No conteúdo deste manual são citados Identificadores de Regras, porém, no GO UP não é possível incluir, excluir ou alterar identificadores e suas regras associadas, pois o sistema possui funções nativas devido aos processos de negócio pré-definidos.
XTended > BPM > Integração

Integração BPM e GO UP XTended

A integração entre BPM e GO UP XT acontece através da execução de regras em processos agendados no sistema. O processo agendado flexibiliza a frequência com que a integração precisa acontecer e pode ser definida conforme a necessidade e volume do cliente. As regras escolhidas na linguagem LSP é de domínio da Senior, além da flexibilização que elas permitem. A lógica de negócio de cada template irá determinar a integração com o sistema ou não, que pode ser de importação de dados e/ou exportação entre GO UP XT e BPM.

Tanto os templates como as regras, além de serem parte integrante da solução nativa podem ser utilizadas como exemplo para desenvolvimento de novas soluções.

Para que a integração ocorra devidamente é necessário que a XPlatform esteja configurada e funcionando adequadamente.

Transferência de dados

Exportação

  1. O processo agendado executa a regra definida para exportação de dados (nativamente distribuída como SARG900.LSP);
  2. A regra possui a lógica de carregar os dados necessários do GO UP XT (cursores na base) e armazená-los em arquivos .csv. Estes arquivos são gerados na pasta IMPEXP, configurada na Central de Configurações Senior;
  3. A mesma regra executa uma função que carrega os arquivos .csv para as tabelas do BPM via uma API específica.
  4. O delimitador de formatação no arquivo .csv está definido como ";" (ponto e vírgula). Desta forma as informações que tramitam entre os produtos não podem conter este caractere sob o risco de quebrar a lógica das rotinas.
  5. Exportações já pré-configuradas na regra SARG900.LSP:
    • BPM - Exportação Cadastro de Filiais (E070FIL): exporta todas as filiais da base de dados.
    • BPM - Exportação Centro de Custo (E044CCU): exporta todos os centros de custos da base de dados.
    • BPM - Exportação Localização Patrimônio (E674LOR): exporta o cadastro dos locais dos bens cuja a situação da localização seja diferente de inativo (e674lor.sitlor <> 'I').
    • BPM - Exportação Famílias (E012FAM): exporta todas as famílias cuja a situação seja diferente de inativa (E012FAM.sitfam <> 'I').
    • BPM - Exportação Origens (E083ORI): exporta todas as origens de produto/serviço da base de dados.
    • BPM - Exportação Formas de Agrupamento (E013AGP): exporta todas as formas de agrupamento da base de dados.
    • BPM - Exportação Unidades de Medida (E015MED): exporta todas as unidades de medidas da base de dados.
    • BPM - Exportação Classificação Fiscal (E022CLF): exporta todas as classificações fiscais da base de dados cuja a situação da classificação seja diferente de inativa (E022CLF.sitclf <> 'I').
    • BPM - Exportação Situações Tributárias (E027STR): exporta todas as situações tributárias da base de dados.
    • BPM - Exportação Plano Contábil (E045PLA): exporta todas as contas do plano contábil cuja a situação da conta seja diferente de inativa (e045pla.sitcta <> 'I').

Importação

  1. O processo agendado executa a regra definida importação de dados (nativamente distribuída como SARG901.LSP)
  2. A regra possui a lógica de consumir uma API no BPM que faz a leitura dos dados nas tabelas necessárias do BPM. A mesma regra, a partir dos dados retornados, utiliza web services do GO UP XT para inserir os registros conforme regra de negócio.

    No produto padrão liberamos dois templates com o propósito de inserir dados no GO UP XT, são eles: Cadastro de Favorecidos e Cadastro de Produto. A regra SARG901.LSP faz uso de dois web services com este objetivo: com.senior.g5.co.ger.cad.favorecido.gravarfavorecido e com.senior.g5.co.ger.cad.produto.cadastrar.

Este artigo ajudou você?