantidade da OP via função ApontarOPs
Problema: ao apontar uma OP via regra (função ApontarOPs), quando informava uma quantidade refugada em uma operação intermediária da OP com o identificador de regra CHA-900GMOIF01 ativo, o produto reaproveitado não entrava no estoque conforme parametrizado na origem.
Correção efetuada: ajustamos para que ocorra a movimentação de entrada no estoque do produto reaproveitado quando parametrizado na origem e o identificador de regra CHA-900GMOIF01 estiver ativo.
Local: Recursos > Implementações > Regras > Executar Regra (F000ERG)
Gestão de Faturamento e Outras Saídas
DIFAL e FCP na mesma guia
Disponibilizamos a geração de uma única guia da nota fiscal de saída que tenha os valores da operação com ICMS DIFAL e FCP. Essa guia tem os valores somados, mas também detalha o valor dos impostos em campos diferentes. Para isso, preencha o campo Gera guia de FCP separada da guia de ICMS DIFAL como N - Não na tela Parâmetros por Estado (F009PPE).
Local: Cadastros > Mercado e Suprimentos > Parâmetros Fiscais > Parâmetros por Estado > Cadastro (F009PPE)
Parâmetro dinâmico possibilita subtrair valor de ICMS Diferido de valor unitário de produto
Disponibilizamos na tela de cadastro de filiais, o novo parâmetro dinâmico NOTAFISCAL.ICMSDIFERIDO.REMOVERDOPRECOUNITARIO, para controlar o novo cálculo do ICMS Diferido, de forma que, ao incluir um item em uma nota fiscal, o valor do ICMS Diferido seja subtraído do valor unitário do produto, quando o parâmetro estiver definido como S.
Para que esta operação seja efetuada, é obrigatório informar uma tabela de preço.
Local: Cadastros > Filiais (F070FCA)
Valor de outras do pedido zerado para itens não faturados na nota reabilitada
Problema: ao ser reabilitada nota fiscal de saída com base pedido com dois itens de produto, com apenas um faturado e itens possuindo valor de outras (frete, seguro, frete destacado, arredondamento, outras e outras destacado) na tela Emissão ou Cancelamento de Notas Fiscais de Saída (F140CAN), o sistema zerava o valor de outras (frete, seguro, frete destacado, arredondamento, outras e outras destacado) dos itens de produto que não foram faturados na nota fiscal de saída.
Correção efetuada: alteramos o processo para que, quando uma nota que possui um pedido vinculado com valor de outras (frete, seguro, frete destacado, arredondamento, outras e outras destacado) estiver sendo reabilitada, não zere o valor de outras (frete, seguro, frete destacado, arredondamento, outras e outras destacado) para os itens de produtos do pedido não faturados.
Local: Mercado > Gestão de Faturamento e Outras Saídas > Notas Fiscais de Saída > Emissão e cancelamento > Emissão ou Cancelamento de Notas Fiscais de Saída (F140CAN)
Filtros das telas F140SFG na busca de pedidos da tela F140FGR
Alteramos o sistema para respeitar os filtros informados na tela F140SFG para os campos Tipo de Pedido e Categoria do Cliente quando for utilizada a opção Analisar Item Grade.
Local: Mercado > Gestão de Faturamento e Outras Saídas > Notas Fiscais de Saída > Via Pedido > Faturamento grade (Análise de embalagens) (F140FGR)
Geração de nota fiscal via nota de entrada na tela F140PRE
Problema: ao gerar notas fiscais de saída via notas de entrada na tela Preparação da Nota Fiscal de Saída (F140PRE), ocorria mensagem de erro: Access violation at address 493E7165 in module 'xxx'. Read of address.
Correção efetuada: ao gerar notas fiscais de saída via notas de entrada na tela Preparação da Nota Fiscal de Saída (F140PRE), não irá ocorrer mais mensagem de erro, sendo possível gerar a Nota Fiscal.
