Controle de Interjornada de Trabalho

O controle de interjornada impede que um colaborador acesse a empresa antes de cumprir um descanso de 11 horas. O tempo de interjornada começa a ser contado a partir da saída do colaborador, registrada em um dispositivo/leitora que faça esse controle. O colaborador terá o acesso negado, caso tente entrar por um dispositivo/leitora desse tipo.

A validação da interjornada consiste em verificar se a direção do acesso é de entrada. Se for, verifica se a passagem não está ocorrendo em horário de almoço.

Se estiver ocorrendo em horário de almoço, libera o acesso. Caso contrário, verifica se a última saída da pessoa foi a saída para o almoço. Caso tenha sido, libera o acesso. Senão, verifica se o tempo decorrido desde a última saída é menor ou igual ao tempo da interjornada.

Se for menor que o tempo de interjornada, verifica se esse tempo é maior do que a tolerância. Se for maior, o acesso é negado.

Nota

A primeira saída do colaborador da empresa já conta no controle de interjornada.

Por exemplo, se ele chegar na empresa às 8h, trabalhar até as 10h, sair da empresa e retornar em seguida para buscar suas chaves e sair novamente, quando ele retornar será bloqueado por interjornada.

Para que isso não ocorra, é possível cadastrar um tempo de tolerância para a interjornada. Assim, se o colaborador retornar à empresa dentro do tempo de tolerância, ainda poderá entrar.

Quando a escala do colaborador for do tipo "Busca Automática", esse parâmetro será respeitado somente na escala principal (primeira escala cadastrada).

Nota

São consideradas para realizar o controle de Interjornada apenas marcações de Acesso.

A rotina de controle de interjornada permite fazer um contorno quando necessário. Há recursos para solicitação e autorização de liberação de interjornada. Caso o colaborador possua controle de interjornada, porém, excepcionalmente, necessite realizar um acesso antes de haver terminado o período de 11 horas de descanso, poderá ser realizada a solicitação, e o responsável realizará a liberação. Esses procedimentos são efetuados pelo menu Portaria > Interjornada.

Configurar para que a pessoa e o dispositivo realizarem esta validação


Para que seja verificada a jornada de trabalho, tanto o dispositivo quanto a pessoa devem ser configurados, segundo cada fabricante e de acordo com as especificações a seguir:

Telemática

Outros fabricantes

Este artigo ajudou você?