No conteúdo deste manual são citados Identificadores de Regras, porém, no GO UP não é possível incluir, excluir ou alterar identificadores e suas regras associadas, pois o sistema possui funções nativas devido aos processos de negócio pré-definidos.

Distribuição de sobras de perdas

Quando uma cooperativa realizar o fechamento contábil, geralmente, apura-se o resultado, calculando as perdas e as sobras. As sobras são destinadas às reservas conforme percentuais definidos em legislação e/ou estatuto, e as perdas são distribuídas aos associados, também conforme definição estatutária.

Estas perdas e sobras são repassadas aos cooperados através da geração de movimentos, estes movimentos podem gerar título financeiro ou gerar apenas movimentos de cota capital.

Passo a passo

O cálculo da distribuição de sobras e perdas é feito na tela de Critério de Distribuição, acessada por diferentes caminhos de acordo com a operação a ser realizada:

Distribuição de Perdas:

  1. Defina o código, a Descrição e a Abreviatura do Critério;
  2. Informe o Valor a ser rateado e distribuído no movimento;
  3. A Situação é preenchida automaticamente, de acordo com a etapa do processo;
  4. A Aplicação é preenchida automaticamente de acordo com o caminho da tela aberta:
    1. P (Cota Capital - Perdas: Finanças > Gestão de Contas a Receber > Cota Capital > Perdas > Critério de Distribuição.
    2. S (Cota Capital - Sobras): Finanças > Gestão de Contas a Pagar > Cota Capital > Sobras > Critério de Distribuição.
  5. Defina o Tipo de Título a ser gerado para a quantidade financeira distribuída;
  6. Defina o(s) Cooperado(s) contemplados pela distribuição;
  7. Defina a Cond. de Pag. A condição de pagamento influencia na quantidade de parcelas a serem geradas;
  8. Defina o Cód. Forma de Pgto. das parcelas. Caso o cliente (perdas) ou fornecedor (sobras) não tenham preenchimento no campo Condição Pagamento Padrão, da tela F085HCL o preenchimento deste campo será considerado nas parcelas.
  9. Informe a Transação Fin. e o % Rat. Financeiro da operação. A quantidade informada neste campo será distribuída entre os cooperados selecionados e será gerado um título de acordo com o tipo de título informado. Caso não haja valor financeiro, basta não preencher os campos.
  10. Informe a Transação Cota. e o % Rat. Cota da operação. A quantidade informada neste campo será distribuída entre os cooperados selecionados, como cota capital. É possível subscrever (perdas) ou integralizar (sobras) esta quantidade.
    Caso não seja informado valor, não será subscrito nem integralizado valor.
    1. Se for perda será gerado um título a receber sobre o valor financeiro, de acordo com a transação financeira informada e será gerado um movimento a subscrever de acordo com a transação de cota informada.
    2. Se for sobra será gerado um título a pagar sobre o valor financeiro, de acordo com a transação financeira informada e será gerada uma integralização, de acordo com a transação de cota informada.
      Para que o movimento de integralização abata o saldo de movimentos subscrito em aberto, marque a opção Ind. Subscrição. Caso ela não seja marcada, será gerada uma nova movimentação de subscrição e integralização na conta do cooperado.
    3. A transação da cota é sugerida conforme preenchimento realizado na tela de Cadastro de Parâmetros da Cota Capital (F070ECC). Não são aceitas transações de Lançamento Contínuo.
  11. A soma dos percentuais deve totalizar 100%.
  12. Na grade de Títulos, é exibido o detalhamento dos valores a serem distribuídos como perda ou sobra de cota capital e os valores financeiros que terão geração de título.
    1. O campo % Rat. Cota Capital é preenchido com o resultado de: (Valor da distribuição * % Rat. Cota) / Quantidade de cooperados do movimento. Corresponde ao percentual do valor que será destinado à cota capital.
    2. O campo Vlr. Rat. Cota Capital é preenchido com o resultado de: % Rat. Cota * Valor da distribuição / quantidade de cooperados do movimento.
    3. O campo % Rat. Fin.é preenchido com o resultado de: (Valor da distribuição * % Rat. Financeiro) / Quantidade de cooperados do movimento. Corresponde ao percentual do valor que será destinado ao movimento financeiro.
    4. O campo Vlr. Rat. Fin. é preenchido com o resultado de: % Rat. Financeiro. * Valor da distribuição / quantidade de cooperados do movimento.
  13. É possível alterar o preenchimentos destes campos, desde que haja permissão nas telas:
    1. Para Perdas: Cadastro > Usuário > Parâmetros por Gestão > Contas a Receber (F099URE), campo Alterar Valor Critério Distribuição
    2. Para Sobras: Cadastro > Usuário > Parâmetros por Gestão > Contas a Pagar (F099UPA), campo Alterar Vlr. Critério Distribuição
  14. O campo Ind. Subscrição está disponível para as Sobras, ele define se o valor das sobras de cota capital integralizadas devem abater o saldo de movimentos subscritos em aberto. Caso não seja marcado, será gerada uma nova movimentação de integralização na conta do cooperado.
    Se o saldo a integralizar for menor do que a quantidade de sobras distribuída à cota capital, será lançado um novo movimento de subscrição e integralização para o cooperado.

    Observação
    Não há integralização de distribuição de sobras em movimentos de lançamentos contínuos.

  15. As parcelas são exibidas na grade Parcelas, de acordo com o cooperado selecionado na grade de Títulos. As parcelas são referente o valor financeiro do movimento de distribuição.

Observação

O título gerado para a cota capital pode ser compensado e substituído através das funcionalidades disponíveis nas telas de Finanças > Gestão de Contas a Pagar > Contas a Pagar > Baixas de Títulos e Finanças > Gestão de Contas a Receber > Contas a Receber > Baixas de Títulos.

Este artigo ajudou você?