Gestão Empresarial | ERP - 5.10.3.41
19/01/2024
- 22/01/2024: incluímos a matéria Geração da DIRF para 2024.
- 08/03/2024: incluímos a matéria Disponibilidade de porta do web service com.senior.g5.co.int.varejo.nfce quando possuir proprietária IPSI
Importante
A versão 3.00 do CT-e será extinta e perderá vigência na data de 31 de janeiro de 2024. Lembramos que todas as soluções Senior estão preparadas para dar suporte à nova versão do CT-e 4.00.
Tarefas liberadas: 60
Mercado
Sugestão de peso bruto e líquido da NF via identificador VEN-140ALPES01
Problema:não era possível efetuar alterações no peso bruto e líquido da nota fiscal de saída gerada no processo de pesagem de saída via balança.
Correção efetuada:corrigimos para que o identificador VEN-140ALPES01 seja executado na rotina da tela de Expedição via Pedido (F115COS).
Local: Mercado > Gestão de Faturamento e Outras Saídas > Saída via Balança > Expedição via Pedido (F115COS)
Cadastros
Liberação de acesso à tela de Item de Classificação (F113ICL)
A tela de Item de Classificação (F113ICL), que permite o cadastro dos itens de classificação, necessita de configuração adicional para ser acessada. Para tanto, complementamos a documentação com orientações para ativar a tela por dois caminhos distintos. No primeiro, é necessário possuir a proprietária ECCC e ativar o parâmetro global UtiCtrCoo; no segundo, é necessário possuir a proprietária SRPR e ativar o parâmetro global UtiCtrPrd.
Local: Ajuda por telas > Cadastros > Produtos e Serviços > Lote > Item de classificação
Finanças
Desconsiderar movimentação de filiais durante a geração das integrações da LCDPR de acordo com o parâmetro Desconsidera LCDPR
Por padrão, ao configurar o sistema para gerar a LCDPR, todas as filiais cadastradas são consideradas parte do cálculo. Dessa forma, o sistema solicita o preenchimento do imóvel no lançamento, durante o processo de movimentação, comportamento que pode ser indesejado para alguns clientes, que possuam filiais que não são imóveis rurais. Assim, em atualização anterior implementamos o parâmetro Desconsidera LCDPR, na tela de Parâmetros Gerenciais da Filial (F070FIN), que permite assinalar quais filiais não devem ser consideradas nas integrações da LCDPR. Esse parâmetro é agora utilizado pela tela de Integração de Movimentos LCDPRF (F603IML), desconsiderando as filiais marcadas durante a busca dos dados para gerar a integração.
Local: Finanças > Gestão de Tesouraria > Caixa e Bancos > LCDPR 2.0 - Livro Caixa Digital do Produtor Rural > Integração de Movimentos LCDPR (F603IML)
Suprimentos
Código do fornecedor na emissão de Contra Nota
Problema: na tela de Nota Fiscal de Entrada Agrupada (F440GNE), durante a emissão da Contra Nota, a rotina não levava em consideração o código do fornecedor. De forma que, se houvessem duas notas de fornecedores diferentes, porém com o mesmo número de série e tipo, o sistema retornava erro de registro duplicado, não gerando a Contra Nota, caso uma das duas notas já tenha gerado Contra Nota anteriormente.
Correção efetuada: ajustamos a rotina para considerar também o código do fornecedor, durante a busca dos dados da nota fiscal de entrada que servirá de base para a geração da contra nota.
Local: Suprimentos > Gestão de Recebimento > Notas Fiscais de Entrada > Nota Fiscal de Entrada Agrupada (F440GNE)
Integrações
Exibição de registro com número do pedido zerado
Problema: quando um pedido já havia sido excluído no sistema, ao acessar a tela o registro com número do pedido zerado era exibido indevidamente.
Correção efetuada: alteramos o sistema para que quando o pedido for excluído, o mesmo não seja exibido na tela.
Local: Cadastros > Integrações > Painel de exportações (F000PEX)
Produtos e Serviços
Classificação fiscal incorreta na tela de Produtos
Problema: a classificação fiscal (VSCodClf) era carregada incorretamente ao utilizar o identificador de regras GER-075PROAO01 na tela F075GFP.
Correção efetuada: após alterar o produto, a rotina vai carregar os dados atualizados na execução do identificador GER-075PROAO01.
Local: Cadastros > Produtos e Serviços > Produtos > Cadastro de Produtos (F075GFP)
Cadastro sem tipo de conversão
Problema: ao cadastrar uma nova unidade para conversão na tela F015UMA, era permitido deixar o campo Tipo Conversão vazio. Assim, poderia aparecer a seguinte mensagem:
- Erro na conversão do produto X: campo Quantidade Unidade Medida Fornecedor igual a zero. Rever conversões de unidade de medida X para X.
Correção efetuada: implementamos a validação do valor no campo antes de salvar o registro.
Local: Cadastros > Produtos e Serviços > Unidades de Medidas > Agrupado (F015UMA)
Novo campo para filtro por Tipo de empresa na tela F075SPC
Incluímos o campo Tipo de empresa na tela de seleção (F075SPC) que traz filtros adicionais para a tela Relação Produto x Cliente Agrupado (F075PCA). Também publicamos a documentação da tela F075SPC, com o detalhamento de todos os filtros disponíveis.
