Gestão Empresarial | ERP - 5.10.3.60
31/05/2024
- 14/06/2024: alteramos a matéria Parâmetro global para verificação de integrações pendentes com WMS WIS no fechamento de estoques, adicionando mais detalhamento à documentação alterada anteriormente.
Tarefas liberadas: 33
Suprimentos
Arredondamento de quantidades disponíveis na fixação
Problema: Quando há fixações que a quantidade em aberto é menor que 1 unidade, o sistema arredondava em alguns casos, para zero, onde não deixando selecionar e gerar a fixação.
Correção efetuada: Ajustamos o campo de quantidade decimais para ler corretamente os dados das parametrizações.
Local: Suprimentos > Gestão de Recebimento > Controle do Produtor > Fixação de Preços (F439FIX)
Cálculo de Funrural/Senar nas fixações a menor
Problema: na seleção de registros a fixar de fornecedor pessoa física, caso o registro estivesse com o preço a menor com relação ao preço do recebimento, os valores de Funrural e Senar não eram calculados.
Correção efetuada: corrigimos a rotina para que os valores de Funrural e Senar sejam calculados corretamente para as fixações a menor.
Local: Suprimentos > Gestão de Recebimento > Controle do Produtor > Fixação de Preços (F439FIX)
Recursos
Otimização da atualização de saldos na plataforma via processo automático 151 e novo limite de integrações por lote
Buscando otimizar a integração do Gestão Empresarial | ERP com a Plataforma senior X, realizamos modificações no comportamento do processo automático 151 (Integração ERP x Agronegócio Senior - Envio). O processo automático, com o parâmetro de atualização de saldo (ATUALIZACAO_SALDOS=S), tem como objetivo manter os títulos de contas a pagar e contas a receber atualizados na plataforma, posto que o valor desses títulos pode mudar diariamente graças às multas, juros e similares. No entanto, títulos que ainda não estão vencidos não alteram seu valor, logo não precisariam ser atualizados. Assim, agora o processo agendado 151 verifica se o título está vencido e seu valor líquido é diferente do valor em aberto do título, antes de enviá-lo à plataforma. Caso o valor seja igual, o título será omitido da atualização.
Também alteramos o processo para que, com o parâmetro de atualização de saldo (ATUALIZACAO_SALDOS=S), ele ignore o valor do parâmetro dinâmico de limite de lote (AGR.LIMITE.LOTE.INTEGRACOES), e assuma o valor máximo de 200 integrações por lote. Essa alteração visa garantir que todos os títulos tenham seus saldos atualizados na plataforma durante o dia, pois, por vezes, um limite menor configurado nesse parâmetro dinâmico poderia impedir que todos os títulos fossem atualizados, se o cliente possuísse um número grande de títulos em seu sistema.
Local: Recursos > Processos Automáticos > Cadastro > Processos automáticos disponíveis > 151 - Integração ERP x Agronegócio Senior - Envio
Web services
Ajuste de memória de objetos alocados utilizando web service
Problema: ao executar o web service Com.senior.g5.co.ger.cad.clientes, porta GravarCliente, o sistema liberava todos os objetos que eram alocados em memória, causando um consumo excessivo e por consequência, instabilidade ou travamento da instância que executava o web service.
Correção efetuada: alteramos o sistema para que exerça um controle mais rígido na liberação de memória dos objetos alocados na execução do web service. Disponibilizamos também uma nova página com sugestões de boas praticas para melhor uso do web service.
Local: Recursos > Implementações > Web services
Identificadores e parâmetros
Ajustes em documentação do identificador de regras CPR-435RCPAR01
Problema: a documentação do identificador de regras CPR-435RCPAR01, informava descrições erradas para as variáveis documentadas, bem como não listava algumas variáveis. Além disso, ao pesquisar este identificador de regras, era informado o nome de outro identificador, porém a documentação se tratava realmente do identificador CPR-435RCPAR01. Por fim, este identificador constava na listagem de IRs da tela F435CCC, porém, sem link, dificultando o acesso à sua documentação.
Correção efetuada: primeiramente, corrigimos a listagem das variáveis do identificador, adicionando as faltantes e atualizando as descrições. Também ajustamos as propriedades da página da documentação do identificador para que exiba seu nome corretamente na pesquisa do portal de documentação. Por fim, adicionamos o link para acesso à documentação do identificador na tela F435CCC.
Locais:
- Ferramentas > Identificadores de Regras
- Ajuda por telas > Suprimentos > Gestão de Recebimento > Entrada via Balança > Via Contrato com Classificação
Finanças
Descrição do campo % IR para contrato de mútuo
Complementamos a documentação da tela Tipos de Títulos (F002TPT), adicionando uma descrição acerca do campo % IR para contrato de mútuo.
