No conteúdo deste manual são citados Identificadores de Regras, porém, no GO UP não é possível incluir, excluir ou alterar identificadores e suas regras associadas, pois o sistema possui funções nativas devido aos processos de negócio pré-definidos.

F140PRE - Preparação da Nota Fiscal de Saída

Esta tela permite a preparação de notas fiscais de saída via pedidos, notas fiscais de entrada ou outras notas fiscais de saídas. Após o processamento da tela, o usuário é questionado se deseja fechar a nota fiscal, havendo ainda a possibilidade de imprimi-la.

Caso não seja fechada nesse momento, por meio do botão N.F. é possível acessar a tela F140GNF, onde será possível efetuar manutenção, adicionar/excluir itens e informar valores/dados complementares.

Uma vez fechada, a tela exibirá uma mensagem questionando se a nota deve ser impressa. Caso sim, se o parâmetro global EmiBloNfs estiver definido como "S - Sim", exibirá mensagem uma mensagem questionando se os bloquetos devem ser impressos.

Ao tirar o foco do campo Pedido pode ser apresentada a mensagem Nota fiscal informada já existe. Representante do Pedido diferente do Representante da Nota. Deseja continuar e assumir o próximo número da série, cancelar ou ignorar a esta mensagem? Ela possui as seguintes opções:

Nas opções da mensagem, evite o uso da opção Ignorar e dê preferência para as opções Cancelar ou Sim, nessa sequência.

Observação

Não é possível faturar parcialmente itens de pedido que têm embalagens via tela Notas Fiscais de Saída (F140GNF) ou web service com.senior.g5.co.mcm.ven.notafiscal. Nesse caso, use a tela Preparação da Nota Fiscal de Saída (F140PRE).

Processos

Importante

Após fechar a nota fiscal de saída, não será possível alterar os códigos de mensagem. Para fazer alguma alteração, é necessário reabilitar a NF e fechá-la novamente, pois o sistema grava as mensagens apenas no fechamento da NF. O campo da transportadora, porém, pode ser alterado se o parâmetro global AltTraNfv estiver ativo. Se o campo da transportadora estiver vazio, não será possível gerar uma MDF-e na tela F145GSM.

É possível inserir um produto do tipo Passagem Direta na nota fiscal de saída. Como produtos de passagem direta não possuem estoque, não será exigida a informação do depósito, porém o campo Depósito poderá ser preenchido com finalidade informada. Não serão realizadas consistências relacionadas ao depósito como, por exemplo, saldos disponíveis e ligações do produto. Somente será permitido inserir um produto de passagem direta se a transação do item de produto não possuir integração com estoques.

Quando o documento base não possuir finalidade de venda, a finalidade das definições do cliente será sugerida, sendo possível também alterá-la na grade.

Ao gerar pedidos com parcelas especiais e condição de pagamento parametrizada para considerar juros desde a venda (tela F028GCP), a data de vencimento será a de geração, e a data de vencimento original, calculada a partir da condição de pagamento, será a data provável do pagamento do título.

Caso a transação utilizada possua integração com o financeiro, esse processo será aplicado também nos títulos gerados no contas a receber.

As parcelas, na geração de um pedido, podem seguir as definições cadastradas na condição de pagamento (F028GCP), com os dias fixos determinados através dos campos Dia/Mês Fixo ou Dia Fixo.

Se o tipo da nota fiscal for saída (opção Via Nota Saída marcada), as parcelas são recalculadas. Assim, deve-se abrir a nota na tela F140GNF e informar os dados complementares das parcelas.

As condições de pagamento utilizadas devem estar vinculadas à tabela de preço (Tabelas de Preço x Condição de Pagamento) através da tela F081TCA.

Quando o campo Código do Regime Tributário, da filial (F070FEF), estiver parametrizado como 1 - Simples Nacional ou 2 - Simples Nacional - excesso de sublimite de receita bruta e a transação da nota fiscal de saída estiver configurada para calcular o valor do ICMS, os campos Base ICMS Simples (VlrIbs), Valor ICMS Simples (VlrIsn) e % ICMS Simples Nac. (PerIsn) estarão disponíveis nas grades de Produtos e Serviços com o objetivo de armazenar e calcular o valor do ICMS Simples Nacional.

