No conteúdo deste manual são citados Identificadores de Regras, porém, no GO UP não é possível incluir, excluir ou alterar identificadores e suas regras associadas, pois o sistema possui funções nativas devido aos processos de negócio pré-definidos.
Esta versão do sistema foi descontinuada e não recebe atualizações e novas implementações. Acesse a documentação da versão 5.10.3 aqui

F191CPT - Parâmetros de Integração

Esta tela permite definir configurações personalizadas por integração, facilitando a definição dos parâmetros de determinada integração que sempre devem ser seguidos. Para isso:

  1. Informe a Empresa que deseja integrar
  2. Opcionalmente, selecione a Filial específica para a qual deseja fazer a configuração. Se nenhuma é informada, as definições são aplicadas para todas as filiais da empresa
  3. Defina então o Grupo de informações que deseja integrar
  4. Para definir as configurações particulares de cada integração, defina o Subgrupo que deseja visualizar
  5. Clique em Mostrar
  6. Defina o Valor desejado para as linhas desejadas, no campo do cabeçalho da tela
  7. Depois que os resultados são exibidos, é possível pesquisar entre eles. Para isso, informe o Valor desejado no painel Pesquisar na grade e pressione Enter. O trecho pesquisado é destacado em amarelo na grade, caso exista
  8. O preenchimento do campo Tempo para aguardar retorno do E-DOCs é opcional, se nenhuma informação é inserida, por padrão 60 segundos são definidos. Esse campo realizar a comunicação entre ERP (Gestão Empresarial | ERP) e eDocs, caso a comunicação não seja estabelecida, irá retornar uma mensagem de erro, informando que o tempo ultrapassou do limite e a conexão foi negada
  9. É possível definir se os valores de impostos recebidos (ICMS e ISS) para o item da nota fiscal serão mantidos ou recalculados no ERP. Essa definição é feita no campo Valor da grade da tela:
    1. M - Manter valor: o valor de ICMS é mantido conforme recebido da nota fiscal importada
    2. R - Recalcular: o valor do ICMS é recalculado com base na parametrização que consta no ERP

    Caso a parametrização não seja informada, os impostos serão calculados com a parametrização que consta no ERP. Veja mais detalhes sobre como configurar o processo de manter ou recalcular os valores na documentação.

    Importante

    A definição escolhida é aplicada para todos os tipos de ICMS. Não é possível recalcular um tipo de ICMS e manter outro.

  10. Clique em Processar para que os parâmetros informados sejam gravados
  11. As informações incluídas ou alteradas nessa tela geram pendências de integração com base nas configurações de pendências, que podem ser consumidas usando o web service com.senior.g5.co.cad.parametrosintegracao

 

Grupo Cliente

Subgrupo Gerais

É possível parametrizar a integração com o eDocs para realizar a emissão de documentos fiscais e/ou fazer a mensageria da EFD-Reinf. Para isso, é necessário realizar as consistências dos dados cadastrais com a SEFAZ. Nesse grupo, escolha quais dados devem ser atualizados.

Replicar as definições do cliente para a filial matriz na integração
Quando preenchido com S-Sim, ao cadastrar um cliente pelo web service com.senior.g5.co.ger.cad.clientes, porta GravarClientes e enviar apenas um registro de definições do cliente (para uma empresa e filial), as definições serão replicadas para a filial matriz (se a filial do registro não for a matriz).

Grupo Comercial

Subgrupo Gerais

Obter a pessoa usando a Identificação Fiscal em vez do CPF/CNPJ
Define se será utilizada a Identificação Fiscal no lugar do CNPJ ou CPF, para o cadastro do cliente. O campo traz as opções de Sim e Não, sendo Não o valor padrão.

Grupo Documentos Fiscais de Entrada

Subgrupo Faturamento de documentos

Transação padrão de baixa de títulos por substituição
Determina a transação para baixa de títulos por substituição.

Transação padrão de títulos
Determina a transação padrão dos títulos.

Série da nota fiscal
Determina a série padrão para faturamento. Este campo deve ser configurado por filial, por isso, não é possível configurá-lo quando não for informada Filial.

Condição Pagamento padrão
Determina a condição de pagamento padrão.

Forma Pagamento
Determina a forma de pagamento.

Moeda padrão
Determina a moeda padrão.

Portador
Determina o portador padrão.

Carteira
Determina a carteira padrão.

Tipo de juros
Determina o tipo de juros padrão.

Subgrupo Gerais

Considerar integração das transações nas notas fiscais geradas, obrigatório ser compatível
Determina se o sistema habilitará ou não um aviso sobre a integração das transações ou ainda, se obriga a compatibilidade desta integração. O campo traz as opções 0 - Não considerar, 1 - Sempre considerar e 2 - Perguntar.

A opção 0 - Não considerar não faz validação nas integrações das transações, por isso, não emite avisos ou obrigações. Ao selecionar 1 - Sempre considerar, o sistema faz a validação das transações, emite os avisos quando a transação não integra corretamente com o cenário escolhido para a geração das notas, e não permite processar, obrigando a utilização de transações compatíveis. Na opção 2 - Perguntar, o sistema também valida as transações e emite os avisos quando não integra corretamente, porém, permite processar e gerar as notas fiscais mesmo que alguma transação não esteja integrando corretamente.

