No conteúdo deste manual são citados Identificadores de Regras, porém, no GO UP não é possível incluir, excluir ou alterar identificadores e suas regras associadas, pois o sistema possui funções nativas devido aos processos de negócio pré-definidos.
Esta versão do sistema foi descontinuada e não recebe atualizações e novas implementações. Acesse a documentação da versão 5.10.3 aqui
Segmentos > Manufatura > Custos

Custos

A Gestão de Custos no GO UP contempla dois processos: a Formação de preços de produtos e a Contabilidade de Custos. Ambos dispõem de cadastros automáticos que facilitam a busca de todas as informações necessárias para a geração dos resultados que esta Gestão fornece, por exemplo: custo padrão, preço de venda, custo real, taxa de custo de processos, variações de custos, entre outros, os quais ocorrem pela tela Tabelas de Custos (F621GTC).

Formação de Preços

A Formação de preços de produtos é feita com base no custo padrão, que é a conjugação de um padrão físico estabelecido pela Engenharia de Produtos (Ficha Técnica) com um padrão de custo estabelecido pelo departamento de Custos (custos dos processos e matéria prima). O custo padrão é pré-determinado por produto, fixado com base em condições ideais de qualidade de materiais, mão-de-obra e equipamentos, considerando um determinado nível de produção.

Do ponto de vista administrativo o custo padrão é utilizado para avaliação de desempenho, para a fixação do preço de venda dos produtos e para a obtenção de um custo não sujeito a flutuações em razão de menor ou maior eficiência no processo de produção, na aquisição de materiais, nos tempos produtivos disponíveis em cada centro de custos.

Um aspecto importante a ser observado é que a utilização do custo padrão não elimina a necessidade do Custo Real. Pelo contrário, reforça a necessidade de controles mais apurados que possibilitem detectar as razões dos desvios, pois o custo padrão só tem utilidade na medida em que é parâmetro de confronto com o real, com o objetivo de que estas variações sejam minimizadas.

A partir do custo padrão é possível chegar a um preço de venda orientativo para determinado produto, representando o retorno desejado para a empresa. O preço orientativo é utilizado como parâmetro para comparação com o preço de mercado e definindo assim, o preço de venda dos produtos.

Veja como operar o processo de Formação de Preços no Gestão Empresarial Go Up.

Contabilidade de Custos - Custo Real

O Custo Real é todo o esforço e consumo efetivamente realizado no processo produtivo após a fabricação de um produto, este custo contabiliza os gastos reais dos insumos, serviços e mão de obra empregada aos produtos em um determinado período, para posterior analise comparativa com o Custo Padrão.

A comparação do Custo Real com o Custo Padrão mostra a viabilidade ou inviabilidade de fabricação dos produtos (eficiência produtiva), assessora na tomada de decisões, auxilia na apuração da lucratividade por produto ou sua margem de contribuição, identifica os pontos em que podem ocorrer ineficiências ou desvios de recursos - desta forma, através de sua análise, é possivel corrigir problemas presentes e futuros - oferece controle de perdas e refugos e valoração dos estoques de produtos produzidos e produtos em processo.

Veja como operar o processo de Contabilidade de Custos no Gestão Empresarial Go Up.

Pré-requisito

Para que os processos de geração de custos possam ser executados, é necessário ter a proprietária do Gestão Industrial (Custos e Manufatura), para que o sistema busque as informações necessárias.

Este artigo ajudou você?