Solução fiscal - Geração de documentos fiscais de venda
Este documento possui as parametrizações e os web services disponíveis para a integração com a Gestão Fiscal e Tributária da Solução Fiscal Senior para a geração de documentos fiscais de venda.
Nele é possível consultar informações de:
Parametrizações iniciais
Na tela Parâmetros de Integração (F191CPT) defina os seguintes parâmetros:
- Motivo padrão de cancelamento ou inutilização: define o código do motivo padrão para o cancelamento/inutilização dos documentos fiscais quando executado o web service de cancelamento das vendas (com.senior.g5.co.int.venda.documentofiscal, porta Cancelar);
- Série fiscal padrão para outros documentos: define a série fiscal padrão para geração de outros documentos;
- Diretório padrão PDF: diretório padrão para geração do arquivo PDF do documentos gerais.
- Série padrão para pré-faturamento: série utilizada para armazenar o documento gerado para faturamento futuro do modelo 21;
- Diretório padrão PDF: diretório padrão para geração do arquivo PDF do documento fiscal no modelo 21;
- Série fiscal padrão: define a série fiscal padrão para geração de documentos fiscais no modelo 21.
- URL para consulta do DANFE: URL para consulta do DANFE no sistema emissor de documentos eletrônicos. O uso do literal "{CHAVE}" é obrigatório para que o sistema concatene dinamicamente a chave eletrônica do documento. http://serv/sde/DocumentoAuxiliar/DownloadDocumento.ashx?Chave={CHAVE};
- Tipo de integração via web service: define o tipo de integração de notas fiscais eletrônicas (modelo 55) via web service.
- Emitir NFC-e: define se devem ser emitidos documentos fiscais eletrônicos de modelo 65 (NFC-e) através do web service com.senior.g5.co.int.venda.documentofiscal, porta Emitir;
- Imprimir via do emitente: define se deve ser impressa a via do emitente para o DANFE NFC-e impressa em contingência;
- Código de segurança do contribuinte: código de segurança do contribuinte;
- URL consulta pública: define qual URL é usada para realizar a consulta pública da NFC-e;
- URL consulta do DANFE: define qual URL é usada para realizar a consulta do DANFE da NFC-e;
- Tipo de impressão do DANFE: define o tipo de impressão do DANFE (1 – Completo ou 2 - Resumido);
- Tipo do ambiente de emissão: define o tipo do ambiente para emissão da NFC-e (1 - Produção ou 2 - Homologação);
- Série fiscal padrão: define a série fiscal padrão para geração da NFC-e;
- Cliente padrão: define o cliente padrão para geração da NFC-e;
- Forma de pagamento padrão: define a forma de pagamento padrão para geração da NFC-e;
- Valor mínimo para obrigatoriedade de CPF/CNPJ do cliente: valor mínimo para obrigatoriedade de CPF/CNPJ do cliente na NFC-e;
- Valor mínimo para geração NF-e: valor mínimo para geração NF-e a partir da venda de uma NFC-e;
- Condição de pagamento padrão: define a condição de pagamento padrão para geração da NFC-e;
- Mensagem institucional: define uma mensagem para impressão no DANFE da NFC-e;
- Identificador do CSC: identificador do código de segurança do contribuinte no banco de dados da SEFAZ (IDCSC).
- Forma de pagamento para faturamento futur.: define a forma de pagamento para faturamento futuro. Nesse caso os itens que gerariam outros documentos não serão adicionados em nenhum documento.
Subgrupo Comunicação com e-DOCs:
- Usuário: usuário de conexão com e-DOCs para envio de documento fiscal eletrônico para SEFAZ;
- URL: URL de conexão com e-DOCs para envio de documento fiscal eletrônico para SEFAZ;
- Senha: senha de conexão com e-DOCs para envio de documento fiscal eletrônico para SEFAZ.
Subgrupo Gerais
- Código do representante padrão: define a condição do representante padrão na integração do cliente através do web service com.senior.g5.co.ger.cad.clientes, porta GravarClientes;
- Código da condição de pagamento padrão: define a condição de pagamento padrão na integração do cliente através do web service (com.senior.g5.co.ger.cad.clientes, porta GravarClientes.
Web services
Seguem abaixo a relação dos web services utilizados pela Solução Fiscal.
Observação
O web service com.senior.g5.co.int.venda.documentofiscal, utilizado na integração, possui restrição quanto ao uso, ou seja, não está disponível a todos os clientes.
Para ter acesso a ele, é necessário entrar em contato com a Senior.
Web service de consulta de parâmetros
Para acessar os parâmetros informados na Solução Fiscal na tela Parâmetros de Integração (F191CPT) execute o web service com.senior.g5.co.cad.parametrosintegracao, porta ConsultarGeral_2.
Para executar este web service são necessárias as seguintes parametrizações:
- Cadastre o sistema externo dentro da Solução Fiscal na tela Sistemas Integrados (F000SIS);
- Habilite o uso do web service para cada uma das filiais na tela Configuração de web services (F000CWS).
Quando o parâmetro agruparUF do web service estiver como S o sistema busca todas as parametrizações da tela Parâmetros de Integração (F191CPT) agrupadas por UF.
Web service de consulta de notas fiscais emitidas
Para acessar as notas fiscais geradas pela Solução Fiscal execute o web service com.senior.g5.co.ven.notafiscalsaida, porta ConsultarGeral_2.
Esse web service retorna os dados da nota fiscal (Cabeçalho, produtos, serviços, impostos, informações eletrônicas, entre outros).
Web service de consulta de contribuinte
O web service com.senior.g5.co.cad.contribuinte, porta ConsultarCadastro, faz a consulta do contribuinte no ERP e também na SEFAZ.
Nota
Algumas SEFAZ não tem disponível a consulta de contribuintes.
- CNPJ Filial: CNPJ da filial no qual se pretende emitir o documento fiscal ou que precisa verificar os dados do cliente;
- Documento para consulta: informe o CPF, CNPJ, Inscrição estadual ou passaporte;
- UF documento: sigla da SEFAZ que deseja fazer a consulta. Se for informada uma sigla de uma SEFAZ que não têm a consulta e no campo Consultar na SEFAZ for informado Sim, é retornada a mensagem UF não fornece consulta por ... Porém, se no ERP contiver dados para o cliente, eles são retornados nas suas respectivas guias.
- Tipo do documento: tipo de documento que está sendo feita a pesquisa. 1 - CNPJ, 2 - CPF, 3 - IE ou 4 - Identificador estrangeiro.
Retorno
Mostra se o processo foi realizado com sucesso.
- Tipo de retorno: pode receber o valor 0 – processado com sucesso ou -1 – processado com falhas.
