No conteúdo deste manual são citados Identificadores de Regras, porém, no GO UP não é possível incluir, excluir ou alterar identificadores e suas regras associadas, pois o sistema possui funções nativas devido aos processos de negócio pré-definidos.
Ajuda por telas > Finanças > Configuração e geração de cobrança escritural, boletos e pagamento eletrônico

Passo a passo para configuração de Leiautes Bancários

Abaixo detalhamos os cadastros e configurações necessárias para gerar cobrança escritural, boletos e pagamento eletrônico.

Cadastros iniciais

Bancos

Primeiro, cadastre os bancos que serão utilizados. Para isso, acesse a tela Bancos (F030BAN) e preencha os campos necessários. Adicionalmente, cadastre as Agências e Superintendências.

Bancos cadastrados automaticamente na base padrão:

Portadores

Acesse a tela Portadores (F039POR) e efetue os respectivos cadastros e suas definições.

Carteira de cobrança

Acesse a tela Carteiras de Cobrança (F033CRT) para cadastro e atualizações.

Tipo de conta (Internas) e Contas internas de Caixa e Bancos

Cadastre os Tipos das contas internas (F034TCC) utilizadas pela empresa, como também as contas de Caixa e Bancos (F600CC0).


 

Contas a Pagar


 

Contas a Receber


 

Duplicatas/Boletos

Por padrão, o sistema possui o modelo de relatório 032 - Boletos Diversos Totalmente Impressos (FRCR023.BLO), que se aplica a todos bancos cadastrados automaticamente na base padrão. Esse cadastro é realizado na tela F039POR no campo Modelo Bloqueto.

Para imprimir as instruções no boleto, o mesmo respeita a seguinte ordem hierárquica:

  1. Verifica se informou no título;
  2. Verifica na ocorrência;
  3. Verifica nas definições do cliente;
  4. Verifica no portador;
  5. Verifica código ausência de instrução na filial.

Além das instruções, o boleto já conta com o recurso de mensagens padronizada para juros, multa, desconto e acréscimo. Sendo tratado diretamente na impressão do boleto, não há necessidade de cadastramento de instrução pois o processo é automático respeitando as regras a seguir:


 

Tesouraria – Extratos Bancários

  1. Faça a manutenção do Cadastro de Movimentos de Extratos Bancários (F605LOT) de forma manual;
  2. Faça o processo de importação de extratos bancários para conciliação de saldos (Recursos > Implementações > Importação – Exportação > Executar). O Gestão Empresarial dispõe de leiaute único de importação de extratos bancários a partir de arquivos padrão .OFX, disponibilizado pela maioria dos bancos: SAIM13000.SCF;
  3. Faça o processo de conciliação de contas internas (F600CON) do módulo da tesouraria. A conciliação ocorre entre os movimentos gerados pelo sistema na gestão da tesouraria e os movimentos de extratos bancários importados (via arquivo .OFX) ou digitados manualmente na tela Cadastro de Movimentos de Extratos Bancários (F605LOT);
  4. Faça a conciliação dos saldos mensais das contas internas (F600FSC) com as respectivas movimentações.
Veja também:

Este artigo ajudou você?