No conteúdo deste manual são citados Identificadores de Regras, porém, no GO UP não é possível incluir, excluir ou alterar identificadores e suas regras associadas, pois o sistema possui funções nativas devido aos processos de negócio pré-definidos.
Esta versão do sistema foi descontinuada e não recebe atualizações e novas implementações. Acesse a documentação da versão 5.10.3 aqui

F621CTC - Controle de Tabelas de Custos

Esta tem como objetivo cadastrar e controlar todas as tabelas que serão utilizadas pela Gestão de Custos.

Processos

Existem vários tipos de tabelas para serem cadastradas. São estas tabelas que fazem ligação com todo o sistema de custos, desde formação de preços, até contabilidade de custos.
As informações consistentes contidas nestas tabelas são responsáveis por um bom processo dentro do sistema de custos.

Observação

Campos

Tipo
Neste campo, o usuário escolherá o tipo de tabela a ser cadastrada.

Tabela
Neste campo, o usuário define o código da tabela. 

Guia

Dados Gerais

Exibe as informações gerais da tabela cadastrada, como por exemplo: hora da criação/alteração e o nome do usuário responsável. Ao incluir uma nova tabela, algumas informações deverão ser digitadas.

Campos

Descrição
Usuário informa uma descrição para a tabela

Situação
Situação da tabela. Veja mais.

Validade
Data de validade da tabela, pode ser utilizada para um maior controle nos períodos da tabela.
Esta data não influência nos processos de custos.

Observações
Exibe as informações digitadas e as informações geradas automaticamente.
Veja mais.

Criação
Exibe a data de criação da tabela.

Alteração: Data/Hora
Exibe a data e hora de alteração da tabela.

Usuário
Exibe usuário de criação/alteração da tabela.

Parâmetros

Nesta página o usuário define os parâmetros que compõe a tabela, como por exemplo: quais os componentes de cálculo que a tabela usará, qual a data base da ficha técnica. As tabelas existentes e já utilizadas por algum processo, tem seus parâmetros desabilitados.

Em Uso

Informa se há algum processo utilizando a tabela relacionada em um determinado momento e enquanto uma tabela estiver com a situação "3 - Em Uso", o sistema não permite alterações na mesma.

Grade

Processos em Execução


Exibe informações sobre o processo que está utilizando a tabela. Essas informações são: "Descrição do Processo", "Data Processo", "Hora Processo", "Usuário" e "Nome do Usuário".

Mensagens:

  1. Quando a tabela a ser processada estiver em uso por algum processo, irá exibir a mensagem: "A tabela informada está em uso por algum processo. Verifique no "Controle de tabelas"!". Quando a tabela está em uso por algum processo, pode ser verificado na página "Em Uso" do controle de tabelas;
  2. Quando processar uma tabela que utiliza uma que está com a situação "Em Uso", irá exibir: "Não foi possível liberar a(s) tabela(s) com situação "3 - Em uso". Verifique!". As tabelas com a situação "Em Uso" são visualizadas na página "Dependências", grade "Utiliza".

Dependências

Possibilita ao usuário consultar as tabelas utilizadas e as tabelas que dependem da tabela relacionada.

Grade

Utilizada Por

Informa ao usuário quais as tabelas de custos que utilizam a tabela relacionada.

Nela são exibidas informações como: "Tipo", "Descrição", "Tabela Mestre", e "Situação" da tabela.

Utiliza

Informa ao usuário quais as tabelas que são utilizadas nos "Parâmetros" da tabela relacionada.

Nela são exibidas informações como: "Tipo", "Descrição", "Tabela Mestre", e "Situação" da tabela.

Duplicação

Nesta é possível duplicar as tabelas de custos. Com isso, as informações da tabela que foi utilizada para ser duplicada, serão atribuídas a esta nova tabela.

Ao acionar esta guia, são exibidas outras três:

As duas primeiras guias possuem a mesma funcionalidade do cadastro normal de uma tabela. Porém, alguns campos já virão preenchidos, como por exemplo, a informação de validade, de tabela e períodos provenientes da guia Parâmetros. Lembrando que, essas informações já preenchidas, são sugestivas, e poderão ser alteradas.

Já a guia Reajuste pode ser utilizada quando é realizada uma duplicação de tabelas.

Guia

Reajuste

Nesta guia são informados os percentuais de reajustes da tabela que será duplicada.
Não são todas as tabelas que tem esta possibilidade de reajustar valores, apenas as tabelas de formação de preços do tipo: "2", "3", "4", "7", "5", "6", "7", "8", "9" e "12".

O percentual pode ser atribuído por um "Reajuste Padrão" para a tabela, ou ainda, um percentual de ajuste por "Seleção de Produtos", por "Produto", por "Centro de Custos", "Grupos de Natureza de Gastos" e "Natureza de Gasto", dependendo do tipo da tabela a ser duplicada.

Observação
Nota

Quando na Duplicação é informado um reajuste, ficará gravado na observação desta tabela duplicada as informações destes reajustes aplicados.

Botões

Processar
Processa a duplicação da tabela.

Manutenção
Botão localizado no rodapé da tela e acessa a tela "Custos - Manutenção de Tabelas em Uso".
Este botão fica habilitado apenas na página "Dados Gerais".

Observações
Botão localizado no rodapé da tela e acessa a tela "Custos - Observações".
Este botão fica habilitado apenas na página "Dados Gerais".

Liberar Tabelas
Botão localizado no rodapé da página Dependências.
O objetivo deste botão é alterar a situação das tabelas da grade "Utiliza" para a situação "2" (Liberada), com exceção das tabelas com a situação "3" (Em Uso). Assim, não há necessidade de entrar nas tabelas individualmente e alterar uma a uma.

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