VAN Bancária (eSales)
O que é?
A VAN (Valued Added Network ou Rede de Valor Agregado) é uma solução aliada do setor financeiro da empresa, pois permite centralizar o tráfego de informações com diferentes leiautes e fazer as principais transações financeiras de pagamento eletrônico, cobrança escritural e extrato em um único portal, minimizando o volume de comunicação com os bancos.
Com a VAN Bancária não é necessário Internet Banking para fazer essas transações, eliminando processos manuais e reduzindo as chances de erros, atrasos e vazamentos de receita.
O Gestão Empresarial | ERP integra com uma solução parceira para a integração bancária, garantindo que todos os arquivos de pagamentos e cobranças sejam enviados aos bancos e sejam recebidos automaticamente. Além disso, também é possível receber arquivos de extratos bancários.
Uma das principais vantagens dessa integração é que ela cria um ambiente seguro e totalmente criptografado para fazer o envio dos arquivos de remessa entre o remetente e o destinatário. A transação não precisa de interação com o usuário, pois atua de forma integrada/automática no ERP, enviando e recebendo os arquivos financeiros automaticamente.
O que a VAN Bancária atende | O que a VAN Bancária não atende |
---|---|
Cobrança escritural (partindo da remessa) e processamento do retorno | Processos automáticos de geração de remessa e importação de retornos |
Pagamento eletrônico (da geração da remessa até processamento do retorno) | Geração e emissão de boletos bancários |
Importação do extrato bancário para conciliação bancária posterior | Importação de arquivos para DDA e conciliação de cartão |
1. Integração ERP e VAN Bancária
Caso algum banco não conste na lista, não tem problema. Acione a VAN para que ela contate o banco. A homologação pode levar até 90 dias.
Lembrando que estes são os bancos atendidos pela VAN. O ERP atende os bancos conforme a documentação do Passo a passo para configuração de Leiautes Bancários. Se necessário, é possível customizar um leiaute para um caso específico.
- BB - Banco do Brasil
- Banco Original
- Tribanco - Banco Triângulo
- BASA - Banco do Estado da Amazônia
- Banco Sofisa
- BNB - Banco do Nordeste
- Bradesco
- Credicoamo
- Banco ABC Brasil
- BANESTES - Banco do Estado Espírito Santo
- Banco Itaú
- Banco Daycoval
- Santander
- BMB - Banco Mercantil do Brasil
- BANPARÁ - Banco do Estado do Pará
- Citibank
- BANRISUL - Banco do Estado do Rio Grande do Sul
- Banco Safra
- Sicredi
- BRB - Banco Regional de Brasília
- Banco Topázio
- CEF - Caixa Econômica Federal
- CECRED_ Cooperativa AIlos
- Banese
- DAYCOVAL
- Unicred
- Bancoob
- Credicoopavel
- Uniprime
- Primacredi
- Inter
- Credialiança
- SICOOB MAXICREDITO
- SICOOB DFMIL
- SICOOB CREDISJUSTRA
- SICOOB VALCREDI SUL
- SICOOB METROPOLITANO
- SICOOB SEGURADORA
- SICOOB EXECUTIVO
- SICREDI UNIÃO METROPOLITANA
- SICREDI VANGUARDA
- VERO
- CABAL
- HSBC
- BANCO BDMG
- BANCO NEO ENERGIA\COELBA
- BANCO ALVORADA
- GET NET
- 4All
- BANCO ALFA
- BANCO JP MORGAN
- BANCO VOTORANTIM
- BANK OF AMERICA
- BNP - Paribas
- CIELO
- Conductor
- Paraná Banco
- Picpay
- REDECARD
- SAFRAPAY
- TECBAN
As informação necessárias encontram-se nesta planilha.
- O Gerente ou Analista de projetos da Senior entra em contato com o cliente para levantar as informações necessárias para a abertura do relacionamento com o banco;
- Depois, entra em contato com a VAN Bancária para preenchimento das cartas;
- É feita então uma reunião de kick off com o cliente e a VAN Bancária para abertura do processo de relacionamento com o banco.
