F028GCP - Condições de Pagamento
Permite o cadastro das condições de pagamento relacionadas às áreas de vendas e compras.
Processos
Através da condição de pagamento podemos definir parâmetro de variação de preço de venda, informando percentuais de acréscimo ou decréscimo (+ -) sobre o preço base da tabela de preço. Pode-se também parametrizar variação de comissão de representantes (+ -) sobre a comissão base constante no cadastro do representante.
Campos
Código
Código alfa-numérico que identifica a condição de pagamento.
Descrição
Descrição da condição de pagamento.
Aplicação
Define a aplicação da condição de pagamento.
Ao alterar a aplicação de uma condição de pagamento já configurada como "A - Ambos" para "C -Compras" ou "V - Vendas", o sistema não permitirá essa alteração se a condição já tiver sido utilizada em uma das gestões: Gestão de Vendas ou Gestão de Compras. As consistências da alteração serão feitas conforme abaixo:
1. Quando alterado de "A - Ambos" para "C - Compras", o sistema fará as seguintes validações:
- Verifica se existem pedidos com a situação do pedido igual a "1", "2", "3", "6", "8" ou "9" que utilizam a condição de pagamento especificada.
- Verifica se existem notas fiscais de venda com SitNFV igual a "1" que utilizam a condição de pagamento especificada.
- Verifica se existem contratos cujo número de parcelas processadas é diferente do número de parcelas que utilizam a condição de pagamento especificada.
Caso a condição de pagamento estiver sendo utilizada em alguns dos subtópicos do item 1, o sistema não permitirá a alteração.
2. Quando alterado de "A - Ambos" para "V - Vendas", o sistema fará as seguintes validações:
- Verifica se existem ordens de compra com SitOcp igual a "1", "2", "3", "6", "8" ou "9".
- Verifica se existem notas fiscais de compra com SitNFC igual a "1".
- Verifica se existem contratos de compra.
- Verifica se existem cotações que ainda não geraram ordens de compra.
Caso a condição de pagamento estiver sendo utilizada em alguns dos subtópicos do item 2, o sistema não permitirá a alteração.
Caso não encontrar nenhuma inconsistência acima, o sistema permitirá a alteração do campo.
3. O sistema não permite alterar a aplicação de uma condição de pagamento de "C - Compras" para "A - Ambos" ou de "V - Vendas" para "A - Ambos", caso essa condição de pagamento já esteja sendo utilizada em um fornecedor/cliente. Essa alteração só é permitida com o uso de um identificador de regra restrito .
Abreviatura
Descrição auxiliar da condição de pagamento.
Guias
Dia Vcto Semana
Define o dia da semana referente ao vencimento da condição de
pagamento. O indicativo do dia da semana para vencimento das parcelas possui um comportamento específico para cada opção selecionada, conforme detalhado abaixo:
- "1 - Normal - Qualquer dia": nesta opção, o cálculo do vencimento da primeira parcela não leva em consideração nenhum dia da semana, podendo ser qualquer dia;
- "2 - Segunda-feira";
- "3 - Terça-Feira";
- "4 - Quarta-Feira";
- "5 - Quinta-Feira";
- "6 - Sexta-Feira": nas opções de 2 à 6, o vencimento da primeira parcela receberá, primeiramente, os dias de intervalo configurados e contados a partir da data base. Em seguida, o sistema verificará se o dia do vencimento calculado é equivalente ao dia da semana configurado. Caso não seja, será acrescido um dia ao vencimento, até chegar no respectivo dia da semana;
- "7 - Fora Semana Antes": nesta opção, antes de aplicar os dias de intervalo configurados, o sistema acrescenta um dia na data base e verifica se o dia calculado é uma segunda-feira. Caso não seja, será acrescido um dia na data base, até chegar numa segunda-feira. Em seguida, serão acrescidos os dias de intervalo;
- "8 - Fora Decêndio Antes": nesta opção, antes de aplicar os dias de intervalo configurados, o sistema acrescenta um dia na data base e verifica se o dia calculado é um dia que inicia um dos três decêndios do mês, sendo esses os dias 1, 11 e 21. Caso não seja, será acrescido um dia na data base até chegar em um dos três dias (1, 11 ou 21). Em seguida, serão acrescidos os dias de intervalo;
- "9 - Fora Quinzena Antes": nesta opção, antes de aplicar os dias de intervalo configurados, o sistema acrescenta um dia na data base e verifica se o dia calculado é um dia que inicia uma das duas quinzenas do mês, sendo esses os dias 1 e 16. Caso não seja, será acrescido um dia na data base até chegar em um dos dois dias (1 ou 16). Em seguida, serão acrescidos os dias de intervalo;
Exemplo:
Data Emissão da Nota Fiscal: 10/01/2022
Dias Intervalo da Condição de Pagamento: 14
Data Base é: 10/01/2022 + 1 dia = 11/01/2022
Data Base = Data Base + 1 Dia (até chegar em uma das duas quinzenas do mês (dia 01 ou dia 16).
