Processo de Devolução de Saldo do Cliente
Configurações
O processo de recebimento, gerando uma devolução de saldo para o cliente, somente ocorrerá se:
Na tela configuração de parâmetros globais (F000PGS) o parâmetro global Controle de Lote (CtrLotBai), estiver habilitado.
Na tela de Parâmetros de Usuário para Contas a Receber (F099URE):
- Marcar o parâmetro Permite gerar devolução saldo, na aba Baixa Contas a Receber.
Na tela de Parâmetros da Filial para Contas a Receber (F070FRE):
- Definir se a geração da devolução de saldo ao cliente será realizado via título do Contas a Pagar ou um débito direto na Tesouraria, aba Receber 1, campo Permite gerar devolução saldo. Se este campo estiver em branco, não será permitida a geração de devoluçao do saldo do cliente. Após definir como será gerado a devolução do saldo do cliente, será necessário informar quais transações serão configuradas para que o processo possa ser realizado. Deverão ser definidas as transações para os campos, Trans. entrada C. Pagar devolução saldo, Transação baixa C.Pagar devolução saldo e Trans. débito tesouraria ref. devolução. Estas transações não estarão cadastradas, se houver necessidade de cadastrá-las deverão ser utilizadas as telas Transações do Contas a pagar (F001TPA) para os campos Trans. entrada C. Pagar devolução saldo, Transação baixa C.Pagar devolução saldo, e a tela Transações de Tesouraria (F001TCX) para o campo Trans. débito tesouraria ref. devolução, lembrando que, para a transação de débito da tesouraria, deverá ser vinculada uma transação do tipo Estorno .
- Definir o tipo de título no campo Tipo título C.Pagar devolução saldo a ser utilizado para gerar título no Contas a Pagar, quando houver saldo a pagar, numa baixa composta de títulos do Contas a Receber. Esta informação somente será necessária se o campo Permite gerar devolução saldo estiver selecionado com a opção "1 – Contas a Pagar".
- O campo Conta devolução de saldo deverá ser preenchido se a devolução for realizada por meio de Débito Tesouraria, conforme tipo selecionado no campo Permite gerar devolução saldo. Será nesta conta que ocorrerá o débito da devolução do saldo do cliente.
- No campo Usuário resp. aprovação devolução informe um usuário com permissão para aprovação multinível automática, que será utilizado pelo sistema para aprovar o lançamento e a baixa dos títulos de devolução do contas a pagar. Se as rotinas multiníveis de aprovação 24 e 27 estiverem habilitadas e o usuário informado não possuir permissão para aprovação, os títulos somente serão aprovados por um usuário com permissão conforme as exigências dos processos.
Para o processo de devolução de saldo, é possível utilizar um modelo de recibo que será impresso no final do processo, para isso, é necessário cadastrar o modelo na tela de cadastros de Identificador de Modelos (F096MDR), para cada tela em que é possível fazer o recebimento com devolução de saldo, sendo:
- No campo Identificador Modelo Relatório, deverá ser informado o código "F301BCD_D" e no campo Sequência, o valor 1;
- No campo Identificador Modelo Relatório, deverá ser informado o código "F301BMD_D" e no campo Sequência, o valor 1.
No recebimentos dos títulos
Após a configuração dos parâmetros, tanto do Usuário quanto da Filial, a baixa dos títulos do contas a receber com o valor do pagamento superior ao valor a baixar poderá ser realizado pelas telas Baixa por Recebimento de cheque/Diversos do Contas a Receber (F301BCD) e Baixa por Motivos Diversos do Contas a Receber (F301BMD). Ao executar o recebimento será exibida a mensagem “Deseja devolver saldo ao cliente?”.
Não é possível gerar uma devolução de saldo ao cliente utilizando a aba “Compensação".
Consulta baixa Composta de Títulos
A tela Exclusão de Lotes de Movimentos do Contas a Pagar/Receber (F501ELM) permite consultar toda a movimentação do recebimento dos títulos e geração do movimento da devolução do saldo do cliente, tanto pelo Contas a Pagar quanto pela Tesouraria. Além de realizar a exclusão do movimento pela exclusão do lote no qual foi gravada, a movimentação dos títulos, recebimentos e devoluções. Após a exclusão, os títulos retornarão à sua situação original, juntamente com a movimentação das contas informadas.
A área "Movimento Tesouraria (Devolução)" somente informará a movimentação da devolução do saldo ao cliente, quando houver.
Ao habilitar o processo multinível rotina 27 para a baixa dos títulos do Contas a Pagar, será necessário realizar todo o processo de aprovação do lançamento de baixa e o movimento deverá estar como processado para a Tesouraria. Somente com este processo será possível a exclusão do movimento de recebimento em lote com geração da devolução do saldo ao cliente.