Local: Cadastros > Produtos e Serviços > Ligações > Produto X Cliente > Agrupado (F075PCA)
Clientes e Fornecedores
Cadastro obrigatório de definições do fornecedor
Ao carregar os fornecedores para cadastrar a relação Produto x Fornecedor na tela F403LFP, o sistema exigia que um fornecedor sem as definições de histórico cadastradas para a filial logada tivesse esta situação corrigida. No entanto, a exigência não se aplica à tela por tratar-se de uma rotina agrupada. Removemos então a mensagem Definições/Histórico do fornecedor X não existem. Devem ser cadastradas de forma que o carregamento ocorra normalmente.
Local: Cadastros > Clientes e Fornecedores > Fornecedores > Ligações > Fornecedor X Produtos > Agrupado (F403LFP)
Tela para seleção de filtros na tela F403LFP
Criamos a nova tela de Seleção de Ligações Fornecedor X Produtos Agrupado (F403SFP), que contém filtros adicionais para a tela F403LFP.
Esta nova tela, é acessada através do botão Seleção da tela de Ligações Fornecedor X Produtos Agrupado (F403LFP).
Local: Cadastros > Clientes e Fornecedores > Fornecedores > Ligações > Fornecedor X Produtos > Agrupado (F403LFP)
Identificadores e parâmetros
Inclusão de observação em documentação de IR GER-CANSUP0155
Incluímos uma observação na documentação do identificador de regras GER-CANSUP0155, destacando que este identificador tem por intuito executar uma consistência que traz uma mensagem mais clara ao usuário sobre o problema de atualização da série. Além disso, informamos também que existe uma rotina que atualiza a série de forma mais inteligente, que pode ser ativada por meio do parâmetro global AtuUltNum, que, quando ativo, torna-se redundante ou até mesmo desnecessário o uso deste identificador de regras.
Local: Ferramentas > Identificadores de Regras
Parâmetro global permite que transações dos dados gerais de nota sejam atualizados conforme ligação na tela F001TXT
Na geração de notas de entrada manuais do tipo 2, 3, 4, 5, 11, feitas na tela F440GNE utilizando o botão Nota Saída para compor os dados da nota de entrada, somente as transações de itens de produto e serviço eram atualizadas com base na ligação existênte na tela F001TXT. Agora, com o parâmetro global CarTnsTxt é possível que as transações dos dados gerais da nota também sejam atualizadas com a mesma lógica. Em casos onde serão carregados os dados de mais de uma nota, as primeiras transações com ligação encontradas serão carregadas na nota de entrada.
Local: Cadastros > Identificadores e parâmetros > Parâmetros globais (F000PGS)
Mercado e Suprimentos
Melhoria para geração de mensagens fiscais
Para otimizar a parametrização de campos de usuário utilizados na tabela Situações Tributárias X Dispositivo Fiscal (E027BNF) modificamos a tela F027BNF, que, a partir de agora permite a visualização e edição de campos de usuário em sua grade. Outra alteração realizada foi a adição das variáveis: VenACodSnf, VenACodBnf, VenNNumNfv, VenNTipNfs e VenNSeqIte no identificador de regras VEN-140SUGMS02, para facilitar o seu uso.
Locais:
- Cadastros > Identificadores e parâmetros > Identificador de Regras (F098REG)
- Cadastros > Mercado e Suprimentos > Parâmetros Fiscais > Ligação de Situação Tributária x Dispositivo Fiscal (F027BNF)
Gestão de Tributos
Consulta de linhas e fórmulas das tabelas dinâmicas de apuração do IRPJ/CSLL
Problema: ao consultar uma fórmula do Fisco via tela F661CFO por meio das telas de apuração dos impostos tipos 53, 54, 55, 56, 57, 58, 59 e 60 (tela F661PAI), as fórmulas não eram apresentadas na tela.
Correção efetuada: ajustamos o sistema para apresentar corretamente as linhas e fórmulas do Fisco para os impostos acima.
Local: Controladoria > Gestão de Tributos > Operações e Cálculos Fiscais > Cálculos > Apuração (F661PAI) > F661I14, F661I15, F661I15 e F661I17
Depósitos virtuais na integração dos saldos consignados
Problema: na integração dos saldos consignados das telas F210ISM e F660ISP, os depósitos virtuais eram considerados indevidamente.
Correção efetuada: ajustamos as integrações das telas para não considerar os depósitos virtuais.
Locais:
- Suprimentos > Gestão de Estoques > Controle de Estoque > Saldos > Inicialização de saldos mensais (F210ISM)
- Controladoria > Gestão de Tributos > Escrituração > Integrações > Produção e Estoque (F660ISP)
Gerar arquivos com um novo ID a cada exportação (EFD-Reinf)
Problema: ao exportar eventos da EFD-Reinf (F669ERE) de uma competência fechada, ocorria o erro MS1078 - A EFD já foi fechada para o período informado, ou existe um evento de fechamento em processamento, mesmo após reabrir a competência. Isso ocorria porque o ID gerado no arquivo ficava atrelado à data e hora da primeira tentativa de envio.
Correção efetuada: ajustamos o sistema para gerar os eventos sempre com um novo ID, desde que o arquivo não esteja como Pendente no painel de status do documento.