Se a nota fiscal de saída eletrônica (série com o dispositivo autorizado igual 6 - Nota Fiscal Eletrônica) for fechada com o indicativo presencial em branco, o fechamento do nota fiscal irá fazer uma sugestão de valor para o campo seguindo o critério:

  1. Se for uma nota fiscal de devolução (tipo 2 - Devolução) ou uma nota fiscal de acerto (tipo 9 - Acerto), será sugerido o indicativo presencial 0 - Outros.
  2. Utilizar o indicativo presencial informado nas definições do cliente;
  3. Se não encontrar no cadastro do cliente, irá buscar da transação de produto ou serviço.
  4. Se não encontrar no cadastro do cliente e nas transações, será utilizado o indicativo presencial informado nas definições da filial para as operações de vendas, tela F070FVE.

Uma nota fiscal de saída com série eletrônica (série com o dispositivo autorizado igual 6 - Nota Fiscal Eletrônica) não pode ser faturada com o indicativo presencial em branco.

Qualquer tipo de nota fiscal de saída, independente da opção escolhida nesta tela, pode ser gerada com uma série que contenha o controle de numeração manual (F020SNF).

Caso houver mais de uma tela aberta no sistema e o fechamento da nota fiscal de saída gerar uma ordem de compra ou nota fiscal de entrada, será apresentada a mensagem Existem transações integradas para gerar ordem de compra ou nota fiscal de entrada. Para continuar o processamento é necessário fechar todas as outras telas do sistema. Deseja continuar?. Se o usuário optar por Sim, todas as telas, exceto a F140PRE, serão fechadas. Caso contrário, optando por Não, a nota fiscal de saída não será fechada.

Através da configuração das operações de venda da transação (Cobrança ou Remessa) da tela F001TVE, guia Outros, é possível gerar uma nota de cobrança via pedido, sem liquidá-lo, e em seguida, gerar as notas fiscais de remessa individualmente através do pedido até efetuar a liquidação completa do pedido.

Será feita uma consulta nas permissões do usuário quando o cliente não possuir ligação com um fornecedor. Se o usuário tiver permissão para inserir e alterar a tela F095CAD, o sistema questionará se deve fazer a ligação. Caso contrário, será apresentada uma mensagem informando a falta de permissão do usuário, dessa forma cancelando o processo.

WMS WIS

A impressão ou geração do arquivo NF-e é possível apenas caso a nota fiscal de saída tenha sido integrada ao WMS WIS e ele já tenha separado a mercadoria.


 

Campos

Tipo
Tipos permitidos de notas fiscais a gerar.

Observação

Série
Série fiscal para geração da nota fiscal. Registros gravados na tabela E020SNF e cadastrados em Tabelas > Comercial > Fiscais > Série Notas Fiscais.

Cliente
Código do cliente. Registros gravados na tabela E085CLI e cadastrados em Cadastros > Clientes > Cadastro.

CNPJ/CPF
Código do registro do cliente no cadastro nacional de pessoas jurídicas ou físicas. O cliente pode ser informado através deste campo, porém se em filiais/vendas o campo CNPJ/CPF Repetido (indicativo se o CNPJ/CPF pode ser repetido) estiver definido como S e houver mais de um registro com o mesmo código o sistema retornará o primeiro encontrado, conforme a ordem de gravação no banco de dados.

Observação

Quando o parâmetro Obter a pessoa usando a Identificação Fiscal em vez do CPF/CNPJ, no subgrupo Gerais do grupo Comercial da tela Parâmetros de Integração (F191CPT), estiver definido como Sim, o campo CNPJ/CPF fará a pesquisa pelo número de Identificação Fiscal e não pelo CNPJ ou CPF do cliente.

Nº NF Saída
Número da nota fiscal.

