Integração SARA e GO UP XTended
A integração entre a SARA e GO UP XT acontece através da execução de regras de processos agendados no sistema. O processo agendado flexibiliza a frequência com que a integração precisa ocorrer e pode ser definida conforme a necessidade e volume do cliente. As regras escolhidas na linguagem LSP é de domínio da Senior, além da flexibilização que elas permitem.
Essa integração é necessária para a exportação de dados do sistema com o objetivo de alimentar com respostas às questões na SARA, de cada Bot Factory configurado.
Para que a integração ocorra devidamente é necessário que a XPlatform esteja configurada e funcionando adequadamente.
Transferência de dados
- O processo agendado executa a regra definida para exportação de dados;
- A regra possui a lógica de carregar os dados necessários do GO UP XT (cursores na base) e armazená-los em um arquivo .csv. Este arquivo é gerado na pasta IMPEXP, configurada na Central de Configurações Senior e tem seu nome no padrão bot_answers_erp_[area].csv;
- A mesma regra executa uma função que carrega o arquivo .csv para as tabelas da SARA (Bot Factory) via uma API específica;
- O delimitador de formatação no arquivo .csv está definido como ";" (ponto e vírgula), desta forma as informações que tramitam entre os produtos não podem conter este caractere sob o risco de quebrar a lógica das rotinas.
- GO UP XT on-line;
- Instalação e configuração do Middleware Senior. Somente com este servidor instalado é possível realizar o cadastro dos processos automáticos para execução dos processos automáticos na tela F000AGE, de exportação dos dados para BPM. A sua instalação é feita no Instalador, junto com a instalação do produto ou separadamente;
- Na Central de Configurações Senior, em Sistema > Gestão Empresarial (ERP) > Configurações ERP XT, no campo Arquivo de transferência de arquivos CSV para a plataforma (.jar), deve ser informado o arquivo table-import-csv-{versão}.jar. Este arquivo está atualmente na versão 1.0.9 e é distribuído na mídia do sistema na pasta \delphix\plataform\table_import_csv, denominado table-import-csv-1.0.9.jar;
- Liberação das portas para comunicação da nuvem com o ambiente na XPlatform.
- O ambiente/estação que utilizará a Sara deve conter o major do Java na versão 52, no mínimo. Este major faz referência ao Java SE na versão 8 ou superior, conforme documentação do Java.
- Acesse o ERP XT e no ícone da XPlatform clique em Bot Factory;
- Na tela Meus Bots selecione Novo;
- Em Novo BOT, selecione um template de bot para inclusão: suprimentos, mercado, manufatura e/ou financeiro. Ao final da tela Meus BOTS visualize os bots adicionados;
- Após adicionar os templates é necessário liberá-los para uso. Para isso, com perfil administrador, acesse Tecnologia > Customização > Bots e adicione cada bot que deseja disponibilizar ao uso através do botão Novo:
- Informe em Rótulo, o nome que será apresentado no bot;
- Selecione o tipo "Bot Factory" e em Nome do bot escolha com qual bot será associado;
- Clique em Salvar.
- Em seguida, ajuste as permissões de acesso ao bot criado através da Gestão de Papéis, da plataforma. Para isso, com o perfil administrador, acesse Tecnologia > Administração > Autorização > Gestão dos Papéis. Caso já possua uma estrutura de papéis definida para a empresa, localize o papel que desejar dar a permissão e clique em Editar; Caso ainda não possua, clique em Novo papel, informe o Nome do papel e, em Configurações, na guia Usuários, selecione os usuários que irão pertencer ao papel.
Para dar a permissão de acesso aos bots, em ambos os casos:- Em Configurações, na guia Permissões pesquise por "custom / bot factory";
- Abra este domínio/serviço. Em Recursos estarão listados os bots disponíveis;
- Na coluna Visualizar, selecione todos os bots que este papel terá permissão para acessar;
- Novamente em pesquisar, procure por "platform / personalization";
- Abra o domínio. Em Recursos estará listado um item denominado "Bots";
- Selecione a coluna Visualizar para este item;
- Clique em Salvar para finalizar a configuração de acesso aos bots criados para esse papel.
- A exportação de dados entre a SARA e o sistema acontece através de regras, que estão localizadas na mídia do sistema, dentro da pasta \delphix\plataform\regras. Cada uma é correspondente a um Bot Factory:
- Suprimentos: SARG902.LSP;
- Mercado: SARG903.LSP;
- Finanças: SARG904.LSP;
- Manufatura: SARG905.LSP.
- Em seguida, configure as regras para que ocorra a integração dos dados;
- A primeira execução das regras pode ser feita manualmente através do GO UP XT. No ícone de pesquisa, busque por executar regras e em seguida informe o código da regra a ser executada. Ao concluir a execução as respostas estarão disponíveis para consulta no Bot Factory correspondente;
- Para testar, realize uma pergunta para a SARA e avalie a respostas. Ao final de cada resposta está disponível um texto complementar, no qual é possível verificar data e hora de atualização, ou seja, data e hora que a regra foi executada e disponibilizada a atualização no Bot Factory.
- Por fim, faça o agendamento das regras no cadastro de processos automáticos. O cadastro de processos automáticos para a execução de regras acontece no GO UP XT e é necessário realizar o agendamento de execução informando os campos obrigatórios e o código da regra, na guia regras.
O agendamento tem o objetivo de executar processos pré-programados ou agendados antecipadamente, de uma forma automática, sem nenhuma interação, através de um servidor de aplicações. Verifique as variações de necessidade de fluxos, volumetria de dados, entre outras características para a configuração do processo agendado. Recomenda-se que o intervalo de agendamento (hora início) seja de pelo menos cinco minutos entre as regras.
Faça a integração da SARA com a Google Assistente e inicie as conversas conforme assuntos disponíveis, incluindo os Bot Factorys criados (recurso Beta).