Local: Controladoria > Gestão de Tributos > EFD-Reinf > Exportação (F669ERE)
Campo DEB_ESP do registro E110 (SPED Fiscal)
Problema: no arquivo do SPED Fiscal (F669EFD), o valor do campo 15 - DEB_ESP do registro E110 não era gerado conforme os valores da apuração do ICMS.
Correção efetuada: corrigimos a geração do campo 15 - DEB_ESP.
Local: Controladoria > Gestão de Tributos > Arquivos Fiscais > Federais > SPED Fiscal (F669EFD)
Campo COD_DISP do registro 1700 (SPED Fiscal)
Problema: na geração do SPED fiscal (F669EFD), o campo COD_DISP do registro 1700 era gerado como 05 quando SITDOE = 16. Porém, tratando-se de uma operação de FS-DA - Formulário de Segurança para Impressão de DANFE, deveria ser exportado o valor 01.
Correção efetuada: ajustamos a rotina para exportar o valor 01 no campo COD_DISP para notas de saída modelo 55 autorizadas em contingência (E660NFV >> E660IDE.SITDOE= 16, E660NFV >> E020SNF.DISAUT = 6 e E660NFV.CODEDC = 55).
Local: Controladoria > Gestão de Tributos > Arquivos Fiscais > Federais > SPED Fiscal (F669EFD)
Registro 1100 da ADRC-ST (PR)
Problema: ao gerar o arquivo da ADRC-ST (F669DDR) marcando o registro 1100 e filhos sem marcar ao menos um dos registros 1200, 1300, 1400 ou 1500, o sistema não completava o SQL, causando o seguinte erro:
- Exportação cancelada, o seguinte erro foi identificado:
Erro de acesso ao banco de dados (...)
Correção efetuada: ajustamos a rotina para mostrar uma mensagem indicando que, ao exportar o registro 1100 e filhos, pelo menos um dos registros 1200, 1300, 1400 ou 1500 deve estar marcado.
Local: Controladoria > Gestão de Tributos > Arquivos Fiscais > Estaduais > ADRC-ST (PR) (F669DRR)
Número de documento no relatório CIAM069
Problema: o campo Número de documento dos registros 10 e 20 do arquivo 069 - Declaração de Serviços - Pinhais (CIAM069.GER) era escrito como Alfa. Assim, ele tinha apenas o número do documento, sem os zeros à esquerda.
Correção efetuada: ajustamos para que o campo seja escrito como Inteiro, com zeros à esquerda.
Local: Controladoria > Gestão de Tributos > Arquivos Fiscais > Relatórios > Arquivos Eletrônicos Municipais > 069 - Declaração de Serviços - Pinhais (CIAM069.GER)
ID do registro R-4020 (EFD-Reinf)
Problema: ao gerar o ID do registro R-4020 da EFD-Reinf, o sistema não considerava se a filial era produtora rural no Tipo de Inscrição do Empregador.
Correção efetuada: ajustamos a rotina para trazer o ID como 2 - CPF no caso acima.
Local: Controladoria > Gestão de Tributos > EFD-Reinf > Exportação (F669ERE)
R-4020 era integrado na data de pagamento
Problema: ao integrar o registro R-4020 da EFD-Reinf por meio da tela F690ILA, quando o campo Forma de Retenção de IRRF Nota Entrada da tela F070FEF era 0 o sistema integrava os registros na data do pagamento (regime de caixa), onde o correto seria pelo regime de competência.
Correção efetuada: ajustamos a rotina para que os registros sejam integrados como regime de competência, alterando para regime de caixa somente quando o campo Forma de Retenção de IRRF Nota Entrada for igual a 3.
Local: Controladoria > Gestão de Tributos > EFD-Reinf > Integração (F690ILA)
Valor informado deve ser maior que zero: C181
Problema: ao validar o SPED Contribuições (F669SPC), quando o arquivo tinha uma nota fiscal tipo 9 - Complemento de ICMS de uma nota fiscal de devolução 6202, aparecia o seguinte erro: Valor informado deve ser maior que zero: C181. Isso ocorria porque a nota acima não tem valor de mercadoria.
Correção efetuada: ajustamos para que não sejam apresentadas no SPED Contribuições notas fiscais do tipo 9 - Complemento de ICMS sem valor de PIS/COFINS.
Local: Controladoria > Gestão de Tributos > Arquivos Fiscais > Federais > SPED Contribuições (F669SPC)
Recursos
Documentação do processo automático 117 - Integração EFD-Reinf
Problema: a documentação do processo automático 117 - Integração EFD-Reinf apresentava um erro ao executá-lo com um usuário que não fez a integração manual via tela F690ILA.
Correção efetuada: inserimos a seguinte observação na página:
- Para que o processo funcione corretamente, é necessário executar um primeiro processamento manual via tela EFD-Reinf - Integração (F690ILA). Do contrário, ao executar o processo agendado o sistema vai apresentar a mensagem Nenhum item selecionado para o processamento!
Locais:
- Recursos > Processos Automáticos > Cadastro de Processo Automático (F000AGE)
- Manual do usuário > Ajuda por telas > Recursos > Processos Automáticos > Cadastro > Processos automáticos disponíveis > 117 - Integração EFD-Reinf
Gestão de Contas a Receber
Convênios com mais de 6 caracteres em bloqueto
O bloqueto financeiro FRCR023.BLO considerava sempre 6 caracteres para o convênio do portador CAIXA (104) em sistema de cobrança 2 - SIGCB, causando rejeição no caso de clientes que usam convênio com 7 ou 8 caracteres. A fim de resolver isso, ajustamos o bloqueto para exibir corretamente convênios com mais de 6 caracteres.