Data Emissão
Data de emissão. Os dois campos anteriores são controlados pela tabela de séries de notas fiscais, através dos campos Nº Última NF e Data Última NF respectivamente.

Data Saída
Data de saída das mercadorias.

Sugerir Tns. Dados Gerais nos Itens
O objetivo é eliminar o questionamento sobre sugestão de transação ao alterar uma transação que é sugerida pelo sistema. Caso a opção estiver marcada, além desse questionamento ser suprimido, e a nova transação a ser considerada para os próximos itens (equivalente a escolher a opção Sim na pergunta que anteriormente era mostrada), caso já existam itens na grade de produtos/serviços, ao alterar a transação (com a opção marcada) o sistema irá sobrescrever a transação informada nos itens.

A opção Sugerir Tns. Dados Gerais nos Itens terá seu estado salvo por usuário, ou seja, caso a opção esteja marcada ao sair da tela, ao entrar novamente na tela o parâmetro permanecerá marcado, ou vice versa.

Trans.Prod.
Transação de produtos. Quando na transação de produtos o parâmetro Ret.Automático Comp.Industrialização (E001TVE.RETACI) definido na tela F001TVE (F001TVE - Cadastros > Transações > Parâmetros por Gestão > Vendas) possuir S, tem como objetivo é indicar ao sistema se os componentes de um item industrializados devem ser inclusos na mesma nota fiscal de venda do produto manufaturado.

Servirá de sugestão para o item industrializado todos os componentes relacionados no modelo de produção. A transação sugerida para os itens componentes será a padrão de retorno, atribuída na tabela de parâmetros por estado.

Trans.Serv.
Transação de serviços. Registros gravados na tabela E001TNS, cadastrados na tela F001TVE e sugeridos a partir de Tabelas > Comercial > Fiscais > Parâmetros por Estado.

Observação

A busca da transação de produto e serviço considera a ligação de transação com o tipo de empresa do cliente e a espécie do documento fiscal, definidos na tela Transação X Tipo Empresa e Espécie Documento (F001LTE).

C.Pagto
Condição de pagamento.Registros gravados na tabela E028CPG, cadastrados em Tabelas > Comercial > Condições de Pagamento e sugeridos a partir das definições do cliente.

Opção Fat.
Opções de faturamento.

Perc. Fat.
Percentual aproximado de faturamento do pedido. Percentual aproximando de faturamento do pedido. Este percentual será aplicado sobre a quantidade pedida, respeitando as quantidades mínima e múltipla definidas na ligação produto X fornecedor ou no cadastro de produtos. Lembrando que a ligação tem prioridade sobre o cadastro.

Geração Simultâneo

Em caso de geração de notas fiscais em simultâneo, o sistema irá verificar o campo da tela para tomar uma decisão.

  1. Irá incluir uma nova nota fiscal apresentando o seu número no final do processamento;
  2. Vai tentar incluir o item no mesmo número de nota fiscal, porém, podem haver algumas consistências em relação ao pedido dos itens já constantes na nota. Se a nota fiscal de saída já estiver fechada, será apresentada uma consistência informando que não é possível incluir item e cancelar o processamento;
  3. Irá abortar o processo.

Valor padrão: "Incluir nova NF". O campo pode ser gravado por usuário se o parâmetro global SalOpcTel estiver como "S - Sim".

Observação

Caso seja utilizada a opção "Incluir na mesma NF", deverão ser informados pedidos com os campos de % Desconto, % Oferta e Transação de Produto ou Serviço com valores iguais para todos os pedidos. Caso estes valores sejam diferentes, deve ser selecionada a opção "Incluir nova NF".

Filial
Código da filial dos documentos a faturar. Registro gravados na tabela E070FCA e cadastrados em Cadastros > Filiais > Cadastro.

Pedido
Número do pedido a faturar. Registros gravados na tabela E120PED e gravados Comercial > Vendas Pedidos.

