No conteúdo deste manual são citados Identificadores de Regras, porém, no GO UP não é possível incluir, excluir ou alterar identificadores e suas regras associadas, pois o sistema possui funções nativas devido aos processos de negócio pré-definidos.
Segmentos > Manufatura > Custos > Formação de Preços > Tabelas de Custos

Tabelas de Custos - Formação de Preços

A tela de Tabelas de Custos, possibilita o processamento das tabelas de Formação de Preços e Contabilidade Custos. Neste documento detalhamos o que ocorre durante o processamento das tabelas que compõe a Formação de Preços.

A tela de Tabelas de Custos, possibilita o processamento das tabelas de Formação de Preços e Contabilidade Custos. Neste documento detalhamos o que ocorre durante o processamento das tabelas que compõe a Formação de Preços.

Ao processar as tabelas no tipo de processamento Manual, é possível cancelar o processo ao clicar no botão Cancelar da tela que estiver sendo exibida no momento. O processo para e é exibido o questionamento: "Deseja cancelar o processamento das tabelas de custos?".

Observação
As tabelas processadas precisam estar com situação "1-Em manutenção" para que possam ser processadas. O sistema altera essa situação automaticamente, ao clicar em processar, é exibida a seguinte mensagem:

"Não se pode processar a tabela nesta situação! Deseja que o sistema altere a situação para "1 - Em manutenção"?"

Ao clicar em "Sim", as tabelas passam para situação necessária.

Importação da Ficha Técnica

A ficha técnica do produto é formada pelo consumo dos materiais necessários para sua fabricação e pelo roteiro de produção o qual deverá ser seguido para sua operacionalização. Esta ficha técnica será importada da engenharia para o módulo custos, e toda correção de custos no âmbito estrutural, deverá ocorrer diretamente na engenharia (Ficha Técnica F710FTS) e esta correção deve ser atualizada no módulo custos, através da importação da ficha técnica.

A ficha técnica pode ser gerada através do Gerador de Tabelas de Custos (F621GTC) ou na tela Geração de Ficha Técnica de Custos (F622FTC):

Lembramos que a Ficha técnica considera os componentes de entrada (subprodutos) para formação de custos do produto, de acordo com o parâmetro Considera componentes entrada, da tela de Parâmetros Gerais de Custos (F620DEF), guia Custo Padrão:

A tela de Tabelas de Custos, possibilita o processamento das tabelas de Formação de Preços e Contabilidade Custos. Neste documento será detalhado o que ocorre durante o processamento das tabelas que compõe a Formação de Preços.

Tipo 1 - Componentes de Cálculo

Os componentes de cálculo são taxas, índices, prazos e valores que serão utilizados nas fórmulas de cálculo do módulo que influenciarão no cálculo do custo padrão e na formação do preço de venda.

Ao selecionar a tabela de Componentes de Cálculo no Gerador de Tabelas de Custos (F621GTC), o sistema realiza o cadastramento da tabela e relaciona o valor padrão de cada componente de cálculo, os quais serão utilizados posteriormente para cálculo do custo padrão e preço de venda.

Na geração da tabela de Componentes de Cálculo, o sistema busca os componentes cadastrados nos Parâmetros Gerais de Custos (F620DEF), na guia Componente de Cálculo. O processo "Automático" não varia do processo "Manual", ou seja, em nenhuma das opções será possível alterar informações em tela durante a geração da tabela.

Após processar a geração da tabela, ela pode ser consultada na tela de Valores de Componentes de Cálculo por tabela (F620CVT).

Observação
Tanto no processo Automático, quanto no processo Manual, a tela de Cadastro de Componentes de Cálculo de Custos (F620CCC) não é apresentada.

Tipo 2 - Cotação de Insumos

A cotação de insumos é utilizada para precificar os materiais relacionados a ficha técnica, neste processo há duas formas de sugestão de valores para precificação: Preço médio ou Última compra, a seguir detalhamos como ocorre a sugestão de valores.

Ao selecionar a tabela de Cotação de Insumos, no Gerador de Tabelas de Custos (F621GTC) o sistema realiza o cadastramento da tabela e faz os cálculos necessários para gerar as cotações dos materiais e intermediários.

Tipo de Processamento

A tabela de Cotação de Insumos utiliza duas telas: a tela de Seleção de Materias e Serviços para Cotação (F621SIC), e a tela de Cotação de Materiais e Serviços para Custos (F621CIC), a cotação é realizada sobre os materiais e serviços selecionados na tela F621SIC. As telas podem ser abertas ou não, dependendo do tipo de processamento escolhido:

Automático: O processamento da tabela é realizado sem abrir a tela de Seleção de Materias e Serviços para Cotação (F621SIC). Neste caso, o sistema assume as seguintes informações:

O processamento da tabela é realizado sem abrir a tela de Cotação de Materiais e Serviços para Custos (F621CIC). Neste caso, o sistema assume as seguintes informações para a aprovação da cotação:

Neste tipo de processamento, os materiais e serviços com preço são aprovados automaticamente, enquanto aqueles sem preço, apresentarão divergências que permitem escolher interromper o processo de cadastramento das tabelas.

