No conteúdo deste manual são citados Identificadores de Regras, porém, no GO UP não é possível incluir, excluir ou alterar identificadores e suas regras associadas, pois o sistema possui funções nativas devido aos processos de negócio pré-definidos.
Parametrizações > Configurações de fuso horário e horário de verão

Configurações de Fuso Horário e Horário de Verão

Horário de Verão é a alteração do horário de uma região, designada apenas durante uma porção do ano, adiantando-se em geral uma hora no fuso horário oficial local. Atualmente, o horário de verão é adotado nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste. A mudança de horário impacta no uso de sistemas, razão pela qual é necessário efetuar configurações para manter atualizadas as informações de servidores, bancos de dados, sistema web, processos automáticos, procedimentos on-line e afins.

Através do botão Fuso horário, na tela Banco de dados do sistema, faça configurações de fuso horário na base de dados. As configurações de fuso horário e horário de verão funcionam apenas quando o controle de conexão for através do banco de dados. Para mais informações sobre o fuso horário, clique aqui e acesse a documentação específica sobre este assunto.

Importante

Alterações nas parametrizações de fuso horário e horário de verão só deverão ser efetuadas quando os sistemas não estão sendo utilizados. Desta forma, deve-se seguir todo o processo para efetivação das alterações (que envolve a parada total do ambiente para realização do processo de consistência de base pelo CBDS). Caso seja realizada a alteração de alguma parametrização que envolva a utilização de fusos horários pelo sistema (exemplo: mudança do fuso horário definido no SeniorConfigCenter) e não seja efetuado o processo por completo (com a execução dos procedimentos relativos ao CBDS), poderão ocorrer erros diversos nos cálculos dos horários pelas rotinas do sistema (exemplo: geração incorreta da data/hora/fuso no XML dos documentos eletrônicos gerados pelo ERP).

É pré-requisito que os sistemas Senior sejam executados em ambientes que estejam configurados para utilizarem padrões brasileiros de configurações regionais (inclusive métodos de entrada/leiaute de teclado). Estas configurações são efetuadas no sistema operacional Windows onde as aplicações são executadas.

Para a correta configuração do sistema operacional deve-se levar em conta:

A parametrização das Configurações Regionais e Métodos de Entrada (leiautes de teclado) do sistema operacional em desconformidade com o padrão brasileiro poderá acarretar em erros em diversos processos do sistema como, por exemplo, a determinação se uma data digitada pelo usuário é válida ou não. Estas parametrizações são comumente efetuadas através do Painel de Controle do Windows, no entanto, a localização da parametrização poderá variar de acordo com a versão do sistema operacional Windows. Em caso de dúvidas na alteração destas parametrizações, deve-se acionar o responsável pela administração dos sistemas operacionais do ambiente.

O maior impacto para a não parametrização adequada do Gestão Empresarial | ERP, de acordo com os fusos horários e o horário de verão, é na geração de documentos eletrônicos (XMLs), que podem ser gerados com horários incorretos, ocasionando diversas rejeições. Para melhor entendimento da relação de Fusos Horários x Arquivos XMLs, clique aqui e verifique a documentação específica sobre este relacionamento.

A parametrização de Fusos Horários no Gestão Empresarial | ERP depende de alterações no SeniorConfigCenter, no CBDS e no SGU. O controle de fuso horário é efetuado por usuário do sistema e não por filial. Desta forma, deve-se dar atenção especial as parametrizações necessárias para cada usuário no SGU.

Fuso horário e horário de Verão

Através desta guia é definido o fuso horário para a conta de usuário e se esta conta estará sujeita ao horário de verão. Esta guia só estará disponível ser as parametrizações do SeniorConfigCenter e CBDS já tiverem sido efetuadas.

O fuso horário definido nesta guia será utilizado pelo respectivo sistema para geração/gravação dos registros de horário do usuário que está sendo parametrizado. A lógica utilizada pelo sistema será:

Se o parâmetro “Este usuário utiliza horário de verão” estiver habilitado, será acrescido uma hora no GMT definido no campo Fuso horário.
Assim, se no campo Fuso horário estiver definido o GMT “-04:00” por exemplo, ao habilitar o parâmetro “Este usuário utiliza horário de verão”, o sistema entenderá que o GMT deste usuário é “-03:00”.

Importante

O parâmetro Este usuário utiliza horário de verão só terá efeito na adição de uma hora no fuso horário definido no campo Fuso Horário o processo esteja sendo realizado dentro do período de horário de verão definido no SeniorConfigCenter.

Qualquer alteração nos fusos horários de um usuário só será aplicada às novas sessões dos sistemas abertas após a alteração. Desta forma, recomenda-se solicitar ao usuário o fechamento do sistema e a abertura do mesmo novamente após ter sido efetuada alguma alteração nos seus fusos horários.

Nota

Caso esteja definido na configuração da base de dados a opção Assinalamentos Globais para Horário de Verão e Fuso Horário, estas opções estarão desabilitadas no SGU.

Este artigo ajudou você?