No conteúdo deste manual são citados Identificadores de Regras, porém, no GO UP não é possível incluir, excluir ou alterar identificadores e suas regras associadas, pois o sistema possui funções nativas devido aos processos de negócio pré-definidos.
Esta versão do sistema foi descontinuada e não recebe atualizações e novas implementações. Acesse a documentação da versão 5.10.3 aqui
Segmentos > Manufatura > Custos > Contabilidade de Custos > Tabelas de Custos

Tabelas de Custos - Contabilidade de Custos

A tela de Tabelas de Custos, possibilita o processamento das tabelas de Formação de Preços e Contabilidade Custos. Neste documento será detalhado o que ocorre durante o processamento das tabelas que compõe a Contabilidade de Custos.

Ao processar as tabelas no tipo de processamento Manual, é possível cancelar o processo ao clicar no botão Cancelar da tela que estiver sendo exibida no momento. O processo para e é exibido o questionamento: "Deseja cancelar o processamento das tabelas de custos?".

Observação
As tabelas processadas precisam estar com situação "1-Em manutenção" para que possam ser processadas. O sistema altera essa situação automaticamente, ao clicar em processar, é exibida a seguinte mensagem:

"Não se pode processar a tabela nesta situação! Deseja que o sistema altere a situação para "1 - Em manutenção"?"

Ao clicar em "Sim", as tabelas passam para situação necessária.

Tipo 21 - Produtos por estágio

Conforme o produto é fabricado, ele evolui em termos de estágio de produção, até chegar ao estágio final. É necessário saber em qual estágio de produção o produto se encontra, para isto, temos a geração da tabela 21, que verifica todas as OPs movimentadas no período, gerando informações como: quantidade iniciada, finalizada, não iniciada e não finalizada. O sistema grava essas movimentações para que seja possível valorizar a custo padrão.

Ao selecionar a tabela de Produtos por estágio, na tela Tabelas de Custos (F621GTC) o sistema realiza o cadastramento da tabela e calcula o saldo de produtos que permaneceram em elaboração no período selecionado ao gerar a tabela.

Tipo de Processamento

Automático: o processamento da tabela é feito sem abrir a tela de Geração de Saldos de Produtos em Elaboração (F630GSE).

Manual: ao processar a tabela, a tela de Geração de Saldos de Produtos em Elaboração (F630GSE) é aberta para consulta de informações apenas. Ao clicar em Processar e em seguida em Sair, a rotina abre a próxima tela conforme o processo de geração do custo ajustado (custo real).

Tipo 24 - Movimentos a custo padrão p/ C.C.

Este processo consiste em valorizar os movimentos da produção, baseados nas quantidades geradas pela tabela de Saldos de Produtos por Estágio. Para isso, é necessário que se tenha a ficha técnica explodida e valorizada para cada produto.

Ao selecionar a tabela de Movimentos a custo padrão p/ C.C., na tela Tabelas de Custos (F621GTC) o sistema realiza o cadastramento da tabela e faz os cálculos do consumo padrão dos materiais, que será comparado com o consumo real (gerado dos movimentos de estoque).

Tipo de Processamento

Automático: o processamento da tabela é feito sem abrir a tela de Geração de Consumos e Saldos por Centro de Custo (F631GSC).

Manual: ao processar a tabela, a tela de Geração de Consumos e Saldos por Centro de Custo (F631GSC) é aberta para consulta de informações. Ao clicar em Processar e em seguida em Sair, a rotina abre a próxima tela conforme o processo de geração do custo ajustado (custo real).

Tipo 25 - Consumo real de materiais

Ao selecionar a tabela de Consumo real de materiais, na tela Tabelas de Custos (F621GTC) o sistema realiza o cadastramento da tabela e faz os cálculos de consumo real de materiais e serviços, com base nos movimentos de estoque.

Tipo de Processamento

Automático: O processamento da tabela é feito sem abrir a tela Consumo Real de Materiais e Serviços/Custo Médio Histórico (F631CRM). Neste caso, o sistema assume a seguinte informação para a sugestão de valores:

Manual: neste tipo de processamento, a tela Consumo Real de Materiais e Serviços/Custo Médio Histórico (F631CRM) é aberta, e é possível realizar alterações, exceto o campo Tabela.
A tela de Seleção (F631SCM) fica disponível permitindo que sejam informadas duas opções no campo Sugestão de Valores para os materiais/serviços: Preço Médio ou Última Compra.