Local: Recursos > Implementações > Relatórios > Especiais > Bloqueto Financeiro (FRCR023.BLO)
Validação da filial logada em leiaute de retorno
Problema: o leiaute de retorno SAIM10001 validava a filial logada e, portanto, não permitia a baixa dos títulos de filiais diferentes na tela F310RTB.
Correção efetuada: ajustamos o leiaute para não validar a filial logada.
Local: Finanças > Gestão de Contas a Receber > Cobrança Escritural > Retorno da Cobrança Escritural (F310RTB)
Gestão de Contas a Pagar
Geração da DIRF para 2024
Federal | Declaração do Imposto sobre a Renda Retido na Fonte. Ato Declaratório Executivo Cofis nº 56/2023. Publicado em 28/11/2023.
Adequamos a geração da DIRF (FPC072) para 2024 adicionando o registro RTDS, referente ao desconto simplificado mensal para os meses de maio a dezembro. É necessário lançar os descontos na tela F040IRF conforme o mês de competência.
Para saber mais, acesse a página do relatório.
Local: Finanças > Gestão de Contas a Pagar > Contas a Pagar > Relatórios > Gera Informações DIRF - Financeiro (FPCP072)
Access violation na importação do DDA
Problema: na tela F510DDA, ao importar o DDA ocorria um erro de Access violation por causa da rotina que atualiza o histórico do fornecedor.
Correção efetuada: ajustamos a rotina para que a importação ocorra normalmente.
Local: Finanças > Gestão de Contas a Pagar > Contas a Pagar > Entrada e Manutenção > Débito Direto Autorizado por Série (F510DDA)
Gestão de Tesouraria
Situação de títulos baixados pelo retorno da remessa de pagamento eletrônico
Problema: ao excluir um registro na tela de Gerações e Emissões de cheques e avisos de caixa e bancos (F600ECH), o sistema alterava a situação de títulos baixados pelo retorno da remessa de pagamento eletrônico para AB em vez de PE.
Solução: ajustamos a exclusão a fim de alterar o título para a situação PE.
Local: Finanças > Gestão de Tesouraria > Caixa e Bancos > Preparação > Gerações e Emissões (F600ECH)
Gestão de Lojas
Melhoria na documentação de Identificadores de Regra e Web Service
Alteramos a documentação do identificador de regras VEN-120ALFAT01 e do web servicecom.senior.g5.co.mcm.ven.pedidos, para que o conteúdo atenda às funcionalidades do identificador supracitado. Para saber mais, confira as respectivas documentações.
Locais:
- Integrações com outros sistemas > Web services > Web services disponíveis no Gestão Empresarial > Com.senior.g5.co.mcm.ven.pedidos
- Ferramentas > Identificadores de Regras
Web services
Parametrização da tela F070OPN
Problema: o web service com.senior.g5.co.int.varejo.notafiscal, porta Importar_10, não estava considerando a configuração da tela F070OPN na geração da nota fiscal de entrada.
Correção efetuada: ajustamos a rotina para que a configuração da tela F070OPN seja inclusa no processo de geração.
Local: Recursos > Implementações > Web Services
Ajuste para moeda, portador e carteira em todas as portas
Problema: o web service com.senior.g5.co.mfi.cre.titulos estava apresentando críticas do tipo "O título '201000037502900' de tipo 'VST' da empresa '1' da Filial '1' do cliente '1' não possui a moeda informada! em todas as portas na falta da moeda, portador e carteira.
Correção efetuada: ajustamos a rotina para que a moeda, portador e carteira sejam obrigatórios apenas a partir da porta 2.
Local: Recursos > Implementações > Web services
Exportação de pedidos alterados sem pendência na tabela E000CIX
Problema: durante uma exportação de pedidos utilizando o web service com.senior.g5.co.ven.pedido, porta Exportar, poderia haver a exportação de registros cujas pendências já haviam sido limpas previamente pelo processo automático configurado com a rotina 160 - Limpeza da tabela E000CIX para um código de integração específico, isto, caso houvesse mais de uma integração cadastrada na tela F000SIS com o mesmo tipo configurado como 99 - Outros.
Correção efetuada: ajustamos o web service com.senior.g5.co.ven.pedido para que isto não ocorra.
Local: Recursos > Implementações > Web services
Erro em integração de ordem de compra através de web service
Problema: ao executar o web service com.senior.g5.co.mcm.cpr.ordemcompra, porta GravarOrdensCompra_4 ou mais atual, quando informado um mesmo valor no campo ideExt, o sistema cadastrava as ordens de compras em duplicidade.
Correção efetuada: incluímos uma consistência de duplicidade do valor enviado no campo ideExt. Desta forma, quando enviado o valor 0 (zero) não efetuará consistência de duplicidade.
Local: Recursos > Implementações > Web services
Inclusão de campo em para alteração de quantidade de produto no web service com.senior.g5.co.mcm.cpr.notafiscal
Alteramos o web service com.senior.g5.co.mcm.cpr.notafiscal, porta GravarNotasFiscaisEntrada, adicionando o campo qtdEst, que permite alterar a quantidade de estoque do item de produto. Esta implementação, flexibiliza o controle para que seja possível inserir itens com quantidade de estoque diferente da conversão parametrizada na tela F015MED.