- Mensagem: recebe texto informando se foi processado com sucesso.
Erros
Recebe o valor quando o tipo de retorno for definido com valor -1 – Processado com falhas. Pode receber mais de uma mensagem de falha.
Cliente
Retorna os dados cliente e no campo Contribuinte cadastrado lista se o mesmo está no ERP ou não.
Definições
Lista os valores cadastrados para cada filial que o cliente tiver suas definições cadastradas.
Consulta SEFAZ
Lista os valores retornados na consulta com a SEFAZ.
Endereço de entrega
Retorna todos os campos existente na tabela E085ENT, listando todos os endereços de entrega que estão ligados ao cliente que está sendo consultado.
Se for encontrado registro os dados do cliente são carregados e o campo consulta Disponível retorna o valor igual a S - Sim. Caso não seja encontrado registro, o campo consulta Disponível retorna o valor N - Não e o campo Descrição consulta recebe o texto 262 - Rejeição: UF não fornece consulta por CPF.
Web service de gravação de cliente
O web service com.senior.g5.co.ger.cad.clientes, porta GravarClientes_4, retorna e permite a alteração da sequência do endereço de entrega informado no cadastro/alteração do cliente.
Endereço de entrega
- SeqEnv: índice externo para o endereço de entrega. O valor desse campo não é registrado no banco de dados e o seu preenchimento é obrigatório;
- SeqEnt: sequência do endereço de entrega. Caso não seja informado, o sistema cria uma sequência para o endereço de entrega. Se for informado e o ERP encontrar um endereço para esse cliente com a mesma sequência, o endereço é alterado no ERP. E caso não seja encontrada uma sequência, é criado um novo endereço com o valor informado no campo.
Endereço de entrega
- CodCli: código do cliente no ERP;
- SeqEnv: sequência de envio do endereço de entrega (Sequência do sistema externo). Essa informação não é registrada no ERP;
- CgcCpf: CPF/CNPJ do cliente;
- SeqEnt: sequência do endereço de entrega no ERP;
- Retorno: mensagem de retorno do processamento (OK para processamento com sucesso ou mensagem de erro para processamento com erros).
Web service de emissão dos documentos fiscais com base na venda realizada
Para acessar as notas fiscais geradas pela Solução Fiscal execute o web service (habilitando na tela F000CWS para todas as filiais) com.senior.g5.co.int.venda.documentofiscal, porta Emitir.
Ele atende quatro tipos de documentos fiscais:
- Modelo 21 (Nota de comunicação) não é um documento eletrônico;
- Modelo 65 (NFC-e);
- Modelo 55 (NF-e);
- Outros Documentos (serviços) não é um documento eletrônico.
Considerações sobre os atributos de entrada
Definição dos atributos de entrada para a venda.
- CNPJFil (CNPJ da filial): CNPJ da filial para o qual está sendo feita a venda. Deve ser usado um CNPJ que está relacionado a uma filial cadastrada no ERP e essa filial deve ter também suas definições de venda e parâmetros fiscais previamente cadastrado no ERP;
- IdentificadorCliente (Identificação do cliente - CNPJ, CPF ou documento de identificação de consumidor estrangeiro): o cliente deve estar cadastrado na Solução Fiscal nas seguintes situações:
- venda de itens de serviço com indicativo de Telemático onde o documento fiscal gerado será no modelo 21;
- venda de itens de produtos P – Produtos onde o valor da venda tenha atingido o valor configurado nos parâmetros Valor mínimo para obrigatoriedade de CPF/CNPJ do cliente ou Valor mínimo para geração NF-e;
- venda que tenha emitida uma NFC-e e seja necessária a emissão de NF-e (cobertura);
- cliente deseja receber o DANFE por e-mail.
Se for necessário informar o cliente, o sistema externo pode realizar a consulta na Solução Fiscal com o CPF/CNPJ/Passaporte do cliente no web service com.senior.g5.co.cad.clientes, porta ConsultarCadastro.
Caso a Solução Fiscal não identifique o cliente na consulta, o sistema externo deve executar o web service de cadastro de clientes com.senior.g5.co.ger.cad.clientes, porta GravarClientes.
Nas situações em que o cliente apenas deseja ter o seu CPF ou qualquer número de identificação (passaporte, por exemplo) na NFC-e, o número do documento pode ser enviado no web service mesmo que não exista um cadastro na Solução Fiscal. O número do documento do cliente é vinculado ao documento fiscal e impresso no arquivo XML da NFC-e.
- IdentificadorTransportadora (CNPJ ou CPF da transportadora responsável pela entrega): quando for enviado o CPF/CNPJ da transportadora, a NFC-e é gerada com as informações da transportadora que deve estar previamente cadastrada na Solução Fiscal;
- VlrLiq (Valor líquido total da venda): valor líquido total da venda, deve ser igual a valor liquido dos itens somados;
- DatSai (Data de saída da venda): data no qual a venda foi feita;
- HorSai (Hora de saída da venda): hora no qual a venda foi feita;
- NumInt (Número do documento externo - Integrado): número de identificação da venda no sistema externo. Este número deve ser único por atendimento (controle de responsabilidade do sistema externo). Os documentos gerados por este web service estarão vinculados a este número externo;
- NroEnvio (Número de tentativas de envio da venda): número de tentativas de envio da respectiva venda. Através dele, a Solução Fiscal decide se existe a necessidade de buscar documentos eventualmente já gerados para a respectiva venda, possibilitando assim mais eficiência no processamento dos documentos fiscais. Além disso, caso o primeiro envio tenha ficado sem resposta (timeout, por exemplo), a Solução Fiscal pode consultar documentos já emitidos e apenas devolver a resposta pendente;
Quando é enviado o valor 1, a Solução fiscal considera que se trata do primeiro envio da venda e, portanto, faz a geração dos documentos fiscais sem consulta prévia na base de dados. E quando o valor enviado for maior que 1, a Solução Fiscal busca na base de dados os documentos fiscais já emitidos para a respectiva venda através do Número do documento externo (NumInt). Caso existam documentos, a Solução Fiscal continua o processamento e caso ainda não existam, gera novos documentos fiscais.
Caso o sistema parceiro não queira controlar o número de envios, pode enviar sempre com o valor igual a 2, nesse caso sempre verifica se já existe documentos antes de criar um novo documento.
- indPre (Indicador de Presença): esse campo deve ser informado o valor 1 ou o valor 2:
- significa que a venda é presencial e nesse caso vai ser gerada uma NFC-e para o produto informado;
- significa que a venda não é presencial e nesse caso vai ser gerada uma NF-e para o produto informado.
