Nomear Substituto

Permite que o usuário ativo no sistema designe um usuário substituto para o período em que estiver ausente

O funcionamento desta rotina depende do assinalamento Permissões na Nomeação de Substituto da tela de Assinalamentos de Usuários, conforme segue:

Usuário Substituído:
Somente poderá ser indicado se for informado "S - Sim" no campo Centraliza Nomeação de Usuários Substitutos em Diversos > Usuários > Assinalamentos. Corresponde ao nome do usuário que será substituído. Após selecionar o usuário serão exibidos somente os usuários que já tiverem sido associados a um colaborador em Diversos > Usuários > Associar Colaborador utilizando qualquer opção diferente de 0 ou 1 no campo "Criar Usuário" da grade. Isto porque se for utilizada uma dessas duas opções, o usuário não possuirá abrangência, não havendo o que delegar nem o que assumir.

Durante o período de designação tanto o substituto quanto o substituído podem acessar o sistema.

Usuário Substituto:
Corresponde ao nome do usuário que fará a substituição. Serão exibidos somente os usuários que já tiverem sido associados a um colaborador em Diversos > Usuários > Associar Colaborador utilizando qualquer opção diferente de 0 ou 1 no campo "Criar Usuário" da grade. Isto porque se for utilizada uma dessas duas opções, o usuário não possuirá abrangência, não havendo o que delegar nem o que assumir.

Somente poderão designar um substituto os usuários (Master ou não) que possuírem permissão para tanto. (SGU > Segurança > Permissões > Designar Substituto.)

Durante o período de designação tanto o substituto quanto o substituído podem acessar o sistema.

Motivo:
Ao efetuar uma substituição, o usuário titular poderá descrever o motivo.

Permissões para Usuário Substituto:
Se for utilizada a opção de permissões Individuais na nomeação (Diversos > Usuários > Assinalamentos), esta grade será exibida conforme a figura abaixo. Nesta grade são exibidos os grupos dos quais o usuário substituído faz parte, para que sejam selecionados os grupos cujas permissões deverão ser atribuídas ao usuário substituto. Portanto, ao efetuar o login como substituto de um outro usuário, ele somente assumirá as permissões dos grupos selecionados no momento do cadastro da nomeação. As informações exibidas nesta grade são gravadas na tabela R701GDS. Somente é possível alterar permissões de designações cuja data final é igual ou maior do que a data atual, e nas quais o usuário ativo é o substituído, ou seja, as designações que foram cadastradas por ele mesmo.

Consulta Designações:
Nesta lista são exibidas todas as nomeações onde o usuário ativo é o substituto ou o substituído. Ao selecionar uma nomeação serão carregados na tela os dados dela.

O botão de exclusão tem um funcionamento diferenciado nesta tela. Ao clicar sobre ele, caso a nomeação possua uma data final maior do que a data atual, ela não será excluída do banco de dados. O sistema alterará apenas a data final da nomeação, substituindo-a pela data atual.

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