No conteúdo deste manual são citados Identificadores de Regras, porém, no GO UP não é possível incluir, excluir ou alterar identificadores e suas regras associadas, pois o sistema possui funções nativas devido aos processos de negócio pré-definidos.
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Formação de Preços

Após atender aos Pré-requisitos e efetuar os passos descritos nas Parametrizações, é necessário prosseguir com a Formação de preços. Este processo é realizado no Gerador de Tabelas de Custos (F621GTC). Esta tela gera as tabelas de custos automaticamente, processando as informações padrão do sistema. Nesta tela efetue os seguintes passos:

 

  1. Preencha os campos Código e Descr. Padrão com um código novo e uma descrição

  2. Defina o período considerado na geração dos custos no campo Validade/Período. Este período determina a abrangência considerada na busca das informações para gerar a apuração dos custos. Caso alguma tabela já tenha sido criada, a data não poderá ser alterada.

  3. O campo Tab. Sel. Produtos vem preenchido com a tabela 01 - Seleção de Produtos Padrão (Go Up) gerada na tela de Seleção de Produtos (F627TSP), e seu preenchimento pode ser alterado.
    Observação
    Caso seja necessário gerar informações para outros produtos, deve ser criada uma Seleção de Produtos específica com os produtos, origens e derivações desejadas e seu código deve ser informado neste campo.

  4. Escolha o Tipo de Processamento: Manual ou Automático.

    • O processamento Manual abre as telas para possíveis alterações durante o processo.
    • O processamento Automático não permite alterações. As telas responsáveis pelos processos das tabelas não são abertas, e todos os valores, cálculos e tabelas são cadastrados e gerados automaticamente, inclusive a ficha técnica, seguindo o padrão definido pelo sistema.

    Veja os detalhes de cada processo na documentação das Tabelas de Custos.

  5. A opção Gerar a Ficha Técnica de Custos já vem marcada, caso ela não deva ser gerada, desmarque-a. Lembre que ela é necessária para gerar o Custo Padrão. Veja detalhes da Importação da ficha técnica de custo. O detalhamento sobre Ficha Técnica está descrito abaixo, no item Ficha Técnica.

  6. Após preencher os campos do cabeçalho da tela, clique em Mostrar. As tabelas não são exibidas em ordem numérica, mas sim por ordem de como são processadas. Essa ordem de processamento é necessária devido à ligação existente entre as tabelas, ou seja, uma depende da outra para gerar informações para custos.
  7. Observação
    Lembre-se que as tabelas são cadastradas automaticamente, ao alterar o preenchimento do campo Custos, do Cadastro de Empresas (F070EMP) para "Sim".

  8. No rodapé da tela, é possível selecionar a Opção de Criação, elas auxiliam na escolha das tabelas a serem processadas.


  9. Todas as tabelas vêm marcadas, mas é possível desmarcar as que não devem ser geradas através do botão Sel., que indica quais tabelas serão processadas.
    • As tabelas de 21 até 33 são referentes ao Custo Ajustado (Contabilidade de Custos).

    • Nas guias Parâmetros e Dependências são apresentadas as informações conforme o cursor estiver posicionado na grade Tabelas.

    • Na guia Dependência é possível consultar as tabelas utilizadas e as tabelas dependentes.

    • A guia Em Uso informa se há algum processo utilizando a tabela relacionada em um determinado momento. Caso haja, o sistema não permite alterações.
  10. Clique em Processar. O sistema além de realizar o cadastramento e a ligação entre as tabelas, faz também, os o cálculos necessários para cada tabela.

 

Após gerar o custo padrão (tabela tipo 7) e o preço de Venda com base no custo padrão (tabela tipo 8), estes valores podem ser atualizados em outras rotinas, veja detalhe nos processos:

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