No conteúdo deste manual são citados Identificadores de Regras, porém, no GO UP não é possível incluir, excluir ou alterar identificadores e suas regras associadas, pois o sistema possui funções nativas devido aos processos de negócio pré-definidos.
Ajuda por telas > Controladoria > Gestão de Patrimônio > Controle de Bens > Movimentação > F670MAN - Geração de Movimentos

F670MAN - Geração de Movimentos

Esta tela tem como objetivo efetuar as movimentações relativas ao bem, conforme o Tipo de Movimentação da transação selecionada. Nesta tela é possível baixar (por venda, estorno ou outros. Permite baixar bens parcialmente por quantidade, percentual ou valor), transferir (entre filiais, centro de custos, conta contábil, espécie, local real, portador, acréscimos, taxas de depreciação, de acréscimo para principal e de principal para acréscimo), desdobrar (por valor, percentual ou quantidade de itens), agrupar bens e calcular o valor da adoção inicial.

Processos

Transferência com transações integradas

A rotina possibilita efetuar diversos tipos de movimentações de transferências em um único processo.
Tipos de transferências possíveis para geração em um único processo: transferência entre centro de custos, locais reais, filiais, portadores de bens, contas contábeis e espécies. Para isto, é necessários que seja vinculado a transação de transferência principal, os outros diversos tipos de transferências.

Na tela F001TPM deve-se selecionar uma transação de transferência dos tipos citados, acessar a página Integrações e adicionar uma ou mais transações de transferência. Ao selecionar no campo Transação, do cabeçalho da tela, uma transação que possua outras transações de transferência integradas, será habilitado o botão Integradas na parte direita da tela, logo abaixo do botão Sair. Ao clicar neste botão, exibirá uma tela com toda a árvore de integrações gerada a partir da transação selecionada.

Importante

Caso a transação de transferência adicionada na guia Integrações possua outras transações de transferência integradas a ela, todas serão consideradas na tela de movimentação, sendo que, no caso de haver mais do que uma do mesmo tipo (centro de custos, local real, etc), apenas será executada UMA movimentação daquele tipo. Caso uma das transações integradas seja do mesmo tipo da transação principal selecionada, será emitida uma mensagem de erro alertando que esta operação não será possível, pois poderá ocasionar repetição em alguns pontos do sistema.

O campo Conta Contábil apresentará as contas do tipo Patrimônio ou Ambas e com situação ativo. O campo aceita somente conta analítica.

Importante

  1. Caso a transação principal seja de conta contábil, espécie ou filial e possua uma integrada de centro de custos, local real ou portador, será exibida na grade apenas uma linha para cada bem e os valores informados para centro de custos, local real ou portador serão atribuídos para TODAS as localizações de cada bem. Ou seja, TODAS as localizações do bem receberão os MESMOS valores;
  2. caso a transação principal seja de centro de custos, local real ou portador e possua transações integradas de conta contábil, filial ou espécie, será exibido na grade um registro por localização do bem mas os campos de conta contábil, filial ou espécie serão atualizados com o mesmo valor em todos os registros do mesmo bem;
  3. cada transação (principal e integradas) gerará o movimento de baixa e inclusão normalmente, sendo que a primeira a ser executada será sempre a principal (informada no cabeçalho da tela) e depois as demais;
  4. a única finalidade destas integrações é facilitar a entrada de dados na tela de movimentações, permitindo informar os parâmetros para várias transações de uma só vez. Porém, NADA será sugerido automaticamente ou previamente cadastrado;
  5. as transações com integrações de outras transferências só poderão ser utilizadas na tela de movimentação manual, sendo que se for informada uma transação destas em rotinas como ERP Sid ou nas integrações com as áreas Mercado ou Suprimento, será solicitado que seja informada uma transação que não possua estas integrações;
  6. somente será sugerida a conta contábil da nova espécie se o campo Conta Contábil Bem Igual Conta Contábil Espécie esteja igual a S (Sim), no cadastro da empresa. Caso contrário, não será sugerida a nova conta contábil. Este campo estará habilitado para que seja possível informar qualquer conta contábil, mesmo para os casos em que a conta é sugerida; será sugerida a conta contábil da nova espécie do bem no campo Nova C.Contábil quando for efetuada uma movimentação de Transferência de Bem Entre Espécies, sendo que a transação utilizada possua uma transação integrada de Transferência de Bem Entre Conta Contábil. Com isso, ao informar a nova espécie será sugerida a conta contábil da nova espécie;
  7. na transferência entre bens acréscimo para acréscimo ou bens principal para acréscimo, é permitido transferir para espécies que tenham o tipo de desvalorização diferente, desde que sejam entre depreciação e amortização;
  8. quando o parâmetro Taxa desvalorização diferente acréscimo estiver preenchido com N-Não, ao transferir um bem principal para um bem acréscimo onde as taxas de depreciação oficial e depreciação gerencial sejam diferentes, será apresentada uma mensagem informando a diferença e solicitando se o usuário deseja que o bem acréscimo assuma as taxas de depreciação do bem principal. Ao selecionar a opção Sim a taxas do bem acréscimo assumem as taxas do bem principal. Ao selecionar a opção Não, o processo é cancelado;
  9. não é possível realizar transação do tipo Desdobramento por valor para bens com quantidade maior que um. Primeiramente é necessário realizar um desdobramento por quantidade, gerando bens unitários. Caso o bem possua quantidade maior do que um, a rotina irá apresentar a mensagem: Nenhum registro encontrado;
  10. nas movimentações de Transferência, Baixa, Desdobramento ou Agrupamento, se o bem não possuir a depreciação até a competência anterior à data de movimentação, a rotina realizará o cálculo da depreciação automaticamente.