Local: Ajuda por telas > Cadastros > Finanças > Contas a Pagar/Receber > Tipos de Títulos
Gestão de Tributos
Novos recursos para filiais com blocos fechados
Disponibilizamos uma melhoria na tela Cadastro das Competências (F690CPT) da REINF para possibilitar que o usuário cadastre uma nova filial para uma competência na qual o Bloco 2 ou Bloco 4 estejam com a situação Fechado. Com essa modificação, o bloqueio ocorrerá somente quando ambos os blocos estiverem fechados. Para conferir acesse a documentação
Local: Controladoria > Gestão de Tributos > EFD-Reinf > Cadastro de Competência (F690CPT)
Geração do registro 0200 para produtos recém cadastrados
Problema: ao criar um novo produto na tela Cadastro de Produtos (F075PRO), o Registro 0200 do SPED Fiscal (F669EFD) era gerado incorretamente para produtos recém cadastrados.
Correção efetuada: ajustamos a geração do Registro 0200 para que ocorra corretamente.
Local: Controladoria > Gestão de Tributos > Arquivos Fiscais > Federais > SPED Fiscal (F669EFD)
Gestão de Patrimônio
Montagem do código do bem via contrato
Problema: ao carregar um contrato na grade e digitar um código de bem já cadastrado no sistema, ocorria uma mensagem de erro: Não foi possível localizar os parâmetros da filial em Cadastros > Filiais > Parâmetros por Gestão > Patrimônio > Página Patrimônio 1
Ao carregar um contrato de uma empresa diferente da logada na grade e tentar criar o código do bem, o sistema sugeria o código do bem com base nos dados da máscara da empresa logada, gerando códigos já cadastrados na empresa do contrato.
Correção efetuada: inserimos uma validação ao sair do campo do código do bem na grade, para validar se o código gerado já está cadastrado no sistema e, desta forma, não permitir o processamento.
Ajustamos a criação do código do bem quando utilizado contrato de uma empresa diferente da logada, para considerar a máscara pertencente à empresa do contrato.
Local: Controladoria > Gestão de Patrimônio > Controle de Bens > Bem > Via Documento > Gestão de Compras - Contratos (F670EBC )
Gestão de Preço para Indústria
Cálculo dos redutores de primeiro nível de capacidade
Para facilitar o entendimento de nossos clientes, complementamos a documentação ao incluir um exemplo de Cálculo dos Redutores do Primeiro Nível de Capacidade para Turnos Não Utilizados. Para conferir, acesse a página.
Local: Custos > Gestão de Preço para Indústria > Formação de Preços > Preço de venda > Cálculo > Seleção (F621PVS- Seleção)
Melhorias na tela de Seleção (F621PVS) através de filtros e tabelas
Complementamos a documentação da tela Seleção (F621PVS), disponibilizando opções de filtragem para otimizar sua funcionalidade. As tabelas podem ser acionadas através do botão Mostrar na tela de Geração do Preço de Venda (F621GPV); os filtros serão aplicados e apenas os registros da Tabela(+) informada serão exibidos na grade Itens, conforme os filtros selecionados.
Local: Custos > Gestão de Preço para Indústria > Formação de Preços > Preço de venda > Cálculo > Seleção (F621PVS)
Cálculo do valor de PIS/Cofins descontando o valor do ICMS
Complementamos a documentação da tela Geração do Preço Padrão de Materiais e Serviços (F621GPP) inserindo um exemplo de cálculo, demonstrando quando o valor da base de cálculo do PIS e da Cofins é composto pelo valor base da aquisição, descontando o valor do ICMS.
Local: Custos > Gestão de Preço para Indústria > Formação de Preços > Preço de Materiais e Serviços > Geração do Preço Padrão de Materiais e Serviços (F621GPP)
Gestão de Plano Financeiro
Localização de conta financeira no processo de reconstrução de saldos das contas
Problema: ao utilizar a opção Reconstruir os Saldos das Contas na tela Conciliação Saldos Contas Financeiras (F651CSC), ocorria a interrupção do processo com a mensagem: Problema no seguinte registro: - Conta financeira não localizada na atualização de saldo de c.custos.
Correção efetuada: corrigimos o processo para que a rotina seja executada até o final.