Após informar ou selecionar o número do pedido, deve-se clicar no botão Mostrar, e caso seja necessário, acessar as pastas Produtos e Serviços, onde será possível efetuar as devidas manutenções, por exemplo, desmarcar algum item ou alterar a quantidade a faturar. Após processar, e antes de fechar a nota, se houver necessidade de informar outros pedidos, deve-se voltar ao campo Pedido e repetir o processo.

A princípio os pedidos envolvidos no processo sofrerão atualizações, ou seja, os itens já carregados para a nota fiscal sofrerão assinalamentos na tabela de pedidos indicando que já foram utilizados total ou parcialmente, exceto se o campo Não Atualizar Pedido (1) estiver marcado, neste caso, o(s) pedido(s) poderão ser utilizados na geração de infinitas notas fiscais. Este procedimento aplica-se principalmente nas operações de simples remessa e cobrança em momentos distintos do processo.

Os quatro campos anteriores somente estarão habilitados se a opção for Via Pedido ou Via Pedido e Nota Entrada

Data Entrega
Período inicial e final para filtro pela data de entrega dos itens do pedido. Habilitado somente se houver um pedido informado no campo correspondente.

Fornecedor
Código do fornecedor. Registros gravados na tabela E095FOR e cadastrados em Cadastros > Fornecedores > Cadastro. Habilitado somente se a opção for Via Nota Entrada.

Série
Série fiscal da nota fiscal. Registros gravados na tabela E020SNF e cadastrados em Tabelas > Comercial > Fiscais > Série Notas Fiscais.

Nº Nota Fiscal
Número fiscal da nota fiscal. Registros gravados na tabela E140NFV quando tratar-se de notas fiscais de saída e na tabela E440NFC quando tratar-se de notas fiscais de entrada. As notas fiscais de saída são cadastradas na presente tela e as notas fiscais de entrada são cadastradas em Comercial > Compras > Notas Fiscais de Entrada. Os dois campos anteriores somente estarão habilitados se a opção for Via Nota Saída ou Via Nota Entrada.

Botão Seleção
Exibido quando a opção Via Nota Entrada estiver selecionada, abre a tela F140SNE para definir filtros para a nota fiscal de entrada. Os valores informados nessa tela serão utilizados para filtrar as notas de entrada que serão exibidas na pesquisa do campo Nº Nota Fiscal.

Cód.Equipamento
Código do equipamento.

Cupom Fiscal
Caso o preenchimento deste campo não for encontrado no ERP, será verificado se o cupom está pendente para integração, se estiver, é exibida a mensagem Cupom fiscal não está disponível no ERP, mas está pendente para integração. Deseja integrar o cupom fiscal?, ao selecionar Sim o cupom é integrado e carregado.

Os dois campos anteriores somente estarão habilitados se a opção for Via Cupom Fiscal.

Observação

O campo Est.Disp.Item tem a funcionalidade de mostrar o que há em estoque (conforme o critério de formação de estoque da filial) somado com o que há em estoque reserva normal para o pedido que está sendo faturado.

Exemplo 1:

Exemplo 2:


 

Opções

Opções para geração das notas fiscais:

Manual
Geração de notas fiscais com a informação manual dos itens.

Buscar Dados
Ao ser marcado irá recalcular a nota buscando os dados de imposto da transação.

Recalcular
Indica que os dados padrões deverão ser novamente obtidos pela rotina, desconsiderando os dados alterados pelo usuário na geração do pedido.
Quando a transação estiver com o tipo de cálculo configurado como R – Recálculo e for uma nota de devolução (tipo = 2), o sistema irá trazer o campo Recalcular marcado.