- TipImp (Tipo de impressão do DANFE): caso não seja informado, considera o tipo de impressão padrão configurado na tela Parâmetros de Integração (F191CPT). Pode ser os valores 1 - Completo e 2 - Resumido);
- duplicarDefinicaoCliente (Duplicar Definição do Cliente): define se o cadastro do cliente informado deve ser duplicado da filial Matriz para a filial que realizou a venda. Para utilizar esse atributo, é necessário que o cadastro do cliente informado na venda esteja cadastrado na Filial Matriz.
Sem essa duplicação, devido ao cadastro do cliente não possuir definições para a Filial da venda, ela não pode realizar venda para esse cliente. Uma vez que o cliente possui definição para a filial da venda, não é necessário realizar a duplicação; - eMail (E-mail do cliente ou responsável que receberá os documentos fiscais gerados na venda): define qual e-mail recebe os documentos fiscais gerados na venda. Caso não seja preenchido, envia para o e-mail definido no cadastro do cliente informado na venda;
- SeqEnt (Sequencia do endereço de entrega): quando for informado valor para esse campo, o documento fiscal é gerado com o endereço de entrega relacionado a sequência informada e é obrigatório informar um cliente e o mesmo deve estar cadastrado na solução fiscal;
- Forma de pagamento: permite definir as formas usadas para pagar a venda:
- Tipo de pagamento: determina como o tipo de pagamento foi feito. Pode ser informado os seguintes valores: 01 - Dinheiro, 02 - Cheque, 03 - Cartão de Crédito (quando usado esse tipo é obrigado a informar os dados de pagamento do cartão), 04 - Cartão de Débito (quando usado esse tipo é brigado a informar os dados de pagamento do cartão), 05 - Crédito Loja, 10 - Vale Alimentação, 11 - Vale Refeição, 12 - Vale Presente, 13 - Vale Combustível e 99 - Outros.
Quando é enviado um tipo de pagamento igual ao que está configurado no parâmetro Forma de pagamento para faturamento futuro, da tela F191CPT, os itens que seriam adicionados em outros documentos passam a ser ignorados, dessa forma não é gerado nenhum documento. Assim, se uma venda contiver somente itens que gerariam outros documentos, não é retornado nenhum documento para a venda. - Valor: valor total aplicado para o tipo de pagamento informado. Vale lembrar que soma dos valores de todos os tipos de pagamento, descontando a soma de todos os trocos deve ser igual ao valor líquido da venda;
- Valor Troco: informe quando foi dado de troco para o cliente. Vale lembrar que soma dos valores de todos os tipos de pagamento, descontando a soma de todos os trocos deve ser igual ao valor líquido da venda;
- Dados de pagamento do cartão: informe o valor para esses campos quando a forma de pagamento for do tipo cartão.
- Tipo integração: tipo de integração do processo de pagamento com o sistema de automação da empresa, pode receber os seguintes valores (1 - Pagamento integrado com o sistema de automação da empresa e 2 - Pagamento não integrado com o sistema de automação da empresa);
- CNPJ credenciadora: CNPJ da Credenciadora de cartão de crédito/débito;
- Bandeira operadora: bandeira da operadora de cartão de crédito/debito. Pode ser informado os seguintes valores: 01 - Visa, 02 - Mastercard, 03 - American Express, 04 - Sorocred e 99 - Outros;
- Autorização: número da autorização da transação da operação com cartão de crédito e/ou débito.
- Tipo de pagamento: determina como o tipo de pagamento foi feito. Pode ser informado os seguintes valores: 01 - Dinheiro, 02 - Cheque, 03 - Cartão de Crédito (quando usado esse tipo é obrigado a informar os dados de pagamento do cartão), 04 - Cartão de Débito (quando usado esse tipo é brigado a informar os dados de pagamento do cartão), 05 - Crédito Loja, 10 - Vale Alimentação, 11 - Vale Refeição, 12 - Vale Presente, 13 - Vale Combustível e 99 - Outros.
Permite definir informações especificas para um determinado tipo de documento.
Exemplo: Caso seja gerada uma NFC-e, é possível definir o tipo 65 e adicionar uma observação para esse documento em especifico.
É permitido informar somente valor para os tipos 21 – Telemático, 55 – NF-e, 65 – NFC-e e 99 - Outros.
Se for informado um tipo diferente dos permitidos é cancelada toda a venda sem gerar nenhum documento. E quando informado um tipo válido, mas que a venda não vai gerar, também é apresentada uma mensagem de inconsistência e abortada toda a operação de venda.
- IteFis (Código do atributo fiscal do item): código fiscal do produto ou serviço. Para isso, deve-se parametrizar o campo Utiliza Código Fiscal da tela Cadastro de Parâmetros Fiscais (F070EPF), como Sim. Os produtos e serviços devem possuir esses valores definidos em seus cadastros, campo Código Fiscal da telas Cadastro de Produtos (F075PRO) e Cadastro de Serviços (F080SER).
O valor do código fiscal é sequencial e portanto, único por produto ou serviço. Caso seja realizada alguma alteração no cadastro do produto ou serviço, o seu código fiscal é alterado. - proSer (Produto ou Serviço): indica se trata de um produto ou serviço (P - Produto ou S - Serviço). Através dele, a Solução Fiscal decide qual modelo de documento fiscal deve ser gerado:
- P – Produtos: itens com este atributo são incluídos no documento fiscal modelo 65 (NFC-e). Quando estes itens atingirem o valor parametrizado para Valor mínimo para geração NF-e (F191CPT), o documento fiscal é gerado no modelo 55 (NF-e);
- S – Serviços: itens com este atributo são incluídos num documento de série não fiscal, utilizado apenas para fins de apuração do SPED Contribuições.
- indTel (Indicativo se o Serviço é Telemático): indica que o serviço é Telemático (S - Sim, N - Não). Itens com esse atributo serão incluídos no documento fiscal modelo 21;
- DesIsv (Descrição Item Telemático): essa informação é registrada no complemento do item de serviço E140ISV.CplIsv. O valor desse campo sobrepõe o valor sugerido para descrição complementar do item.
Só é permitido definir valor para esse campo quando for um item que gera um documento do tipo 21 – telemático. Caso contrário a venda é rejeitada, retornando que não pode ser informada uma descrição para o item.
Um item é considerado temático quando os campos itensVenda.ProSer e itensVenda.IndTel estiverem como S. - UniVen (Unidade de medida de venda): a unidade de medida usada para a venda do produto/serviço;
- QtdVen (Quantidade de itens vendidos): quantidade vendida para o item;
- PreVen (Preço unitário de venda): preço de venda do item;
- PerDsc (Percentual de desconto aplicado no item): percentual de desconto aplicado no item;
- VlrDsc (Valor de desconto aplicado no item): desconto aplicado no item;
- VlrBru (Valor bruto do item): valor bruto do item;
- VlrLiq (Valor liquido do item): é o resultado do valor bruto subtraindo-se o valor de desconto e o valor de impostos retidos.