Local: Mercado > Gestão de Faturamento e Outras Saídas > Notas Fiscais de Saída > Individual (Via Pedidos e Notas Fiscais) > Preparação da Nota Fiscal de Saída (F140PRE)
Gestão de Distribuição
Código do Motivo e Observação na consulta de pré-fatura
Inserimos os campos Código do Motivo e Observação na tela de Consulta de Pré-fatura (F135CPF), bem como o filtro por abrangência Cód. Motivo (+) na tela de Seleção (F135SPF).
Local: Mercado > Gestão de Distribuição > Cargas > Consultas > Dados gerais (F135CPF)
Web services
Alteração em variável de identificador de regra via web service
Problema: ao utilizar o identificador de regras VEN-135CRECL01 via web service com.senior.g5.co.mcm.ven.manualpedidos, para alterar a situação da pré-fatura por meio da variável VSSitPfa, o sistema não acatava a alteração da variável.
Correção efetuada: corrigimos a rotina para que neste cenário, o sistema deve acatar as alterações das variáveis do identificador.
Local: Recursos > Implementações > Web services
Gestão de Vendas
Criação de produto Kit no lançamento de pedidos
Disponibilizamos o identificador de regras GER-075CAMPO04 com a finalidade de permitir a criação de um produto Kit no lançamento de pedidos na tela Entrada de Pedidos Agrupado (F120GPD).
Locais:
- Mercado > Gestão de Vendas > Pedidos > Entrada de Pedidos Agrupado (F120GPD)
- Cadastros > Identificadores e parâmetros > Identificadores de Regras (F098REG)
Cancelamento de pedido ligado a uma ordem de produção
Complementamos a documentação do identificador de regras VEN-120GERNE01 indicando que ele permite cancelar um item, total ou parcialmente, que tenha gerado necessidades para produção (GerNec = 2 e 3). Também mencionamos o identificador na página da tela de Entrada de Pedidos Simplificada (F120GPD).
Locais:
- Mercado > Gestão de Vendas > Pedidos > Simplificada (F120GPD)
- Cadastros > Identificadores e parâmetros > Identificadores de Regras (F098REG)
- Manual do usuário > Ferramentas > Identificadores de Regras
Processos Automáticos
Processo Automático de envio de registros para integração com a plataforma
Problema: a rotina automática 135 - Enviar Registros para Integração com a Plataforma ainda não tinha sido documentada. A rotina auxilia no gerenciamento da integração da Gestão de Pátio com o Gestão Empresarial | ERP, reenviando registros que não foram integrados e também movendo para uma tabela de histórico aqueles cuja integração já foi finalizada.
Correção efetuada: acrescentamos à documentação uma nova página sobre a rotina mencionada, indicando seu uso, os parâmetros adicionais .
Local: Manual do Usuário > Recursos > Processos Automáticos > Cadastro > Processos automáticos disponíveis > 135 - Enviar Registros para Integração com a Plataforma
Movimentação de estoque assíncrono com possibilidade de filtro por abrangência ou agrupamento de filiais
Modificamos o sistema para filtrar por mais de uma filial no parâmetro FILTRO_FILIAL no processo automático 87 - Movimentar pendências de estoque do faturamento. Esta implementação permite que seja feita movimentação assíncrona de estoque de várias filiais.
Local: Recursos > Processos Automáticos > Cadastro (F000AGE)
Processo automático para inutilização automática de notas fiscais não emitidas
Para automatizar o processo de inutilização de notas não utilizadas durante um período, foi criado o processo automático 167 - Inutilização de números de séries fiscais não utilizados. Através desse processo automático é possível realizar a programação da inutilização de numerações de séries fiscais com dispositivo autorizado 6 - Nota fiscal eletrônica e 10 - Nota fiscal consumidor eletrônica. Para saber mais acesse a documentação.