Informações adicionais sobre os parâmetros Busca Dados e Recalcular:

  1. O parâmetro global SalOpcTel influencia, diretamente, apenas o parâmetro Buscar dados. Se o parâmetro global está ativado, então quando a tela F140PRE é fechada, o sistema irá armazenar na tabela E000PXF um registro do usuário (CodUsu), empresa (CodEmp), filial (CodFil), tela (IdfFrm = F140PRE) e campo (CmpFrm = CBBUSCADADOS).
    1. Se o campo Busca dados estava habilitado ao fechar a tela F140PRE, ao abrir a tela F140PRE com este mesmo usuário logado na mesma empresa/filial, o parâmetro Busca dados será sugerido como habilitado. O mesmo ocorre se o parâmetro Busca Dados estiver desabilitado.
      Caso o parâmetro global SalOpcTel esteja desativado, então não são armazenadas informações na tabela E000PXF, e se existirem informações anteriores gravadas na tabela, elas não são utilizadas quando a tela F140PRE é aberta.
  2. O sistema não salva nenhuma informação sobre o parâmetro Recalcular com base em informações de usuário/empresa/filial. Então, o parâmetro global UsaOpcTel não tem influencia direta no parâmetro Recalcular.
  3. O parâmetro Buscar dados tem influencia direta com o parâmetro Recalcular. Desta forma, considere que:
    1. Se o parâmetro Buscar Dados estiver habilitado, obrigatoriamente o parâmetro Recalcular estará habilitado;
    2. Se o parâmetro Buscar dados for desabilitado manualmente, o parâmetro Recalcular será desabilitado também;
    3. Se o parâmetro Recalcular foi habilitado em consequência do parâmetro Buscar dados, ao desabilitar o parâmetro Recalcular, o botão Buscar dados será também desabilitado;
    4. O parâmetro Recalcular poderá ser habilitado manualmente, sem que o parâmetro Buscar Dados seja habilitado.

  4. Independentemente do parâmetro global SalOpcTel ou do que foi salvo por usuário anteriormente, o campo Recalcular sera sugerido como habilitado quando a transação do cabeçalho da NF estiver com o campo Tipo de cálculo para devolução igual a R - Recálculo ou Vazio e o tipo de nota for 2 - Devolução.

Observação

Quando a transação do item do pedido possuir o indicativo que considera o ICMS no preço/valor do item diferente do indicativo da transação do item da nota, o sistema irá recalcular o preço do item automaticamente, independentemente do campo Recalcular.

Não Atualizar Pedido
Indica que o pedido não será atualizado, permitindo utilizá-lo indefinidamente na geração de notas fiscais. Quando marcada, permite selecionar pedidos de clientes diferentes do cliente da nota fiscal, desde que pertencentes ao mesmo grupo de empresas. Ou seja, esta opção muda o filtro aplicado no campo referente ao número do pedido.

Observação

Quando utilizada essa opção, a nota fiscal é gerada sem vínculo com pedido, então caso o pedido contenha parcelas especiais e já na nota fiscal gerada a partir do pedido seja realizado alguma alteração de valores, as parcelas serão regeradas com base na condição de pagamento, pois como não existe o vínculo com pedido, não há como buscar as parcelas do pedido.

Visualização por Grade
Indica se a visualização dos itens na pasta Produtos será em forma de grade de produtos, para produtos cuja família tenha uma faixa de grade associada(registros na tabela E012LFF). O produto será exibido na grade superior e suas derivações em uma segunda grade exibida imediatamente abaixo da grade principal.

Caso alguma das derivações possuir alguma restrição o item virá desmarcado na grade superior e ao tentar marcá-lo, será exibida mensagem da consistência indicando qual derivação possui a restrição. É necessário que toda grade de produtos tenha estoque para transferir os itens para a nota.

Faturar Grupo de Empresas
Indica se poderão ser faturados pedidos de outros clientes do mesmo grupo de empresas (E085CLI.CODGRE). Neste processo, os campos listados abaixo serão carregados das definições do cliente da nota fiscal que está sendo gerada, e não do cliente do pedido que está sendo faturado. É possível alterar a sugestão dos campos utilizando o identificador de regras VEN­-140ALDIV01.

Não calcular item ao mostrar
Indica que os valores do pedido devem ser copiados sem calcular os impostos dos itens.

Marcar produtos sem estoque
Indica se deve marcar os itens sem estoque, desde que a ligação produto X depósito aceite estoque negativo.Se aplica ao optar pelos botões Mostrar ou Marcar. Esse campo, quando marcado, garante um melhor desempenho durante a preparação da nota fiscal. No procedimento de transferência dos itens os valores serão calculados normalmente.


