ERP senior X > Suprimentos > Gestão de recebimento > Nota fiscal de entrada

Nota fiscal de entrada

A nota fiscal de entrada é o documento fiscal que comprova a transação da entrada de mercadorias no estoque ou uma prestação de serviço.

O processo de emissão ou digitação da nota fiscal é simples, basta informar os dados conforme formulário disponibilizado, identificando emissor e fornecedor, itens e informações de pagamento. A entrada da nota pode ocorrer também através de importação, quando o fornecedor emite a nota e disponibiliza o arquivo XML para registrar a entrada do item.

Existem dois tipos de emissão de nota fiscal: emissão de terceiros e a emissão própria. A última é utilizada quando a empresa adquire mercadorias de outra organização que não é obrigada a emitir nota fiscal, então a empresa compradora precisa emiti-lá.

Além disso, a emissão de nota fiscal de entrada beneficia diversos setores da empresa, como o de suprimentos para controle do estoque ou pautar a contabilidade e o pagamento de impostos.

Para dar mais autonomia e automatismo na geração da nota, é possível criar parametrizações para que algumas informações da nota fiscal de entrada sejam sugeridas automaticamente durante a digitação ou integração.

Pré-requisitos

Para lançar uma nota fiscal de entrada são necessários alguns passos.

Formas de lançamento

Rateio

Tipos de notas fiscais de entrada

Tipos de emissão

Se a diversidade de leiautes, lançamentos manuais e inconsistências no recebimento de notas de serviço são alguns dos seus problemas, conheça mais sobre a solução de Recebimento de NFS-e da Senior.

O que você pode fazer

A Ficha de Conteúdo de Importação - FCI - é um documento que reúne as informações necessárias para determinar qual é a participação ou o percentual de um produto importado sobre o valor total de uma mercadoria.

Ao emitir uma nota fiscal de saída com produtos importados destinados à revenda, é obrigatório incluir o código da FCI e a origem do item comercializado.

Vale destacar que a nota fiscal de saída pode ser gerada a partir de um pedido de venda. No entanto, como a origem da mercadoria e o código da FCI são exigências fiscais específicas para a nota fiscal de venda, esses dados não são apresentados no pedido de venda.

O campo Código do FCI é gerado automaticamente conforme a parametrização prévia, e, por isso, está bloqueado para edição. Para entender melhor o funcionamento da FCI no sistema, consulte a documentação completa.

Processos

FCI - Produtos comprados

Para que o FCI do produto seja controlado na entrada e saída mercadoria, deve-se atentar para algumas configurações em seu cadastro Cadastros > Produtos e serviços > Produtos. Na guia fiscal campos abaixo devem estar parametrizados da seguinte forma:

FCI - Produtos produzidos

Nosso sistema ainda não possui uma rotina específica para o cálculo do coeficiente do FCI para a indústria e a geração do arquivo para importação no validador FCI.

No entanto, é possível utilizar o software disponibilizado pelo governo para preencher as informações necessárias, realizar o cálculo e a entrega do FCI. Para obter o aplicativo e mais informações sobre o processo, acesse diretamente o site.

Após gerar o código do FCI para o produto produzido no sistema, você pode importar esse código via carga inicial utilizando uma planilha CSV vinculada ao código do produto. Uma vez importado, nosso sistema passa a controlar o consumo desse código para a geração das informações na NF-e. Veja os passos a seguir:

Veja também:

Este artigo ajudou você?

Ainda com dúvidas?

Fale com a SARA!