A validação das transações para cada cenário de geração de notas é feita conforme abaixo:

Observação

Ao verificar as integrações com estoque leva em consideração:

Verificar existência do cadastro de serviço padrão para transportes
Define se a consistência que verifica se há um serviço padrão de transporte cadastrado quando a nota fiscal for do tipo 8 - NF Frete/Serviços Agregados deve ser executada.

Grupo Documentos Fiscais de Saída

Subgrupo Gerais

Código do motivo de cancelamento
Permite definir código do motivo padrão para o cancelamento dos documentos fiscais quando executado o serviço de cancelamento das vendas.

Observação

Esse código será utilizado somente quando o sistema externo não enviar uma justificativa para o cancelamento.

Subgrupos NFC-e, Modelo 55, Modelo 21 e Outros Documentos

Forma de pagamento para faturamento futuro
Indica qual a forma de pagamento padrão, para cada modelo de documento fiscal, para faturamento futuro.

Grupo Vigilância e Limpeza

Subgrupo Benefícios

Transação ordem de compra
Determina qual transação usar para gerar uma ordem de compra no ERP.

Origem Padrão
Nem todos os serviços cadastrados no  GO UP são utilizados para essa rotina. A diferenciação dos serviços é feita pela origem à qual pertencem. Por isso, neste parâmetro determine a origem dos serviços utilizados para Benefícios.

Subrupo Fornecedor

Gerar pendência na importação do fornecedor
Gera pendência de integração nos serviços de importação do fornecedor: com.senior.g5.co.ger.cad.fornecedores.GravarFornecedores e com.senior.g5.co.int.vetorh.fornecedores.IntegrarFornecedores.

Subgrupo Pedido

Transação do pedido
Determina qual transação usar para gerar um pedido no ERP.

Origem Padrão
Nem todos os serviços cadastrados no  GO UP são utilizados para essa rotina. A diferenciação dos serviços é feita pela origem à qual pertencem. Por isso, neste parâmetro determine a origem dos serviços utilizados para Pedido.

Subgrupo Produto

Origem usada para EPI
Determina qual origem vai ser usada para definir que o produto é um EPI (Equipamento de proteção individual).

Subgrupo Requisição

Transação usada para requisição
Determina qual transação usar para gerar uma requisição no ERP.

Subgrupo Verba extra

Transação títulos a pagar
Determina qual transação usar para gerar títulos a pagar no ERP.

Transação para baixa dos títulos a pagar
Determina qual transação usar para baixar títulos a pagar no ERP por cancelamento.

Tipo de título
Determina qual tipo de título é usado para verba extra.

Grupo eDocs

Importante

Verifique a documentação de Integração com o eDocs para mais informações sobre o processo e detalhes adicionais da parametrização deste grupo.

Há a possibilidade de enviar ao eDocs o .XML de devolução (nota tipo 3) através do web service com.senior.g5.co.mcm.cpr.notafiscal. Para isso é necessário preencher a opção eDocs no campo Grupo desta tela. Ao selecionar essa opção, também serão apresentas as colunas abaixo na grade de Configuração:

Para mais informações sobre o preenchimento do Usuário e Senha, consulte o Manual do Usuário do eDocs.

Em virtude de alguns estados trabalharem de forma assíncrona, também há a chave para os documentos fiscais de saída modelo 55, que indica se será de forma síncrona ou assíncrona.

A nota de devolução é enviada ao eDocs somente se as tags abaixo estiverem definidas da seguinte forma:

Gerar log integração e-Docs
Permite ativar a gravação de um log contendo o arquivo XML de envio e retorno do eDocs.

O log de integração é gerado na pasta principal de log do sistema (Senior Config. Center), no formato "integracao_edocs_'data_hora'.xml". É gerado log para todos os documentos transmitido para o eDocs (função ComunicarSoap()).

CNPJ Filial
Esse parâmetro deve ser utilizado pela filial no caso Procuração Eletrônica. Nele deve ser informado o número do CNPJ da filial cadastrada no eDocs, nos casos em que exista a parametrização das filiais outorgadas na tela Configuração de Filial, guia Filial > Empregados / Outorgados, no eDocs.

Importante

Alguns registros, como o R-2099, validam o CNPJ da filial e não apenas o conteúdo do .XML. Por isso é importante verificar se o usuário e senha informados nas configurações do ERP para integração com eDocs (F191CPT) estão corretos. Ao informar um usuário e senha de outra empresa que não a da apuração, ela será utilizada pelo eDocs e o documento não será encontrado na base de dados. Com isso o status do R-2099 não será atualizado no painel F690PAN e, consequentemente, não será possível fazer a conciliação na F690TCC.