- A Senior solicita a abertura do relacionamento à VAN Bancária, informando-a do novo cliente e fornecendo os dados iniciais. Essa solicitação acontece por e-mail, que segue o modelo a seguir: Modelo de e-mail de solicitação para abertura do relacionamento com a VAN Bancária
A abertura do chamado é feita via e-mail, seguindo as instruções abaixo:
- Endereço do e-mail do destinatário: implantacoes.theke@esales.com.br;
- Assunto: "Nome do cliente" - SENIOR - "Código do cliente na Senior".
As informações que devem constar no e-mail são:
- DADOS DO SOLICITANTE: empresa, nome, e-mail, departamento e telefone;
- CLIENTE: CNPJ, razão social e nome fantasia;
- CONTATO CLIENTE: nome, e-mail, departamento e telefone.
- Serão feitas agendas semanais entre a Senior e o cliente para acompanhar a evolução do processo.
- A VAN Bancária recebe as cartas assinadas pelos bancos, o que pode levar até 30 dias;
EDI
O EDI é um integrador que faz o tráfego dos arquivos bancários disponibilizados nas pastas pelo Gestão Empresarial | ERP e VAN Bancária. Sua instalação é feita pela VAN e a Senior libera a pasta para armazenamento dos arquivos na Cloud.
2. Implantação
O processo de criação das pastas dentro da Cloud para acesso por parte da eSales é feito via Fast Project para a IT Services da Senior. Confira o .PDF com o passo a passo da solicitação. Na etapa 6, basta selecionar a opção "Van Bancária" e prosseguir.
Lembrando que isso se aplica somente a clientes na modalidade Cloud.
3. Lançamento e processamento de títulos por meio da VAN Bancária
Essa integração viabiliza o envio de todos os títulos de pagamento e cobrança aos bancos parceiros de negócios de forma automática, além de tornar possível o recebimento de extratos bancários através desta integração.
4. FAQ
Quem é a eSales?
A eSales é a empresa responsável pela transmissão dos arquivos bancários por meio da VAN. Depois que o ERP Senior salva os arquivos, o EDI envia o .TXT para a eSales, que processa o arquivo de acordo com o leiaute de cada banco e o envia. O banco, então, devolve à eSales o arquivo de retorno e ela o envia para que o ERP Senior processe as baixas automáticas.
O que é VAN Bancária?
VAN é a sigla de Value Added Network ou Rede de Valor agregado. É uma central de comunicação que recebe dos bancos, adquirentes, gateways e sistemas de processamento arquivos com dados de pagamento e cobrança. Ela é responsável pelo intercâmbio com agentes financeiros.
Como funciona a parceria entre a Senior e a eSales?
A eSales não substitui o processo de Cobrança Escritural e Pagamento Eletrônico do ERP Senior. O ERP continua responsável por gerar os arquivos de remessa de pagamento e cobrança e processar os retornos. O que a eSales faz é a transmissão dos arquivos. Os pagamentos devem ser realizados nos processos padrões do ERP e o arquivo de remessa deve ser gerado e salvo no diretório.
Quais os benefícios?
A conectividade do ERP Senior x eSales permite que todo o processamento do Contas a Pagar e receber seja feito sem a necessidade de sair do sistema.
Sem a conectividade do ERP Senior com a eSales, as transmissões dos arquivos bancários são feitas de forma manual, isto é, ao finalizar a remessa bancária há a necessidade de o usuário inserir manualmente o arquivo bancário em seu bankline, fazer o download do arquivo de retorno manualmente e inseri-lo no sistema. O processamento automático dessas remessas otimiza o tempo das operações financeiras.
Como funciona o processamento de arquivos?
O EDI é a plataforma responsável por fazer a transmissão segura e rastreável dos arquivos entre clientes e instituições financeiras. A transmissão do arquivo à instituição bancária acontece respeitando o leiaute e a blocagem definidas por cada banco, portanto o cliente deve atentar-se às regras de configuração para evitar rejeições de estrutura.
As transferências de arquivos para as instituições financeiras seguem horários de limite de processamento para cada serviço. Os horários citados abaixo poderão ser alterados a critério do Banco sem prévio aviso.
Como funciona o pagamento?
Para encaminhar TED via remessa de arquivo, o horário limite é 15h10. O banco aceita remessas com lançamentos para agendamento até às 17hr horas do dia do débito. Os lançamentos agendados podem ser cancelados nas agências de relacionamento até às 17 horas do dia do pagamento.
