No conteúdo deste manual são citados Identificadores de Regras, porém, no GO UP não é possível incluir, excluir ou alterar identificadores e suas regras associadas, pois o sistema possui funções nativas devido aos processos de negócio pré-definidos.
Esta versão do sistema foi descontinuada e não recebe atualizações e novas implementações. Acesse a documentação da versão 5.10.3 aqui

Contabilização de Cota Capital

É possível contabilizar os valores de cota capital a subscrever e os valores de cota capital integralizados através da rotina de Integração Contábil, esta rotina contabiliza automaticamente as provisões, as entradas e baixas da cota capital.

Esta contabilização poderá ser efetuada no final do período, através de fechamento mensal da movimentação de cota capital.

Passo a passo:

  1. Cadastre a forma de contabilização para a Cota Capital, na tela em Cadastros > Controladoria > Contabilidade > Formas de Contabilização > Cadastro (F048FCT)
    1.  A Origem do movimento de forma de contabilização, cadastrado na tela , deve ser CTC (Cota Capital - Movimentos)
    2. Para esta forma de contabilização são permitidos os seguintes níveis (Campo Analítica/Sintética, guia Itens):

      A - Analítico pelo Movimento
      S - Sintético pelo Movimento
      U - Composição Auxiliar
      C - Conversão
    3. Observação

      A tabela base para a contabilização de cota capital é a E250ICT (Cota Capital - Movimentações)

  2. Ligue a forma de contabilização à transação de cota capital, no campo Forma de Contabilização da tela de Transações de Cota Capital (F001CTC).
  3. Na tela de Integração Contábil, em Controladoria > Gestão de Contabilidade > Contabilidade > Integrações Contábeis (F645CTB), selecione o módulo de Cota Capital.

    Observação

    A opção Fechar módulo(s) integrado(s) não é aplicada a cota capital, porque este módulo não possui um período fechado para lançamentos.

  4. Processe o lote contábil gerado pela integração na tela de Processamento de Lotes Contábeis, em Controladoria > Gestão de Contabilidade > Contabilidade > Lotes > Processamento (F650PLT). Nela são exibidos todos os lançamentos de débito e crédito de cota capital.
  5. A consulta dos movimentos pode ser feita através:
    • Controladoria > Gestão de Contabilidade > Contabilidade > Consultas > Movimentos > Integrados > Lançamentos X Movimentos (F644LMO)
    • Controladoria > Gestão de Contabilidade > Contabilidade > Consultas > Movimentos > Integrados > Movimentos X Lançamentos (F644MOL)
    • Controladoria > Gestão de Contabilidade > Contabilidade > Consultas > Movimentos > Não Integrados (F645CMI)
    • Modelo de relatório Movimentos não contabilizados (CCCG010.GER), disponível em Controladoria > Gestão de Contabilidade > Contabilidade > Relatórios > Gerenciais > Movimentos não contabilizados.

A integração contábil dispõe de uma rotina de um processo automático 08 - Integração Contábil. Para usá-la para a Cota Capital, defina os parâmetros: INTCTC (com 1, para integrar Cota Capital) , INICTC (data inicial) e FINCTC (data final).

Importante

Os movimentos de cota capital não podem ser excluídos ou alterados após serem contabilizados.

Este artigo ajudou você?