No conteúdo deste manual são citados Identificadores de Regras, porém, no GO UP não é possível incluir, excluir ou alterar identificadores e suas regras associadas, pois o sistema possui funções nativas devido aos processos de negócio pré-definidos.
Esta versão do sistema foi descontinuada e não recebe atualizações e novas implementações. Acesse a documentação da versão 5.10.3 aqui

F420OPS - Ordens de Compra via Cotação

Essa tela permite a geração de ordens de compra via cotação de produtos e serviços.

Para a geração das ordens, o sistema respeita as quantidades definidas dos seguintes campos do Cadastro de Produtos (F075PRO): Qtde Múltipla, Qtde Mínima e Qtde Máxima. Esses campos servem como orientação da quantidade que o usuário poderá comprar para determinado produto e caso ocorra a tentativa de compra de uma quantidade maior que a sugerida, o sistema entende que deverá quebrar esses valores em mais itens.

Para que o processo seja seguido sem a quebra de sequências na ordem de compra, é necessário que o campo Qtde Máxima seja avaliado.

Processos

As cotações, já aprovadas, terão os itens (produtos e serviços) agrupados em uma única ordem de compra. Ao clicar no botão Mostrar exibirá todas as cotações na grade obedecendo aos filtros informados. Seleciona-se as cotações e o cálculo das ordens de compra se dará pelo botão Calcular.

Ao mandar mostrar a rotina sugere para o campo transações na grade a mesma transação do cabeçalho da tela. A rotina obriga informar a transação nos itens selecionados para processamento ao clicar em Calcular .
Para atender no que diz respeito a sugerir transações diferentes da padrão, se disponibilizou o identificador de regras CPR-420OPSAT02 que será executado na carga dos itens nas grades. As variáveis disponibilizadas na regra foram as colunas das grades de produto e serviço, juntamente com a chave da tabela E410COT (Cotações).

No cabeçalho da tela possui a opção: Separar por transação. Assim como as demais opções de agrupamento, esta tem a finalidade de agrupar na ordem de compra gerada apenas itens com transações idênticas. A rotina permite duas situações:

  1. Quando não assinalar para Separar por transação: geração de itens com transações diferentes na mesma ordem de compra, onde os dados gerais da ordem de compra sempre terão a transação definida no cabeçalho da tela, e os itens terão a transação definida na grade. Não teremos agrupamento por transação nesta modalidade, respeitam-se apenas as demais opções de agrupamento.

Observações

  1. Quando assinalar para Separar por transação: geração de itens com transações iguais na mesma ordem de compra, onde as ordens de compra serão agrupadas conforme estas transações. Continuam sendo respeitadas as demais modalidades de agrupamento existentes na tela.

Campos

Os campos de cabeçalho tem a finalidade de filtrar os dados a exibir na grade em conjunto com os campos da tela F420SPS, associada ao botão Seleção.

Dados processamento

Separar por depósito
Opção para que, ao clicar em Mostrar, os itens listados na grade Cotações de Produto respeitem o depósito informado nas solicitações de compra (ligadas às cotações carregadas). Com isso, ao carregar a grade, o sistema quebra linha a linha por depósito (agrupando as quantidades). Ao clicar em Processar, o sistema irá gerar a ordem de compra e cada item do documento representará um depósito diferente.

Separar por Filial
No clique do botão Mostrar:

Separar por transação
Finalidade de agrupar na ordem de compra gerada apenas itens com transações idênticas. Foi criado o identificador de regras CPR-420OPSAT01 cujo objetivo é sempre trazer a opção Separar por transação assinalada e desabilitada. No clique do botão Processar:

Possui parcelas especiais
Indicativo se as ordens de compra deverão ser geradas com parcelas especiais.

Gerar Ordem de Compra Fechada
Indicativo se as ordens de compra deverão ser geradas fechadas.

Enviar e-mail de aviso para aprovação
Indicativo se deverá ser enviado e-mail para os usuários responsáveis pela aprovação da ordem de compra quando a empresa utiliza as rotinas de aprovação multinível.