Data Base = 11/01/2022 + 1;
Data Base = 12/01/2022 + 1;
Data Base = 13/01/2022 + 1;
Data Base = 14/01/2022 + 1;
Data Base = 15/01/2022 + 1;
Data Base = 16/01/2022 (chegamos a uma das duas quinzenas do mês, ou seja, no dia 16/01/2022).
Desta forma nossa Data Base é 17/01/2022 (dia posterior ao dia 16/01/2022).
Data Base + Dias de intervalo cadastrado na condição de pagamento:
Data Base (17/01/2022) + 14 (Dias Intervalo)
Considerando então o dia 17/01/2022 + 14 dias, a data de vencimento será: 30/01/2022 (domingo).
Nas definições do cliente está configurado o campo Critério Dias Vencimento com o valor A - Dias Corridos - Antecipa desta forma, o vencimento da parcela será dia 28/01/2022 (sexta-feira). - "A - Fora Mês Antes": nesta opção, antes de aplicar os dias de intervalo configurados, o sistema acrescenta um dia na data base e verifica se o dia calculado é o dia 1. Caso não seja, será atribuído o dia 1 e acrescido um mês na data base. Em seguida, serão acrescidos os dias de intervalo;
- "S - Fora Semana Depois": nesta opção, o vencimento da primeira parcela receberá, primeiramente, os dias de intervalo configurados e contados a partir da data base. Em seguida, o sistema verificará se o dia da semana calculado é uma segunda-feira. Caso não seja, será acrescido um dia no vencimento, até chegar em uma segunda-feira;
- "D - Fora Decêndio Depois": nesta opção, o vencimento da primeira parcela receberá, primeiramente, os dias de intervalo configurados e contados a partir da data base. Em seguida, o sistema verificará se o dia da semana calculado é um dia que inicia um dos três decêndios do mês, sendo esses os dias 1, 11 e 21. Caso não seja, será acrescido um dia no vencimento até chegar em um dos três dias (1, 11 ou 21);
- "Q - Fora Quinzena Depois": nesta opção, o vencimento da primeira parcela receberá, primeiramente, os dias de intervalo configurados e contados a partir da data base. Em seguida, o sistema verificará se o dia da semana calculado é um dia que inicia uma das duas quinzenas do mês, sendo esses os dias 1 e 16. Caso não seja, será acrescido um dia no vencimento até chegar em um dos dois dias (1 ou 16);
- " M - Fora Mês Depois": nesta opção, o vencimento da primeira parcela receberá, primeiramente, os dias de intervalo configurados e contados a partir da data base. Em seguida, o sistema verificará se o dia da semana calculado é o dia 1. Caso não seja, será atribuído o dia 1 e acrescido um mês no vencimento.
Considerando:
- Condição de pagamento = "S - Fora Semana Depois"
- Data base = 01/12/2014 (segunda-feira)
- Dias de intervalo: 21
Como a condição de pagamento é "Depois", então o sistema aplica a lógica "depois" de ter atribuído os dias de intervalo. Então: 01 + 21 = 22 (segunda-feira). Como o vencimento já é uma segunda-feira, nenhum incremento é efetuado.
Já considerando a utilização a condição de pagamento configurada para "7 - Fora Semana Antes", em que teria: 01 + 1 = 02 (terça-feira). Então agora, como a condição de pagamento é "antes", o sistema irá acrescer um dia a mais até chegar na próxima segunda-feira que será dia 08/12. E, em seguida, serão acrescidos os 21 dias de intervalo chegando em um vencimento em 29/12.
