No conteúdo deste manual são citados Identificadores de Regras, porém, no GO UP não é possível incluir, excluir ou alterar identificadores e suas regras associadas, pois o sistema possui funções nativas devido aos processos de negócio pré-definidos.

Tipos de pagamentos no processo Pagamento Eletrônico

O tipo de pagamento é a forma como um título será pago através do pagamento eletrônico. Estão cadastrados no Gestão Empresarial os tipos:

Código Descrição
CA Cheque administrativo
CC Crédito em Conta Corrente
CH Cheque
CP Crédito em Conta Poupança
CS Crédito em Conta Salário
DB Débito em Conta Corrente
DC Documento de Crédito - Mesmo Titular
DF DARF
DJ DARJ
DO Documento de Crédito - Outro Titular
DP Débito em Conta Poupança
DS DARF Simples
DV DPVAT
EC Extrato de Conta Corrente
FG FGTS
GS GARE-SP (ICMS/DR/ITCMD)
IP IPVA
LC LICENCIAMENTO
OP Ordem de Pagamento
PA Pagamento com Autenticação
PC Pagamento p/ Cartão
PO Pagamento Concessionária
PQ Pix QR Code
PS Guia da Previdência Social
PT Pagamento de tributos
PX Pix transferência
TE TED - Mesmo Titular
TN Títulos não registrados
TO TED - Outro Titular
TR Títulos registrados

Observação

Os impostos DPVAT, IPVA, Licenciamento, IPTU e FGTS podem ser tratados utilizando os tipos de pagamento PO - Pagamento Concessionária, PT - Pagamento de tributos e PS - Guia da Previdência Social dependendo do caso: PO quando existir código de barras e PT ou PS quando não existir.

Sugestão do tipo de pagamento

Os tipos de pagamentos são sugeridos automaticamente para os títulos, no campo  Tipo Pgt. da tela F510PRM, de acordo com a tabela abaixo:

Banco / Agência / Conta informado no título Código Barras Valor Tipo Pagamento
N S (Banco Igual)   TR - (Títulos Registrados)
S S (Banco Igual)   TR - (Títulos Registrados)
N S (Banco Diferente)   TN - (Títulos não registrados)
S S (Banco Diferente)   TN - (Títulos não registrados)
S (Banco Diferente) N e CNPJ FORNECEDOR=CNPJ ativa
<=   4.999,99 DC - (DOC - Documento de Crédito - Mesmo Titular)
S (Banco Diferente)   <=   4.999,99 DO - (DOC - Documento de Crédito - Outro Titular)
S (Banco Diferente) N O valor depende do que for configurado no campo Valor Mínimo para TED na tela F030BAN. TO - (TED - Outro Titular)
S (Banco Diferente) N e CNPJ FORNECEDOR=CNPJ ativa
O valor depende do que for configurado no campo Valor Mínimo para TED na tela F030BAN. TE - (TED - Mesmo Titular)
S (Banco Igual) N   CC - (Crédito em CC ou Poupança)

As sugestões são realizadas automaticamente da seguinte maneira:

Os tipos de pagamento "PO" e "PT" não são sugeridos para qualquer título.

Observação

Quando houver títulos que não atendem a qualquer requisito pré-estabelecido pelo sistema, conforme a tabela acima, o campo Tipo Pgt. da tela F510PRM será sugerido com o tipo de pagamento informado no campo Tipo Pagamento do cabeçalho da tela de remessa. Isso somente ocorrerá quando a opção Sugerir Tipos de Pgto da tela Preparação de Remessa do Pagamento Eletrônico - Seleção (F510SPP), acessada pelo botão Seleção, estiver marcada.

Alteração do tipo de pagamento

Ao alterar um tipo de pagamento que tenha o código de barras informado, será apresentada a mensagem "Este título possui um código de barra informado. Deseja apagar o código de barra?". Ao clicar em Não, o tipo de pagamento será alterado e o código de barras permanecerá informado no título. Ao clicar em Sim, o tipo de pagamento é mantido e o código de barras será apagado do título.

Ao processar, caso o campo Tipo pgto utiliza código de barras esteja informado como "S - Sim" na tela F030PPE, é obrigatório ter um código de barras informado.

Ao alterar um tipo de pagamento que não tenha um código de barras informado, será apresentado o aviso "Título: Filial X, Número XXX, Tipo XX e Fornecedor X não possui código de barras informado. Para os tipos de pagamento XX e XX deve ser informado o código de barras".

Observação

Quando o tipo de título estiver como "AGR - Agrupamento" ou "TRF - Transferência", o tipo de pagamento não poderá ser alterado e o campo Tipo Pgt ficará desabilitado.

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