Enviar e-mail para o fornecedor após processar
Indicativo se deverá ser enviado e-mail para os fornecedores após o processamento. Esta opção somente estará habilitada se o identificador de regras CPR-420EMAOC01 estiver cadastrado e ativo. O identificador de regras CPR-420EMAOC01, por sua vez, só será acionado se esse campo for marcado no momento do processamento da tela. Esse campo é salvo por usuário, a partir do momento que ele é marcado.

Aprov.Multinível
Indicativo se o controle de aprovação multinível será criado em ANA (Análise) ou PRE (Preparação). Esta opção será gravada por usuário e não considerará o campo Estado de inicialização da ordem de compra dos parâmetros da filial para compras.

Separar por endereço de entrega da solicitação
Indicativo se deseja gerar as cotações separadas pelo endereço de entrega das solicitações. Ao clicar no botão Processar com este campo marcado, o sistema separa as cotações que possuem itens originados em Solicitações que possuem o mesmo endereço de entrega para gerar a Ordem de Compra, respeitando os demais agrupadores.

Aproveitar saldo das Solicitações
Indica se o saldo das solicitações deve ser considerado no processo. Quando este parâmetro estiver selecionado, o ERP gera uma nova sequência tendo como base o saldo do documento inicial.

Observação

Esses agrupamentos são aplicados de acordo com a ordenação da grade de cotações. Isso significa que podem existir situações, onde nem todas as cotações se encaixam no mesmo agrupamento e que serão geradas em uma única ordem de compra. Esta é uma limitação do comportamento da tela.

Botões

Calcular
Calcula as ordens de compra, conforme os registros marcados nas grades.

Grades

Cotações de Produto (1)
Exibe as cotações de produto aprovadas para a geração da ordem de compra, permite a informação ou alteração de alguns dados,  como por exemplo, o depósito, valor de frete, valor de seguro, valor de embalagem, valor de encargos, valor de outras despesas, valor de arredondamento, conta financeira, conta contábil e centro de custo.

Cotações de Serviço (2)
Exibe as cotações de serviço aprovadas para a geração da ordem de compra, permite a informação ou alteração de alguns dados,  como por exemplo,  valor de encargos, valor de outras despesas, valor de arredondamento, conta financeira, conta contábil e centro de custo.

Ordens de Compra Calculadas
Exibe as ordens de compra geradas com base nos registros marcados nas grades superiores no clique no botão Calcular, permitindo a informação ou alteração de alguns dados, por exemplo, Transportadora, % Encargos, % Outros, % Frete, % Embalagens, % Seguros, Origem Mercadoria, Parcelas Especiais, Motivo e Observação Motivo.

% Diferimento
Percentual que será utilizado para o cálculo do valor do ICMS Diferido em cotações, contratos, ordens de compras e notas fiscais de entrada.

Observação

Esse campo estará disponível somente quando o código da situação tributária finalizar em 51 (Diferimento). Para mais informações sobre o ICMS Diferido, consulte o processo. Para que o percentual de diferimento seja sugerido/preenchido para os serviços, é necessário que o parâmetro Possui serviços c/ ICMS/IPI (F070EMP) esteja preenchido com S-Sim.

Parâmetros globais

Nome Descrição
HerDatPre Indicativo para o sistema ignorar a herança da data de previsão de entrega da cotação na tela F420OPS (Suprimentos > Gestão de Compras > Ordens de Compra > Via Cotação).
RatPrPjEs Indicativo se a rotina de geração de OC via Solicitação de compra/via Cotação deve gerar nova sequência de rateio para quantidade comprada excedente de produtos se a empresa utiliza projetos para estoques.
RatSrPjEs Indicativo se a rotina de geração de OC via Solicitação de compra/via Cotação deve gerar nova sequência de rateio para quantidade comprada excedente de serviços se a empresa utiliza projetos para estoques.

*Quando estiver ativo e com uma regra vinculada, a variável CprATransacao sempre precisa estar preenchida e ter seu valor retornado, caso contrário a transação não será sugerida.

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