Baixa Parcial

Pode-se baixar bens parcialmente por valor, percentual e quantidade, informando um valor diferente do valor do bem, um percentual diferente de 100% ou uma quantidade de itens diferente da quantidade do bem, de acordo com a modalidade de baixa da transação. Se for informado um valor igual ao valor do bem, um percentual igual a 100% ou uma quantidade de itens igual a quantidade do bem a baixa será feita de forma integral, como já era feito no processo anterior. Nas baixas parciais não serão gravados no cadastro do bem o número da nota fiscal, o valor de venda e a data da baixa.
Somente será gravado o número da nota fiscal no movimento para contabilização (E670MOV).

O campo Modalidade Baixa, da guia Cadastros 2 da tela F001TPM, permite baixar os bens parcialmente por valor, percentual ou quantidade de itens. Deve-se informar se a modalidade será V - por valor, P - Por percentual ou I - por quantidade de itens.

Ao informar uma transação de baixa de bens nesta tela a rotina habilitará os campos Valor Baixa, Percentual Baixa ou Valor Baixa, conforme a modalidade da transação escolhida.

Ao fazer um desdobramento de bem, o sistema consiste o critério utilizado para atualização do tipo de acréscimo. Quando na tela F001TPM não houver informação no campo Tipo acréscimo, o critério será buscado conforme o cadastrado na espécie.

Observação

Ao realizar a baixa por quantidade de itens em bens que possuem mais de uma quantidade, usando um período quebrado, o cálculo de depreciação não será realizado de forma proporcional. Nessa situação a quantidade a ser baixada deverá ser desmembrada no início do período.

Inativação de bens para cálculo do CIAP automaticamente

Ao baixar bens que estejam ligados a nota fiscal, estes serão inativados na área Tributos. Caso a empresa possua espécie ou filial na máscara de codificação e forem feitas transferências entre espécies e filiais, a rotina continuará controlando estas inativações, apesar do código do bem já não ser mais o mesmo da nota fiscal. Porém, caso forem feitos desmembramentos do bem integrado, a rotina não controlará a inativação dos bens caso o bem gerado por desmembramento ou o bem origem foram baixados. Nestes casos, no momento da baixa, será apresentada uma mensagem alertando que o controle da inativação e dos valores para o CIAP deverão ser controlados manualmente. Para as baixas parciais também será apresentada a mesma mensagem.

Transferências entre filiais de bens com valores no CIAP

Ao transferir bens ligados a nota fiscal que possuem parcelas no CIAP, a filial de localização das parcelas do CIAP também será alterada para a nova filial de localização do bem.