Local: Recursos > Processos Automáticos > Cadastro (F000AGE)
Chamada personalizada de processos com rotinas agendadas
A fim de permitir a chamada personalizada de processos com rotinas agendadas, disponibilizamos o web service com.senior.g5.co.cad.rotinasapiens, porta Executar (sem dependência de proprietária) e a função de programador ExecutarRotinaSapiens. Essas novas funcionalidades estão disponíveis, inicialmente, para a rotina 87 - Movimentar pendências de estoque de faturamento.
Locais:
- Recursos > Processos Automáticos > Cadastro de Processo Automático (F000AGE)
- Recursos > Implementações > Web services
Gestão de Recebimento
Quantidade de serviço maior que 1 no recebimento eletrônico de NFS-e
No recebimento de NFS-e, o comportamento padrão é sempre assumir a quantidade de serviço 1, utilizando o preço unitário igual ao valor bruto. Para que seja possível receber quantidades maiores que 1, disponibilizamos o parâmetro global AsuQtdNfs. Ele permite indicar a quantidade do item de serviço que vem no .XML recebido, assim como seu valor unitário.
Para saber mais, confira a documentação sobre Recebimento de NFS-e.
Locais:
- Cadastros > Identificadores e parâmetros > Parâmetros Globais (F000PGS)
- Manual do usuário > Integrações com outros sistemas > Recebimento eletrônico de NFS-e
Nota Fiscal com a situação Incompleta na tela F000INE
Problema: ao importar e processar uma nota fiscal com o fornecedor inexistente na base e o parâmetro de cadastrar a transportadora automaticamente ativo, através da Seleção, a nota fiscal ficava com a situação Incompleta, não apresentava a inconsistência de que o fornecedor estava com o cadastro incompleto e apresentava a mensagem Notas fiscais de entrada processadas com sucesso..
Correção efetuada: ajustamos a situação acima para apresentar a inconsistência: Nota fiscal Incompleta. Verifique se o fornecedor está inativo ou termine o cadastro através do botão Fornecedor., também vale para a transportadora.
Local: Suprimentos > Gestão de Recebimento > Notas Fiscais de Entrada > Via Recebimento de Documento Eletrônico (F000INE)
Implementação do identificador de regras VEN-140CAPDC01
Implementamos o identificador de regras VEN-140CAPDC01 que que define através da variável VenACancelarPedido se o pedido será cancelado na devolução da nota de cobrança.
Local: Suprimentos > Gestão de Recebimento > Notas Fiscais de Entrada > Agrupada (F440GNE)
Integração da Gestão de Armazenagem | WMS nas telas F441CNE e F441CIE
Problema: ao acessar as telas de botão Seleção nas telas F441CNE e F441CIE, não tinha a situação 6 - Aguardando Integração WMS.
Correção efetuada: implementamos a situação 6 - Aguardando Integração WMS nas telas da seleção F441SNE e F441SIE.
Locais:
- Suprimentos > Gestão de Recebimento > Notas Fiscais de Entrada > Consultas > Dados gerais (F441CNE)
- Suprimentos > Gestão de Recebimento > Notas Fiscais de Entrada > Consultas > Itens (F441CIE)
Consistência no fechamento de nota fiscal de compra
Problema: quando e empresa está parametrizada para permitir o recebimento de produtos equivalentes, no fechamento de uma nota fiscal de compra a qual estava atendendo uma ordem de compra de outra filial, a ordem de compra não era encontrada e não era possível concluir o fechamento da nota fiscal.
Correção efetuada: ajustamos a rotina para que, nesse cenário, o fechamento da nota fiscal ocorra corretamente.
Local: Suprimentos > Gestão de Recebimento > Notas Fiscais de Entrada > Nota Fiscal de Entrada Agrupada (F440GNE)
Novo campo permite selecionar tipo de NFE na tela F440NPR
Implementamos para que seja possível gerar notas de recebimento tendo como base o Tipo 7 - NF Geração Manual, viabilizando controles necessários para operações de importação onde é gerada automaticamente uma nota fiscal de saída com o mesmo número (sendo esta do tipo 0 (zero)) no módulo de Mercado.