Local: Recursos > Implementações > Web services
Disponibilidade de porta do web service com.senior.g5.co.int.varejo.nfce quando possuir proprietária IPSI
A partir desta versão, o web service com.senior.g5.co.int.varejo.nfce, porta ImportarNFce7, também está disponível para clientes com o código de proprietária IPSI.
Local: Recursos > Implementações > Web services
Gestão de Engenharia de Produto/Serviço
Características e históricos duplicados para o novo produto
Problema: ao processar a duplicação na tela F714DEM, as características e históricos eram sempre duplicados para o novo produto, mesmo as opções não estando selecionadas.
Correção efetuada: ajustamos a rotina para que a duplicação das características e históricos ocorra somente se as opções estiverem selecionadas.
Local: Manufatura > Gestão de Engenharia de Produto/Serviço > Duplicação de Roteiro/Modelo > Modelo > Multinível (F714DEM)
Cadastro de sequência substituta indevida
Problema: a tela de Modelo (Composição do Produto/Serviço) permitia configurar um componente como equivalente de outro componente que também é equivalente.
Correção efetuada: ajustamos para que seja apresentada a seguinte mensagem ao realizar essa configuração: Esse componente não pode ser equivalente de um outro componente que também é equivalente!.
Local: Manufatura > Gestão de Engenharia de Produto/Serviço > Composição (Modelo) > Composição Produto/Serviço (F700CMC)
Gestão de Chão de Fábrica
Mensagem de erro ao marcar movimentos com refugo
Problema: ao clicar no botão Marcar, após ter alterado no movimento a quantidade realizada para mais, ocorria a mensagem de erro Se desejar fazer estorno, é necessário setar a opção, caso contrário, nenhuma quantidade pode ser reduzida. Isto ocorria quando no movimento tinha quantidade refugada.
Correção efetuada: corrigimos para que não ocorra a mensagem de erro quando altera no movimento a quantidade realizada para mais.
Local: Manufatura > Gestão de Chão de Fábrica > Manutenção de Movimentos > Acerto de Movimentos da O.P./O.S. (F909AOP)
Gestão de Faturamento e Outras Saídas
Nova forma de atualização de número da Nota Fiscal
Problema: ao gerar uma nota fiscal de saída, o sistema apresentava mensagem de consistência na numeração da série fiscal do identificador GER-CANSUP0155, porém mesmo com essa mensagem ocorria o erro de numeração.
Correção efetuada: disponibilizamos o parâmetro global AtuUltNum que, quando definido como S - Sim, fará uma nova forma de atualização das séries fiscais nas telas F140GNF, F140PRE, F140LOT, F149GNC, F149GNA, F135GNA, solucionando o erro da atualização de numeração da série.
Locais:
- Mercado > Gestão de Faturamento e Outras Saídas > Notas Fiscais de Saída > Digitação de Notas manuais (F140GNF)
- Mercado > Gestão de Faturamento e Outras Saídas > Notas Fiscais de Saída > Individual (Via Pedidos e Notas Fiscais) (F140PRE)
- Mercado > Gestão de Faturamento e Outras Saídas > Notas Fiscais de Saída > Via Pedido > Agrupado (F140LOT)
- Mercado > Gestão de Faturamento e Outras Saídas > Notas Fiscais de Saída > Via Pré-Faturas (F135GNA)
- Mercado > Gestão de Distribuição > Cargas > Faturamento > Agrupado (F149GNA)
- Mercado > Gestão de Distribuição > Cargas > Faturamento > Individual (F149GNC)
Abertura da tela F000DLS ao gerar cargas com pedidos controlados por lote e IR ativado
Alteramos o sistema para que quando estiver utilizando a tela F135AEA para gerar cargas, tendo pedidos controlados por lote e o usuário estiver utilizando o identificador de regras VEN-135EUDLE02, a tela F000DLS não seja aberta para confirmar a distribuição por lote após ter sido sugerido automaticamente.
Local: Mercado > Gestão de Faturamento e Outras Saídas > Expedição > Automático de Pedidos (Análise de embarque) (F135AEA)
Cálculo de ICMS em notas fiscais de transferências através da tela F140NMP
Modificamos o comportamento da tela F140NMP, para permitir que na emissão de nota fiscal de transferência de imobilizado seja aplicado todo o cálculo do ICMS previsto e já realizado pela tela F140GNF. Neste caso, não são exibidos os campos referente ao ICMS na tela e nem é permitido alterar percentuais como na F140GNF, porém, o cálculo será feito conforme parametrização e as informações serão gravadas nos respectivos campos.
Caso seja necessário consultar ou visualizar estes valores, verifique as informações na tela de consulta de dados gerais das notas fiscais de saída (F140CNF), acessada a partir do botão Cálculos da tela F140GNF.
Local: Mercado > Gestão de Faturamento e Outras Saídas > Notas Fiscais de Saída > Via movimentações do Patrimônio (F140NMP)
Geração do grupo origComb para CSTs na geração de XML
Visando evitar a rejeição de produtos enquadrados na tributação do ICMS Monofásico com CST 090 na geração da NF-e, em virtude da falta da tag de origem do combustível, alteramos o sistema para que gere a tag <origComb> para os CSTs 02, 15, 40, 41, 50, 53, 61 e 90 na geração do XML da nota fiscal.
