No conteúdo deste manual são citados Identificadores de Regras, porém, no GO UP não é possível incluir, excluir ou alterar identificadores e suas regras associadas, pois o sistema possui funções nativas devido aos processos de negócio pré-definidos.
Ajuda por telas > Suprimentos > Gestão de Recebimento > Devolução com Cálculo Proporcional

Devolução com Cálculo Proporcional

Na Devolução com cálculo proporcional, o cálculo da nota de devolução é realizado sobre os valores na nota de origem, sem considerar a parametrização do sistema. Assim, em situações de devolução parcial, será calculado um coeficiente de devolução (Quantidade Devolvida / Quantidade Original do item). As alíquotas dos impostos serão copiadas da nota fiscal original, as bases de cálculo serão multiplicadas por este coeficiente. Após este cálculo, serão calculados os valores de impostos e demais valores do item da nota fiscal em cima das bases proporcionalizadas.

Este processo ocorre através da configuração da Transação nas telas F001TVE e F001TCP, o campo Tipo Cálculo Devolução deve estar preenchido com P-Cálculo Proporcional.

Pode haver diferenças de centavos no valor líquido das devoluções parciais, se houver valores baixos de impostos que são arredondados, porém, o Valor Líquido final (ao devolver totalmente o item) fechará com o item da nota de origem.

Importante
Este rotina não aceita identificadores de regras. Ao incluir uma nova transação nas telas F001TVE e F001TCP elas serão parametrizadas para gerar o cálculo proporcional ( campo Tipo Cálculo Devoluçãocom P-Cálculo Proporcional).

Configurações

Veja abaixo as configurações necessárias para que o cálculo de proporcionalidade funcione para as notas fiscais de devolução:

  1. O campo Tipo Cálculo Devolução, das telas F001TVE e F001TCP, deve ser preenchido com o valor P-Cálculo Proporcional;
  2. A devolução de mercadorias caracteriza-se como um estorno de operação, ou seja, é gerado um documento fiscal oposto ao documento original, com os seus respectivos valores, anulando a operação anterior. Portanto, para a rotina calcular corretamente é necessário configurar a transação utilizada conforme os leiautes destacados abaixo, pois na devolução, a fórmula do valor líquido é estruturada de acordo com o leiaute da NF-e:

Devolução de Compra

 

Devolução de Venda

Importante
Se for realizada uma devolução sem que a transação de compra ou venda esteja configurada conforme descrito, há possibilidade de haver divergência entre o valor líquido da devolução e a nota de origem.
Atenção
A configuração de Devolução Proporcional pode afetar o processo de geração de nota fiscal para devolução parcial final de um item que tenha sido devolvido anteriormente, sem o cálculo proporcional de impostos, gerando rejeição da nota fiscal de entrada. Segue um exemplo logo abaixo.

Este artigo ajudou você?