Esta flexibilização em relação ao controle está disponível através do campo Tipo na tela F440NPR, onde a partir desta versão é possível selecionar 1- NF Entrada e 7 - NF Geração Manual.
Local: Suprimentos > Gestão de Recebimento > Notas Fiscais de Entrada > Pagamentos e Recebimentos (F440NPR)
Gestão de Compras
Melhorias no fluxo de trabalho da tela Ordem de Compra via Solicitação de Compra
Disponibilizamos as seguintes melhorias na rotina de Compras:
- Habilitamos o campo Condição de Pagamento a fim de que possa ser editado no meio do processo de configuração para geração da simulação ou ordem de compra na tela Ordens de Compra via Solicitação de Compra (F420OSC)
- Alteramos o processo de simulação para considerar as quantidades mínimas, múltiplas e máximas do item. Para isso, ative o parâmetro global HabConOsc. Ele indica se, na simulação de ordens de compra via tela Ordens de Compra via Solicitação de Compra (F420OSC), as quantidades mínimas/máximas/múltiplas serão consideradas, assim como ocorre na geração da ordem de compra
- Ao processar a Solicitação da Ordem de Compra, caso a quantidade e o valor dos itens sejam alterados automaticamente por conta das definições de quantidade múltipla/máxima/mínima, será apresentada uma mensagem de aviso sobre a mudança
- Adicionamos a possibilidade de agrupar os itens iguais considerando o Preço Unitário no processo de Simular. Para isso, ative o parâmetro global AgrIteOsc. Ele indica se deve considerar o preço unitário no agrupamento de itens iguais no processo de geração/simulação de Ordens de Compra via Solicitação de Compra (F420OSC)
Locais:
- Suprimentos > Gestão de Compras > Ordens de Compra > Via Solicitação de Compra (F420OSC)
- Cadastros > Identificadores e parâmetros > Parâmetros Globais (F000PGS)
Valor líquido dos produtos na duplicação de ordem de compra
Problema: quando executada a duplicação de ordem de compra, em situações intermitentes, o valor líquido dos produtos da ordem de compra gerada pela duplicação acabava equivocado e, geralmente, com valores muito altos.
Correção efetuada: ajustamos a rotina para que os valores sempre fiquem corretos na duplicação de ordem de compra.
Local: Suprimentos > Gestão de Compras > Ordens de Compra > Duplicação (F420DOC)
Melhorias na geração de logs do fluxo da integração com o Cotei
Aplicamos melhorias nos logs do fluxo da integração com o Cotei, possibilitando maior agilidade na identificação e resolução de possíveis inconsistências no processo.
Dentre as melhorias, estão a inclusão do número da cotação e da empresa nas principais mensagens de erro. Estas informações serão geradas nos logs, mesmo que a opção Ativar Logs de Integração com Cotei, esteja definida como N na tela F191CPT.
Local: Suprimentos > Gestão de Compras > Cotação de Preço > Processo de Cotação > Cadastro (F410PCT)
Gestão de Estoques
Consideração do parâmetro global OtiAtuEst na valorização das transferências
Ao executar a rotina de valorização das transferências, o parâmetro global OtiAtuEst não era considerado, fazendo com que todo o período de estoques em aberto fosse executado. Implementamos, então, o Identificador de Regras EST-215OTTRF01, para que, com esse ativo, o parâmetro global passa ser considerado na valorização dos estoques.
Local: Suprimentos > Gestão de Estoques > Controle de Estoque > Fechamento dos Estoques (F215FES)
Geração automática de número de documento na transferência entre depósitos com integração WMS
Disponibilizamos o parâmetro global DocTrfWms para controlar a geração automática do número de documento nos movimentos de entrada e saída, quando realizada a transferência de produtos entre depósitos com integração WMS. Caso ativo, o sistema utilizará o identificador das ordens de separação e recebimento como número de documento em todos os movimentos envolvidos no processo.