O sistema poderá paralisar a apropriação do CIAP de determinadas parcelas, conforme configuração do campo Manter CIAP na Transferência entre Filiais disponível na tela F070FEF.

Baixa de bens com parcelas no CIAP

Ao Baixar bens ligados a nota fiscal que possuem parcelas no CIAP os campos Vlr Moeda,Indice,Vlr CIAP e Vlr Corrigido da parcela do CIAP serão zerados na competência da baixa e nas competências posteriores que existirem parcelas.

Agrupamento de bens com indicativo de recuperação de PIS e COFINS 

Movimentação patrimonial de agrupamento de bens para considerar o indicativo de 'Recupera PIS', 'Recupera COFINS' e 'Recupera CSLL', de forma que a base destes impostos no bem agrupador somente seja agrupada quando ambos recuperarem o imposto (Recupera PIS = 'S' no bem agrupador e no bem agrupado).

Alteração por vida útil

Ao realizar uma alteração por vida útil que gere bens acréscimos, a descrição do bem acréscimo será a descrição do bem principal mais o indicativo. Por exemplo, o bem principal tem a descrição Monitor 19 e é realizada a movimentação de vida útil utilizando a geração de acréscimo de Custo Atribuído, nesse caso a descrição do bem acréscimo ficará como Monitor 19 (Custo Atribuído). Nesta movimentação há a possibilidade de gerar bens acréscimos de custo atribuído e impairment:

Custo atribuído:
Será criado um acréscimo com a diferença entre o novo valor justo e o valor a depreciar do bem.
Total do bem = Valor atual do bem + Reavaliações positivas/negativas.
Exemplo:
Total do bem = 1.000,00
Novo Valor Justo: 1.100,00
Acréscimo a ser gerado: 100,00

Se o identificador de regra PAT - 670VLRAC01 estiver cadastrado e ativo, ao valor do acréscimo será acrescentado o total da depreciação acumulada.

Impairment:
Será criado um acréscimo com a diferença entre o valor justo atual e o novo.
Exemplo:
Valor justo: 1.100,00
Novo valor justo: 1.350,00
Acréscimo a ser gerado: 250,00

Especificações de alguns CAMPOS visíveis para esta configuração:

Saldo a depreciar
Este valor é formado pelo seguinte: Valor atual do bem menos a soma do Valor Residual mais o valor Depreciação acumulada por vida útil, ou seja, Saldo a depreciar = Valor atual do bem - (Valor Residual + Depreciação acumulada por vida útil.

Depr. Acum. Ini. por Vida Útil
Neste campo pode haver a depreciação de corte, ou caso já exista cálculo por vida útil, será o valor existente na tabela de cálculo. Ele não será atualizado caso o cliente altere os valores da depreciação acumulada inicial ou valor residual.

Nova Depr. Acum. Ini. por Vida Útil
Neste campo é possível definir qual será a depreciação acumulada inicial por vida útil, por padrão será sugerido o valor da depreciação de corte.

Observação

Os campos não documentados não possuem especificações ou particularidades.

Nova Data Iní. Cálc. Vida Útil
Neste campo é possível alterar a Data Iní. Cálc. Vida Útil do bem. Por padrão será sugerida a data de referência informada na tela. O valor da nova data não poderá ser menor que a data de referência. Caso o bem já possua algum cálculo de depreciação paralela, a nova data também não poderá conter um mês superior à data de referência.

Conclusão do arrendamento mercantil
Ao efetuar esta movimentação os valores dos bens principais serão alterados e os dos bens acréscimos não. No processamento da movimentação as baixas serão realizadas pelo valor de origem e as entradas pelo valor informado.

O que é um arrendamento mercantil?

Arrendamento mercantil, também conhecido pelo termo em inglês leasing, é um contrato através do qual a arrendadora ou locadora (a empresa que se dedica à exploração de leasing) adquire um bem escolhido por seu cliente (o arrendatário, ou locatário) para, em seguida, alugá-lo a este último, por um prazo determinado. Ao término do contrato o arrendatário pode optar por renová-lo por mais um período, por devolver o bem arrendado à arrendadora (que pode exigir do arrendatário, no contrato, a garantia de um valor residual) ou dela adquirir o bem, pelo valor de mercado ou por um valor residual previamente definido no contrato.