Manual: Neste processo, a tela Seleção de Materias e Serviços para Cotação (F621SIC) é aberta e as seguintes informações podem ser alteradas, se for necessário:

A tela Cotação de Materiais e Serviços para Custos (F621CIC) é aberta e as seguintes informações podem ser alteradas, se for necessário:

Neste tipo de processamento, os materiais e serviços com preço são exibidos, enquanto aqueles sem preço podem ter o seu valor informado manualmente e consequentemente aprovados, seguindo a apuração de custos.

Tipo 3 - Preço Padrão de Insumos

Com base na tabela de cotação de insumos e em componentes de cálculo, é possível calcular o preço de custo líquido e à vista dos materiais e serviços. Este preço é o que a Gestão de Custos denomina de "Preço Padrão de Materiais/Serviços", ele é utilizado para o cálculo do custo padrão dos produtos produzidos.

Ao selecionar a tabela de Preço Padrão de Insumos, no Gerador de Tabelas de Custos (F621GTC) o sistema realiza o cadastramento da tabela e faz os cálculos necessários para gerar o preço padrão de materiais e intermediários, considerando as variáveis da formação de preços. Os produtos considerados são aqueles contemplados pela Seleção de Materiais e Serviços para Cotação (F621SIC) geradas na tabela Tipo 2 - Cotação de Insumos.

A tabela tipo 3, utiliza informações da tela Geração de Preços Padrão de Materiais e Serviços (F621GPP), esta rotina:

Tipo de Processamento

Automático: o processamento da tabela é feito sem abrir a tela Geração de Preços Padrão de Materiais e Serviços (F621GPP). Neste caso, o sistema assume as seguintes informações para a Geração de Preço Padrão de Materiais e Serviços:

Manual: ao processar a tabela, a tela de Geração de Preços Padrão de Materiais e Serviços (F621GPP) é aberta com informações sugeridas que podem ser alteradas, exceto o campo Tabela. Ao Processar e em seguida clicar em Sair, a rotina volta para o Gerador de Tabelas de Custos (F621GTC), apresentando a próxima tela do processo.

Tipo 11 - Critérios de distribuição de orçamento

Ao selecionar a tabela de Critérios de distribuição de orçamento, no Gerador de Tabelas de Custos (F621GTC), o sistema realiza o seu cadastro e monta os critérios de distribuição, buscando todos os centros de custos produtivos diretos cadastrados, que tenham ligação com algum centro de recurso e que dentro do período informado pelo usuário tenham recebido algum apontamento na produção, ou seja, teve movimentação.

O percentual de distribuição sugerido pelo sistema, que cada centro de custo direto absorve dos centros de custos indiretos, é calculado com base na quantidade de centros de custos diretos obtidos, sempre dividindo igualmente entre cada um até chegar a 100%. Caso seja necessário utilizar algum outro critério, é necessário optar pelo tipo de processamento manual, assim será possível alterar na tela de Critérios de Distribuição de Custos (F626CDC).

Os produtos considerados são aqueles contemplados pela Seleção de Materiais e Serviços para Cotação (F621SIC) geradas na tabela Tipo 2 - Cotação de Insumos.

Observação
Na guia de Parâmetros da tela de Gerador de tabelas de Custos (F621GTC), há o campo Sugerir critérios anteriores, ao preencher este campo com "Sim", será possível informar qualquer tabela de Critérios de distribuição de orçamento, para servir como base para geração dos dados das novas tabelas.

Tipo de Processamento

Automático: a tela Critérios de Distribuição de Custos (F626CDC) não é aberta ao gerar a tabela, dessa forma, não é possível alterar informações de distribuição.

Manual: ao gerar a tabela, a tela Critérios de Distribuição de Custos (F626CDC) é aberta com informações sugeridas que podem ser alteradas, exceto o campo Tabela. Ao clicar em Sair, a rotina continua o processamento dos tipos de tabelas seguintes, apresentando as telas do processo.

Tipo 4 - Orçamento

Ao selecionar a tabela de Orçamento, no Gerador de Tabelas de Custos (F621GTC) o sistema realiza o cadastramento da tabela e faz os cálculos necessários para gerar o orçamento dos produtos.

As tabelas de Componentes de Cálculo (01) e Critérios de distribuição de orçamento(11) são necessárias para que a tabela de Orçamento seja gerada.