1º Dia/Mês Especial Mês
Definição do 1º dia especial do mês.
2º Dia/Mês Especial Mês
Definição do 2º dia especial do mês.
3º Dia/Mês Especial Mês
Definição do 3º dia especial do mês. Se o vencimento definido na condição de pagamento for menor que o
dia da nota fiscal, o vencimento sera jogado para o próximo mês. Caso o mês
definido no cadastro de condição de pagamento seja inferior ao mês da nota
fiscal, a parcela será gerada com vencimento para o próximo ano, com o dia e mês
definido no cadasto de condição de pagamento.
Quando informado no campo Dia Vcto.Semana um valor diferente de "1 - Normal - Qualquer Dia", o sistema irá sugerir o zeramento dos campos de dia/mês especiais da condição de pagamento, pois neste caso o que deve ser levado em consideração para a montagem da data é o dia da semana. Caso mesmo assim o usuário queira informar dias e/ou meses especiais, estas informações serão consideradas ao invés da definição informada no campo Dia Vcto.Semana.
Os dias especiais podem ser configurados nesta tela e nas definições do cadastro do cliente (F085CAD). Já os meses especiais podem ser configurados apenas nesta tela.
Importante
No caso de estar configurado dias especiais no cadastro do cliente e condição de pagamento, o sistema sempre irá respeitar o comportamento e acatar o que está definido no cadastro do cliente.
O sistema verifica os dias especiais definidos na guia Definições da tela de cadastro do cliente (F085CAD) e de acordo com a condição atendida, o sistema acata na data de vencimento, o dia definido em um destes campos.
Data Emissão da Nota Fiscal: 10/01/2022
Dias Intervalo da Condição de Pagamento: 14
1º Dia Especial Mês: 8
2º Dia Especial Mês: 18
3º Dia Especial Mês: 28
Dia Vcto Semana: "9 - Fora Quinzena Antes"
De acordo com os cálculos descritos no campo Dia Vcto Semana que está parametrizado como "9 - Fora Quinzena Antes", a Data Base é 16/01/2022.
Considerando então o dia 16/01/2022 + 14 dias, a data de vencimento será 29/01/2022 (sábado).
Após serem acrescidos os dias de intervalo e ter o vencimento, o sistema verifica os dias especiais definidos para encontrar a data de vencimento especial.
Condições para aplicar os dias especiais:
1ª Condição:
Se o dia da data de vencimento for menor ou igual ao dia definido no campo 1º Dia Especial Mês, então, o sistema acata na data de vencimento o dia definido neste campo.
Por fim, considera que encontrou a data de vencimento especial.
Importante
Caso estas condições não atenderem, tenta o mesmo processo/lógica para os campos 2º Dia Especial Mês e 3º Dia Especial Mês.
----------------------------------------------------------------------------------------
2ª Condição:
No caso de nenhuma das três condições atender, o sistema acata na data de vencimento o dia definido no campo 1º Dia Especial Mês e pula para o próximo mês.
Observação
Se o 1º Dia Especial Mês estiver informado com zero, então o sistema acata o dia 28 como sendo o dia de vencimento da parcela, pois este é um dia comum em todos os meses.
A 2ª condição é atendida, visto que o dia 29 na data de vencimento não é menor ou igual que os 1º, 2º e 3º dias especiais (8, 18, 28).
Neste caso, o dia é definido no campo 1º Dia Especial Mês e o mês de vencimento será o próximo, isso ocorre pois entende-se que o dia de vencimento (29) já ultrapassou os dias especiais definidos nos campos. Data de Vencimento = 08/12/2022.
O sistema verifica os dias e meses especiais definidos na guia Condição do cadastro de condição de pagament e de acordo com a condição atendida, o sistema acata na data de vencimento, o dia e mês definido em um destes campos.
Data Emissão da Nota Fiscal: 10/01/2022
Dias Intervalo da Condição de Pagamento: 14
1º Dia/Mês Especial Mês: 10/01
2º Dia/Mês Especial Mês: 15/02
3º Dia/Mês Especial Mês: 19/03
Dia Vcto Semana: "9 - Fora Quinzena Antes"
De acordo com os cálculos descritos no campo Dia Vcto Semana que está parametrizado como "9 - Fora Quinzena Antes", a Data Base é 16/01/2022.
