Controle de Intervalo de Almoço
Para cumprir com o Intervalo de Intrajornada estabelecido pela CLT, para repouso ou alimentação, o sistema permite ao usuário definir o tempo em que o colaborador deve permanecer fora da empresa durante seu horário de almoço. Para cada colaborador é possível cadastrar um determinado valor de permanência, sendo que o acesso só será liberado após este período.
Para que o sistema realize a verificação, na guia Acesso da ficha básica do Colaborador (Empregados, Terceiros e Parceiros), deve-se configurar os campos Controla Intervalo e Tempo Mínimo de Almoço.
O tempo mínimo de almoço deve ser cadastrado em minutos. O sistema verifica a diferença de tempo entre o último acesso de saída e o seguinte acesso de entrada da pessoa. Este valor deve ser maior que o intervalo mínimo de almoço estabelecido para aquela pessoa, caso contrário, o acesso é negado.
Esse controle de intervalo mínimo de almoço é feito apenas uma vez por horário de refeição, ou seja, se a pessoa já saiu para uma refeição e retornou após cumprir o intervalo mínimo, caso tenha uma nova saída no mesmo intervalo de refeição, não será controlado o tempo mínimo.
Importante
Quando utilizado o tipo de escala "Busca Automática", o horário de refeição do colaborador possuirá o intervalo da escala principal (primeira escala cadastrada). Consequentemente, nas rotinas Intervalo de Almoço e Tempo Mínimo de Almoço, a definição do horário do intervalo será transferida somente para a primeira escala, ou seja, as demais escalas não possuirão esse mesmo controle.
O controle de almoço é feito com base no horário de almoço e no último acesso de saída ou de entrada. O sistema vai calcular o intervalo mínimo sempre que:
- A saída foi durante o período do almoço. Neste caso, no momento da entrada, vai verificar que a saída foi no intervalo de almoço e calcular a diferença de tempo entre os dois, que deve ser maior que o tempo mínimo para permitir o acesso. Mesmo que a entrada tenha sido fora do horário de almoço, vai calcular o tempo mínimo.
- A entrada foi durante o intervalo de almoço. Neste caso, vai verificar quando foi a última saída e calcular o tempo entre os dois, que deve ser maior que o tempo mínimo para permitir o acesso, mesmo que a saída tenha sido feita fora do horário de almoço.
Além disso, no cadastro da leitora, o campo Atualiza Data Saída precisa estar preenchido com o valor "Sim" para que a data da última saída seja preenchida na Concentradora e o controle de intervalo de almoço funcione corretamente.
Fabricantes que possuem a funcionalidade habilitada
- Digicon;
- Telemática;
- SDK (a partir do protocolo VI).
Observação
O controle de intervalo mínimo de almoço possui restrição de uso em ambiente híbridos com Digicon e Telemática.
Como configurar para que a pessoa e o dispositivo realizem esta validação
Para fazer o Controle de Intervalo de Almoço, tanto o dispositivo quanto o colaborador devem ser configurados, segundo cada fabricante e de acordo com as especificações abaixo:
Digicon
Nas definições do Colaborador (Empregado, Terceiro ou Parceiro), é especificado o horário em que este pode sair para o almoço. Por exemplo: entre 11h00 e 14h00, sendo que deverá cumprir pelo menos 60 minutos de almoço. Se o colaborador tentar regressar à empresa antes dos 60 minutos, o acesso será bloqueado.
O sistema exige que o tempo mínimo se cumpra a partir de pelo menos uma marcação, seja esta de saída ou de entrada, dentro do horário do intervalo de almoço.
Para que o sistema realize a verificação, devem-se configurar os seguintes parâmetros:
- No Cadastro do Dispositivo, em Leitores - guia Validações, selecione Controla Intervalo de Almoço;
- No Ronda Senior, no cadastro do Colaborador (Empregado, Terceiro ou Parceiro), guia Acesso, no campo Controla Intervalo de Almoço, escolha "S" (sim);
- No Ronda Senior, no cadastro do Colaborador (Empregado, Terceiro ou Parceiro), guia Acesso, o campo Tempo Mínimo de Almoço deve conter o valor do intervalo em minutos.
Necessariamente, o colaborador deve ter definida a faixa de Intervalo de Almoço, que é estabelecida em Tabelas / Escalas / Horários.
SDK
A configuração para SDK é realizada da mesma forma que para a Digicon, porém, com a limitação de que o controle somente é realizado com os dispositivos on-line.
Telemática
Para um dispositivo de acesso com nível 1 e definido no aplicativo que utiliza o controle de faixa de almoço, um colaborador faz uma marcação de saída as 12h05 gravando na tabela Controle as seguintes informações:
|
subnv : 00000 |
(saída do nível 1) |
|
ultrs : 0806051205010.000.010.125 |
(data, hora e ip do dispositivo da última passagem) |
|
fx_flg : 1 |
(verifica intervalo de almoço) |
|
tempo_alm : 30 |
(onde 30 = tempo definido em r034dac.temalm) |
O controle de intervalo de almoço verifica o valor do campo ULT_RS para contagem do tempo. Quando o dispositivo receber uma marcação, irá comparar a hora atual com a hora do ULT_RS e o tempo determinado no TEMPO_ALM.
- Se este colaborador tentar acessar um dispositivo de nível 1, que faça controle de faixa horária de almoço, e isso ocorrer antes de 12h35, ele será bloqueado;
- Se este colaborador tentar acessar um dispositivo de nível 1, que faça controle de faixa horária de almoço, e isso acontecer após as 12h35, ele será liberado;
- Se este colaborador tentar acessar um dispositivo que não faz controle de faixa horária de almoço, ele será liberado, e o campo ULT_RS será atualizado, fazendo com que a contagem recomece.
Importante
É possível ativar um assinalamento na leitora de um REP SDK, para que as marcações de ponto vindas dessa leitora sejam utilizadas para atualizar a data de saída para o almoço. Este assinalamento está disponível na tela de cadastros de dispositivos (Menu principal/Projeto físico/Dispositivos/Cadastro), selecionando uma leitora de dispositivo REP, guia "1 Cadastro", com o nome "Atualiza data saída".
English
Español
English
Español


