Telemática
Usuário Telemática
Por padrão é TELESSVR (para MS-SQL) ou TELEMAT (para Oracle), porém é possível alterar o usuário Telemática, pois as rotinas atualmente suportam usuários personalizados.
Observações
O usuário Telemática pode conter até 30 letras.
O Instalador verificará o usuário Telemática; se não encontrá-lo, irá atualizar com os usuários padrões.
Controla Lista de Visitantes
A rotina de lista de visitante funciona igual à rotina de lista de liberação, porém, devem ser efetuadas algumas configurações:
- Informe "S" neste campo (Controla Lista de Visitantes);
- Através do menu Supervisão > On-Line > Geração, gere a lista "01 - Lista de Liberação"; na mesma tela, utilize o botão Seleção e escolha a abrangência "Tipo Pessoa = 3". Após gerar a lista, envie-a para o dispositivo.
Observação
Para que a lista seja gerada, o cadastro do dispositivo não pode ter uma leitora do tipo Smart Card. O sistema não gera lista de liberação para dispositivos com leitoras de tecnologia Smart Card diferente do fabricante Digicon.
Também é possível cadastrar o processo automático "26 - Geração de listas", para isto:
- Defina a Lista On-Line "01 - Lista de Liberação", através do botão Seleção e escolha a abrangência "Tipo Pessoa = 3";
- Cadastre um novo processo automático para enviar a lista de visitante (Liberação): Tipo do processo = "10 - Comando para Listas" definindo em Lista "01 - Ativar a Lista de Liberação";
- Adicionalmente, deve-se configurar o Comando para geração da lista, informando nos campos do Processo Predecessor o valor: "06 - On-Line" (no primeiro campo) e o numero do processo para Geração da Lista (no segundo campo).
O campo Controla Lista de Visitantes também é utilizado pela tela de Envio de Comandos de Acesso, onde ao marcar o assinalamento como "N - Não", os campos Carregar Lista Visitantes e Apagar Lista Visitantes são ocultados, dado que estas listas não serão utilizadas. Caso a opção selecionada for "S - Sim", as opções são apresentadas normalmente.
Controla 99 Níveis de Acesso
Este é o assinalamento que permite ao sistema efetuar o Controle de Anti-dupla. Caso o assinalamento for definido com o valor "N - Não", nenhuma verificação neste sentido será efetuada.
Utiliza Controle de Benefícios On-Line
Este campo é utilizado pela rotina de Benefícios On-Line. Vale lembrar que essa definição aplica-se a todos os colaboradores que utilizam a rotina de benefícios. Este campo pode ter o valor de "S - Sim" ou "N - Não". Mais informações sobre o objetivo deste campo podem ser encontradas em Funcionalidades > Controle de Acesso > Contole de Acesso > Rotina de Colaboradores > Controle de Benefícios.
Utiliza Tabela SitColetor
Nesta tabela (SitColetor) pode-se verificar o status do dispositivo
e do Conex/Arl. Ou seja, é possível saber se o equipamento esta on-line
ou off-line. Para verificar esta tabela é utilizado um "Job"
do banco de dados. Este Job é um serviço que fica executando no banco
de dados. No caso do banco SQL-Server deve-se startar o "SQL Server
Agent" para manter este serviço ativo. Para verificar as especificações
do Job (status, horário de execução, etc.), devem-se utilizar as ferramentas
administrativas oferecidas pelo banco de dados.
A atualização funciona da seguinte forma:
- O Conex Atualiza a data/hora da tabela SitColetor (campo Dt_Atuali) a cada 90 segundos. Então o JOB do banco verifica se esta data/hora esta atrasada. No caso de estar atrasada a mais de 90 segundos o JOB atualiza o status da SitColetor. O JOB faz esta verificação a cada 3 minutos.
- O Conex apenas atualiza a data/hora e o Job atualiza o status.
Relacionamento de Crachás
Quando a estrutura da Telemática necessitar de uma vinculação entre crachás deve-se selecionar uma das seguintes opções:
- S: Crachá Associado: Esta opção permite associar crachás quando for utilizar (barras e proximidade) na tabela controle.
- D: Dependência Crachás: Esta opção permite mostrar uma dependência entre o crachá provisório e o titular.
O comportamento será diferente quando for gravado na tabela CONTROLE.