 

Guias

Dados Gerais

Informações gerais do documento informado no processo, pedido ou nota fiscal.

Produtos

Grade com os itens dos documentos informados no processo, pedidos ou notas fiscais. Abaixo da grade são exibidas as descrições do produto e derivação do item posicionado e informações totalizadoras dos registros marcados na grade.

Vlr Dif. do ICMS FCP
Valor do diferimento de ICMS relativo ao FCP, campo calculado nas grades de produtos e serviços.

Percentual de diferimento ICMS FCP
Percentual do diferimento de ICMS relativo ao FCP sugerido a partir das parametrizações do ERP nas grades de produtos e serviços.

Vlr efe. do ICMS FCP
Valor efetivo do ICMS relativo ao FCP, campo calculado nas grades de produtos e serviços. O valor do percentual é obtido a partir das parametrizações, ou do pedido quando herdar essa informação, vide Fundo de Combate à Pobreza.

Mot. deson ICMS-ST
Motivo da desoneração do ICMS-ST na grade de produtos e de serviços para calcular o valor do ICMS-ST desonerado. Sugerido à partir das parametrizações definidas na tela F019TIS ou do pedido quando nota fiscal herdar.

Vlr. Desconto
Valor do desconto da nota fiscal

Serviços

Grade com os itens dos documentos informados no processo, pedidos ou notas fiscais. O percentual de ISS é informado automaticamente, seguindo a seguinte ordem na busca dessa informação:

  1. ISS da definição do Cliente/Fornecedor;
  2. ISS da ligação Serviço X CEP;
  3. ISS do CEP do Cliente/Fornecedor;
  4. ISS das definições do Serviço;
  5. ISS da Tabela do Simples Nacional utilizada no registro mais atual das informações mensais da empresa, caso a empresa seja optante desse regime tributário.

Observação

O campo CEP ISS da tela F070FVE, página Vendas 2 tem como objetivo indicar se o código RAIS utilizado para a busca pelo percentual de ISS do serviço na nota fiscal deve ser o da filial (como é feito atualmente) ou do cliente da prestação do serviço. Essa busca pelo cliente ou filial se dá pela tabela de ligação de serviços e CEP, na tela F080SXC.

Se a cidade não possuir código RAIS informado em seu cadastro, mesmo que existir a ligação CEP X Serviço, o sistema não fará a busca do percentual de ISS desta ligação. Isso porque o código RAIS buscado para a nota fiscal respeita a condicional do parâmetro implementado pela necessidade de se manter um histórico sobre o local de prestação do serviço caso o cliente venha a mudar o seu cadastro.

Abaixo da grade o campo Observações exibe as observações definidas a partir do pedido e informações totalizadoras dos registros marcados na grade.

As telas de configuração das grades são acessadas através do caractere C, em azul no canto superior esquerdo da própria grade. As opções habilitadas são exibir, ocultar, ordenar, alterar tamanho e alterar a posição das colunas.

Para as guias de Produtos e Serviços o campo % Diferimento indica qual percentual que será utilizado para o cálculo do valor do ICMS Diferido em pedidos, pré-faturas e notas fiscais de saída.

Observação:

O campo estará disponível somente quando o código da situação tributária finalizar em 51 (Diferimento). Para mais informações sobre o ICMS Diferido, consulte o processo.

O percentual do % ICMS Diferidoserá calculado automaticamente quando houver percentual de diferimento informado.


 

Botões

Mostrar
Exibe nas grades das pastas Produtos e Serviços os registros que atendem aos filtros informados.

N.F.
Exibe a tela F140GNF, para a manutenção e digitação de informações e valores complementares da nota fiscal.

Processar
Transfere os registros marcados nas grades das pastas Produtos e Serviços para a nota fiscal. Após processar exibirá mensagem solicitando confirmação da transferência dos itens para a nota fiscal e em seguida exibirá outra mensagem questionando o fechamento da nota fiscal neste momento. Caso não haja confirmação, dever-se-á efetuar o fechamento a partir da tela F140GNF.