Integração do REINF em lotes com o e-DOCs
Junto do parâmetro Quantidade máxima de eventos por requisição ao utilizar a opção REINF em Lotes, permite gerar uma ou mais requisições com todos os eventos marcados na tela EFD-Reinf (F669ERE) para exportação. Quando "N - Não", cada evento representa uma requisição no eDocs, podendo gerar sobrecarga.

Quantidade máxima de eventos por requisição ao utilizar a opção REINF em Lotes
Indica a quantidade máxima de eventos enviados em uma requisição ao eDocs. O limite aceito pelo eDocs é de 100 eventos por requisição. Essa opção depende do campo Integração do REINF em lotes com o e-DOCs estar como "S-Sim".

Grupo Finanças

Subgrupo Tesouraria

Concilia Extrato Automaticamente
Habilita a conciliação automática no recebimento de movimentos de extratos bancários. Vale por empresa, não sendo possível defini-lo por filial. O título deve ser baixado totalmente com um único movimento. Além disso, o movimento na Tesouraria deve ter o mesmo valor do extrato e não pode estar conciliado com outro movimento.

Seu valor padrão é S-Sim. Desta forma, a conciliação automática feita pelo web service com.senior.g5.co.mfi.tes.extrato, porta GravarMovimentosBancarios ficará habilitada por padrão. Para alterar isso, utilize a opção N-Não.

Grupo Gestão de Fretes - FIS

Subgrupo Cálculo de Frete

Definição da categoria dos produtos
Define o valor padrão da categoria dos produtos por documento.

Emitir nota fiscal automaticamente
Determina se deve ou não emitir a nota fiscal automaticamente quando tiver o retorno do cálculo do frete.

Calcular frete no FIS mesmo tendo o frete informado na nota fiscal de saída
Determina se no fechamento, a nota fiscal deve ou não ser integrada na Gestão de Fretespara realizar o cálculo de frete, mesmo quando ela já possuir valor de frete recebido do pedido ou digitado manualmente.

Enviar o número do pedido do cliente no lugar do número do pedido do sistema
Envia o número do pedido do cliente nos dados gerais do pedido, ao invés do número do pedido do ERP ao Gestão de Fretes.

Caso não haja número do pedido do cliente, é enviado o número do próprio pedido. Quando a nota for autorizada e houver pedido, é considerada essa configuração e também enviado ao FIS conforme o primeiro pedido encontrado. Se a nota possuir mais de um pedido, os demais serão enviados no campo de observações do local. O objetivo desse parâmetro é manter o rastreamento do pedido do cliente, que pode ter origem de outro sistema no ERP e no FIS

Unidade de medida das dimensões do produto para cálculo do volume cubado a ser enviado ao FIS
Indique qual é a unidade de medida das dimensões no cadastro da derivação, pois esta não possui uma unidade de medida individual de dimensões.

Unidade de medida do volume cubado a ser enviado para o FIS
Indique a unidade que será utilizada para converter as unidades de medida das embalagens ou dos produtos para a unidade de medida que o Gestão de Fretes espera (unidade em metros cúbicos).

Grupo Cotei

Ver Cotação de produtos/serviços (Cotei).

Ativar Logs de Integração com Cotei
Esse parâmetro ativa a criação de logs da integração ERP x Cotei, salvos na pasta configurada para esse fim. Os logs são gerados em arquivos diferentes e têm como base os seguintes nomes:

Número de Dias Padrão para Sugestão de Data Limite
Número de dias sugerido no campo Dt. Limite Resp. Forn. da tela F410PCT.

Considera Apenas Dias Úteis ao Sugerir Data Limite de Resposta do Fornecedor
Define se o sistema considera apenas dias úteis ao somar o parâmetro Número de Dias Padrão para Sugestão de Data Limite de Resposta do Fornecedor. Lembrando que o ERP sugere o número de dias padrão de resposta na tela F410PCT quando o campo Enviar Proc. Cotação for igual a Cotei.

Ativar Integração com Cotei
Ativa a integração com o Cotei, efetuando controles e pendências de integração do Processo de Cotação. Para isso, o processo automático 137 - Integração ERP X Cotei (F000AGE) deve ser cadastrado.

Obrigar a Informação de Marca pelo Fornecedor nos Itens da Cotação
Define a obrigatoriedade do campo Marca no portal do Cotei para cada item da cotação. Se selecionado igual a "S - Sim", irá obrigar ao fornecedor o preenchimento da marca pra todos os itens cotados.

Grupo Fornecedor

Subgrupo Gerais

Gerar pendência na importação do fornecedor
Gera uma pendência de integração no web service de importação do fornecedor com.senior.g5.co.ger.cad.fornecedores, porta GravarFornecedores.


 

Devolução para cliente padrão

A devolução (entrada) é realizada normalmente para o fornecedor ligado ao cliente. Porém pode haver casos, em que a devolução precisa ser gerada para um fornecedor diferente do ligado ao cliente do documento de venda. Veja como ocorre o processo de devolução de documentos de saída efetuados para Cliente Padrão na documentação.

Duplicação de parametrização

Há duas formas de duplicar as parametrizações de integração para outras filiais:

Este artigo ajudou você?