Intelbras Senior
Importante
Disponibilizamos um novo conteúdo de integrações com dispositivos no manual do Ronda senior X, o qual possui referências também às informações deste manual (Ronda Senior XT) e será constantemente atualizado. A página que você está acessando agora continua disponível para fins de legado, mas para obter o conteúdo mais recente, acesse a nova página.
Para garantir um ambiente de trabalho saudável e a proteção da saúde dos colaboradores, o Ronda Senior realiza integração com o fabricante Intelbras, que oferece terminais de controle de acesso com tecnologia contactless (sem contato). Os dispositivos SS Face da Intelbras também proporcionam os seguintes diferenciais tecnológicos:
- Reconhecimento facial;
- Sensor de temperatura da pele;
- Sensor de uso de máscara de proteção;
- Integração nativa com Ronda Senior.
Para reconhecimento facial, o dispositivo oferece um comando para a inclusão de templates faciais. Para que a foto seja enviada corretamente para o equipamento, é necessário que sua largura não seja maior que a altura (proporção ideal: 3x4) e que a resolução mínima seja de 150 x 300 pixels.
A integração e comunicação com os equipamentos Intelbras é realizada através de APIs REST, disponibilizadas pelo próprio fabricante. Por meio delas, o Ronda Senior realiza o sincronismo de dados, como fotos e cadastro das pessoas. Também é através delas que é feita a coleta de eventos (Negado Temperatura e Negado Falta de Máscara) gerados no equipamento Intelbras.
Importante
- É importante destacar que a validação do acesso on-line depende de uma ligação física entre o dispositivo Intelbras e outro controlador homologado para validação de acesso on-line. Essa ligação física deve ocorrer através de uma porta Wiegand;
- Ressaltamos também que todos os eventos de acesso permitido serão gerados pelo controlador homologado e não pelo dispositivo facial;
- Eventos registrados pelo método Remoto da Intelbras não são processados pelo driver da Senior. O sistema aceita apenas eventos do tipo Face;
- Essa configuração é definida pelo dispositivo e é de responsabilidade do fabricante do hardware. Recomendamos que os usuários verifiquem a configuração do equipamento para garantir a compatibilidade com nosso sistema.
Para mais detalhes, consulte a documentação do fabricante ou entre em contato com o suporte técnico.
Clique na miniatura abaixo para verificar um diagrama representando a integração com este fabricante:
- Instalação do serviço Senior Concentradora;
- Habilitar carga de fotos no Datamart na configuração da CSM Center.
Observação
Além da Instalação do serviço Senior Concentradora, a camada de serviços deve estar habilitada.
Em Ronda Senior, acesse Pessoas > Biometria > Tecnologia Biométrica (FR058BIO) e inclua uma nova tecnologia, informando os campos Código, Tipo Biometria, Fabricante Template, Grau Mínimo de Conferência, Grau Máximo de Conferência, Grau de Conferência Biometria e Qtde de Templates no Smart Card.
No campo Tipo Biometria é necessário que seja selecionada a opção 5 - Face.
Na guia Cadastro do menu Projeto Físico > Dispositivos > Catálogo (FR058MOD), inclua os modelos para o gerenciador e para a leitora do fabricante Intelbras, preenchendo todos os campos obrigatórios dessa tela.
No campo Fabricante, escolha a opção 35 - Intelbras.
- Acesse Projeto Físico > Dispositivos > Cadastro (FRCADDSP), clique em Novo e em Acesso | Ponto;
- No campo Fabricante informe o valor 35, selecione o valor correspondente ao gerenciador Intelbras em Modelo de Coletor e clique em Incluir;
- Preencha os campos Código do Catálogo, Código, Descrição, Local físico,Comunicação, Central de Gerenciamento, Endereço IP e clique em Avançar;
- Selecione as opções S-Sim ou N-Não nos campos Detectar Máscara, Bloquear sem Máscara, Detectar Temperatura, Bloquear Temperatura, preencha a Temperatura Mínima, a Temperatura Máxima e clique em Avançar;
- Clique em Incluir Leitora, preencha os campos na tela Cadastro de Leitora e clique em Avançar;
- Selecione a Permissão e clique em Avançar novamente.
Cadastro do Gerenciador
Para o Gerenciador, são habilitadas as guias Comunicação, Informações Extensíveis e Configurações.
Importante
- Na guia Comunicação, no campo Porta de Comunicação, deve-se informar a porta que a Concentradora utilizará para se comunicar com o dispositivo, que é a mesma configurada no dispositivo. Caso ela não seja informada, o sistema tentará realizar a comunicação na porta 80, que é a padrão utilizada pelo dispositivo;
- Quando o dispositivo possuir uma rede diferente do servidor de aplicação (de onde está rodando o serviço Senior Concentradora), é necessário solicitar a liberação dos IPs e portas para que a Concentradora consiga encontrar o equipamento na internet e o equipamento também consiga encontrar a Concentradora. Após realizar a liberação das portas, é possível confirmar a comunicação através de um comando de telnet.
Em Informações Extensíveis, você deverá incluir as seguintes informações:
| Identificador | Informação |
|---|---|
| username | usuário de acesso ao dispositivo |
| password | senha de acesso ao dispositivo |
| cardTechnology | barcode, proximity ou smartcard |
| enableWiegand | true ou false |
| wiegandMode | wiegand26 ou wiegand34 |
Importante
Quando a cardTechnology é utilizada, somente os crachás da tecnologia selecionada serão enviados ao equipamento. Caso o colaborador ou o visitante não possua um número físico da tecnologia selecionada, a pessoa não será enviada para dispositivo. Se a propriedade não for informada, um dos números físicos cadastrados será enviado.