Considerando então o dia 16/01/2022 + 14 dias, a data de vencimento será: 29/01/2022 (sábado).
Após serem acrescidos os dias de intervalo e ter o vencimento, o sistema verifica os dias e meses especiais definidos para encontrar a data de vencimento especial.
Condições para aplicar os dias e/ou meses especiais:
1º Condição:
Caso existir valor no campo 1º Mês Especial, o sistema verifica:
Se o mês de vencimento é menor que o mês definido no campo 1º Mês Especial, ou, se o mês de vencimento é igual que o mês definido no campo 1º Mês Especial e o dia de vencimento é menor ou igual que o dia definido no campo 1º Dia Especial.
Caso atenda a esta condição, o sistema acata para a data de vencimento da parcela o 1º Dia Especial e o 1º Mês Especial.
Por fim, considera que encontrou a data de vencimento especial.
Observação
Se o 1º Dia Especial estiver informado com zero, então o sistema acata o dia 28 como sendo o dia de vencimento da parcela, pois este é um dia comum em todos os meses.
Caso não exista valor no campo 1º Mês Especial:
Porém, o dia de vencimento da parcela é menor ou igual ao 1º Dia Especial.Caso atenda a esta condição, o sistema acata para o dia de vencimento da parcela o 1º Dia Especial.
Por fim, considera que encontrou a data de vencimento especial.
Importante
Caso estas condições não atenderem, tenta o mesmo processo/lógica para os campos 2º Dia/Mês Especial e 3º Dia/Mês Especial.
----------------------------------------------------------------------------------------
2º Condição para caso nenhuma das três condições atender:
Caso exista um valor no campo 1º Mês Especial:
O sistema acata para a data de vencimento da parcela o 1º Dia e Mês Especial e pula para o próximo ano.
Caso não exista valor no campo 1º Mês Especial:
O sistema acata para a data de vencimento da parcela o 1º Dia Especial e pula para o próximo mês.
Observação
Se o 1º Dia Especial estiver informado com zero, então o sistema acata o dia 28 como sendo o dia de vencimento da parcela, pois este é um dia comum em todos os meses.
A 2º Condição é atendida, pois existe o 1° Mês Especial e visto que a data de vencimento não é menor que os 1°, 2° e 3° dia/mês especial.
Neste caso, o dia e mês é o definido no campo 1º Dia/Mês Especial Mês e o ano de vencimento será o próximo, isso ocorre pois entende-se que a data de vencimento ultrapassa todas as datas especiais definidas nos campos.Data de Vencimento = 10/01/2023.
Prazo Médio
Se o campo
Tipo Parcelas for definido como "3 - Parcelas diferentes" , o sistema
irá utilizar o percentual de rateio das parcelas , os dias de intervalos
entre as parcelas e a quantidade de parcelas para calcular o prazo
médio, dando um maior peso para as parcelas com o maior percentual de
rateio.
Para as demais situações, o sistema irá somar os dias de
intervalos entre as parcelas e dividir pela quantidade de parcelas, por
exemplo: a condição 30/60/90, será somando 30+60+90 e divido por 3
(quantidade de parcelas), gerando assim um prazo médio de 60 dias.
Fórmula do cálculo para o prazo médio da condição de pagamento. O sistema utiliza somente duas casas decimais para o prazo médio:
Dias de intervalo | Prazo | % Rateio | |
---|---|---|---|
30 | 30 | 0 | 0 |
0 | 30 | 33,34 | 10,002 |
15 | 45 | 33,33 | 14,9985 |
15 | 60 | 33,33 | 19,998 |
Prazo = | 44,9985 |
Fórmula Prazo Médio: Soma (em dias) das Parcelas / Nro. de Parcelas
Cálculo do prazo médio:
- 60+90+120 Dias - Prazo Médio = (60 + 90 + 120) / 3 => 270 / 3 => 90
- 30+60+90 Dias - Prazo Médio = (30 + 60 + 90) / 3 => 180 / 3 => 60
- 0+30 Dias - Prazo Médio = (0 + 30) / 2 => 30 / 2 => 15
IPI na 1ª Parcela
Indicativo se o IPI deve ser totalmente incluso na 1ª parcela.
