Retorno
O retorno de terceiros na indústria refere-se ao processo de receber de volta produtos, materiais ou componentes fornecidos a terceiros, seja para reparo, retrabalho, reciclagem, substituição ou qualquer outro motivo. Esse processo é parte integrante da gestão de terceiros e da cadeia de suprimentos, e pode envolver diferentes etapas dependendo da natureza do retorno.
Ao acessar esta tela, serão apresentados todos os retornos já efetuados, juntamente com suas informações e status correspondentes. Também é possível aplicar filtros para consultar esses retornos desejados.
Os retornos serão cadastrados automaticamente no Industrial assim que a nota fiscal de retorno de terceiros for fechada pela rotina de Suprimentos. As informações serão pré-preenchidas conforme a nota fiscal, incluindo, por exemplo, os componentes e suas respectivas quantidades. Porém, o rateio conforme as remessas cadastradas fica sob responsabilidade do cliente.
Ações disponíveis
- Por meio do botão de Ações:
- Faça a consulta dos dados gerais do retorno, incluindo os SKUs e componentes devolvidos, juntamente com suas respectivas quantidades através de Detalhes;
- Edite um retorno, desde que o status esteja definido como GERADO a partir do botão Editar retorno. Nessa etapa será realizado o rateio das quantidades:
- Retorno do SKU:
- Identifique qual SKU deve ser devolvido na guia de Componentes (utilize o botão Mover para SKU).
- Após Identificado o SKU, realize o rateio, ou seja, informe a remessa original do SKU e a respectiva ordem. A soma das quantidades no rateio deve ser igual à quantidade total devolvida do SKU.
- Retorno de Componentes:
- Os componentes já estão preenchidos conforme a nota fiscal.
- Realize o rateio informando a remessa original do componente e a respectiva ordem. A soma das quantidades no rateio deve ser igual à quantidade total devolvida do componente.
- Retorno do SKU:
- Em Fechar Retorno, permita o fechamento do retorno quando o status for GERADO, gerando os seguintes apontamentos:
- Apontamento do SKU: em caso de retorno parcial ou total, gera um apontamento na ordem/estágio conforme a quantidade/rateio informado do SKU. Isso resulta na entrada desse SKU no estoque, caso o estágio movimente estoque ou seja o último estágio da ordem;
- Apontamento do componente: em caso de retorno parcial ou total, gera um apontamento na ordem/estágio conforme a quantidade/rateio informado do componente. Não gera a saída de estoque nesse apontamento, pois a nota fiscal já efetuou essa saída;
- Apontamento de fim: em caso de retorno total da ordem, gera um apontamento de fim, finalizando a ordem caso seja o último estágio.
- Ao Cancelar um retorno, a situação dele volta para GERADO, permitindo que edições sejam feitas.
Observação
Todos os itens da nota fiscal serão pré-preenchidos como componentes. O usuário deverá mover para o SKU o produto produzido.
Novo Retorno
- Para iniciar um novo retorno, clique em Novo Retorno e forneça as informações necessárias sobre o fornecedor que está devolvendo os SKUs. Após esta primeira etapa, os seguintes dados devem ser informados:
- Retorno do SKU:
- Identifique qual SKU a ser devolvido e especifique a Quantidade correspondente;
- Após adicionar o SKU, realize o rateio, ou seja, informe a remessa original do SKU e a respectiva ordem. A soma das quantidades no rateio deve ser igual à quantidade total devolvida do SKU.
- Retorno de Componentes:
- Identifique o componente a ser devolvido e especifique a Quantidade correspondente;
- Após adicionar o componente, realize o rateio, informando a remessa original do componente e a respectiva ordem. A soma das quantidades no rateio deve ser igual à quantidade total devolvida do componente.
- Retorno do SKU:
Observação
Caso o componente possua controle de lote/série, deve-se informar neste momento, o lote/série utilizado pelo terceiro.
English
Español
English
Español