Esta alteração vale para todas as telas o sistema que emitem NF-e.
Gestão de Distribuição
Mensagem do sistema ao tentar executar conferência de carga
Problema: ao utilizar os parâmetros do sistema configurados para conferir as cargas antes de serem fechadas, ao utilizar a tela F135CCA para conferir as cargas, com o valor em estoque sendo menor que 0,5 o sistema exibia a seguinte mensagem de erro: Lote LTST01 não disponível no estoque.
Correção efetuada: alteramos o sistema para que quando se tiver um item de produto controlado por lote, e no estoque estiver uma quantidade com apenas números decimais, seja possível conferir a carga gerada com este item corretamente.
Local: Mercado > Gestão de Distribuição > Cargas > Conferência de Cargas Quantidades (F135CCA)
Web services
Localização de transação ao executar o web service informando pedido de outra empresa na requisição
Problema: ao utilizar o web service com.senior.g5.co.mcm.ven.manualpedidos, porta AtenderManualPedido, e informar na requisição um pedido de uma empresa diferente da empresa logada, e que não tivesse a mesma transação utilizada pela empresa que era informada na requisição, o sistema exibia a seguinte mensagem de erro: Não foi possível localizar a transação "XX"!.
Correção efetuada: alteramos o sistema para que ao utilizar este web service, informando um pedido de outra empresa na requisição, o sistema consiga carregar a transação que será utilizada corretamente, de acordo com a empresa e filial informada na requisição. Se não forem informadas empresa/filial, o sistema utilizará a que está logada e poderá exibir mensagem de erro caso não estiver a mesma transação cadastrada.
Local: Recursos > Implementações > Web services
Exibição de mensagem quando o item de produto informado continha modelo e roteiro
Problema: ao utilizar o web service com.senior.g5.co.mcm.ven.pedidos, porta GravarPedido e carregar uma requisição que continha itens de produto e/ou serviço que possuem Modelos e Roteiros, o sistema apresentanda a seguinte mensagem de interação com usuário: Não foi possível gerar O.PS de todas as origens, foi gerado um Log em c:\logs\OPS_GERADAS-20240117T105355-000067A8-0001.log. Deseja visualizar log gerado? e travava o processo.
Correção efetuada: corrigimos o sistema para não exibir a mensagem de interação com o usuário, questionando se este deseja visualizar o arquivo de log quando estiver utilizando o web service. Desta forma o sistema não terá seu processo travado.
Local: Recursos > Implementações > Web services
Gestão de Recebimento
Melhoria na documentação da tela F441CIE sobre cálculo de Preço de Estoque e Unitário
Adicionamos na documentação da tela de Consulta de Itens de Notas Fiscais de Entrada (F441CIE), uma observação informando como o sistema calcula o Preço de Estoque e Preço Unitário, com base nas unidades de medida:
- Se as Unidades de Medida forem iguais, o sistema só atribui o mesmo Preço Unitário do Item ao Preço de Estoque;
- Caso as Unidades de Medida estejam diferentes, o sistema realiza a seguinte equação atribuindo ( (PreUni * QtdRec) / QtdEst );
Local: Ajuda por telas > Suprimentos > Gestão de Recebimento > Notas Fiscais de Entrada > Consultas > Itens
Atualização de tabela para nova transportadora
Problema: ao importar notas na tela F000INE com uma transportadora nova, o sistema não atualizava o último código utilizado.
Correção efetuada: ajustamos a rotina de forma que atualize a tabela E078ULT para a transportadora na importação da nota.
Local: Suprimentos > Gestão de Recebimento > Notas Fiscais de Entrada > Via Recebimento de Documento Eletrônico (F000INE)
Gestão de Estoques
Depósitos virtuais na integração dos saldos consignados
Problema: na integração dos saldos consignados das telas F210ISM e F660ISP, os depósitos virtuais eram considerados indevidamente.
Correção efetuada: ajustamos as integrações das telas para não considerar os depósitos virtuais.
Locais:
- Suprimentos > Gestão de Estoques > Controle de Estoque > Saldos > Inicialização de saldos mensais (F210ISM)
- Controladoria > Gestão de Tributos > Escrituração > Integrações > Produção e Estoque (F660ISP)
Disponibilidade de variáveis em processamento da tela F211ARA
Problema: quando o identificador de regras GER-000APRMU01 estava ativo, ao processar a tela F211ARA, as variáveis vsCodPro e vsCodDer não ficavam disponíveis na regra.
Correção efetuada: ajustamos o cenário para que as mesmas fiquem disponíveis
Local: Suprimentos > Gestão de Estoques > Análise de Reposição > Agrupada (F211ARA)
Parametrização da transação não considerada em notas de acerto de inventário
Problema: ao finalizar um inventário optando por gerar notas fiscais de acerto, a situação tributária de PIS parametrizada na transação era sobrescrita pela parametrização da situação tributária de PIS do produto. Com isso, quando a parametrização do produto estava vazia, era retornada a consistência de situação tributária de PIS não preenchida ao fechar a nota fiscal.
Correção efetuada: ajustamos para que a situação tributária de PIS da transação seja mantida.