O primeiro retorno onde contém a confirmação ou rejeição dos pagamentos é gerado em torno de 1h após o horário de processamento da remessa. O retorno de liquidação ou efetivação do pagamento é encaminhado, na grande maioria dos bancos, durante a madrugada do dia do pagamento.
Como funciona a cobrança?
O horário limite para processamento das remessas de cobrança é até às 18 horas. O retorno é disponibilizado na madrugada. Alguns bancos possuem o serviço de cobrança online, onde o retorno de confirmação de boletos é gerado cerca de 15 minutos após o envio da remessa e deve ser avaliado pelo cliente em conjunto com o banco, sendo que o ERP Senior não tem envolvimento com os prazos bancários.
Como funciona o contato com os bancos?
As instituições disponibilizam canais de contato para monitoramento e informações referentes às remessas transmitidas. Eles são úteis para:
- Validar arquivos de teste;
- Confirmar processamento de arquivo;
- Solicitar log de envio/recepção de arquivos ao banco;
- Quando a remessa apresentar rejeição por informações inconsistentes na estrutura (leiaute) ou conteúdo;
- Questionar por qual motivo o banco não disponibilizou o retorno diário.
Cada banco possui uma central de apoio à empresa com dados que só a empresa/cliente possui acesso, como senhas e tokens. Por isso, todo contato deve ser conduzido pelo usuário-chave do projeto. Os dados de contato com o banco devem ser solicitados ao gerente bancário.
Como funciona o fluxo de abertura de relacionamentos?
A eSales envia as cartas para o cliente encaminhar ao banco. O gerente, então, abrirá um chamado com a área de conectividade do banco, que entrará em contato com o setor de implantação da eSales para iniciar a habilitação do canal de tráfego de arquivos.
Importante
Os bancos possuem um SLA de cadastro entre 7 e 30 dias úteis para encaminhar o relacionamento bancário à eSales.
Etapas de implantação
Tarefa | Responsável |
---|---|
Preenchimento das cartas de abertura de relacionamento | VAN |
Abertura dos relacionamentos | Banco e VAN |
Disponibilização do EDI | VAN e Senior Observação Quando o cliente não for Cloud, a área de TI interna da empresa precisa disponibilizar o acesso para a Senior fazer a parametrização. |
Testes de arquivos | Cliente, VAN, Senior e Banco |
Quais são as responsabilidades da Senior na implantação?
- Configuração dos parâmetros necessários no ERP para geração dos arquivos e suporte dos leiautes;
- Efetuar os testes e validações junto ao usuário-chave do projeto;
- Disponibilizar acesso às pastas quando o cliente estiver hospedado em ambiente Cloud Senior.
Quais são as responsabilidades da eSales na implantação?
- Concluir o relacionamento das contas bancárias após confirmação do cliente;
- Enviar as remessas aos bancos e os arquivos de retorno para o ERP através do EDI.
Quais são as responsabilidades do cliente na implantação?
- Solicitação da abertura do relacionamento ao banco para transmissão de arquivos via eSales;
- Confirmar os relacionamentos das contas com a eSales;
- Passar todas as informações solicitadas pela Senior para configuração das contas piloto no sistema;
- Toda a comunicação com o banco, inclusive em casos de incidente com os arquivos durante os testes, devido ao sigilo bancário;
- Disponibilizar documentos de pagamento e cobrança fictícios para a validação das remessas;
- Acompanhar as validações.
Quais são as responsabilidades do banco na implantação?
- Abertura do relacionamento com a eSales;
- Dar suporte à Senior durante a implantação quando houver incidentes envolvendo leiaute bancário.
Quais cuidados devo tomar ao solicitar para o banco a migração para a VAN?
Assim que o relacionamento do banco é concluído com a eSales, todos os arquivos de retorno são enviados apenas por meio da VAN Bancária. Com isso, os arquivos não ficam mais disponíveis para download no bankline, mas sim apenas no EDI.
Posso solicitar o cancelamento do contrato bankline assim que alterar para a VAN?
Geralmente o banco não possui VAN e bankline operando ao mesmo tempo. Ao ativar o relacionamento com a VAN, o bankline fica indisponível. Nesses casos, é necessário verificar com o banco se o bankline e VAN operam em conjunto e solicitar ao banco o cancelamento do contrato bankline, se for a preferência do cliente.
Em resumo, são configurações acordadas entre banco e cliente. Neste ponto a Senior não interfere.