Local: Suprimentos > Gestão de Estoques > Controle de Estoque > Transferência > Transferências (F210TPA)
Alteração da nomenclatura do processo de Estabilização de Estoques para Valorização das Transferências
Por conta da necessidade de troca da nomenclatura da rotina Estabilização de Estoques para Valorização das Transferências, foi feita a alteração em diversas partes do sistema, envolvendo telas manuais e de funções agendadas; bem como alterações na documentação.
Local: Suprimentos > Gestão de Estoques > Controle de Estoque
Web services
Nova porta para o web service de Solicitação de Compra
Disponibilizamos a entrada de rateios para produtos e serviços no web service com.senior.g5.co.mcm.est.geracaosolicitacaocompra a fim de adequar o processo de rateio na geração de solicitação de compras. Para isso, adicionamos a porta GerarSolicitacaoCompra_3.
Local: Recursos > Implementações > Web services
Rotinas Auxiliares
Ativação de protocolo HTTPS em servidor
Problema: as rotinas auxiliares que faziam comunicação com servidores da Senior utilizavam o protocolo HTTP nas requisições.
Correção efetuada: ajustamos o protocolo utilizado nas URLs usadas para realizar requisições para servidores da Senior, a fim de utilizarem o protocolo HTTPS, bem como a atualização de comunicados e do Analytics.
Finanças
Pendência de integração para todos os sistemas integrados à rotina
Problema: ao executar o web service com.senior.g5.co.int.varejo.titulos, porta ExportaTitulosReceber, buscando apenas por registros Alterados, o sistema gerava uma pendência de integração para todos os sistemas integrados à rotina.
Correção efetuada: ajustamos o web service para filtrar corretamente o sistema informado na requisição.
Local: Recursos > Implementações > Web services
Consistência na entrada de títulos com rateio manual via web service
Problema: ao realizar entrada de títulos via o web service com.senior.g5.co.mfi.cpa.titulos, porta EntradaTitulosLoteCP, ou via o web service com.senior.g5.co.mfi.cre.titulos, porta EntradaTitulosLoteCR; utilizando a Forma de Rateio como 3-Rateio manual, o sistema não realizava consistência, apenas registrava o título na base, o que poderia resultar em inconsistências nos valores de rateio.
Correção efetuada: alteramos a classe de rateio para que seja apresentado consistência ao entrar com título via web service, no qual a transação esteja definida como rateio manual, impedindo que o título sem valor de rateio seja inserido na base de dados.
Local: Recursos > Implementações > Web services
Integrações
Implementação de indicação de execução paralelizada entre filiais
Para que seja possível executar de forma segura o fechamento ou atualização de estoques de forma paralelizada, havia a necessidade de indicar que a execução está ocorrendo de forma paralela com outras filiais para garantir que uma filial não irá acessar outra filial quando houver transferências de estoques entre elas. Portanto, no web service com.senior.g5.co.mcm.est.estoques, porta Fechar, implementamos o parâmetro Paralelizado, o qual é responsável por indicar que trata-se de uma execução de atualização ou fechamento de estoques que está sendo executada de forma paralela com outras filiais.
Local: Recursos > Implementações > Web services
Alteração de sequência de entrega via web service
Problema: na utilização do web service com.senior.g5.co.ger.cad.clientes, porta GravarClientes, quando o parâmetro global UsaEntOri está como S-Sim e a sequência do endereço de entrega de algum cliente já foi utilizado, ao invés de ser retornada a mensagem Não é possível alterar o cadastro pois o parâmetro global UsaEntOri está ativo e existem movimentações de venda para este endereço no RetornosEnderecosEntrega era retornada a mensagem de OK, mesmo que o endereço de entrega não seja alterado.
Correção efetuada: alteramos a validação do web service para retornar a mensagem Não é possível alterar o cadastro pois o parâmetro global UsaEntOri está ativo e existem movimentações de venda para este endereço no RetornosEnderecosEntrega no grupo RetornosEnderecosEntrega para evidenciar o motivo pelo qual o cadastro não foi atualizado.