Local: Finanças > Gestão de Plano Financeiro > Controle de Contas Financeiras > Conciliação Saldos Contas (F651CSC)
Gestão de Armazenagem | WMS
Ajustes em documentação e notas da versão sobre integração com WMS
Problema: no notas da versão 5.10.3.50, foi divulgada a matéria Novas configurações na integração com WMS para requisições de estoque, que, estava indevidamente alocada na categoria Gestão de Armazenagem | WMS WIS e informava um código errado da tela F085CFG, o qual o correto, é F185CFG. Além disso, a documentação do processo de Separação da integração com o WMS, não informava no tópico 5 - Requisição de estoque, sobre a funcionalidade do campo Integra requisição da tela F185CFG.
Correção efetuada: corrigimos o notas da versão, movendo a matéria para a categoria correta, Gestão de Armazenagem | WMS, e informamos o código correto para a tela F185CFG. Além disso, adicionamos na documentação do processo de Separação, a informação de que para desativar a integração com o WMS, mesmo que o depósito utilizado nas requisições estejam configurados para integrar, o campo Integra requisição da tela F185CFG, deve estar definido como N - Não.
Locais:
- Gestão Empresarial | ERP - Notas da Versão > 5.10.3 (XTended) > 5.10.3.50 - 22/03/2024 - Liberação trimestral de Exigências Legais e Implementações
- Segmentos > Logística > Gestão de Armazenagem > WMS > Processos > Separação
Web services
Mensagem do sistema na execução de web service com nota fiscal do tipo 10
Problema: ao executar o web service com.senior.g5.co.mcm.cpr.notafiscal, porta GravarNotasFiscaisEntrada_23 com de uma nota tipo 10 - NF Acerto (NF Saída), com item de produto controlado por lote mas sem lote e quantidade informados, o sistema retornava a seguinte mensagem de erro: Erro. Quantidade para o lote/série inválida, deve ser maior do que zero.
Correção efetuada: corrigimos a rotina para que mensagem não seja apresentada e o fechamento da nota fiscal do tipo 10 seja concluído com sucesso.
Local: Recursos > Implementações > Web services
Gestor Senior
Alteração em parametrizações de aprovação multinível
Complementamos a documentação do Aplicativo Gestor Senior | Aprovações - Rotinas de aprovação multinível, inserindo a informação de que alterações nas parametrizações de aprovação multinível do Gestão Empresarial | ERP que adicionem, retirem ou alterem permissões de usuários para realizar a aprovação destes, poderá acarretar em problemas no processo de integração entre o sistema e o Aplicativo Gestor Senior. Como sugestões temos: aprovar documentos que passaram por esse cenário diretamente no ERP, e realizar o reenvio pela tela Monitoramento de Integração com Gestor Senior App (F999IGS).
Local: Gestor Senior - Manual do Usuário > Aprovações > Gestão Empresarial > Documentos > Rotinas de aprovação multinível
Web services
Cancelamento de CT-e através de web service
Problema: ao solicitar o cancelamento de um CT-e 4.0 através do web service Com.senior.g5.co.mcm.ven.notafiscal porta GravarNotasFiscaisSaida, o ERP não finalizava o processo de cancelamento e não gerava o arquivo XML na pasta.
Correção efetuada: ajustamos o sistema para realizar o cancelamento através deste web service corretamente, quando configurada a integração de CT-e como 7 - 4ª Geração - Automático.
Local: Recursos > Implementações > Web services
Gestão de Faturamento e Outras Saídas
Movimentação de lotes acima do estoque disponível
Problema: o sistema permite que se informe o mesmo lote para itens distintos, reservando a mesma quantidade. Quando esse pedido era faturado pelo botão Faturar da tela Entrada de Pedidos Agrupado (F120GPD), ou diretamente pela tela Faturamento de Pedidos Agrupado (F140LOT), o sistema não consistia o estoque e movimentava quantidades acima das disponíveis nos lotes, causando divergências.
Correção efetuada: corrigimos o sistema para que, ao fazer o faturamento do pedido, seja verificada a quantidade disponível em estoque para todos os produtos em questão, retornando uma mensagem de erro caso houver a indisponibilidade de estoque para um deles.
Local: Mercado > Gestão de Faturamento e Outras Saídas > Notas Fiscais de Saída > Via Pedido > Agrupado (F140LOT)
Gestão de Vendas
Criação de pedido com depósito do produto bloqueado em inventário
Problema: quando alterado o campo Consid os Produtos Inat. Pelo Inventário da filial para S - Sim, a criação de um pedido pela tela Entrada de Pedidos via Grade de Produtos (F120GRA) não era permitida se o item estivesse bloqueado pelo inventário. Isso resultava na mensagem É necessário informar o Depósito ao sair do campo Proporcionalidade da tela.