Campos

Data Referência
Competência cuja movimentação será realizada.

Transação
Código da transação da movimentação que será efetuada.

Espécie (+)
Código ou abrangência da espécie dos bens que serão apresentados na grade para efetuar a movimentação. Na transferência entre espécie é permitido informar a nova espécie com tipo de desvalorização diferente da espécie de origem, desde que a desvalorização seja do tipo depreciação ou amortização. Para as espécies que tenham tipo de desvalorização igual a exaustão não será permitido alterar para outro tipo de desvalorização, e será apresentada a mensagem: Somente é permitido fazer a transferência de espécie quando os tipos de desvalorização envolvidos forem depreciação e amortização. Espécie: XXXXXXX Nova espécie: XXXXXXX.

Filial (+)
Código ou abrangência das filiais dos bens que serão apresentados na grade para efetuar a movimentação.

Conta Contábil (+)
Código ou abrangência da conta contábil dos bens que serão apresentados na grade para efetuar a movimentação.

Centro de Custos (+)
Código ou abrangência do centro de custo dos bens que serão apresentados na grade para efetuar a movimentação.

Esse campo possui uma opção Não para marcar, o objetivo deste campo é que quando assinalado, ao invés de filtrar os bens com o(s) Centro de Custo informado(s), deverá ignorar estes bens e carregar na grid apenas os que NÃO possuírem o(s) código(s) do(s) centro(s) de custo(s).

Código do Bem (+)
Código ou abrangência dos bens que serão apresentados na grade para efetuar a movimentação.

Descrição do Bem
Palavra da descrição do bem que será filtrada na grade.

Principal de Destino
O campo é habilitado quando a movimentação a ser realizada for de transferência de bens principais para acréscimos. Indica qual será o bem principal de destino.

Plaqueta
Código da plaqueta do bem.

Local Real
Código da localização real do bem.

Portador
Código do portador do bem.

Mostrar somente bens acréscimos
Quando marcado,exibe na grade apenas os bens acréscimos.

Mostrar acréscimos do bem principal de origem
Esta opção está disponível para a movimentação de Alteração por vida útil. Se esta opção estiver marcada o sistema irá apresentar na grade o bem principal juntamente com seus respectivos acréscimos de tipo complementar.

Ao gerar a movimentação com o indicativo de gerar acréscimos o sistema irá gerar o novo acréscimo vinculando-o ao bem origem ao qual foi realizado o processamento, ou seja, ao processar um bem principal ou acréscimo com esta opção marcada, o sistema irá preencher o campo BEMORI da tabela E670BEM do acréscimo gerado com o código do bem origem.

Se esta opção não estiver marcada o sistema irá manter o comportamento padrão, não vinculando o acréscimo a ser gerado a nenhum bem.

Botões

Seleção
Exibe a tela F670SEB.

Aplicar
Tem como objetivo aplicar o valor da coluna habilitada para todas a linhas da grade.
Exibe uma mensagem para escolha das opções Toda a coluna,Para Baixo e Para cima. As opções Para Baixo e Para cima serão baseadas na linha selecionada na grade. Será aplicado o valor da coluna somente nas linhas da grade que não possuírem valor informado na coluna.

Correção
Este botão tem a função de refazer todos os movimentos de entrada para os bens que apresentam divergência entre a quantidade de localizações existente e a quantidade de movimentos de entrada.

Informação
Os botões não documentados nesta tela, não executam nenhum tipo de processo.

Botões do rodapé

Dados do Bem
Exibe a tela F671CBE, com os dados do bem selecionado.

Localizações
Exibe a tela F670LOC, com os dados da localização do bem selecionado.

Novo Rateio
Exibe a tela de rateios para realização de acertos.

Parâmetros globais

Nome Descrição
AgrBemMov Parâmetro para considerar duas casas após a virgula na movimentação patrimonial de agrupamento de bens.

Identificadores de regras

Módulo Código
PAT 670AGLOC01
PAT 670CCTUR01
PAT 670MANRE00
PAT 670MANRE01
PAT 670MANRT01
PAT 670VLRAC01
PAT 670MANTA01

Este artigo ajudou você?