No conteúdo deste manual são citados Identificadores de Regras, porém, no GO UP não é possível incluir, excluir ou alterar identificadores e suas regras associadas, pois o sistema possui funções nativas devido aos processos de negócio pré-definidos.
Devido à descontinuação da versão 5.10.3, que ocorrerá em 30/09/2025, informamos que este manual não receberá atualizações a partir desta data. Para mais informações sobre a evolução do Gestão Empresarial PME | GO UP, acesse a documentação sobre a PCVV - Política do Ciclo de Vida das Versões.

Informamos que as funcionalidades da Reforma Tributária estão disponíveis apenas a partir da versão 5.10.4 do Gestão Empresarial.
Acesse o Portal de Exigências Legais da Senior para saber como preparar o seu negócio!

Geração do Cálculo do Imposto Contábil

Imposto Contábil
Este imposto permite a geração do cálculo de valores referentes aos lançamentos contábeis, conforme a parametrização da grade Parâmetros Contábeis na tela F055PPF.

Serão buscados os parâmetros contábeis em base liga filial e percorrido cada parâmetro buscando o saldo da conta ou os valores a débito e/ou a crédito da mesma.
Os créditos são atribuídos ao campo Adição na Base (+) e os débitos são atribuídos ao campo Subtração na Base (-). Esses resultados montam o valor da base Bruta com Adições menos Subtrações.
Busca apurações já cadastradas, se for necessário.
Inicialmente permite apurar impostos através de qualquer movimento ou saldo contábil.
No cadastro da base do imposto, será exibida uma grade "Parâmetros contábeis" onde é possível informar:

  1. Código da conta contábil reduzida.
    Quando informada a conta contábil sintética do "Ativo Circulante", ao processar o cálculo desse imposto em F661PAI os valores serão buscados de todas as contas pertencentes a conta contábil sintética do "Ativo Circulante", conforme o plano de contas.
  2. A data base, que parametriza a data inicial para considerar na apuração desta conta contábil
  3. Valor Débitos, parametriza se os valores dos débitos deve ser adicionados(+), subtraídos(-) ou desconsiderados(N) da base de calculo.
  4. Valor Créditos, parametriza se os valores dos créditos deve ser adicionados(+), subtraídos(-) ou desconsiderados(N) da base de calculo.
  5. Saldo Contábil, especifica se o saldo do último dia do período da apuração da conta contábil associada deve ser somado(+), subtraído(-) ou desconsiderado(N) da base de calculo.

Se na tela F051IMP, o campo Tipo de Abatimento estiver preenchido com "B" (Base de Cálculo) o valor do abatimento é subtraído antes de calcular o percentual do imposto.
Se na tela F051IMP, o campo Tipo de Abatimento estiver preenchido com "I" (Imposto) o valor do abatimento é aplicado ao final do cálculo.

Este artigo ajudou você?