No conteúdo deste manual são citados Identificadores de Regras, porém, no GO UP não é possível incluir, excluir ou alterar identificadores e suas regras associadas, pois o sistema possui funções nativas devido aos processos de negócio pré-definidos.
Esta versão do sistema foi descontinuada e não recebe atualizações e novas implementações. Acesse a documentação da versão 5.10.3 aqui

Passo a passo da geração Bloco P

Passo a Passo

  1. Na tela Cadastros > Controladoria > Tributos > Cadastro (F051IMP) cadastrar o imposto do tipo 49:

Observação

É necessário apurar o faturamento da empresa para que os dados do imposto apurado sejam listados no SPED. Para geração do registro P100 é necessário realizar e processar a apuração do faturamento através da tela: Apuração do Faturamento Mensal (F667AFM).

O cálculo do imposto do tipo 49 baseia-se na tabela 5.1.1: (Tabela 5.1.1 - Contribuição Previdenciária - Tabela de Códigos de Atividades - Versão 1.0.4 - Atualizada em 20/08/2012)

http://www1.receita.fazenda.gov.br/sistemas/efd-contribuicoes/tabela-codigos/tabelas-de-codigos.htm

Deste modo, caso existam alíquotas diferenciadas de acordo com a tabela 5.1.1, é necessário o cadastro de mais de um imposto do tipo 49.

 

  1. Na tela Cadastros > Controladoria > Tributos > Tabelas de tributação (F049TTR) cadastrar as tabelas de tributação para os impostos criados:

Observação

Efetuar o cadastrar das tabelas de tributação seguindo as alíquotas definidas na tabela 5.1.1.

 

  1. Na tela Cadastros > Mercado e Suprimentos > Parâmetros Fiscais > Classificações fiscais (F022CLF) o campo Código Contribuição deve ser preenchido com base na tabela 5.1.1.

 
  1. Na tela Cadastros > Controladoria > Tributos > Guias de recolhimento (F051GUI) efetuar o cadastro das guias de recolhimento para os impostos criados:
Observação

Verificar quais são os códigos fiscais e informações corretas para a guia de recolhimento.

 

  1. Na tela Cadastros > Controladoria > Tributos > Base imposto (Liga Filial) (F055PPF) efetuar a ligação dos impostos do tipo 49 que foram criados.

Atentar-se para a ligação das guias de recolhimento aos impostos criados:

 

  1. as configurações de impostos para filial é necessário ligar, na página Contribuição Previdenciária, os Códigos de Contribuição que foram inseridos na classificação fiscal (F022CLF). Para está ligação é possível utilizar o botão Importar, conforme abaixo:

 

  1. Nesta funcionalidade é possível selecionar os códigos de contribuição, ao “Processar” eles serão ligados à página “Contribuição Previdenciária”.
Observação

Como a informação do código de contribuição é definida na classificação fiscal, é necessária a informação da classificação fiscal para os serviços.

 

  1. Após realizar as parametrizações, a apuração dos impostos 49 deve ser realizada através da tela Controladoria > Gestão de Tributos > Operações e Cálculos Fiscais > Cálculos > Apuração (F661PAI):

 

  1. Ao processar, será aberta a tela F661IA9 onde podem ser verificados os detalhes da apuração. Após conferência, clicar em Processar.

 

  1. Na tela de geração do SPED Contribuições Controladoria > Gestão de Tributos > Arquivos Fiscais > Federais > SPED PIS/Cofins (F669SPC) o campo Contribuição Previdenciária é utilizado para as informações dos impostos do tipo 49 que foram cadastrados, conforme exemplo abaixo:

 

  1. Na tela de geração do SPED também é necessário selecionar a geração do registro 0145:

 

  1. Ao processar a geração, será gerado o bloco P seguindo as determinações do guia prático:

Este artigo ajudou você?