Local: Suprimentos > Gestão de Estoques > Inventário > Diferenças/Acertos (F220DAI)
Gestão de Compras
Consistência de ordenação bloqueando a saída da tela F420SOS
Problema: ao selecionar a opção Agrupar Itens Iguais e clicar no botão Seleção, é apresentada a mensagem Opção "Agrupar itens iguais" (tela de ordem de compra via solicitação) exige ordenação de "Produto/Serviço" ou "Produto/Serviço/Período de Produção"., bloqueando a saída da tela.
Correção efetuada: ajustamos a consistência mencionada para que ela seja apresentada ao clicar no botão OK da tela de Seleção (F420SOS), ao invés do evento de saída da tela.
Local: Suprimentos > Gestão de Compras > Ordens de Compra > Via Solicitação de Compra (F420OSC)
Alteração de código de fornecedor em cotações na tela F410CPA
Problema: ao carregar cotações já gravadas na tela F410CPA, através do botão Cotar Agr. da tela F410CEA, o sistema permitia zerar ou alterar fornecedores indevidamente, ocasionando um comportamento diferente da ação executada.
Correção efetuada: criamos um bloqueio para essas ações, fazendo com que seja possível apenas remover fornecedores da cotação na tela F410CEA.
Local: Suprimentos > Gestão de Compras > Cotação de Preço (F410CEA)
Campo Observação bloqueado durante processo de aprovação multinível
Problema: ao gerar uma ordem de compra com vários níveis de aprovação, antes da nota ficar definitivamente aprovada, o campo Observação dos dados gerais ficava bloqueado.
Correção efetuada: ajustamos o bloqueio do campo para que fique habilitado para alteração, durante o processo de aprovação multinível.
Local: Suprimentos > Gestão de Compras > Ordens de Compra > Agrupada (F420GOC)
Sugestão de novos valores ao recalcular a ordem de compra
Problema: ao recalcular uma ordem de compra, após alterar a data de previsão de entrega, o sistema não buscava o novo preço do item na tabela de preço.
Correção efetuada: ajustamos o botão Recalcular para que ao clicá-lo, o sistema apresente a mensagem Deseja fazer a sugestão dos valores e percentuais para os itens?, permitindo ao usuário buscar novos valores para a ordem de compra.
Local: Suprimentos > Gestão de Compras > Ordens de Compra > Agrupada (F420GOC)
Novo filtro por Usuário Comprador e possibilidade de exclusão de OCs na tela F425FOA
Visando aumentar a aderência de nosso sistema às necessidades dos nossos clientes, adicionamos na tela de Procedimentos Agrupados de Ordens de Compra (F425FOA), o novo filtro de Usuário Comprador, bem como as colunas de código e nome do usuário comprador na grade Ordens de Compras.
Nesta mesma tela, também implementamos a nova funcionalidade de Exclusão de ordem de compra, disponibilizando esta opção no campo Operação.
Esta melhoria foi implementada após sugestão realizada em nosso Fórum de Produtos. Caso ainda não conheça, realize seu cadastro, acesse e aproveite para sugerir melhorias também! Sua opinião é muito importante para nós. Para realizar o acesso, é necessária autenticação.
Local: Suprimentos > Gestão de Compras > Ordens de Compra > Procedimentos agrupados (F425FOA)
Web services
Integração via web service com bridge
Problema: algumas APIs geravam erros ao serem adicionadas no ambiente no modo bridge, quando o web service contém campos do tipo inteiro e recebe um valor no formato de hora.
Correção efetuada: possibilitamos a integração via web service com bridge para os casos em que o web service contenha campos do tipo inteiro e receba um valor no formato de hora. Essa alteração está disponível no ERP a partir das versões 5.10.2.130 e 5.10.3.39 liberadas no dia 05/01/2024.
Retorno de arquivo ao utilizar o web service de relatório
Problema: o web service com.senior.g5.co.ger.relatorio, porta Executar, não retornava o arquivo .JPG corretamente no parâmetro prRetorno.
Correção efetuada: ajustamos a rotina para retornar a informação no parâmetro.
Local: Recursos > Implementações > Web services
Rotinas Auxiliares
Atualização ao renovar certificado de integração com senior X
Problema: quando o certificado do senior X era renovado pelo seniorconfigcenter e a opção para utilizar protocolos http 1.2 (e superiores) estivesse ativa, o certificado não era atualizado corretamente.
Correção efetuada: ajustamos a rotina que faz a atualização do certificado do senior X para que, quando a opção de utilizar protocolos http 1.2 esteja ativa, os dados do certificado sejam obtidos corretamente.
Tecnologia
Retorno de arquivo ao utilizar o web service de relatório
Problema: o web service com.senior.g5.co.ger.relatorio, porta Executar, não retornava o arquivo .JPG corretamente no parâmetro prRetorno.
Correção efetuada: ajustamos a rotina para retornar a informação no parâmetro.
Local: Recursos > Implementações > Web services
Integrações
Parametrização da tela F070OPN
Problema: o web service com.senior.g5.co.int.varejo.notafiscal, porta Importar_10, não estava considerando a configuração da tela F070OPN na geração da nota fiscal de entrada.
Correção efetuada: ajustamos a rotina para que a configuração da tela F070OPN seja inclusa no processo de geração.