Para consultar o valor da retenção, execute o web service com.senior.g5.co.int.venda.documentofiscal, porta CalcularRetencoes, para retornar os valores de retenção caso a venda possua.
Considerações sobre os atributos dos retornos
São mensagens gerais retornadas independente dos documentos gerados contém dois campos de retorno.
- Tipo de retorno: retorna o valor 0 – Processado ou -1 – Erro;
- Mensagem Retorno: recebe a informação de processado com sucesso quando tipo de retorno for igual a zero, ou recebe a mensagem de erro que foi gerada para o processamento da venda.
Lista todas a vendas que foram enviadas ligando as mesmas aos seus respectivos documentos. Segue os atributos de retorno para as vendas.
- CNPJ da filial: retorna o CNPJ da filial no qual a venda foi gerada;
- Documento integrado: retorna o número do documento integrado informado na entrada, para dessa forma conseguir ligar os documentos gerados a venda que foi enviada para o ERP;
- E-mail enviado: retorna o e-mail no qual foram enviados os documentos. Pode ser tanto e-mail que foi informado na entrada do serviço, como também pode ser o e-mail já existente no cadastro do cliente, mesmo que não tenha sido informado e-mail nas informações de entrada da venda.
Está dentro das informações do Retornos Documentos e recebe informações somente se a venda retornada gerou um modelo 21 tendo sucesso ou falhas.
- Tipo Retorno: retorna 0 – processado com sucesso ou -1 – processado com falhas. Texto informativo sobre o tipo de retorno é colocada no campo de mensagem;
- Empresa: retorna o código da empresa do ERP;
- Filial: retorna o código da filial do ERP;
- Série: retorna a série fiscal do ERP;
- Número da nota: retorna o número da fiscal do ERP;
- CodEdc: código do modelo do documento fiscal. Pode retornar os seguintes valores: 21 - Nota Fiscal de Comunicação, 55 - Nota Fiscal Eletrônica e 65 - Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica;
- CodSel: retorna o código da série legal;
- CNPJ Filial: retornado o CNPJ da filial usada para geração do documento no ERP;
- Item Fiscal: se o modelo 21 tiver mais de um item no documento cada item vai ter seu item fiscal informado nesse campo, dessa forma é possível saber quais itens da venda pertencem ao modelo 21;
- Sequência: se tratando de um documento não eletrônico é informada a sequência do item do ERP;
- Mensagem: recebe o texto informativo sobre o tipo de retorno, que no caso de falhas pode retornar mais de uma mensagem de falha.
Está dentro das informações do Retornos Documentos e recebe informações somente se a venda retornada gerou um outro documento tendo sucesso ou falhas.
- Tipo Retorno: pode retornar 0 – processado com sucesso ou -1 – processado com falhas. Texto informativo sobre o tipo de retorno é colocada no campo de mensagem;
- Empresa: retorna o código da empresa do ERP;
- Filial: retorna o código da filial do ERP;
- Série: retorna a série fiscal do ERP;
- Número da nota: retorna o número da fiscal do ERP;
- CodEdc: código do modelo do documento fiscal. Pode retornar os seguintes valores: 21 - Nota Fiscal de Comunicação, 55 - Nota Fiscal Eletrônica e 65 - Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica;
- CodSel: retorna o código da série legal;
- CNPJ Filial: retorna o CNPJ da filial usada para geração do documento no ERP;
- Item Fiscal: se o modelo 21 tiver mais de um item no documento cada item vai ter seu item fiscal informado nesse campo, dessa forma é possível saber quais itens da venda pertencem ao modelo 21;
- Sequência: se tratando de um documento não eletrônico é informada a sequência do item do ERP;
- Mensagem: recebe o texto informativo sobre o tipo de retorno, que no caso de falhas pode retornar mais de uma mensagem de falha.
Está dentro das informações do Retornos Documentos e recebe informações somente se a venda retornada gerou um modelo 55 tendo sucesso ou falhas.
- Tipo Retorno: retorna 0 – processado com sucesso ou -1 – processado com falhas. Texto informativo sobre o tipo de retorno é colocada no campo de mensagem;
- Empresa: retorna o código da empresa do ERP;
- Filial: retorna o código da filial do ERP;
- Série: retorna a série fiscal do ERP;
- Número da nota: retorna o número da fiscal do ERP;
- CodEdc: código do modelo do documento fiscal. Pode retornar os seguintes valores: 21 - Nota Fiscal de Comunicação, 55 - Nota Fiscal Eletrônica e 65 - Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica;
- CodSel: retorna o código da série legal;
- CNPJ Filial: retornado o CNPJ da filial usada para geração do documento no ERP;
- Aguardando SEFAZ: indica se o documento fiscal foi enviado a SEFAZ e não obteve retorno imediato. Isso acontece com as UFs onde a SEFAZ trabalha com requisições assíncronas. Os tipos retornados para esse campo são os seguintes (0 - Não aguardando e 1 - Aguardando);
- Situação: retorna a situação eletrônica da nota fiscal;
- Chave eletrônica: retorna a chave eletrônica gerada para a nota fiscal;
- Código de rejeição: retorna o código de rejeição, esse código é retornado conforme as rejeições da SEFAZ ou também rejeições do e-DOCs;
- XML de retorno do modelo 55: retorna o arquivo XML gerado para o modelo 55, esse retorno é feito em base64;
- URL consulta DANFE: retorna o caminho de consulta do e-DOCs tendo concatenado nessa URL já a chave eletrônica da nota fiscal que foi gerada. Dessa forma através desse link pode ser acesso o DANFE da NF-e;
- Empresa: retorna o código da empresa do ERP;
- Filial: retorna o código da filial do ERP;
- Série: retorna a série fiscal do ERP;
- Número da nota: retorna o número da fiscal do ERP;
- Item Fiscal: se o modelo 55 tiver mais de um item no documento cada item vai ter seu item fiscal informado nesse campo, dessa forma é possível saber quais itens da venda pertencem ao modelo 55;
- Sequência: se tratando de um eletrônico esse campo recebe a sequência do item no arquivo XML E140IPV.SeqNfi. Em um documento eletrônico pode ter itens com a mesma sequência para códigos fiscais diferentes, isso acontece, porque o ERP pode estar configurado para agrupar os itens que são iguais na geração do arquivo XML;
- Mensagem: recebe o texto informativo sobre o tipo de retorno, no caso de falhas pode retornar mais de uma mensagem de falha.
