No conteúdo deste manual são citados Identificadores de Regras, porém, no GO UP não é possível incluir, excluir ou alterar identificadores e suas regras associadas, pois o sistema possui funções nativas devido aos processos de negócio pré-definidos.
Esta versão do sistema foi descontinuada e não recebe atualizações e novas implementações. Acesse a documentação da versão 5.10.3 aqui

F621GTC - Tabelas de Custos

Tem como objetivo gerar as tabelas de formação de preços e contabilidade de custos, automaticamente.

Além de cadastrar as tabelas, serão realizados também os cálculos dos processos necessários para apuração dos custos. Veja a finalidade cada tabela na documentação das Tabelas de Custos: Formação de Preços e Contabilidade de Custos.

Processo

Campos

Código/Descr. Padrão
Informe um código de tabela referente ao período contábil em que se deseja realizar a apuração dos custos.

Validade/Período
Informe a validade das tabelas. Este período determina a abrangência considerada na busca das informações, para gerar a apuração dos custos.
Caso alguma tabela acima já tenha sido criada, a data desta não poderá ser alterada.
Quando informar um código já existente, e alguma das tabelas abaixo já tenha sido criada, o sistema pegará o primeiro período que encontrar de uma destas tabelas.

Importante

O ideal é que as tabelas sejam criadas de uma única vez, para não haver inconsistências de período.

Tab. Sel. Produtos
Este campo é preenchido automaticamente com a tabela de Seleção de Produtos Padrão (GO UP) gerada na tela de Seleção de Produtos (F627TSP). Ele pode ser preenchido com outra tabela, caso seja necessário.

Importante
Os produtos considerados na Formação de Preços Contabilidade de Custos serão aqueles indicados pela tabela de Seleção de Produtos Padrão GO UP, gerada automaticamente na tela F627TSP;
Caso seja necessário gerar informações para outros produtos, deve ser criada uma Seleção de Produtos especifica com os produtos/origens/derivações desejadas e seu código deve ser informado neste campo.

Tipo de Processamento
Este campo determina se durante a geração e cálculos das tabelas de Formação de Preços e Contabilidade de Custos, as telas responsáveis por cada tabela serão abertas ou não.
A rotina é executada da mesma forma, independente do preenchimento deste campo, o que muda é o fato de abrir as telas ou não:

Gerar Ficha Técnica de Custos
Ao marcar esta opção será gerada a Ficha Técnica de custos dos produtos, para os produtos da tabela de Itens da Tabela de Seleção de Produtos F627TSP. Ela pode ser consultada/alterada na tela F622FTC.

Grade

Tabelas para criação

Após informar os campos acima e clicar no botão Mostrar, serão apresentadas as informações nesta grade. As tabelas do GO UP são cadastradas automaticamente, ao alterar o preenchimento do campo Custos, do Cadastro de Empresas (F070EMP) , para "S - Sim".

As tabelas não estão em ordem numérica, mas sim, por ordem de como são "Processadas" em custos. Esta ordem de processamento se faz necessária devido à ligação existente entre as tabelas, ou seja, uma depende da outra para gerar informações para custos.

Observações

Campos

Sel
Este campo indica quais as tabelas serão processadas conforme selecionado nas "Opções de criação", ou seja, caso estiver marcada a opção de criação "Formação de Preços", serão marcadas apenas as tabelas pertencentes a este grupo.

Tipo
Exibe os tipos de tabelas existentes na geração automática. Para saber mais sobre os tipos de tabelas existente em custos, acesse: "F621CTC".

Descrição
Exibe a descrição do tipo de tabela.

Guia

Parâmetros

As informações são apresentadas nesta grade, conforme posicionamento do cursor na grade Tabelas.
Algumas tabelas não apresentarão informações porque não tem parâmetros, assim como já existe no "Controle de Tabelas", como exemplo, podemos citar a tabela de tipo "1" (Componentes de Cálculo).

É possível alterar os parâmetros não obrigatórios, desde que a tabela ainda não tenha sido processada.

Campos  

Descrição
Descrição dos parâmetros da tabela, esses parâmetros podem ser tabelas, períodos, taxas e outras informações que podem influencias nos processos de custos.

Obrigatório
Este campo possui as opções "S - Sim" e "N - Não". Essas opções indicam quando um parâmetro é obrigatório ou não. Podemos citar como exemplo a tabela de tipo "7 - Custo Padrão" que obrigatoriamente precisa de uma tabela de tipo "1- Componentes de Cálculo", então este parâmetro estará igual a "S - Sim".

Valor
Neste campo são informados os valores dos parâmetros, estes valores podem ser "tabelas", "datas", "moedas", "taxas", entre outros.

Dependências

As informações são apresentadas nesta grade, conforme posicionamento do cursor na grade Tabelas.

Algumas tabelas não apresentarão informações porque não tem parâmetros, assim como já existe no "Controle de Tabelas", como exemplo, podemos citar a tabela de tipo "1 - Componentes de Cálculo". Possibilita ao usuário consultar as tabelas utilizadas e as tabelas que dependem da tabela relacionada.

Grade

Utilizada Por

Exibe as tabelas de custos que utilizam a tabela relacionada.

Nela são exibidas informações como: "Tipo", "Descrição", "Tabela Mestre", e "Situação" da tabela.

Utiliza

Exibe as tabelas que são utilizadas nos "Parâmetros" da tabela relacionada.

Nela são exibidas informações como: "Tipo", "Descrição", "Tabela Mestre", e "Situação" da tabela.

Em Uso

Informa se há algum processo utilizando a tabela relacionada em um determinado momento e enquanto uma tabela estiver com a situação "3 - Em Uso", o sistema não permite alterações na mesma.

Grade

Processos em Execução

Exibe informações sobre o processo que está utilizando a tabela.

São elas: "Descrição do Processo", "Data Processo", "Hora Processo", "Usuário" e "Nome do Usuário".

Opções de Criação

Estas opções podem auxiliar na escolha das tabelas a serem processadas e tem funcionalidade apenas para gerar tabelas (botão Processar) e não para excluir (Botão Excluir).

As opções disponíveis são:

Todas
Serão processadas todas as tabelas

Formação de preços
Serão processadas apenas as tabelas relacionadas a Formação de preços.

Contabilidade de custos
Serão processadas apenas as tabelas relacionadas a Contabilidade de custos.

Botões

Mostrar
Ao clicar neste botão serão exibidas as informações nas grades Tabelas e Parâmetros por tabela.

Processar
Ao clicar neste botão serão geradas as tabelas de custos automaticamente. Neste momento também é realizada uma consistência para verificar se todas as informações estão coerentes, como por exemplo na "Contabilidade de Custos" as tabelas estejam com o mesmo "Tipo de Processamento". Maiores informações sobre os processos da tela, verificar documentação acima "Processos".

Excluir
Exclui as tabelas de maneira individual ou multinível.
Quando estiver na grade Tabelas e posicionar numa tabela, ao clicar no botão Excluir irá exibir uma mensagem questionando se deseja excluir apenas esta tabela ou de forma multinível.
Quando optar apenas pela tabela em que se está posicionado, irá excluir apenas esta. Caso optar por multinível, irá excluir todas as tabelas.

Observações

Liberar Tabelas
Botão localizado no rodapé da guia "Dependências".
O objetivo deste botão é alterar a situação das tabelas da grade "Utiliza" para a situação "2" (Liberada), com exceção das tabelas com a situação "3" (Em Uso). Assim, não há necessidade de entrar nas tabelas individualmente e alterar uma a uma.

Informação

Os botões não documentados nesta tela, não executam nenhum tipo de processo.

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