Local: Recursos > Implementações > Web services
Percentual de IRRF na geração da nota fiscal via web service
Problema: ao utilizar o web service com.senior.g5.co.mcm.cpr.notafiscal, porta GravarNotasFiscaisEntrada, na geração da nota fiscal com itens de produto ou serviço que possuem percentual de IRRF definido em seu cadastro, mesmo enviado o valor 0-zero para o campo PerIrf e definindo que não deveria ser realizado o recálculo dos valores (parâmetro TipCal igual a 1), a nota fiscal era gerada com o percentual de IRRF definido no cadastro do produto ou serviço.
Correção efetuada: alteramos a geração das notas fiscais de entrada através do web service para que, nos casos onde for enviado o percentual zerado no campo PerIrf e indicado nos parâmetros do web service que não deve ser realizado o recálculo dos valores (parâmetro TipCal igual a 1), não será sugerido para os itens de produto e serviço o percentual de IRRF definido em seus cadastros.
Local: Recursos > Implementações > Web services
Valor do campo Negação Abrangência ao executar web service com.senior.g5.co.mcm.ven.analiseembarque
Problema: ao passar uma negação de abrangência através do web service com.senior.g5.co.mcm.ven.analiseembarque, porta ExecutarAnalise e executar este mesmo web service, o sistema não acatava os valores informados no campo Negação Abrangência.
Correção efetuada: alteramos o sistema para que, ao ser informada uma negação de abrangência quando utilizado o web service com.senior.g5.co.mcm.ven.analiseembarque, porta ExecutarAnalise, o sistema acate esse valor.
Local: Recursos > Implementações > Web services
Mercado
Alteração em variável de identificador de regra via web service
Problema: ao utilizar o identificador de regras VEN-135CRECL01 via web service com.senior.g5.co.mcm.ven.manualpedidos, para alterar a situação da pré-fatura por meio da variável VSSitPfa, o sistema não acatava a alteração da variável.
Correção efetuada: corrigimos a rotina para que neste cenário, o sistema deve acatar as alterações das variáveis do identificador.
Local: Recursos > Implementações > Web services
Suprimentos
Nova porta para o web service de Solicitação de Compra
Disponibilizamos a entrada de rateios para produtos e serviços no web service com.senior.g5.co.mcm.est.geracaosolicitacaocompra a fim de adequar o processo de rateio na geração de solicitação de compras. Para isso, adicionamos a porta GerarSolicitacaoCompra_3.
Local: Recursos > Implementações > Web services
Controladoria
Integração assíncrona com o ERP senior X em web service de estorno
Disponibilizamos a integração assíncrona com o ERP senior X no web service com.senior.g5.co.mct.imp.escrituracao.lancamentos.estornolancamentos, portas ExcluirNotaEntrada, ExcluirNotaSaida e ExcluirInventarioFiscal a fim de que o sistema retorne o resultado do processamento.
Locais:
- Recursos > Implementações > Web services
- Manual do usuário > Integrações com outros sistemas > Web services > Web services disponíveis no Gestão Empresarial > Com.senior.g5.co.mct.imp.escrituracao.lancamentos.estornolancamentos
Novo web service simplificado para importação de notas de entrada
A fim de facilitar a importação de notas fiscais de entrada diretamente para Tributos na Gestão de Controladoria, simplificando o processo quando o cliente tem somente a solução de Compliance Fiscal, disponibilizamos o web service com.senior.g5.co.mct.imp.notafiscalentradasimplificado, porta Importar. Por meio dele é possível cadastrar/atualizar RAIS/CEP/Série Nota Fiscal/Fornecedor/Transportadora/Produto e Serviço, além da nota fiscal de entrada.
Para saber mais, acesse a documentação completa.
Local: Recursos > Implementações > Web services