Ao inserir um crachá titular:
select icard, situa, titular from telessvr.controle
Icard Situa Titular
010000000001 0
Ao inserir um provisório para o mesmo colaborador:
select icard, situa, titular from telessvr.controle
Icard Situa Titular
010000000001 8 *** crachá titular com situa diferenciado
060000000001 4 010000000001 *** crachá provisório associado ao titular
Observação
Caso a estrutura da Telemática não precise de uma associação, deve-se selecionar N: Não utiliza. Se não for selecionada alguma opção, o sistema colocará esta alternativa, como padrão.
Importante
Se no cadastro do dispositivo não estiver assinalada a opção de Verificar Validade, ao fazer uma acesso com o crachá provisório na tabela Registo de Acesso (R070ACC) será informando o crachá provisório, não o titular. Porém, se no cadastro do dispositivo estiver assinalado para Verificar validade, o sistema irá negar a permissão de acesso com o crachá provisório e ao fazer um acesso como crachá provisório com data de validade ainda em dia na tabela Registo de Acesso (R070ACC) irá receber o crachá do titular.
Pendência Smart Card
Esta opção somente é apresentada caso o usuário possua a tabela ATUALI. Aqui pode-se escolher se o sistema deve ou não gerar pendência automática para os crachás smart card para Telemática. O sistema verifica a existência da tabela ATUALI através do assinalamento (R070TSI.ATUALI = 'S').
Opções de Assinalamento:
-
Não gera pendência: Neste caso, mesmo que o cliente possua a tabela ATUALI, o sistema não gera pendências para o crachá smart card Telemática.
-
Gerar pendência: Quando selecionada esta opção, as seguintes pendências são sempre geradas independente do assinalamento.
| Gerar Pendência Smart Card |
|---|
| 2 - situa 5 - bloq_falta 14 - datahora 15 - datini 19 - datfim |
-
Quando selecionado "Gerar Pendência" podem-se escolher os seguintes assinalamentos, respectivamente o sistema gera pendência de acordo com a seleção realizada:
| Definições de Acesso | Permissões | Créditos de Acesso | Mensagens | Faixa Horária |
|---|---|---|---|---|
| 1 - tpfis 3 - fx_flg 4 - anti_dupla 6 - ver_local 8 - ver_afast 9 - vis_esp 10 - ver_ret 11 - ver_hora 12 - ver_cred 13 - codig 24 - tempo_alm 38 - toler_ret |
25 - grupo 26 - grupo1 27 - datinig1 28 - datfimg1 29 - grupo2 30 - datinig2 31 - datfimg2 32 - grupo3 33 - datinig3 34 - datfimg3 35 - grupo_sab 36 - grupo_dom 37 - grupo_fer |
53 - fx_1 54 - fx_2 55 - fx_3 56 - fx_4 57 - fx_5 58 - fx_6 61 - cred_fx1 62 - cred_fx2 63 - cred_fx3 64 - cred_fx4 65 - cred_fx5 66 - cred_fx6 |
17 - qtd_mens 20 - dta_msg 22 - mensagem |
23 - fx_ref 39 - fx_dom_a 40 - fx_seg_a 41 - fx_ter_a 42 - fx_qua_a 43 - fx_qui_a 44 - fx_sex_a 45 - fx_sab_a 46 - fx_dom_p 47 - fx_seg_p 48 - fx_ter_p 49 - fx_qua_p 50 - fx_qui_p 51 - fx_sex_p 52 - fx_sab_p |
Antes de gerar uma pendência é verificado o campo Gera Pendência Telemática da tabela "Definições de Acesso" em conjunto com o campo Possui Tabela AtuAli da tabela "Definições da Telemática".
Limpeza tabelas temporária eventos (acesso/ponto)
Informe se o dispositivo deve efetuar a limpeza das tabelas temporárias automaticamente. Para tanto, poderá ser assinalado o campo com o valor "S - Sim" para que seja realizada a limpeza em um intervalo de 30 minutos após a marcação ser efetuada.
Observação
Serão excluídos da tabela DAM00 apenas as marcações que já foram coletadas e o campo POSIC estiver com os valores "E" ou "S".
Utiliza Carga de Inclusão e Exclusão Automática
Selecione "N – Não" caso não queira utilizar a carga de inclusão e exclusão automática nas tabelas de integração da Telemática: Cadastro de Grupos dos Reps (DAT08REP) e Cadastro de Funcionários x Grupos de Reps (REPGRPF).
English
Español
English
Español