ICMS Normal na 1ª
Indicativo se o ICMS normal deve ser totalmente incluso na 1ª
parcela.
ICMS Substituído na 1ª
Indicativo se o ICMS substituído + o FCP substituído deve ser totalmente incluso na 1ª parcela.
ISS na 1ª
Indicativo se o ISS deve ser tratado na
1ª parcela. Este procedimento levará em consideração também o parâmetro da
transação de vendas "ISS NFS" (F070FVE.VENISS), com o seguinte tratamento: "+"
soma o valor de ISS na primeira parcela, "-" diminui o valor de ISS na primeira
parcela ou "N" não aplica nenhum tratamento diferenciado à primeira parcela.
Frete na 1ª
Indicativo se o frete deve ser totalmente incluso na 1ª parcela.
Seguro na 1ª
Indicativo se o seguro deve ser totalmente incluso na 1ª
parcela.
Arredondamento na 1ª
Indicativo se o valor do arredondamento deve ser totalmente
incluso na 1ª parcela.
Outros na 1ª
Indicativo se o valor de outros deve ser totalmente incluso na 1ª
parcela.
IRRF na 1ª
Indicativo se o Imposto de Renda Retido na Fonte (IRRF) deve ser tratado na 1ª parcela. Para compras, este parâmetro considera também o campo IRFF NFE, da guia IRF, da tela Transação de Compras (F001TCP); e, para vendas, considera o campo IRFF NFS, da tela Transação de Venda (F001TVE), com o seguinte tratamento: + - Soma o valor de IRF na primeira parcela; - - subtrai o valor de IRF na primeira parcela; ou N - não aplica nenhum tratamento diferenciado à primeira parcela.
Juros desde a venda?
Este parâmetro define se a cobrança de juros será feita,
ou não, no momento da venda. Quando o campo Dia/Mês Fixo estiver preenchido com uma data fixa, este campo deve ser alterado para "N - Não", para que considere a data preenchida no campo Dia/Mês Fixo.
Integra WMW
Indica se esse registro deve ser integrado para o WMW.
Situação WMW
Indica se esse registro está ativo ou inativo para o WMW.
Comissão também na 1ª
Indicativo se a comissão deve ser calculada na 1ª
parcela. Caso a comissão deva ser inclusa totalmente na primeira parcela, deverá
ser observado também o parâmetro "Comissão Primeira Parcela" das definições do
representante (E090HRP.COMPRI), que deverá estar definido igual a "S - Sim".
Tabela de Preço de Vendas
Este parâmetro define o preenchimento do campo Tab. Preço da tela F090LRC.
Observação
Este campo não é utilizado para sugestão da informação nos documentos fiscais.
% Preço Venda
Percentual a ser aplicado sobre o preço unitário de venda
originado de uma tabela de preços, podendo inclusive ser negativo.
% Preço Compra
Percentual a ser aplicado sobre o preço unitário de compra
originado de uma tabela de preços, podendo inclusive ser negativo.
Desconto Condição
Desconto a ser realizado em cima do preço de venda, conforme condição de pagamento escolhida na Formação de Preços (F621APC).
% Acréscimo Financeiro Ven.
Acréscimo realizado em cima do preço de venda, conforme condição de pagamento escolhida na Formação de Preços (F621APC). O percentual informado no cadastro da condição de pagamento é válido apenas quando uma tabela de preços for utilizada, tanto em pedidos quanto em notas fiscais. Esse percentual é aplicado diretamente no preço do item.
Comissão
Percentual somado aos demais percentuais de comissão
aplicados à movimentação. O percentual
é somado ou subtraído
quando a aplicação utilizada possui uma tabela de preço informada ou
na própria condição de pagamento exista uma tabela de preço.
Redutor Base Comissão
Percentual aplicado à base de cálculo da comissão.
Percentual de Encargos
Percentual sugerido em pedidos,
pré-fatura (a partir de pedidos) ou notas fiscais. É calculado no campo Líquido Outros do pedido ou nota fiscal e somado ao valor total. Para calculá-lo no pedido, é necessário que ele tenha parcelas especiais.