Está dentro das informações do Retornos Documentos e recebe informações somente se a venda retornada gerou um modelo 65 tendo sucesso ou falhas.
- Tipo Retorno: pode retornar 0 – processado com sucesso ou -1 – processado com falhas. Texto informativo sobre o tipo de retorno é colocada no campo de mensagem;
- Situação: retorna à situação eletrônica da nota fiscal;
- Chave eletrônica: retorna a chave eletrônica gerada para a nota fiscal;
- Código de rejeição: retorna o código de rejeição, esse código é retornado conforme as rejeições da SEFAZ ou também rejeições do e-DOCs;
- XML de retorno do modelo 65: retorna o arquivo XML gerado para o modelo 55, esse retorno é feito em base64;
- Documento para impressão: retorna o valor formatado para impressoras térmicas. Nesse retorno colocamos a URL para o QRCode da NFC-e, que pode ser acessado dentro das seguintes marcações <qrreceita><lmoduloreceita>25</lmoduloreceita>QRCode colocado nesse ponto</qrreceita>;
- Empresa: retorna o código da empresa do ERP;
- Filial: retorna o código da filial do ERP;
- Série: retorna a série fiscal do ERP;
- Número da nota: retorna o número da fiscal do ERP;
- CodEdc: código do modelo do documento fiscal. Pode retornar os seguintes valores: 21 - Nota Fiscal de Comunicação, 55 - Nota Fiscal Eletrônica e 65 - Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica;
- CodSel: retorna o código da série legal;
- CNPJ Filial: retornado o CNPJ da filial usada para geração do documento no ERP;
- Item Fiscal: se o modelo 65 tiver mais de um item no documento cada item vai ter seu item fiscal informado nesse campo, dessa forma é possível saber quais itens da venda pertencem ao modelo 65.
- Sequência: se tratando de um eletrônico esse campo recebe a sequência do item no arquivo XML E140IPV.SeqNfi. Em um documento eletrônico pode ter itens com a mesma sequência para códigos fiscais diferentes, isso acontece, porque o ERP pode estar configurado para agrupar os itens que são iguais na geração do arquivo XML.
- Mensagem: recebe o texto informativo sobre o tipo de retorno, no caso de falhas pode retornar mais de uma mensagem de falha.
Está dentro das informações do Retornos Documentos e recebe informações gerais independente dos documentos gerados, tendo sucesso ou falhas.
- Tipo de retorno: recebe o valor 0 – processado com sucesso ou -1 – processado com falha. O Campo de retorno mensagem só vai receber valor quando o tipo de retorno for -1;
- Mensagem: recebe as mensagens de erro que podem ser retornadas para o processamento comum dos documentos. Só vai receber valor quando o valor do tipo de retorno é igual a -1.
Web service de emissão de NF-e a partir de uma NFC-e
Para a emissão de um documento fiscal no modelo 55 (NF-e), referenciando uma NFC-e já emitida anteriormente, o sistema externo deve executar o web service com.senior.g5.co.int.venda.documentofiscal, porta EmitirReferenciado.
Informações necessárias para emitir uma NF-e referenciada a uma NFC-e:
- CNPJ/CPF/Passaporte Cliente: identificação do cliente para gerar NF-e. O cliente também deve estar cadastrado no ERP. O CNPJ/CPF/passaporte deve ser o mesmo informado na emissão da NFC-e;
- Chave eletrônica: chave eletrônica da NFC-e para emitir a NF-e referenciada a NFC-e;
- PDF em formato Base64: determina se o PDF é retornado para o modelo 55 em base64. Permite informar os valores S - Sim e N - Não. Quando não for informado, o sistema considerado como N – Não.
Erros
Retorna uma ou mais mensagem de erro quando o tipo de retorno for igual a -1 – processado com falhas.
Retornos
Determina se teve sucesso ou falha na execução da emissão do documento referenciado.
- Tipo de retorno: retorna dois valores 0 – processado com sucesso ou -1 – retornado com falhas.
- Mensagem de retorno: recebe o texto informando se o processo foi realizado com sucesso ou com falhas.
Retornos 55
Retorna os dados referente a NF-e gerada de forma referenciada.
- Aguardando SEFAZ: indica se o documento fiscal foi enviado a SEFAZ e não obteve retorno imediato. Ocorre com as UFs onde a SEFAZ trabalha com requisições assíncronas. Os tipos retornados para esse campo são os seguintes 0 - Não aguardando ou 1 - Aguardando.
- Situação: retorna a situação eletrônica da nota fiscal;
- Chave eletrônica: retorna a chave eletrônica gerada para a nota fiscal;
- Código de rejeição: retorna o código de rejeição, conforme as rejeições da SEFAZ ou também rejeições do e-DOCs;
- Mensagem de retorno: recebe texto de retorno referente a emissão do documento fiscal;
- XML de retorno do modelo 55: retorna o arquivo XML gerado para o modelo 55, feito em base64;
- URL consulta DANFE: retorna o caminho de consulta do e-DOCs tendo concatenado nessa URL já a chave eletrônica da nota fiscal que foi gerada. Dessa forma através desse link pode ser acesso o DANFE da NF-e;
- Empresa: retorna o código da empresa do ERP;
- Filial: retorna o código da filial do ERP;
- Série: retorna a série fiscal do ERP;
- Número da nota: retorna o número da fiscal do ERP;
- CodEdc: código do modelo do documento fiscal. Pode retornar os seguintes valores: 21 - Nota Fiscal de Comunicação, 55 - Nota Fiscal Eletrônica e 65 - Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica;
- CodSel: retorna o código da série legal;
- CNPJ Filial: retorna o CNPJ da filial usada para geração do documento no ERP;
- PDF base 64: retorna o PDF formatado em base 64;
- Item Fiscal: se o modelo 55 tiver mais de um item no documento cada item vai ter seu item fiscal informado nesse campo, dessa forma é possível identificar quais itens da venda pertencem ao modelo 55;
- Sequência: se tratando de um eletrônico, esse campo recebe a sequência do item no arquivo XML E140IPV.SeqNfi. Em um documento eletrônico pode ter itens com a mesma sequência para códigos fiscais diferentes, isso acontece, porque o ERP pode estar configurado para agrupar os itens que são iguais na geração do arquivo XML.
Web service de cancelamento de venda
Para o cancelamento de uma venda, o sistema externo deve executar o web service com.senior.g5.co.int.venda.documentofiscal, porta Cancelar.
Uma venda na Solução Fiscal pode estar vinculada a mais de um documento. Desta forma, todos os documentos fiscais relacionados ao número de identificação da venda são cancelados.