Caso não seja selecionada uma opção, assume-se o Preço Médio para os materiais e Última Compra para os serviços, esse mesmo comportamento padrão deve ser assumido no processamento automático (sem interação da tela F631CRM com o usuário).

Ao clicar em Processar e em seguida em Sair, a rotina abre a próxima tela conforme o processo de geração do custo ajustado (custo real).

Tipo 31 - Valores históricos

O cálculo dos valores históricos contempla quanto cada centro de custo realmente gastou. Através da distribuição dos valores históricos, é possível transferir os valores reais dos centros de custos indiretos para os centro de custos diretos, apropriando desta forma, os custos indiretos aos produtos.

Ao selecionar a tabela de Valores históricos, na tela Tabelas de Custos(F621GTC) o sistema realiza o cadastramento da tabela e faz os cálculos da distribuição dos valores históricos, assim, é possível transferir os valores reais dos centro de custos indiretos para os centro de custos diretos, apropriando desta forma, os custos indiretos aos produtos.

Tipo de Processamento

Automático: O processamento da tabela é feito sem abrir a tela de Distribuição dos Valores Históricos (F626DCD), dessa forma, não é possível alterar informações de distribuição.

Manual: ao gerar a tabela, a tela de Distribuição dos Valores Históricos (F626DCD) é aberta com informações sugeridas que podem ser alteradas, exceto o campo Tabela. Ao clicar em Processar e em seguida em Sair, a rotina abre a próxima tela conforme o processo de geração do custo ajustado (custo real).

Tipo 33 - Consumo real de tempo

Ao selecionar a tabela de Consumo real de tempo, na tela Tabelas de Custos (F621GTC) o sistema, além de realizar o cadastramento da tabela, faz também os levantamentos necessários para obter os consumos reais de tempo, através dos apontamentos realizados nas ordens de produção, agrupando os consumos por centro de custo.

Por padrão o sistema considerará o código do centro de custo do movimento, conforme o apontamento de tempo feito nas ordens de produção, caso não tenha, usará do Centro de Recurso (F725CRE), e se ainda não encontrar utilizará o Centro de Custo informado no Estágio (F093ETG).

Tipo de Processamento

Automático: o processamento a tabela é feito sem abrir a tela de Geração do Consumo Real de Tempo (F631GTR).

Manual: ao processar a tabela, a tela de Geração do Consumo Real de Tempo (F631GTR) é aberta com informações sugeridas que podem ser consultadas. Ao clicar em Processar e em seguida em Sair, a rotina abre a próxima tela conforme o processo de geração do custo ajustado (custo real).

Tipo 28 - Taxa de custo real dos processos

Ao selecionar a tabela de Taxa de custo real dos processos, na tela Tabelas de Custos (F621GTC) o sistema, além de realizar o cadastramento da tabela, faz também o cálculo das taxas de custo real.

Há duas formas de efetuar os cálculos das taxas:

1. Taxa obtida do centro de recurso

A taxa obtida do centro de recurso não contempla os cálculos de orçamento e capacidades produtivas, o valor é buscado integralmente da taxa informada no centro de recurso. Para que isso ocorra:

  1. Preencha o campo Utilizar taxa do centro de recurso, guia Custo Padrão da tela de Parâmetros de Custos (F620DEF), com "Sim";
  2. Na tela de Cadastro do centro de recurso (F725CRE):

    • Defina o valor da taxa no campo Taxa de Custo;
    • Vincule o centro de custo do processo no campo Centro Custo. Os processos podem ser: fabricação, embalagem, montagem, por exemplo. Para cada um deles será possível definir um valor de taxa a ser distribuída no custo do produto.

