Parâmetros do PCP
Existem quatro tipos de parametrizações disponíveis para as rotinas do Programação e Controle de Produção (PCP), que são:
- Geral: cadastro dos parâmetros por empresa e/ou, por empresa e filial;
- SKU: cadastro de regras específicas por SKU;
- Família: abrangência de cadastro de informações, considerando o tipo do produto, tipo de reposição e família;
- Tipos de ordem: categorização que descreve as características específicas de uma ordem e estabelece as diretrizes para sua execução.
Abaixo estão descritas as regras específicas de cada parâmetro:
As rotinas do PCP validam as parametrizações buscando primeiramente pela filial, e posteriormente caso não encontre buscando pela empresa. Caso ainda não encontre utilizará um valor pré-definido para cada parâmetro.
- Para executar estas parametrizações, acesse Gestão Industrial > Gestão de PCP > Parâmetros do PCP > Geral;
- Clique em Adicionar;
- Caso você preencha apenas o campo Empresa, e não preencha o campo Filial, os parâmetros definidos valerão para todas as filias desta empresa;
- Caso você defina a Empresa e a Filial, os parâmetros definidos valerão apenas para a filial selecionada;
- Defina o campo Permite apontamento em dia não produtivo. Caso você defina como Sim, as rotinas de apontamento não validam se o dia em que está sendo realizado o apontamento é um dia produtivo ou não, ou seja, mesmo que no Calendário de produção o dia seja um dia não produtivo (feriado por exemplo) será permitido realizar apontamentos. Caso este parâmetro esteja como Não, obrigatoriamente deverá ter um calendário de produção gerado. O valor pré-definido para este parâmetro é Sim;
- Defina o campo Permite apontamento fora do turno. Caso você defina como Sim, as rotinas de apontamento não validam se para a data/hora do apontamento existe um turno cadastrado, ou seja, mesmo que a data/hora do apontamento não esteja dentro de um turno será permitido realizar apontamentos. Caso este parâmetro esteja como Não, obrigatoriamente deverá ter um calendário de produção gerado. O valor pré-definido para este parâmetro é Sim;
- No campo Gerar O.P. aberta, caso você defina como Sim, as O.Ps serão geradas com a situação Aberta, exceto quando na geração manual da O.P. a situação esteja definida como Planejada. Caso este parâmetro esteja como Não, as O.Ps serão geradas com a situação Planejada e deverão passar pelos processos de Firmar O.P., Liberar O.P. e Abrir O.P. para que seja possível iniciar a produção. O valor pré-definido para o parâmetro Gerar O.P. aberta é Sim;
- Verifique o preenchimento dos campos Percentual mínimo OTIF e Percentual ideal OTIF, que serão utilizados para visualização do gráfico referente ao indicador OTIF;
- Se você selecionar Sim no campo Permite consumo não previsto, poderá realizar o apontamento de consumos não previstos na engenharia do produto.
- Os campos Tipo de Ordem Padrão Produção e Tipo de Ordem Padrão Compra são opcionais. Caso informados, devem referenciar tipos de ordem da mesma empresa, sendo que o Tipo de Ordem Padrão Produção aceita apenas tipos de ordem com processo PRD - Produção, e o Tipo de Ordem Padrão Compra aceita apenas tipos de ordem com processo COM - Compras.
- Momento da geração das etiquetas: é utilizado para produtos acabados, indicando se a etiqueta será gerada no momento que a OP é gerada, ou durante o apontamento. Desta forma, com a opção Durante o apontamento selecionada, a etiqueta deve ser gerada automaticamente neste processo. Já a opção Na geração da ordem de produção significa que a etiqueta é gerada antecipadamente e confirmada ao realizar o apontamento.
Nota
Etiqueta é um número associado à movimentação do estoque (entrada ou saída).
- Tipo do código de barras das etiquetas: determina como o número identificador da etiqueta será gerado, podendo ser: customizado, EAN13 (de acordo com o cadastro SKU) ou Código Livre (de acordo com o cadastro SKU).
- Restringir o apontamento por produção: com esta opção marcada, o apontamento é bloqueado quando se ultrapassa a quantidade programada do estágio da OP.
- Restringir o apontamento por consumo: quando o consumo do estágio da OP não é baixado automaticamente, pode-se aplicar a validação da quantidade marcando esta opção. Ela consiste em verificar se o somatório dos apontamentos é menor ou igual à quantidade projetada para o consumo do estágio da OP.