O cancelamento de documentos fiscais relacionados a venda é consistido pela Solução Fiscal e pela SEFAZ (no caso de documentos eletrônicos). Assim, podem existir situações em que um documento fiscal foi cancelado e outro não. A Solução Fiscal sempre cancela todos os documentos possíveis. O processo não é abortado caso o sistema não consiga cancelar um dos documentos, ou seja, os demais documentos gerados são cancelados.
Se ocorrer a perda de comunicação entre o sistema externo e a Solução Fiscal durante o processo de cancelamento, o sistema externo deve reenviar o cancelamento da venda. Neste caso, a Solução Fiscal verifica a situação de cada um dos documentos vinculados à respectiva venda e finalizar o retorno pendente.
- Empresa: código da empresa no qual a venda foi realizada;
- Filial: código da filial no qual a venda foi realizada;
- Série fiscal: série fiscal usada para emitir o documento;
- Número da nota fiscal: número gerado para a nota fiscal no qual vai ser cancelada;
- CNPJ Filial: CNPJ da filial no qual o documento foi gerado;
- Documento integrado: código de identificação usado para relacionar os documentos fiscais ligados a venda;
- Chave eletrônica: identificação eletrônica da nota que deve ser cancelada;
- Observação cancelamento: Campo obrigatório em todos as situações. É a descrição informando o motivo de cancelamento da venda, para documentos eletrônicos essa descrição deve conter no mínimo 15 caracteres.
O cancelamento pode ser feito utilizando três combinações de filtros:
- informando o código da empresa, código da filial, série fiscal e número da nota fiscal. Nesse caso é cancelado somente um documento;
- informando o CNPJ da filial e documento integrado. Nesse caso o ERP tenta cancelar todos os documentos ligados ao documento integrado;
- informando somente a chave eletrônica. Nesse caso é cancelada somente a nota no qual a chave eletrônica pertence.
Retorno
Permite identificar se o serviço foi executado com sucesso ou não.
- Tipo de retorno: recebe os seguintes valores 0 – processado com sucesso ou -1 processo com falha;
- Mensagem de retorno: recebe o texto informando se foi possível fazer o processo com falha ou com sucesso.
Retornos Documentos
- Empresa: retorna o código da empresa do ERP;
- Filial: retorna o código da filial do ERP;
- Série fiscal: retorna a série fiscal do ERP, quando é informado como filtro código da empresa, código da filial, código da série legal e número da nota fiscal nos parâmetros de entrada;
- Número da nota fiscal: retorna o número da nota fiscal do ERP, quando é informado como filtro código da empresa, código da filial, código da série legal e número da nota fiscal nos parâmetros de entrada;
- Documento integrado: retorna o código do documento integrado;
- Chave eletrônica: retorna a chave eletrônica nos dados gerais do retorno. Quando é informado como filtro a chave eletrônica da nota , retorna valores nesse campo.
Retornos
Lista todos os documentos encontrados para a venda.
- Empresa: retorna o código da empresa do ERP;
- Filial: retorna o código da filial do ERP;
- Série fiscal: retorna a série fiscal do ERP;
- Número da nota fiscal: retorna o número da nota fiscal do ERP;
- CodEdc: código do modelo do documento fiscal pode retornar os seguintes valores: 21 - Nota Fiscal de Comunicação, 55 - Nota Fiscal Eletrônica e 65 - Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica;
- CodSel: retorna o código da série legal;
- Situação: retorna a situação eletrônica da nota fiscal;
- Chave eletrônica: retorna a chave eletrônica gerada para a nota fiscal;
- CNPJ Filial: retorna o CNPJ da filial que foi usado no ERP para geração do documento;
- Item Fiscal: se o modelo 55 e 65 tiver mais de um item no documento cada item vai ter seu item fiscal informado nesse campo, dessa forma é possível identificar quais itens da venda pertencem ao modelo 55 e 65;
- Sequência: se tratando de um eletrônico esse campo recebe a sequência do item no arquivo XML E140IPV.SeqNfi. Em um documento eletrônico pode ter itens com a mesma sequência para códigos fiscais diferentes, isso acontece, porque o ERP pode estar configurado para agrupar os itens que são iguais na geração do arquivo XML.
Web service de cálculo de retenções
Para o cálculo de retenções, o sistema externo deve executar o web service com.senior.g5.co.int.venda.documentofiscal, porta Cancelar.
Prestação de serviço para clientes Órgãos Públicos
Quando o cliente é identificado e localizado no SARA (ele deve estar cadastrado também na Solução Fiscal), e for Órgão Público, o SARA faz uma consulta na Solução Fiscal para receber o valor das retenções dos itens referentes a prestação de serviço. Para realizar este cálculo, a Solução Fiscal gera um documento com série não fiscal e mantêm em aberto e vinculado ao respectivo atendimento do SARA.
Com os valores de retenção, o SARA conclui o atendimento, finalizando o pagamento (se houver) e enviando para a Solução Fiscal o atendimento efetivado através do web service de venda. Nesse momento, a Solução Fiscal identifica o atendimento e localiza o documento gerado previamente para atualizar sua situação para Fechado.
Prestação de serviço para os demais tipos de clientes
Quando a prestação do serviço ocorre para os demais tipos de cliente, não há necessidade de realizar a consulta dos valores de retenção na Solução Fiscal. Ao finalizar o atendimento, o SARA envia estes itens para o serviço de venda, e neste caso, a Solução Fiscal não localiza um documento prévio para os respectivos itens de prestação de serviço e faz então o registro (de forma simplificada) para futura apuração do SPED Contribuições.
Dados gerais
- CNPJ da filial: CNPJ da filial que vai ser calculada a retenção;
- CNPJ/CPF/Passaporte cliente: informada a identificação do cliente para saber se deve ou não calcular retenções para os itens informados. O cliente deve estar devidamente cadastrado no ERP com suas definições para a filial no qual foi informado o CNPJ;
Itens da venda
- IteFis: código fiscal do item. – Esse campo é usado para encontrar o produto/serviço no ERP
- Proser: indica se o item é tratado como um produto ou serviço no ERP. Os valores desse campo são P – Produtos e S – Serviços);
- IndTel: determina se o item gera um documento do tipo telemático. Os valores para esse item são S – Sim, N - Não ou Vazio - Não);
- UniVen: unidade de medida de venda, deve ser informada a unidade de medida usada para a venda do produto/serviço;
- QtdVen: quantidade de itens vendidos, usado para informar a quantidade vendida para o item;
- PreVen: preço unitário de venda, deve ser informado o preço de venda do item;
- PerDsc: percentual de desconto aplicado no item, deve ser informado o percentual de desconto que vai ser aplicado no item;
- VlrDsc: valor de desconto aplicado no item, valor do desconto que vai ser aplicado no item;
- VlrLiq: valor líquido do item, o valor líquido deve ser informado já descontando o valor de desconto (vlrLiq = R$ 1000,00; VlrDsc = R$ 100; nesse caso então deve enviar o VlrLiq com o valor de R$ 900,00).