Desc. Antecipação
Percentual do desconto de antecipação. Também
está disponível na guia Itens.
Desc. Pontualidade
Percentual do desconto de pontualidade. Também
está disponível na guia Itens.
Observação
O campo Desconto de Pontualidade é de uso exclusivo do Agronegócio.
Qtde.Parcelas
Quantidade de parcelas da condição de pagamento.
Tipo Parcelas
Indicativo que define como será calculado os valores das parcelas.
Atenção: os parâmetros da condição de pagamento referente a valores na 1ª parcela (IRRF na 1ª, Frete na 1ª, IPI na 1ª etc.) só funcionam com o tipo da parcela igual a "1 - Iguais - Dif. Primeira Parcela".
Pagamento Antecipado
Indicativo se o pedido tem pagamento antecipado. Destaca-se que os pedidos de venda herdarão esta informação da condição de pagamento, visto que este campo recebe como padrão o atributo informado na condição de pagamento do pedido. No momento da geração da pré-fatura o sistema identifica que o pedido é de pagamento antecipado e fixa o preço do mesmo para que não seja feita novamente a busca do preço no momento do faturamento e também bloqueia a pré-fatura indicando que a mesma foi bloqueada porque o pedido é de pagamento antecipado. Desta forma é possível que seja enviado o aviso de cobrança para que após o pagamento esta pré-fatura possa ser liberada para o faturamento, através da tela de liberação de pré-faturas bloqueadas.
No caso da geração de cargas, o pagamento antecipado refere-se à carga e não ao pedido que está vinculado a mesma. Nesta situação, é possível ter mais de um pedido vinculado a uma carga, ou seja, pedidos com o campo Pagamento Antecipado com valor "S - Sim", mas também é possível haver pedidos com este campo com o valor "N - Não". Desta forma, a carga não pode ser gerada herdando o valor do campo do pedido, e sim com o valor que está configurado através da Tabela de Parâmetro da Análise de Embarque (E004PAE), que é alimentada por meio da tela F004PAE.
Situação
Indicativo de situação da tabela de preços.
% Juros
Permite informar a taxa de juros para utilizar na condição de pagamento
em questão.
Tipo Cálculo Juros
Este campo indica os tipos de juros para a condição de pagamento cadastrada. Ele possui as seguintes opções:
- 0 - Sem Juros;
- 1 - Tabela Price;
- 2 - Juros Compostos;
- 3 - Juros Simples;
- 4 - Financiamento Externo;
- 5 - Condição de pagamento.
Quando informada a opção 1 - Tabela Price, o sistema atribuirá o valor da coluna Dias Intervalo (da guia Itens) para 30, seguindo o seguinte comportamento nas situações abaixo:
- se o valor da coluna do item for igual a 30 ou um novo item estiver sendo incluído, a coluna será bloqueada e terá o valor padrão 30;
- se um item existente possuir um valor diferente de 30 para a coluna, ela ficará editável. Porém, permitirá alterar apenas para o valor 30.
Importante
O campo Tipo Cálculo Juros está disponível para clientes que possuem a proprietária da solução Gestão de Lojas (Gestão Empresarial | ERP integrado ao Gestão de Lojas).
Guia para o cadastramento das parcelas das condições de pagamento.
Exclui
Se estiver marcado ao processar o registro é excluído.
Qtde Parcelas
Quantidade de parcelas para cada intervalo de dias, por
exemplo, se a condição de pagamento for 35/42/49/60 dias, a 1ª linha terá este campo
definido como 1, a segunda como 2 e a terceira como 1.
Dias Intervalo
Quantidade de dias de intervalo entre as parcelas, sendo
definida sempre sobre a anterior, por exemplo, se a condição de pagamento for
35/42/49/60 dias, a 1ª linha terá este campo definido como 35, a segunda como 7 e a
terceira como 11.
Permite Dia Fixo?