      É necessário que o centro de custos esteja ligado somente a um centro de recurso. Caso um centro de custo esteja ligado a mais de um centro de recurso, será utilizada a taxa do primeiro centro de recurso encontrado.
      Ao final do processo serão geradas as seguintes críticas:
      "O Centro de Custo (X) está sendo utilizado por mais de um Centro de Recurso (Y)".
      "Para o Centro de Custo (X) será considerada a Taxa de Custo informada no Centro de Recurso (Y)".
  3. Processe a tabela e consulte as taxas na tela de Consulta da Taxa Real de Custos (F631TXR).
  4. A taxa é calculada por grupo de naturezas de gastos. Ela é descrita com um grupo de natureza específico "99-Taxa centro de recurso", para fins de identificação, na tela de Consulta da Taxa Real de Custos (F631TXR), campo GNG/Descrição.
Observação
Se o sistema utilizar essa configuração as tabelas 4 - Tab. Orçamento e 5 - Tab. Capacidades Produtivas não serão exibidas.

2. Valores históricos divididos pelos apontamentos reais de tempo

Este processo de geração da taxa consiste em apurar os valores lançados na Contabilidade por rateio para cada Centro de Custo/Natureza de gasto e, juntamente com o Consumo Real de Tempo (tabela tipo 33), calcular a Taxa de Custo Real.

Tipo de Processamento

Automático: o processamento a tabela é feito sem abrir a tela de Consulta da Taxa Real de Custos (F631TXR).

Manual: ao processar a tabela, a tela de Consulta da Taxa Real de Custos (F631TXR) é aberta com informações sugeridas que podem ser alteradas, exceto campo Tabela. Ao clicar em Processar e em seguida em Sair, a rotina abre a próxima tela conforme o processo de geração do custo ajustado (custo real).

Tipo 30 - Custo ajustado dos produtos

O custo ajustado dos produtos é o valor que cada produto fabricado absorveu dos gastos necessários referentes a sua produção. A apuração dos custos sempre toma como base as ordens de produção, apresentando ao final do processo o custo real por produto, tendo ainda a opção de realizar a apuração "Por OP" ou "Por Processo" (campo Tipo de Processo, da tela F620DEF, guia Contabilidade de Custos), métodos estes que deverão ser aplicados de acordo com o modelo de negócio de cada empresa.

Ao selecionar a tabela de Tipo 30 - Custo ajustado dos produtos, na tela Tabelas de Custos (F621GTC) o sistema, além de realizar o cadastramento da tabela, faz também a apuração dos custos, utilizando para isso o processo de apuração por nível de origem integrado ao Cadastro de Produtos, Estoques e Contabilidade.

Automático: o processamento a tabela é feito sem abrir a tela de Consulta do Custo Ajustado dos Produtos (F632AMN). Não haverá interação do usuário durante o processo, caso haja alguma integração a ser feita, esta também não sofrerá interferência, independente do tipo de controle.

Manual: ao processar a tabela, a tela de Consulta do Custo Ajustado dos Produtos (F632AMN) é aberta com informações sugeridas, que podem ser alteradas, exceto o campo Tabela.

Atualização do custo ajustado (custo real) de produtos

A apuração dos custos na tela Consulta do Custo Ajustado dos Produtos (F632AMN) é realizada por nível de origem, ao final de cada nível de origem é aberta a tela de Atualização do Custo Ajustado no Cadastro de Produtos (F632ACC), desde que o tipo de processamento seja manual.

O processo da tela de Atualização do Custo Ajustado no Cadastro de Produtos (F632ACC) permite atualização do custo real no cadastro do produto, ela já é aberta com a Tabela e a Seleção de Produtos preenchidas, basta clicar em Processar, para que o custo real dos produtos sejam atualizados.

Os produtos contemplados pela Tabela de Seleção terão seu custo atualizado no campo Valor/Data/Hora Preço Custo, da tela de Cadastro de Produtos (F075PRO), guia Derivações.

Integração com Estoques e Contabilidade

O custo ajustado dos produtos, gerado pela tabela do Tipo 30 - Custo ajustado dos produtos pode ser repassado às rotinas de Estoque e Contabilidade. Garanta o preenchimento dos seguintes campos da tela de Parâmetros de Custos (F620DEF), guia Custos Produção:

Ambas as telas são processadas quando o sistema finaliza o processamento da tabela do tipo 30, para que as telas sejam abertas durante o processamento da tabela:

Este artigo ajudou você?