Ao processá-las, além de cadastrar a tabela de Orçamento, o sistema busca os lançamentos contábeis na tela (F626IOC) e a respectiva distribuição dos valores dos centros de custos produtivos indiretos para os diretos, conforme critérios definidos na tabela de Critérios de distribuição de orçamento(11) envolvida.

Empresas que possuem Controladoria, devem verificar se as contas contábeis estão ligadas às naturezas de gastos, assim a Gestão de Custos poderá obter os valores lançados nos centros de custos através da tela manutenção de contas contábeis (F045PLA).

Empresas que não possuem Controladoria terão de preencher a Taxa de Custo, na tela de Centro de Recursos (F725CRE). A Controladoria fornece os subsídios por meio da montagem de orçamentos para apuração de custos no que tange a taxa de custos (valoração dos processos produtivos em seus centros de custos), para que seja possível o próprio sistema realizar a apuração de custos, é necessário ter o módulo controladoria operando.

Tipo de Processamento

Automático: a tela de Importação de Valores da Contabilidade (F626IOC) não é aberta, dessa forma, não é possível alterar informações.

Manual: ao processar a tabela, a tela de Importação de Valores da Contabilidade (F626IOC) é aberta com informações sugeridas que podem ser alteradas, exceto o campo Tabela. Ao Processar e em seguida clicar em Sair, a rotina exibe a próxima tela conforme a seleção das Tabelas, na tela de Tabelas de Custos (F621GTC).

A tela F626DCD possibilita a consulta do resultado obtido após o processamento.

Pré-requisitos para a busca dos lançamentos contábeis

Para a geração da tabela de custo de Orçamento, serão considerados os lançamentos contábeis que atendam aos seguintes critérios na Gestão de Contabilidade:

Tipo 5 - Capacidades Produtivas

A capacidade de um centro de custos é definida pelo tempo previsto que dispõe para a realização de tarefas produtivas. Este tempo pode variar, dependendo do modo em que forem analisados os recursos, e os efeitos que provocariam sobre os custos da empresa.

Ao selecionar a tabela de Capacidades Produtivas, no Gerador de Tabelas de Custos (F621GTC) o sistema realiza o cadastramento da tabela e faz os cálculos necessários para gerar a capacidade produtiva dos centro de custos:

Capacidade teórica: o cálculo é feito através de informações buscadas na tela de Centro de Recursos (F725CRE):

Capacidades disponível: ocorre através do Calendário Industrial (C.I.) (F802CCI), onde é feita uma média dos dias produtivos do calendário

Tipo de Processamento

Automático: a tela de Capacidades Produtivas (F623CPT) não é aberta para alterações.

Manual: ao processar a tabela, a tela de Capacidades Produtivas (F623CPT) é aberta com informações sugeridas que podem ser alteradas, exceto o campo Tabela. Ao Processar, é aberta a tela de Parâmetros das Capacidades Produtivas (F623PCP), nela devem ser informados os redutores de capacidades correspondentes e o código da capacidade teórica, em seguida, clicar em Processar.

A rotina volta para a tela de Capacidades Produtivas (F623CPT), e ao clicar em Sair, o processamento das tabelas continua e é aberta a próxima tela, conforme a seleção das tabelas no Gerador de Tabelas de Custos (F621GTC).

Tipo 6 - Taxa de custo dos processos

Esta tabela realiza o cálculo das taxas de custo dos processos de transformação dos produtos tendo como base o orçamento por centro de custos (após transferências e recebimentos) e a capacidade produtiva de cada centro de custos (quantidade de horas disponíveis de cada centro de custo).

Ao selecionar a tabela de Taxa de custo dos processos, no Gerador de Tabelas de Custos (F621GTC) o sistema realiza o cadastramento da tabela e faz os cálculos necessários para gerar as taxas de centro de custos.

Há duas formas de calcular o valor das taxas de custos:

1. Taxa obtida do centro de recurso

A taxa obtida do centro de recurso não contempla os cálculos de orçamento e capacidades produtivas, o valor é buscado integralmente da taxa informada no centro de recurso. Para que isso ocorra:

  1. Preencha o campo Utilizar taxa do centro de recurso, guia Custo Padrão da tela de Parâmetros de Custos (F620DEF), com "Sim";
  2. Na tela de Cadastro do centro de recurso (F725CRE):

    • Defina o valor da taxa no campo Taxa de Custo;
    • Vincule o centro de custo do processo no campo Centro Custo. Os processos podem ser: fabricação, embalagem, montagem, por exemplo. Para cada um deles será possível definir um valor de taxa a ser distribuída no custo do produto.