Indicativo de dia fixo. Se estiver definido
igual a "S - Sim", este campo garante que as parcelas caiam sempre no mesmo dia, por
exemplo, para uma condição de pagamento 30/60/90, a primeira parcela será
contada 30 dias a partir da data base (Data de Emissão da nota fiscal por
exemplo) e as próximas parcelas terão o mesmo dia de vencimento no mês seguinte,
independente de haver algum mês com número de dias diferente de 30. Só se aplica
para condições de pagamento cujos números de dias sejam múltiplos de 30.
Caso
alguma das parcelas caia num domingo ou feriado, e estiver configurado que a
empresa só aceita vencimento em dias úteis, somente esta parcela será alterada.
Quando se trata de uma condição de pagamento com apenas uma parcela em 30 dias,
o indicativo de dia fixo é ignorado pelo sistema e a parcela terá seu vencimento
com base nos 30 dias após a data base.
% Rateio
Percentual de rateio das parcelas, somente se as parcelas
forem diferentes entre si. Quando parametrizada uma condição de pagamento para que a 1ª parcela seja gerada apenas com os valores de retenções, mas não possuir retenção, o sistema não irá gerar a parcela com valor zerado.
Parc.c/ Desc.
Quantidade de parcelas com desconto, aplicado na própria
linha, por exemplo, se o campo Qtd Parcelas estiver definido como 3 e este campo
definido como 2, o desconto será aplicado apenas nas 1ª e 2ª parcelas.
% Desconto
Percentual de desconto a ser aplicado a parcela.
Dias Tolerância
Quantidade de dias de tolerância para aplicação do
desconto, permitindo inclusive valores negativos.
Recalcula Desconto ST
Indicativo se o desconto da parcela irá desconsiderar o valor do ICMS retido.
Dia/Mês Fixo
Permite informar o dia e o mês fixos para vencimento das parcelas de uma condição de pagamento. Para gerar as parcelas com dia fixo nos pedidos e nas notas fiscais, além da proprietária com permissão de Agronegócio, deve-se utilizar a ligação Tabelas de Preço x Condição de Pagamento por meio da tela F081TCA, ou seja, as condições de pagamento devem estar vinculadas às tabelas de preço.
Observação
- a quantidade de parcelas é com base nas linhas inseridas nesse campo. Não é possível informar um valor maior que 1 no campo Qtd Parcelas;
- se esse campo estiver preenchido, o campo Dia Fixo deve ficar em branco.
Dia Fixo
Permite informar em uma condição de pagamento, o dia fixo para o vencimento das parcelas.
Observação
É possível inserir somente uma linha. A quantidade de parcelas deve ser controlada através do campo Qtd Parcela. Além disso, este campo somente fica visível para clientes do segmento de Agronegócio.
Parametrização de uma condição de pagamento com o dia 15 sendo como fixo:
- No campo 1º Dia/Mês Especial, informe somente no primeiro campo o dia desejado, neste caso o dia 15 de cada mês;
- Com uma parcela, cadastre uma condição de pagamento com os seguintes parâmetros:
- Acesse a tela F028GCP, em Cadastros > Mercado e Suprimentos > Condições de Pagamento > Cadastro
- Na guia Condição, campo Dia Vcto.Semana informe "A - Fora Mês Antes"
- Na guia Itens, campo Dias Intervalo insira o valor 14
Forma de Pagamento
Permite definir uma das formas de pagamento cadastradas na tela Formas de Pagamento (F066FPG).
Indicativo de Pagamento
Define como será feito o pagamento, podendo ser 0 - Pagamento à Vista ou 1 - Pagamento à Prazo.
Observação
- As parcelas dos pedidos, ordens de compra, notas fiscais de saída e notas fiscais de entrada utilizarão essas informações quando forem geradas a partir da condição de pagamento. É possível também inserir a condição de pagamento nas definições do cliente onde estão disponíveis os campos Dia Vcto. Semana e 1º, 2º, 3º Dia/Mês Especial. Também é possível definir um Critério Dia Vencimento diferenciado.
- A nota fiscal, pedido ou o contrato recebem como sugestão a forma de pagamento das definições do cliente. Ao alterar a condição de pagamento nessas rotinas, o sistema não utiliza a forma de pagamento da condição de pagamento para sugerir à nota fiscal, ao pedido ou ao contrato.
Botão
Par. Dinâmicos
Abre a tela F000PPD - Configuração de parâmetros.