Correção efetuada: foi tratado para que o sistema valide se o campo Consid os Produtos Inat. Pelo Inventário da filial está marcado com valor S - Sim ao gerar um pedido com item de produto inativo por inventário.
Local: Mercado > Gestão de Vendas > Pedidos > Entrada de Pedidos via Grade de Produtos (F120GRA)
Gestão de Qualidade (SGQ)
Exclusão de plano de inspeção
Problema: após criar um plano de inspeção com traço em sua codificação na tela F101CPI, ao tentar excluir o plano recém criado, era apresentada a mensagem indicando que existiam referências para outras tabelas, no entanto, esse código ainda não havia sido vinculado a nenhum outro registro.
Correção efetuada: alteramos a rotina de validação das referências para considerar os registros com traço em sua codificação.
Local: Qualidade > Gestão de Qualidade (SGQ) > Inspeções > Planos (F101CPI)
Implementações
Chamada de função de programador através de uma regra
Problema: após executar a chamada da função de programador GerarMDFeSaidaAutomatico, o sistema travava e retornava a mensagem Out of Memmory após algum tempo de execução.
Correção efetuada: alteramos o sistema para que, ao executar a chamada da função de programador GerarMDFeSaidaAutomatico, as listas que fazem parte do contexto dessa função sejam lidas corretamente pelo sistema.
Local: Recursos > Implementações > Regras > Executar (F000ERG)
Configurações
Alteração de rotina de fechamento do sistema ERP
Problema: ao fechar o ERP, um erro AV ocorria esporadicamente.
Correção efetuada: alteramos a rotina do processo de fechamento do sistema, para que o erro não ocorra mais.
Local: Recursos > Configurações
Gestão de Recebimento
Melhoria na documentação das telas F435MDT e F435CCC
Atualizamos as documentações das telas Manutenção de Tickets (F435MDT) e Compras - Controle de Entradas e Saídas (Expedição via Contrato com Classificação) (F435CCC), atualizando a descrição da caixa de seleção Emitir automaticamente a(s) nota(s) gerada(s). Além disso, na tela F435MDT também adicionamos o parâmetro global IndEmiNfs que atua na tela, porém antes não constava na listagem de parâmetros globais.
Locais:
- Ajuda por telas > Suprimentos > Gestão de Recebimento > Manutenção de Tickets
- Ajuda por telas > Suprimentos > Gestão de Recebimento > Entrada via Balança > Via Contrato com Classificação
Diferenças de arredondamentos em devoluções parciais
Problema: quando executada uma devolução parcial de uma nota fiscal de saída, para produtos com controle de lote e utilizada conversão de unidade de medida, poderia ocorrer diferenças de arredondamentos no cálculo da conversão da unidade de medida na distribuição de lotes
Correção efetuada: ajustamos para que não ocorra diferenças nesse cenário
Local: Suprimentos > Gestão de Recebimento > Notas Fiscais de Entrada > Agrupada (F440GNE)
Gestão de Estoques
Parâmetro global para verificação de integrações pendentes com WMS WIS no fechamento de estoques
Problema: a documentação de Detalhes da Rotina de Fechamento dos Estoques (F215FES), não estava atualizada no tópico Consistências efetuadas internamente antes do início do fechamento, quando há integração pendente no WMS WIS, e informava que quando havia alguma ordem de integração pendente não era possível realizar o fechamento de estoque, porém, a documentação estava desatualizada em relação a uma implementação realizada nesta rotina.
Correção efetuada: atualizamos a documentação, adicionando um detalhamento mais completo informando que, quando houver integração com o WMS WIS e existir alguma Ordem de Separação/Recebimento gerada pelo ERP pendente de retorno do WMS WIS (exceto pendências de pedido de venda ou pré-fatura), não será possível realizar o fechamento de estoque. A validação do ERP aplica-se apenas às ordens geradas por ele. Para mais informações, consulte este artigo da nossa Base de Conhecimento.
Além da validação padrão do ERP, é possível ativar o parâmetro global PenEstWms, que quando definido como "S - Sim", faz com que o ERP verifique registros pendentes de integração na tabela INT_S_AJUSTE_ESTOQUE do WMS WIS durante o fechamento de estoques. Caso haja registros não integrados, o fechamento será impedido até que as pendências sejam resolvidas. A alteração do parâmetro global exige que o Middleware Senior seja reiniciado, se o fechamento de estoque estiver sendo realizado via web service ou processo agendado.
Esta implementação foi liberada na versão 5.10.3.50.