      É necessário que o centro de custos esteja ligado somente a um centro de recurso. Caso um centro de custo esteja ligado a mais de um centro de recurso, será utilizada a taxa do primeiro centro de recurso encontrado.
      Ao final do processo serão geradas as seguintes críticas:
      "O Centro de Custo (X) está sendo utilizado por mais de um Centro de Recurso (Y)".
      "Para o Centro de Custo (X) será considerada a Taxa de Custo informada no Centro de Recurso (Y)".
  3. Processe a tabela e consulte as taxas na tela de Taxa de Custos dos Processos (F626TCP) ;
  4. A taxa é calculada por grupo de naturezas de gastos. Ela é descrita com um grupo de natureza específico "99-Taxa centro de recurso", para fins de identificação, na tela de Taxa de Custos dos Processos (F626TCP), campo GNG/Descrição.
Observação
Se o sistema utilizar essa configuração as tabelas 4 - Tab. Orçamento e 5 - Tab. Capacidades Produtivas não serão exibidas.

2. Total de orçamento dividido pelo total de capacidade produtiva

Neste processo de geração da taxa, o sistema busca os valores de custos e despesas, obtidos no processo da tabela de tipo 4 (Tabela de Orçamento) e divide estes valores pelas respectivas capacidades produtivas , obtidos no processo da tabela de tipo 5 (Capacidades Produtivas), o resultado desta operação será a taxa, que é separada por centro de custo e grupos de natureza.

Tipo de Processamento

Automático: a tela de Taxa de Custos dos Processos (F626TCP) não é aberta para alterações.

Manual: a tela de Taxa de Custos dos Processos (F626TCP) é aberta para que o usuário acompanhe o processamento das informações. Ao clicar em Processar e/ou em Sair, o sistema continua a geração dos custos, exibindo a próxima tela correspondente ao processo.

Tipo 7 - Custo Padrão

O custo padrão do produto é utilizado para avaliação de desempenho, fixação de preço de venda dos produtos e comparação com o custo real possibilitando identificar as flutuações de menor e maior eficiência do processo de produção, aquisição de materiais e tempos produtivos. O Custo padrão deve ser especificado em termos de custo variável, custo fixo e custo indireto de fabricação.

Ao selecionar a tabela de Custo Padrão, no Gerador de Tabelas de Custos (F621GTC) o sistema realiza o cadastramento da tabela e faz os cálculos necessários para gerar o custo padrão de produtos , com base no valor dos materiais e intermediários e valor da taxa dos centros de custos ou recursos. Por isso, para gerar o custo padrão dos produtos, é necessário ter informações de outras tabelas, elas podem ser geradas antes ou junto a tabela de Custo Padrão:

Tipo de Processamento

Automático: neste tipo de processamento a tela de Geração do Custo Padrão (F621GCP) não é aberta para alterações. Neste caso, o sistema assume as seguintes informações para a geração de custo padrão.

Manual: ao processar a tabela, a tela Geração do Custo Padrão (F621GCP) é aberta com informações sugeridas que podem ser alteradas, exceto o campo Tabela. Ao Processar e em seguida clicar em Sair, o sistema continua a geração dos custos, exibindo a próxima tela correspondente ao processo.

Tipo 8 - Preço de Venda

O Preço de venda é o preço calculado com base em fichas técnicas bem depuradas e representando o retorno desejado para a empresa, ele funciona como um preço orientativo e é utilizado como parâmetro para comparação com o preço de mercado, definindo, assim, o preço de venda dos produtos.

Ao selecionar a tabela de Preço de Venda, no Gerador de Tabelas de Custos (F621GTC) o sistema realiza o cadastramento da tabela e faz os cálculos necessários para gerar o preço de venda de produtos, com base no custo padrão.

O preço será calculado conforme a fórmula definida no campo Fórmula Utilizada, nos Parâmetros de Custos (F620DEF), guia Preço de Venda Indústria, o preenchimento padrão para este campo é "4-Valor de Margem de Contribuição"

Na tela de Geração do Preço de Venda (F621GPV), é possível consultar ou processar uma tabela de preço de venda.

Tipo de Processamento

Automático: neste tipo de processamento a tela de Geração do Preço de Venda (F621GPV) não é aberta para alterações.

Manual: ao processar a tabela, a tela de Geração do Preço de Venda (F621GPV) é aberta com informações sugeridas que podem ser alteradas, exceto o campo Tabela. Ao Processar e em seguida clicar em Sair, a rotina volta para o Gerador de Tabelas de Custos (F621GTC), caso as tabelas de Contabilidade de Custos tenham sido selecionadas também, o sistema prossegue com a exibição das telas, correspondentes às tabelas. Veja quais são tabelas da Contabilidade de Custos aqui.

A tela de Geração do Preço de Venda (F621GPV) pode ser utilizada em qualquer momento que for necessário calcular o preço de venda.  A consulta dos valores e custos envolvidos na composição do preço de venda pode ser feita na tela de Consulta da Composição do Preço de Venda (F621CPV).

Este artigo ajudou você?