No conteúdo deste manual são citados Identificadores de Regras, porém, no GO UP não é possível incluir, excluir ou alterar identificadores e suas regras associadas, pois o sistema possui funções nativas devido aos processos de negócio pré-definidos.
Ajuda por telas > Custos > Gestão de Preço para Indústria > Formação de Preços > Custo Padrão > F621GCP - Geração do Custo Padrão

F621GCP - Geração do Custo Padrão

Ao contrário dos custos históricos, o custo padrão é gerado antes de iniciar a produção, pois antes de produzir ou efetuar um serviço, é necessário que a empresa tenha em mãos um orçamento de quanto custará o produto, para analisar a viabilidade do mesmo.

O custo padrão envolve uma noção de meta a alcançar, de eficácia e eficiência.

Do ponto de vista administrativo o custo padrão é utilizado para avaliação de desempenho, para a fixação do preço de venda dos produtos e para a obtenção de um custo não sujeito a flutuações em razão de menor ou maior eficiência no processo de produção, na aquisição de materiais, nos tempos produtivos disponíveis em cada centro de custos.

Um aspecto importante a ser observado é que a utilização do custo padrão não elimina a necessidade do custo real. Pelo contrário, reforça a necessidade de controles mais apurados que possibilitem detectar as razões dos desvios, pois o custo padrão só tem utilidade na medida em que é parâmetro de confronto com o real, com o objetivo de que estas variações sejam minimizadas.

O Custo padrão é calculado na tela Tabelas de Custos (F621GTC), ao processar a tabela de tipo 7- Custo Padrão e suas tabelas dependentes.
Após gerar o custo padrão dos produtos, é possível atualizar o custo padrão dos produtos na tela de Atualização do Custo Padrão no cadastro de Produtos (F621ACP).

Observação

O parâmetro Recalcula Intermediários só estará disponível na tela, quando nos parâmetros da tabela tipo 7 - Custo Padrão a opção Cálculo Proporcional estiver definido com o valor igual a S - Sim.

Processos

Veja o processo completo de Apuração de Custos para o GO UP.

Vista a importância do custo padrão para a empresa, a Gestão de Custos calcula o mesmo a partir de três tabelas previamente definidas:

Na Gestão de Formação de Preços, o custo padrão é especificado em termos de custos variável, custo direto fixo e custos indiretos de fabricação.

É possível, quando houver necessidade, informar o custo padrão de um produto de forma manual. Neste caso, o sistema mantém um indicativo de que o preço foi atualizado pelo usuário. Mesmo que informado manualmente, o custo padrão deve ser especificado em termos de custo variável, custo fixo e custo indireto de fabricação.

Tratamento de Produtos Mistos
Parâmetro "Considerar Produto Misto como Material"
Por default todas as tabelas sempre ficarão com "N". Esse parâmetro irá indicar se os produtos intermediários mistos devem ser considerados como comprados, tendo seu custo pego do Preço Padrão de Materiais, ao invés do processo normal de explosão e cálculo dos custos dos componentes, processos e serviços que ele utiliza.
No cálculo do Custo Padrão será usado o novo parâmetro da própria tabela de Custo padrão. Nesta tela também ocorrerá o mesmo que na tela de Seleção de Insumos. Quando um intermediário for tratado como comprado, ele terá seu custo baseado no Preço Padrão (tabelas tipo 3), e não mais será calculado o Custo Padrão de outros intermediários que ele tem na ficha, pelo fato de não ser mais explodido.

Custo Negativo
Se existirem taxas de custo dos processos com valor negativo, essas são consideradas no cálculo do custo do produto, diminuindo do custo. Na grade "Itens", os valores negativos das taxas são exibidos com o sinal "-" (menos).

Se o produto ficar com o total negativo, todos os valores correspondentes ao produto irão ficar com o valor "0" (zero), e ao clicar no botão Processar, irá exibir uma crítica informando que o custo do produto está negativo.
Na coluna "Obs." da grid, vai exibir a informação: "Custo unitário negativo". Esses valores negativos e que ficaram zerados na grade podem ser visualizados na tela "F622CFT - Consulta de Ficha Técnica multinível de Custos".

Componentes de Entrada
Quando houver componentes de entrada no modelo do produto, é possível definir se estes serão descontados ou não do custo do produto.
Na tela "F620DEF", página "Custo Padrão" há o campo Considera componentes entrada. Quando estiver como "S" (Sim) e existirem componentes de entrada definidos no modelo do produto, irá considerar estes na ficha técnica do produto e descontar do custo total do produto.
Quando o campo estiver definido como "N" (Não), irá realizar o cálculo do custo do produto apenas com os componentes de saída.

Crítica
Quando tiver crítica de um produto intermediário, gerará o custo dos produtos abaixo dele que estiverem corretos. Ou seja, será gerado crítica onde tiver problemas e continua o processo para os outros níveis, se houver.

Cálculo do Custo Padrão para quantidade diferente de 1 (um)
Na Gestão de Custos o cálculo do custo padrão para um produto é realizado sempre considerando a quantidade "1" (um), que é a padrão, porém, é possível calcular o custo de um produto para uma quantidade diferente desta padrão. Para esta funcionalidade é necessário realizar algumas parametrizações:

Importante

Mensagem
Quando excluir algum item da tela, exibirá uma mensagem questionando se deseja recarregar ou não as informações na tela.
Se optar por "Sim", as informações serão atualizadas sem exibir os itens excluídos. Caso optar por não, apenas serão atualizadas as informações quando clicar no botão Mostrar.

Web services

Através de artefatos internos denominados Web services, o processamento de uma tela poderá ser desviado para um servidor dedicado, liberando assim, a estação do usuário para outras atividades.
Ao clicar no botão Processar, abrirá a tela "Modo de Processamento", onde será necessário escolher o modo de processamento da rotina.

Botões

Informação

Os botões não documentados nesta tela, não executam nenhum tipo de processo.

Este artigo ajudou você?