Cadastro de Leitora
Para o cadastro da leitora, ficam disponíveis as guias Cadastro, Pessoas Controladas e Permissões.
No menu Pessoas > Colaboradores, no cadastro dos colaboradores dos tipos Empregados (FR034FUN), Parceiros (FR034PAR) e Terceiros (FR034TER), na guia Acesso, o campo Utiliza Reconhecimento Facial deverá ser alterado para S-SIM para todas as pessoas que forem utilizar o controle de acesso através do Reconhecimento Facial.
No menu Pessoas > Visitantes > Tipo Visita (FR090TVI), na guia Cadastro, o campo Utiliza Reconhecimento Facial deverá ser alterado para S-SIM para os tipos de visita em que os visitantes devam utilizar o controle de acesso através do Reconhecimento Facial.
No menu Supervisão > On-line > Comandos > Acesso, na guia Templates da tela Comandos de Acesso On-line (FrOnlCom), ao selecionar o comando 6 - Inclusão total de templates faciais, os dispositivos do fabricante Intelbras ficarão disponíveis para seleção, não há necessidade de gerar a lista manualmente antes de enviar.
Importante
As fotos enviadas para o dispositivo são as da Concentradora. Para isso é necessário no SeniorConfigCenter, em Sistemas > Gestão de Riscos e Segurança > CSM Center, ativar a opção Carregar fotos no Datamart. Para mais informações, consulte a documentação CSM Center.
Para que a foto seja enviada corretamente para o equipamento, é necessário respeitar as seguintes especificações:
- Resolução Mínima: 150 x 300 pixels;
- Largura não deve ser maior que a altura (proporção ideal: 3x4);
Retorno do comando de falha no envio
Caso ocorra falha no envio de fotos de uma pessoa para o dispositivo, o sistema retornará o seu IDTPES.
Falha no envio de 2 pessoa(s).
Falha ao enviar a foto (IDTPES)
0100011000000008
04269431663287
Quando utilizado o acionamento em conjunto com outros fabricantes, é necessário realizar a criação de uma nova leitora abaixo do gerenciador do fabricante em questão. Ela deverá representar a leitora Wiegand no controlador, que será a ligação entre o controlador e o dispositivo facial. No cadastro da leitora, deve-se selecionar 2 - Proximidade no campo Tipo leitora.
Importante
Para viabilizar a liberação/bloqueio de acesso e sua validação on-line através do Controlador de Acesso, utiliza-se a Porta Wiegand para comunicação entre a Intelbras e o Controlador SDK.
O Wiegand é uma interface de comunicação que possui um protocolo padrão de mercado. Esse protocolo trafega informações no formato binário, quebrando-os em blocos de Paridade + Facility Code + Cartão + Paridade.
A Intelbras permite utilizar o Wiegand 26 e Wiegand 34, o que interfere diretamente no tamanho máximo do número físico transmitido pela porta.
Para ambientes que utilizam crachás de tecnologia diferente de Wiegand, é sugerido que o Controlador de Acesso interprete a informação enviada pela Intelbras como um número físico inteiro, ou seja, que considere o bloco Facility Code + Cartão como um número inteiro. Isso dará a possibilidade de trafegar o número físico com valor máximo de 16.777.215 (3 bytes) no Wiegand 26 e o valor 4.294.967.295 (4 bytes) no Wiegand 34.
Caso o integrador não consiga unir os blocos como um número inteiro, ou seja, considere apenas o número do cartão, o valor máximo para o número físico reduz para 65.535 (2 bytes) no Wiegand 26 e 16.777.215 (3 bytes) no Wiegand 34.
Portanto, além da configuração do tipo de Wiegand na Intelbras, é preciso avaliar com o integrador responsável pelo Controlador de Acesso de qual Wiegand a placa dispõe e se permite a customização do protocolo para considerar Facility Code + Crachá como um número inteiro.
Quando utilizado o acionamento em conjunto com a Digicon, é necessário realizar a criação de uma nova leitora abaixo do gerenciador desse fabricante. A leitora deverá ser da tecnologia Proximidade e, no campo Tipo Leitora RFID da guia Configurações do gerenciador, deve-se selecionar a opção 17 - RFID Customizável.
Verifique com a Digicon se a versão do firmware utilizada nos equipamentos já é compatível com a integração Intelbras. A versão homologada é a 9.6.12.2.
Observação
O equipamento Intelbras deve estar configurado para a porta Wiegand 34.
É possível gerar incidentes a partir dos eventos criados pelo dispositivo. Cadastre os tipos de acesso 130 e 131, conforme a documentação dos tipos de acesso, selecionando a opção para geração de incidente.
Em seguida, configure os incidentes para seleção no cadastro do tipo de acesso, na tela de Tipos de Incidentes.
Importante
Os incidentes somente serão gerados caso os campos Bloquear sem Máscara e Bloquear Temperatura estejam configurados como S-Sim no Cadastro do dispositivo.
Na coleta de cada evento de acesso resultante de reconhecimento facial, será gerado um registro na tabela Informações adicionais do acesso (R070IAA). Nessa tabela, será registrada a data e a hora do acesso, o número do crachá, o identificador da pessoa, a informação sobre o uso de máscara e a temperatura da pele no momento do acesso.
Essas informações podem ser utilizadas para customizações ou geração de relatórios.
Importante
Disponibilizamos dois modelos padrão para a consulta das informações adicionais de acesso: AB - 023 - Informações Adicionais do Acesso - Colaborador e AV - 021 - Informações Adicionais do Acesso - Visitante.
English
Español
English
Español