- Reservar estoque na liberação da ordem de produção: com esta opção marcada, o apontamento verifica se deve efetuar a reserva de estoques para os componentes na liberação da OP, respeitando a parametrização. A reserva de estoque só será efetivada caso haja saldo suficiente para o atendimento da requisição.
- Gerar explosão multinível na geração da OP: com essa opção marcada, na geração da ordem de produção será realizada a explosão multinível dos consumos dessa ordem.
Ao criar ou alterar o tipo de ordem nos parâmetros por Família ou SKU, será permitido selecionar apenas:
- Tipos de ordem de PRD - Produção para SKUs ou famílias do tipo Produzido;
- Tipos de ordem de COM - Compras para SKUs ou famílias do tipo Comprado.
Um tipo de ordem é uma categorização que desempenha um papel fundamental na gestão industrial. Ele descreve as características específicas de uma ordem e estabelece as diretrizes para sua execução. Os tipos de ordem são ferramentas essenciais que facilitam a organização e o controle do processo de produção ou compra em uma empresa, permitindo uma gestão eficaz dos recursos e dos fluxos de trabalho.
No registro de um tipo de ordem, é necessário especificar a Empresa à qual ele está associado, além de fornecer um Código e uma Descrição que servirão como identificadores únicos para esse tipo de ordem.
- Para executar esta parametrização, acesse Gestão Industrial > Gestão de PCP > Parâmetros > Tipos de ordem;
- Selecione o Tipo de processo, que trata-se de um aspecto essencial, com as seguintes opções disponibilizadas:
- Compras: Opção utilizada quando a ordem tem o propósito de gerar necessidades de compra. Após sua liberação, o sistema gera automaticamente uma necessidade de compra, e o andamento do processo ocorre por meio da rotina de Compras. Para ordens com o tipo de processo Compras, o campo Retrabalho será automaticamente registrado como Não.
- Produção: Essa opção é utilizada para transformar a ordem em uma ordem de produção. Após a liberação, o processo segue pelo Industrial. Para ordens com tipo de processo Produção, é possível configurar o campo Retrabalho, que é opcional. Quando não informado, o valor padrão será Não.
- Indique se o tipo de ordem de produção é um retrabalho ou não;
- Informe se o tipo de ordem Permite rendimento de consumo em baixas maiores que a prevista no momento do apontamento de Produção. Esse parâmetro será considerado junto com configuração do consumo na engenharia;;
- Informe se o tipo de ordem Permite apontamento de subproduto não previsto no apontamento de subprodutos.
- Na seção de Estoque, é necessário informar alguns parâmetros:
- Reservar estoque na liberação da OP: se estiver como Sim, irá reservar todos os consumos na liberação da ordem de produção. Esse parâmetro é especifico para integração com o ERP XT.
- Transação de entrada de estoque: transação que será utilizada para registrar a chegada do produto, subproduto, refugo ou para realizar o estorno de componentes;
- Transação de saída de estoque: transação que será aplicada ao registrar o consumo de produtos, realizar estornos de produtos, refugos e subprodutos;
- Transação de reserva de estoque: transação que será utilizada para realizar a reserva no estoque;
- Transação de saída de reserva de estoque: transação utilizada para remover a reserva de estoque de algum componente.
- Na seção Lista de Depósitos, é possível cadastrar os depósitos de entrada e saída que serão utilizados nas movimentações de estoque, podendo ser definidos a nível de Família, SKU ou de forma genérica. Durante o processo de movimentação, o sistema realiza a busca dos depósitos seguindo a seguinte prioridade: primeiro por SKU, caso não encontre, busca por Família, e por fim, utiliza o depósito genérico, que não possui associação com família nem com SKU.
Atualmente, essa parametrização é utilizada apenas nas rotinas de Ordem de separação e Ordem de devolução.
Esses parâmetros desempenham um papel essencial na adequação e na eficiência da gestão dos processos, garantindo uma abordagem direcionada e otimizada para cada tipo de ordem. A escolha criteriosa do tipo de ordem é fundamental para o uso eficiente dos recursos e para manter os fluxos de trabalho alinhados aos objetivos da empresa.
Observação
Sempre que for cadastrada uma nova empresa, será dois tipos de ordem automaticamente, uma para ordem de produção e outra para ordem de compra.
English
Español
English
Español


