F000IPR - Definição da Cópia
O controle de licenças do Gestão Empresarial | ERP determina quantos usuários podem ter acesso simultâneo a um determinado processo ou área.
O sistema está dividido em áreas, que se dividem em Gestões e estas em Processos, sendo estes últimos, compostos de um grupo de rotinas ou telas organizadas de forma que executem um grupo de funções inerentes a um determinado processo lógico dentro da área ou gestão da empresa. Esse grupo de funções, agrupadas por processo, é chamado de funcionalidade.
As licenças de acesso ao sistema são adquiridas de duas formas possíveis: por processo ou por área. A licença por processo é a forma legada de acesso ao sistema, que permite o controle mais específico, a nível de funcionalidade. Já a licença por área existe a partir da versão 5.8.10, para novas implantações feitas a partir dessa versão. As diferentes formas de licenciamento são exclusivas, ou seja, não podem ser utilizadas simultaneamente.
Importante
Não podem existir na mesma Proprietária do sistema a liberação no modelo por processo e por área ao mesmo tempo. Caso Proprietária contemple as duas liberações ao mesmo tempo, o sistema poderá apresentar inconsistências em funcionalidades como, por exemplo,o limite de usuários disponibilizados para utilização das rotinas.
A Proprietária do sistema é um reflexo do contrato que cada cliente possui junto com a Senior. Logo, se a Proprietária possui a liberação incorreta, por exemplo, constando liberação por área e por processo ao mesmo tempo, trata-se de um erro no contrato do cliente. Neste sentido, esse tipo de situação deverá ser tratada pela área Comercial da Senior (Executivos de Venda ou de Canal) junto com a área de Gestão de Faturamento/Cópias.
Para verificar os detalhes de como está definida a Proprietária, acesse Ajuda > Informações da proprietária (F000IPR) e navegue nas guias da tela, visualizando os módulos liberados na Proprietária. Desta forma, é possível validar na própria tela do sistema a forma de contratação do sistema junto à Senior.
- A licença por área remete a uma codificação da área com um caractere. Por exemplo: M - Mercado, S - Suprimentos, B - BackOffice, F - Finanças.
- A licença por processo remete a uma codificação do processo com quatro caracteres. Por exemplo: RFNF, SECE, FPCP.
Caso seja identificada a necessidade de alteração no contrato do cliente para realização de algum ajuste, logo após a confirmação da Senior de que o contrato está ajustado é possível fazer a atualização da Proprietária on-line para que o sistema busque junto ao Servidor de Proprietárias da Senior, o arquivo atualizado. Como a Proprietária é um reflexo do contrato, ela será atualizada conforme o contrato que foi eventualmente ajustado.
Podem existir situações atípicas que precisam ser tratadas separadamente, onde um mesmo Cliente precise fazer uso, temporariamente, de duas formas de licença ao mesmo tempo, por processo e por área. Exemplo, cliente possui sistema em ambiente on-premises com licenciamento por processo e solicita migração para ambiente Cloud, juntamente com mudança de licenciamento por área.
Neste cenário pode haver necessidade de alinhamento prévio com a área de Cópias da Senior para que seja gerada uma Proprietária provisória de maneira manual para atender o processo de migração para o Cloud enquanto que o processo de migração ainda está de fato em execução, pois este ambiente deverá respeitar o novo licenciamento contratado. No entanto, enquanto que a migração está sendo planejada/executada, o ambiente on-premises do cliente não poderá ser afetado.
Como o contrato do Cliente na Senior é único, deverá constar no contrato do Cliente apenas uma forma de licenciamento para garantir o funcionamento do sistema adequadamente, enquanto que a Proprietária para a segunda forma de licenciamento deverá ser gerada de forma manual.
Neste exemplo, o alinhamento com a área de Cópias deverá ser realizado pelo Executivo Comercial, Gerente de Projeto de Migração e/ou área de IT Services responsável pelo ambiente Cloud da Senior, para garantir o atendimento à necessidade específica.
Senior Gerenciador de Usuários
O SGU exibe o monitoramento de conexões por processo ou área, para atender a formatação de controle de usuários por processo do Gestão Empresarial | ERP. O monitoramento pode ser visualizado com o parâmetro "-v" na linha de comando ou no atalho do aplicativo.
Há uma página chamada Processos, que também é utilizada para as áreas. Nela, são listados os
processos consumidos pelas conexões, no visualizador à
esquerda. O número corresponde ao número da conexão e o processo
corresponde a sigla do processo na Proprietária que aquela conexão
está consumindo. No painel à direita, existe um resumo indicando o
consumo total por processo. Quando utilizada licença por área, as respectivas informações sobre este tipo consumo de conexão são exibidas.
Um processo ou área é consumido quando um usuário utiliza uma ou mais telas
do sistema que são referentes a um determinado processo ou área, sendo incrementado o
contador de conexões daquele processo ou área. Mesmo que mais de uma tela do
mesmo processo ou área esteja aberta para aquele usuário e no mesmo
executável do ERP, a contagem é de apenas 1. Ao fechar todas as
telas daquele processo/área, ele deixa de ser consumido e o número
de conexões é decrementado em 1. O usuário pode
acessar várias telas de vários processos ou áreas.
Quando o mesmo usuário utiliza simultaneamente mais de uma instância do ERP (desde que o logon múltiplo esteja ativo) e abre a tela de um processo ou área em um ERP e no outro uma tela diferente, porém do mesmo processo ou área, há duas conexões consumidas, pois são execuções separadas do aplicativo. Ou seja, é possível que o mesmo usuário executando duas instâncias simultaneamente, consuma duas conexões de um processo ou área.
Ao forçar o fechamento do ERP, como por exemplo a finalização do aplicativo pelo sistema operacional, caso ele esteja consumindo um ou mais processos ou áreas, eles serão liberados quando outra instância do sistema for executada. Pode ocorrer também que uma determinada tela que esteja consumindo um processo ou área seja fechada e não decremente o consumo do processo/área. Nessa situação, se o sistema continuar aberto, quando qualquer outra tela do sistema for acessada, o consumo é ajustado.
Campos
Tipo da Inscrição
Indica o tipo da inscrição da proprietária. Esse campo virá informado como:
- "1" - quando a proprietária possuir informação de CNPJ;
- "3" - quando a proprietária possuir informação de CPF.