Retornos
- Tipo de retorno: determina se o serviço foi executado com sucesso ou não. Valor retornado para esse campo 0 – processo com sucesso ou -1 – processado com falha;
- Mensagem de retorno: recebe o texto referente ao tipo de retorno apresentado.
Retornos Documentos
- CNPJ da filial: retorna o CNPJ da filial informado na entrada da execução do serviço;
- Identificador do cliente: retorna a identificação do cliente informada na entrada do serviço, que pode ser um CPF/CNPJ/Passaporte;
- Tipo de retorno: retorno da situação da execução do serviço, 0 - Processado com sucesso ou -1 - Processado com falhas;
- Total de Retenções: soma do valor total das retenções, esse valor é usado quando a venda for enviada no serviço de emissão descontando do valor bruto para cálculo do valor líquido.
Detalhes retorno
- IteFis: código fiscal do item. Recebe o valor informado para o item na entrada do serviço.
-
PreVen: retorna o preço de venda informando na entrada. Esta informação permite identificar para qual item a retenção foi calculada. Essa situação acontece quando é enviado dois itens com o mesmo código fiscal, mas com preço de venda diferentes. Pode acontecer de ser enviado dois itens com o mesmo código fiscal e valor unitário diferente, e para um dos itens não calcular retenção, isso vai depender de como está configurado o cálculo de retenção na solução fiscal.
Retorna também o código de arrecadação do PIS, COFINS, CSLL, Outras retenções e IRRF, e o percentual, valor base e o valor retido calculado para cada código de arrecadação.
Web service de carta de correção
Para a geração de carta de correção, o sistema externo deve executar o web service com.senior.g5.co.int.venda.documentofiscal, porta EmitirCartaCorrecao.
- Chave do documento eletrônico: informe a chave do documento para o qual deve ser gerada a carta de correção;
- CNPJ Filial: CNPJ para o qual a nota foi gerada;
- Empresa: código da empresa existente no ERP;
- Filial: código da filial existente no ERP;
- Série: código da série fiscal existente no ERP;
- Número da nota fiscal: número existente no ERP;
- Data evento: data para o qual o evento da carta de correção foi criado. Campo é obrigatório;
- Hora evento: hora para o qual o evento da carta de correção foi criado. Campo é obrigatório;
- Descrição da correção: descrição para a carta de correção. Campo é obrigatório;
- Tipo Geração: determina o que deve ser feito para a carta de correção:
- Gerar XML;
- Comunicação WS eDocs;
- Nada a fazer.
Para o campos de entrada existem duas combinações:
- Se informado chvdoe e cnpjfil não é necessário informar o código da empresa, código da filial código da série e número da nota fiscal;
- Se informado Código da empresa, código da filial, código da série, e número da nota fiscal, não é brigado a informar a chave eletrônica e nem o CNPJ da filial.
Retornos
- Tipo de retorno: informa se o serviço foi processado com sucesso ou não. Os valores são 0 – processado com sucesso e -1 – processado com falha;
- Mensagem Retorno: texto informando o resultado do tipo de retorno apresentado no serviço.
Retornos Eventos
- Tipo Retorno: informa o tipo de retorno da requisição, 0 - Sucesso ou -1 - Houve erros;
- Chave documento eletrônico: chave do documento eletrônico informado na entrada do serviço;
- CNPJ Filial: CNPJ da filial que está sendo processada a carta de correção;
- Empresa: código da empresa que está sendo processada a carta de correção;
- Filial: código da filial que está sendo processada a carta de correção;
- Série: série fiscal que está sendo processada a carta de correção;
- Número da nota fiscal: número da nota fiscal que está sendo processada a carta de correção;
- CodEdc: código do modelo do documento fiscal. Pode retornar os seguintes valores: 21 - Nota Fiscal de Comunicação, 55 - Nota Fiscal Eletrônica e 65 - Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica;
- CodSel: retorna o código da série legal;
- Data Evento: data informada na entrada do serviço;
- Hora Evento: hora informada na entrada do serviço
- Descritivo da correção: texto da carta de correção informada na entrada do serviço;
- Tipo de geração: retorna o tipo da geração usada para gerar a carta de correção, 1 - Gerar XML, 2 - Comunicação WS eDocs ou 3 - Nada a fazer.
- Código rejeição: retorna o código da rejeição caso não for possível fazer a carta de correção;
- Mensagem Retorno: retorna a mensagem de retorno da requisição, detalhando o que foi feito com a carta de correção.
Web service de reimpressão de documentos
Para a reimpressão dos documentos fiscais, o sistema externo deve executar o web service com.senior.g5.co.int.venda.documentofiscal, porta Imprimir.
- Empresa: código da empresa no ERP;
- Filial: código da filial no ERP;
- Série NF: série da nota fiscal no ERP;
- Número NF: número da nota fiscal no ERP;
- Caminho Geração PDF: local onde é armazenado o arquivo gerado, permite definir um lugar diferente do que foi configurado automaticamente no ERP;
- CNPJ Filial: CNPJ da filial cadastrada no ERP;
- Documento integrado: é informado quando deseja imprimir todos os documentos ligados a venda feita no sistema externo. Nesse caso é obrigado informar o CNPJ da Filial;
- Chave eletrônica: chave eletrônica do documento, campo pode ser informado para fazer a impressão do modelo 65, ou modelo 55.
- Tipo impressão: tipo de impressão do DANFE NFC-e (1 - Completo ou 2 - Resumido). Aplicado para definir o modelo 65;
- Imprimir/Enviar e-mail: indica o tipo de processamento do documento (I - Impressão ou E - Envio de e-mail);
- Endereço de e-mail: endereço de e-mail para receber os documentos. Quando o e-mail é enviado, o e-mail do remetente é enviado de acordo com o usuário logado. Caso ele não possuir e-mail cadastrado, considera o e-mail informado no ConfigCenter do ERP;
- Rertornar PDF Base64: quando informado S, retorna o PDF para o modelo 21 em base64.
Importante
Alguns campos são obrigatórios quando é enviada uma combinação de informações. Existem as seguintes combinações:
- quando informado o CNPJ da filial é obrigado informar a chave eletrônica ou o documento integrado;
- é obrigado informar código empresa, código da filial, série fiscal e número da nota fiscal.
