Leitores - Guia Cadastro

Código da Leitora
Informar um código sequencial para cada leitora cadastrada. Esse código não pode ser superior a 255. O código de cada leitora cadastrada para o fabricante deve ser único para cada Concentradora.

Localização da Leitora
Informar a localização da leitora, levando em consideração o tipo de leitora utilizada pelo equipamento. Este campo é utilizado apenas para dispositivos Digicon. Para Apollo e SDK o campo fica desabilitado.

Tipo Leitora
Informar a tecnologia de identificação da leitora que está sendo utilizada no equipamento.

Tipo de Validação
Este campo somente ficará habilitado se na localização da leitora for informada uma leitora MRA. Ele possui dois estados:

Endereço MRA
Deve ser configurado com base no número de série de cada leitora MRA. Este campo somente ficará habilitado se uma leitora MRA for informada na localização da leitora.

Leitora Embarcada
Informar se a leitora é embarcada em algum outro equipamento ou não. Esta informação é utilizada pelo Mapa de Ambientes para representar o dispositivo graficamente.

Notificar acesso após ciclo
Campo específico para leitoras do fabricante Apollo. Indica se os últimos eventos de acesso devem ficar disponíveis e ser enviados para o sistema da Senior após a próxima requisição da Concentradora para a placa controladora.

Tempo para acesso
Campo específico para leitoras do fabricante Apollo. Indica o tempo máximo em segundos para acesso após a validação da passagem da credencial na leitora.

Alarme porta aberta após
Campo específico para leitoras do fabricante Apollo. Indica o tempo máximo que a porta pode ficar aberta até que seja disparado, pela placa controladora do fabricante, um alarme de porta aberta.

Trabalha em paridade
Campo específico para leitoras do fabricante Apollo. Indica se esta leitora trabalha em modo de paridade.

Tipo de validação on-line
Campo específico para leitoras do fabricante Apollo. Define o tipo de validação de acesso que o dispositivo deste fabricante realizará quando estiver on-line com a Concentradora.

Tipo de validação off-line
Campo específico para leitoras do fabricante Apollo. Define o tipo de validação de acesso que o dispositivo deste fabricante realizará quando estiver off-line com a Concentradora.

Quantidade de pessoas escoltadas
Somente será possível o acesso a determinado dispositivo, se este acesso for autorizado ou validado por outro crachá que possua permissão para liberar este acesso. Esta opção apenas fica habilitada quando for selecionado Validação com Autorizador, na guia Validações. Informar a quantidade de pessoas que serão escoltadas por um autorizador, sendo o número máximo 255.

Tecnologia biométrica
Selecione o fabricante da tecnologia biométrica usada no leitor, essa informação deve ser previamente cadastrada em Pessoas > Biometria > Tecnologia Biométrica.

Observação:

Caso o campo Localização da Leitora tenha o valor "Leitora Biometria 1 (CN17)", "Leitora Biometria 2 (CN15)" ou "Leitora Biometria 3 (CN32)", a tecnologia biométrica definida deve ser do tipo "Fingerprint" ou "Face".

Nível de conferência biométrica (%)
Esta opção permite escolher um nível de precisão da conferência biométrica, medida percentualmente pela quantidade de pontos da template biométrica da digital que será analisada pelo sistema.

Para dispositivos SDK é utilizado o grau de conferência biométrica cadastrado na leitora biométrica do dispositivo. Este valor é configurado no dispositivo pela CSM Center.

Quantidade de usuários biometria
De acordo com o equipamento, é possível configurar a leitora para ajustar a quantidade de usuários com biometrias suportados. As disponíveis atualmente são para Sagem: 500, 3000 e 5000 usuários. Cada usuário possui duas templates biométricas.

Para validação com HandKey são permitidos 5000 usuários. Cada usuário possui uma template biométrica, somente a mão direita.

As listas de digitais obedecem este mesmo limite quando geradas. Caso o dispositivo receba uma lista com quantidade de usuários maior que a suportada, o dispositivo não executa o comando e apresenta uma mensagem informando ao usuário.

Entrada relacionada
Campo específico para leitoras do fabricante Digicon. Indica uma entrada dependente ou vinculada ao dispositivo gerenciador que realiza um acionamento ao ser ativada. Os valores são selecionáveis entre as entradas cadastradas abaixo do dispositivo gerenciador da leitora.

Usa display
Neste campo deve ser informado se ao efetuar um acesso nesta leitora, o display do dispositivo exibirá alguma mensagem ou se o mesmo se manterá estático.

Sensor de urna e Tempo sensor urna
Para dispositivos que efetuam o controle de catracas com cofre coletor (urna), é possível configurar para que o monitoramento de um sensor (presente no cofre coletor) seja ativado após a identificação de um crachá na leitora principal. Este monitoramento ocorre durante um certo período de tempo, configurado em escala de 100 milisegundos no campo Tempo Sensor Urna, onde ao detectar uma mudança no estado do sensor o cofre coletor é ativado e o acesso é liberado.