Local: Recursos > Implementações > Web Services
Ajuste para moeda, portador e carteira em todas as portas
Problema: o web service com.senior.g5.co.mfi.cre.titulos estava apresentando críticas do tipo "O título '201000037502900' de tipo 'VST' da empresa '1' da Filial '1' do cliente '1' não possui a moeda informada! em todas as portas na falta da moeda, portador e carteira.
Correção efetuada: ajustamos a rotina para que a moeda, portador e carteira sejam obrigatórios apenas a partir da porta 2.
Local: Recursos > Implementações > Web services
Exportação de pedidos alterados sem pendência na tabela E000CIX
Problema: durante uma exportação de pedidos utilizando o web service com.senior.g5.co.ven.pedido, porta Exportar, poderia haver a exportação de registros cujas pendências já haviam sido limpas previamente pelo processo automático configurado com a rotina 160 - Limpeza da tabela E000CIX para um código de integração específico, isto, caso houvesse mais de uma integração cadastrada na tela F000SIS com o mesmo tipo configurado como 99 - Outros.
Correção efetuada: ajustamos o web service com.senior.g5.co.ven.pedido para que isto não ocorra.
Local: Recursos > Implementações > Web services
Erro em integração de ordem de compra através de web service
Problema: ao executar o web service com.senior.g5.co.mcm.cpr.ordemcompra, porta GravarOrdensCompra_4 ou mais atual, quando informado um mesmo valor no campo ideExt, o sistema cadastrava as ordens de compras em duplicidade.
Correção efetuada: incluímos uma consistência de duplicidade do valor enviado no campo ideExt. Desta forma, quando enviado o valor 0 (zero) não efetuará consistência de duplicidade.
Local: Recursos > Implementações > Web services
Inclusão de campo em para alteração de quantidade de produto no web service com.senior.g5.co.mcm.cpr.notafiscal
Alteramos o web service com.senior.g5.co.mcm.cpr.notafiscal, porta GravarNotasFiscaisEntrada, adicionando o campo qtdEst, que permite alterar a quantidade de estoque do item de produto. Esta implementação, flexibiliza o controle para que seja possível inserir itens com quantidade de estoque diferente da conversão parametrizada na tela F015MED.
Local: Recursos > Implementações > Web services
Disponibilidade de porta do web service com.senior.g5.co.int.varejo.nfce quando possuir proprietária IPSI
A partir desta versão, o web service com.senior.g5.co.int.varejo.nfce, porta ImportarNFce7, também está disponível para clientes com o código de proprietária IPSI.
Local: Recursos > Implementações > Web services
Mercado
Localização de transação ao executar o web service informando pedido de outra empresa na requisição
Problema: ao utilizar o web service com.senior.g5.co.mcm.ven.manualpedidos, porta AtenderManualPedido, e informar na requisição um pedido de uma empresa diferente da empresa logada, e que não tivesse a mesma transação utilizada pela empresa que era informada na requisição, o sistema exibia a seguinte mensagem de erro: Não foi possível localizar a transação "XX"!.
Correção efetuada: alteramos o sistema para que ao utilizar este web service, informando um pedido de outra empresa na requisição, o sistema consiga carregar a transação que será utilizada corretamente, de acordo com a empresa e filial informada na requisição. Se não forem informadas empresa/filial, o sistema utilizará a que está logada e poderá exibir mensagem de erro caso não estiver a mesma transação cadastrada.
Local: Recursos > Implementações > Web services
Exibição de mensagem quando o item de produto informado continha modelo e roteiro
Problema: ao utilizar o web service com.senior.g5.co.mcm.ven.pedidos, porta GravarPedido e carregar uma requisição que continha itens de produto e/ou serviço que possuem Modelos e Roteiros, o sistema apresentanda a seguinte mensagem de interação com usuário: Não foi possível gerar O.PS de todas as origens, foi gerado um Log em c:\logs\OPS_GERADAS-20240117T105355-000067A8-0001.log. Deseja visualizar log gerado? e travava o processo.
Correção efetuada: corrigimos o sistema para não exibir a mensagem de interação com o usuário, questionando se este deseja visualizar o arquivo de log quando estiver utilizando o web service. Desta forma o sistema não terá seu processo travado.
Local: Recursos > Implementações > Web services
Analytics ERP
Valores da filial e da empresa em relatório Financeiro do Analytics ERP
Problema: o gráfico de Detalhamento por Conta do relatório Financeiro somava de maneira indevida os valores da filial com os valores da empresa e isso fazia com que o valor apresentado ficasse maior que o verdadeiro.
Correção efetuada: ajustamos o sistema para que não faça essa soma indevida, e as contas da empresa sejam apresentadas no gráfico. Essas contas agora são identificadas como Filial 0. Também alteramos o tipo de gráfico de Pizza para Coluna, pois podem existir contas com valores negativos, que não eram apresentados no tipo anterior do gráfico.
Locais:
- senior X Platform > Gestão Empresarial > Analytics ERP > Financeiro
- Gestão Empresarial > senior X > Analytics ERP > Financeiro
Integrações
Comunicação com a plataforma na integração do ERP com a senior X
Problema: não era possível realizar o vínculo do ERP com a senior X quando utilizada a rede interna da Senior. A integração com o Aplicativo Gestor Senior também foi afetada, apresentando erro quando o processo agendado era executado.
Correção efetuada: realizamos um ajuste na forma que é obtida a URL para comunicação com a plataforma.
Local: Central de Configurações Senior