Local: Ajuda por telas > Suprimentos > Gestão de Estoques > Controle de Estoque > Fechamento dos Estoques > Detalhes
Tipo da variável incompatível entre identificadores
Problema: a variável VSNumOrp estava com tipos diferentes no identificador de regras CHA-900CONSI01, EST-210QTRAN02 e EST-210QTRAN04, impossibilitando dessa forma a compilação da regra.
Correção efetuada: disponibilizamos a variável EstANumOrp no identificador EST-210QTRAN02 e EST-210QTRAN04 do tipo ALFA. Ao utilizar essas variáveis em ambos os identificadores, será retornado o número da ordem de produção informada no botão Seleção da tela Transferências de Produtos (F210TPA).
Locais:
- Suprimentos > Gestão de Estoques > Controle de Estoque > Transferência > Transferências (F210TPA)
- Cadastros > Identificadores e parâmetros > Identificador de Regras (F098REG)
Aplicação de filtros na tela de cálculo do consumo médio
Problema: ao informar no filtro da tela F211CCM, o campo Fabricante, era apresentada mensagem de erro de banco de dados ao retornar os registros na grade.
Correção efetuada: alteramos a tela para realizar o filtro do campo Fabricante corretamente e carregar os registros na tela.
Local: Suprimentos > Gestão de Estoques > Análise de Reposição > Cálculo de Consumo Médio (F211CCM)
Gestão de Compras
Habilitação de campos na tela F420GOC
Problema: o parâmetro global HabDgsOcp, quando configurado para S - Sim, habilitava campos que não deveriam ser habilitados quando a situação da ordem de compra constava como 3 - Suspenso, 4 - Liquidado ou 5 - Cancelado.
Correção efetuada: realizado um ajuste para que, ao considerar o parâmetro global, também considere a situação da ordem de compra para habilitação dos campos.
Local: Suprimentos > Gestão de Compras > Ordens de Compra > Ordem de Compra Agrupada (F420GOC)
SeniorTools > Web services
Melhoria no envio de parâmetros em requisições de web service
Nas requisições de web service, com relação ao envio dos parâmetros de entrada do tipo decimal, foram efetuados os seguintes ajustes:
- Ao informar números decimais para os valores de entrada, os mesmos serão formatados 0,00;
- Ao informar ? como valor de entrada, os mesmos serão enviados sendo zero.
Rotinas Auxiliares
Atualização de habilitação ou não do botão de detalhes
Por conformidades em padrões de segurança, o botão de detalhes com a stack do erro deverá ser omitida nas aplicações que utilizam ASAS e SVCL. Na versão 6.10.3, o botão continuará habilitado porém também é possível desabilitá-lo através do parâmetro -disableDetails.
Web services
Ajuste de requisição de serviços customizados declarados com underscore
Problema: o sistema não encontrava serviços customizados cadastrados no Editor de Web Services contendo underscore (_) no nome.
Correção efetuada: ajustamos a rotina para que seja possível obter o catálogo e esquema do serviço quando requisitado.
Cadastros
Ajuste de memória de objetos alocados utilizando web service
Problema: ao executar o web service Com.senior.g5.co.ger.cad.clientes, porta GravarCliente, o sistema liberava todos os objetos que eram alocados em memória, causando um consumo excessivo e por consequência, instabilidade ou travamento da instância que executava o web service.
Correção efetuada: alteramos o sistema para que exerça um controle mais rígido na liberação de memória dos objetos alocados na execução do web service. Disponibilizamos também uma nova página com sugestões de boas praticas para melhor uso do web service.
Local: Recursos > Implementações > Web services
Mercado
Cancelamento de CT-e através de web service
Problema: ao solicitar o cancelamento de um CT-e 4.0 através do web service Com.senior.g5.co.mcm.ven.notafiscal porta GravarNotasFiscaisSaida, o ERP não finalizava o processo de cancelamento e não gerava o arquivo XML na pasta.
Correção efetuada: ajustamos o sistema para realizar o cancelamento através deste web service corretamente, quando configurada a integração de CT-e como 7 - 4ª Geração - Automático.
Local: Recursos > Implementações > Web services
Integrações
Mensagem do sistema na execução de web service com nota fiscal do tipo 10
Problema: ao executar o web service com.senior.g5.co.mcm.cpr.notafiscal, porta GravarNotasFiscaisEntrada_23 com de uma nota tipo 10 - NF Acerto (NF Saída), com item de produto controlado por lote mas sem lote e quantidade informados, o sistema retornava a seguinte mensagem de erro: Erro. Quantidade para o lote/série inválida, deve ser maior do que zero.
Correção efetuada: corrigimos a rotina para que mensagem não seja apresentada e o fechamento da nota fiscal do tipo 10 seja concluído com sucesso.
Local: Recursos > Implementações > Web services