Retorno
- Tipo de retorno: determina se o serviço foi processado com sucesso ou não. Os valores são 0 – processado com sucesso ou -1 – processado com falha;
- Mensagem Retorno: texto informando o resultado do tipo de retorno apresentado no serviço.
Retornos documentos
- Empresa: código da empresa no ERP;
- Filial: código da filial no ERP;
- Série NF: série fiscal no ERP. Retorna quando informada a série fiscal na entrada do serviço;
- Número NF: número da nota fiscal de saída no ERP. Retorna quando informado número da nota fiscal na entrada do serviço;
- Documento integrado: retorno o número do documento integrado informado na entrada do serviço;
- Chave eletrônica: retorna chave eletrônica da nota quando for informada na entrada do serviço;
Retorno 21
- Tipo de retorno: retorna 0 - processado com sucesso ou -1 – retornado com falha;
- Empresa: código da empresa no ERP;
- Filial: código da filial no ERP;
- Série: série fiscal no ERP;
- Número Nota: número da nota fiscal no ERP;
- CNPJ Filial: CNPJ da filial no ERP;
- Documento integrado: retorna o documento integrado existente no ERP;
- Modelo Documento: espécie do documento fiscal (modelo) informado no ERP;
- Série Legal: código da série legal informado no ERP;
- Url Pdf: caminho do PDF para baixar o arquivo. Quando usada essa funcionalidade, é indicado esta configurado para acessar este local externamente para download do PDF;
- PDF Base64: retorna o PDF em base64 quando definido no parâmetro de entrada;
- Item Fiscal: lista o código fiscal de cada item impresso no documento fiscal;
- Mensagem: lista o texto das mensagens retornadas para o documento.
Retorno 55
- Tipo de retorno: retorna 0 - processado com sucesso ou -1 – retornado com falha;
- Empresa: código da empresa no ERP;
- Filial: código da filial no ERP;
- Série: série fiscal no ERP;
- Número Nota: número da nota fiscal no ERP;
- CNPJ Filial: CNPJ da filial no ERP;
- Documento integrado: retorna o documento integrado existente no ERP;
- Situação Eletrônica: situação eletrônica do documento no ERP;
- Chave eletrônica: retorna a chave eletrônica do documento fiscal;
- Modelo Documento: espécie do documento fiscal (modelo) informado no ERP;
- Série Legal: código da série legal informado no ERP;
- URL consulta DANFE: retorna caminho para fazer a consulta do DANFE do documento eletrônico;
- Item Fiscal: lista o código fiscal de cada item impresso no documento fiscal;
- Mensagem: lista o texto das mensagens retornadas para o documento.
Retorno 65
- Tipo de retorno: retorna 0 - processado com sucesso ou -1 – retornado com falha;
- Empresa: código da empresa no ERP;
- Filial: código da filial no ERP;
- Série: série fiscal no ERP;
- Número Nota: número da nota fiscal no ERP;
- CNPJ Filial: CNPJ da filial no ERP;
- Documento integrado: retorna o documento integrado existente no ERP;
- Situação Eletrônica: situação eletrônica do documento no ERP;
- Chave eletrônica: retorna a chave eletrônica do documento fiscal;
- Modelo Documento: espécie do documento fiscal (modelo) informado no ERP;
- Série Legal: código da série legal informado no ERP;
- Documento impressão: retorna os dados para impressão da NFC-e na impressora térmica;
- Item Fiscal: lista o código fiscal de cada item impresso no documento fiscal;
- Mensagem: lista texto das mensagens retornadas para o documento.
Retorno Gerais
- Tipo de Retorno: retorna 0 - Processado com sucesso ou -1 = Processado com falhas;
- Empresa: código da empresa no ERP;
- Filial: código da filial no ERP;
- Série: série fiscal no ERP;
- Número Nota: número da nota fiscal no ERP;
- CNPJ Filial: CNPJ da filial no ERP;
- Documento integrado: documento integrado existente no ERP;
- Modelo Documento: espécie do documento fiscal (modelo) informado no ERP;
- Série Legal: código da série legal informado no ERP;
- URL PDF: caminho do PDF para download. Quando usada essa funcionalidade, é indicado esta configurado para acessar este local externamente para download do PDF;
- PDF64: PDF em base64 quando definido no parâmetro de entrada;
- Item Fiscal: código fiscal de cada item impresso no documento fiscal;
- Mensagem: texto das mensagens retornadas para o documento.
Retorno Comum
Retornado os erros que não são específicos de um documento, como por exemplo parâmetro de entrada informado de forma inadequada.
- Tipo Retorno: Retorna os valores 0 – processado com sucesso ou -1 – processado com falha;
- Mensagem: pode receber mais de uma mensagem de retorno principalmente quando o tipo de retorno for -1 – processado com falha.
Rotina limpeza dos PDFs gerados
O processo agendado 107 - Limpeza de arquivos PDF gerados para notas fiscais, definido na tela Cadastro de Processo Automático (F000AGE), permite agendar o processo de limpeza das pastas parametrizadas na tela Parâmetros de Integração (F191CPT) para o Modelo 21 e Documentos Gerais.
Parâmetros obrigatórios
- CODIGO_EMPRESA:código da empresa para obter o diretório dos PDFs gerados pelo webservice de impressão;
- CODIGO_FILIAL: código da filial para obter o diretório dos PDFs gerados pelo web service de impressão;
- ABRANGENCIA_LIMPEZA: 1 - limpa todas as pastas, 2 - limpa a pasta do modelo 21 ou 3 - limpa a pasta dos gerais.
Definições de transação/CFOP na Solução Fiscal
CFOP 5.405 – Venda de mercadoria adquirida ou recebida de terceiros em operação com mercadoria sujeita ao regime de substituição tributária, na condição de contribuinte substituído
No campo Transação merc. subst. trib. de contrib. subst. da tela Parâmetros por Estado (F009PPE) é realizada a sugestão da transação padrão quando o tipo de situação tributária for x60 - Tributação ICMS cobrado anteriormente por substituição tributária.
CFOP 5.102 – Venda de mercadoria adquirida ou recebida de terceiros
Para esta operação de venda é considerada a transação padrão informada no campo Transação NF Produtos Adquiridos Não Contribuinte da tela Parâmetros por Estado (F009PPE).
Na emissão de uma NFC-e, a busca de CFOP na Solução Fiscal considera a UF da filial de emissão, ou seja, mesmo que o cliente seja de uma UF diferente da UF da filial, a CFOP sugerida é de operação interna (iniciando com 5), conforme exigência da SEFAZ. Caso seja necessária a emissão de NF-e, a busca da CFOP considera a UF do cliente normalmente, sugerindo assim uma operação interestadual (iniciando com 6).