Em outras palavras, pode-se utilizar este recurso para solicitar que ao efetuar uma saída a pessoa deposite o crachá que não será mais utilizado (visitante ou provisório, por exemplo) na urna. Para que esta rotina funcione adequadamente deve-se também configurar para que o Estado default da entrada relacionada ao sensor do cofre coletor seja sempre ativado. Para mais informações veja também o campo Bloqueio da guia Pessoas controladas.

Localização do buzzer
O buzzer é um aviso sonoro, uma espécie de alarme emitido por alguns equipamentos.  É possível escolher se este buzzer será emitido pela leitora, que pode estar no outro lado de uma porta, por exemplo, ou se vai ser emitido pela placa do próprio dispositivo.

Tipo do evento
Neste campo deve ser informado qual é o tipo de acesso que a leitora irá validar.

  1. Ponto e Acesso:
    • Serão validadas as duas faixas;
    • Caso qualquer uma das duas faixas der acesso ao colaborador, o acesso será liberado;
    • Caso nenhuma das faixas der acesso ao colaborador, o acesso será negado;
  2. Somente Acesso:
    • Será validada apenas a faixa de acesso do colaborador;
    • Caso estiver dentro da faixa de ponto e fora da faixa de acesso, o acesso será bloqueado. Nesta configuração a faixa de ponto do colaborador não é consultada;
    • Caso estiver dentro da faixa de acesso e fora da faixa de ponto, o acesso será liberado;
  3. Somente Ponto:
    • Será validada somente a faixa de ponto do colaborador;
    • Caso estiver dentro da faixa de ponto e fora da faixa de acesso, o acesso será liberado;
    • Caso estiver dentro da faixa de acesso e fora da faixa de ponto, o acesso será bloqueado. Nesta configuração a faixa de acesso do colaborador não é consultada;
Observação:

Este assinalamento não será verificado no caso da opção Verifica Faixa Horária estiver assinalada com o valor ”N – Não”.

Valida na Concentradora

Este campo apenas ficará habilitado para leitoras associadas a dispositivos do tipo Apollo.

Ao informar a opção "Sim", apenas os seguintes campos ficarão habilitados:

Quando informado "Não", apenas os campos abaixo estarão habilitados:

Atualiza Data Saída / Controla Saída Almoço e Interjornada (Concentradora)
Este assinalamento indica se as marcações de saída efetuadas na leitora, tanto de dispositivos de acesso como de controle de ponto e REP, serão consideradas para o controle de intervalo de almoço e também de interjornada. Se informado "Sim", a marcação de saída registrada no dispositivo será considerada como inicial na contagem de tempo do intervalo mínimo de almoço e para a contagem do tempo de interjornada. Se informado "Não", essa marcação não é considerada nesses controles.

Importante:

Para dispositivos SDK, verifique informações técnicas.

Baixa Automática na Saída de Visitantes
Informar se o dispositivo realiza o processo de baixa automática de crachás de visitantes. Este processo permite realizar automaticamente a baixa dos crachás de visitantes, acompanhantes ou integrante de grupos, e visitantes de pacientes sem que seja necessário realizar alguma interação com o usuário do sistema. Isto é, quando o visitante realizar uma saída em um dispositivo de baixa automática, e no Tipo de Visita informado estiver definido para utilizar a baixa automática, o sistema irá baixar este crachá com a data e a hora do evento de acesso.

Observe que o processo de baixa automática verifica três condições:

  1. Se o dispositivo permite baixa automática;
  2. Se o tipo de visita que foi utilizado permite baixa automática.
  3. Assinalamento de tipo de reconhecimento do crachá for diferente de "S - Sem Reconhecimento".

É necessário que todas as condições sejam atendidas para que a baixa automática seja realizada.

Baixa Automática Crachás Autorização de Entrada
Informar se o dispositivo realiza o processo de baixa automática de crachás de autorização de entrada, para colaboradores. Este processo fecha o crachá de autorização de entrada quando for efetuada uma saída. Para habilitar esta funcionalidade é necessário informar nas Definições de Acesso de Colaboradores que é efetuada a baixa automática de crachás de autorização de entrada.

Baixa Automática Crachás Provisórios
Informe se o dispositivo realiza o processo de baixa automática de crachás provisórios. Este processo permite realizar automaticamente a baixa dos crachás provisórios sem que seja necessário realizar alguma interação com o usuário do sistema. Isto é, quando o crachá provisório realizar uma saída em um dispositivo de baixa automática, e neste campo estiver definido para utilizar a baixa automática, o sistema irá baixar este crachá com a data e a hora do evento de acesso.

Controla revista aleatória
Este campo define como o sistema se comporta em relação à revista aleatória, tendo as seguintes opções:

Intervalo revista aleatória (min)
Este campo indica quantos minutos a pessoa ficará com o acesso bloqueado quando for sorteada para a revista aleatória. Os valores vão de 0 a 1440.

Observação:

A partir do momento que a pessoa realizar um acesso, e o retorno for de revista, todas as validações posteriores serão com revista obrigatória, a menos que passe o tempo do intervalo configurado.

Endereço da Validação Customizada
Nesse campo, deve-se informar o endereço URL do web service (REST ou SOAP) que deseja chamar para realizar a validação de acesso customizada. Ele somente fica habilitado se o campo Controla validação customizada da guia Validações estiver assinalado.

Este artigo ajudou você?