Ajuda
Exibe arquivo de ajuda da tela.

Seleção
Acesso a tela F140SPR com filtros complementares baseados em pedidos.

Cancelar
Cancela as alterações efetuadas (não altera a situação da nota fiscal).

Marcar
Marca os registros para a geração da nota fiscal. Registros referentes a pedidos virão marcados. Registros referentes a outras notas dependem de marcação do usuário.

Desmarcar
Desmarca os registros para a geração da nota fiscal.

Sair
Sai da tela.

Rodapé

Itens NFE
Acesso a tela consulta dos itens da nota fiscal de compras para o item posicionado na grade.

Estoque
Acesso a tela consultas de posição dos estoques de produtos para o item posicionado na grade.

Saldo Lote
Acesso a tela consultas de posição dos estoques de produtos por lotes para o item posicionado na grade.

Dist. Lotes
Acesso a tela distribuição por lotes para o item posicionado na grade.

Nota

Após cadastrar um pedido de venda e fechar, a distribuição de lotes será feita devidamente. Entretanto, em seguida, quando gerada uma nota fiscal via pedido, caso exista apenas um registro e código do lote padrão estiver informado (E083ORI.LotPad), o sistema não fará a sugestão do lote e, automaticamente, irá abrir a tela Distribuição Produto por Lote/Série (F000DLS).

Dist. Séries
Acesso a tela distribuição por séries para o item posicionado na grade.

Cons.Est.
Acesso a tela consulta de itens sem estoque para o item posicionado na grade.

Embalagens
Abre a tela F140DEM - Distribuição de Embalagens, que permite a seleção das embalagens a serem faturadas, no caso de notas fiscais que tenham origem em pedidos. Este botão só ficará ativo caso existam embalagens formadas no pedido que está originando a nota fiscal em questão, sendo que o parâmetro E070VEN.AnaEfp (Analisa/Gera Embalagens Fechamento Pedido - tela F070FVE, na página vendas 2) deve estar como S -Sim e o parâmetro Fatura Parcial, no pedido (botão Diversos na tela F120GPD) estiver como Sim.

A tela F140DEM tem como objetivo permitir ao usuário selecionar quais embalagens serão faturadas. Não serão permitidos faturamento parcial de itens de uma mesma embalagem, apenas será permitido o faturamento de embalagens completas. A tela F140DEM já trata essa situação, permitindo apenas o faturamento de embalagens completas (todos os itens que as compõe).

Assim que o usuário confirmar a seleção de embalagens na tela F140DEM, a quantidade a faturar dos produtos na página de Produtos será atualizada, conforme seleção. Na página Produtos, somente os produtos que NÃO estão embalados poderão ter sua quantidade a faturar alterada via grade, em caso de produto com embalagem formada, a seleção de embalagens para faturamento deverá ser feita através do botão Embalagens.

Por padrão, todos os itens estarão selecionados para faturamento. No processamento da tela F140PRE em notas fiscais de venda via pedido, caso haja formação de embalagem informada no pedido, estas informações serão transferidas para as tabelas de embalagens no módulo de vendas (E140EMB e E140EPD), conforme seleção feita via tela F140DEM.

Faturamento de quantidades abaixo das quantidades informadas no pedido não serão permitidas pelas telas de notas fiscais, pois neste caso o conceito desenvolvido de faturamento de embalagens, e não de itens, não seria cumprido. Faturamento acima da quantidade informada no pedido continuam sendo permitidas, respeitando o parâmetro de percentual de faturamento acima da quantidade pedida. As telas F149GNP e F149GNC não aceitarão o faturamento de itens embalados cujo pedido permita faturamento parcial. Neste caso o usuário será instruído via mensagem a utilizar o faturamento via tela F140PRE.

Autorizados XML
Abre a tela F140AUT para cadastro dos CNPJs/CFPs autorizados a acessar o .XML da NF-e.


 

Este artigo ajudou você?