Recebimento eletrônico

A empresa precisa registrar as compras que realizou e todas as demais operações com nota fiscal que causam a entrada de mercadoria no estoque. Essa necessidade acontece por questões legais, como a obrigatoriedade do SPED e também por questões de controle operacional para manter o saldo dos estoques atualizado, por exemplo.

Quando a empresa adquire um produto de um fornecedor, este emite uma nota fiscal da venda. A empresa que adquiriu a mercadoria pode utilizar este documento para realizar o lançamento da sua compra, digitando a nota fiscal no seu sistema. Essa seria uma forma manual da organização registrar a compra, porém podemos automatizar esse processo.

No recebimento eletrônico a nota é enviada eletronicamente para a SEFAZ (Secretaria da Fazenda) com os dados da venda realizada. Uma vez que a SEFAZ reconhece e autoriza a venda os dados dessa transação estão disponíveis para serem baixados pela empresa compradora. Com isso, é possível ler os dados da venda e automatizar a geração da entrada da mercadoria no Sistema de Gestão Empresarial da empresa.

Processo

Modelos de documentos

Atualmente a solução prevê o recebimento eletrônico de Nota Fiscal Eletrônica (NF-e - modelo 55) e Conhecimento de Transporte (CT-e – modelo 57).

O ERP senior X não recebe o modelo 55 conjugado. O sistema importa apenas notas fiscais desse modelo que contenham exclusivamente produtos, ou seja, não é possível receber via recebimento eletrônico notas fiscais desse tipo com itens de serviço.

Para o preenchimento automático da série referente a esses dois modelos, é possível parametrizar de duas maneiras:

  1. Por empresa e filial: Cadastros > Pessoas > Definições por empresa e filial > Definições Fornecedor > Ligação fornecedor x série x filial.
  2. Pela configuração da série e modelo: Cadastros > Mercado e suprimentos > Parâmetros de documento fiscal > Séries > Cadastro a partir dos campos de Modelo do documento e Série. Neste caso, o sistema buscará a série de acordo com o que está informado no XML.

É possível parametrizar o sistema para que, ao receber um CT-e via recebimento eletrônico, o processamento, o recebimento e o fechamento da nota sejam realizados de forma automática. Essa configuração pode ser feita em Cadastros > Filiais, nos Detalhes da Filial > Suprimentos > Recebimento. Para mais informações, consulte a documentação de Cadastro da filial.

Nota de nacionalização de mercadorias

O ERP senior X permite o recebimento da nota de nacionalização de mercadorias através da emissão do XML pelo nosso parceiro Gett, facilitando a digitação da nota fiscal.

A partir do XML emitido pela Gett, é possível importar esta nota pelo eDocs, que é sistema da Senior que automatizada a emissão e importação de todos os documentos eletrônicos enviados ao governo. Após isso, este documento pode ser integrado com o ERP senior X.

Esta rotina é voltada para notas de emissão própria.

Configurações necessárias

Para que o processo funcione corretamente, é necessário configurar o eDocs conforme demonstrado abaixo:

Importar XML no eDocs, reenviar e receber retorno no ERP senior X

Após configurar o eDocs, é possível seguir com o processo. Veja abaixo as etapas necessárias:

Informações recebidas através do XML

Recebimento das tags cBenef e as tags do grupo gCred, relacionadas ao ICMS - Crédito Presumido:

Quer saber mais? Confira a matéria Nacionalização de produtos: o que é e como o ERP pode ajudar que preparamos para você!

Aproveite e veja também como os Documentos Fiscais Eletrônicos otimizam o recebimento do XML e qual é o papel dos DF-es na Reforma Tributária brasileira nesse cenário de transformação digital.

Receber notas fiscais de transferência entre filiais

O ERP Senior X permite o recebimento de notas fiscais de transferência entre filiais, garantindo a rastreabilidade e o controle da movimentação de estoque entre empresas do mesmo grupo.

Recebimento de notas de transferência

Para realizar o recebimento dessas notas fiscais, é necessário que as transações de nota fiscal de entrada do módulo COF – Compras – NF Entrada Produtos estejam integradas à transação de estoque 90231 (Entrada – Transferência entre filiais). Para isso, siga os passos abaixo:

  1. Acesse Cadastros > Transações;
  2. Na Lista de Transações, seleciona a transação desejada, onde o Módulo parametrizado seja COF – Compras – NF Entrada Produtos.
  3. Em Detalhes da Transação, acesse o campo Integrações e clique em Adicionar;
  4. No campo Módulo da transação integrada selecione a opção ESN - Estoques;
  5. No campo Transação integrada selecione a integração 90231 - Entrada – Transferência entre filiais.
  6. Clique em Salvar.

Devolução de notas de transferência

Caso seja necessário devolver uma nota fiscal recebida por meio de transferência entre filiais, devem ser utilizadas as transações de devolução integradas à transação de estoque 90281 (Saída – Transferência entre filiais). Para isso, siga os passos abaixo:

  1. Acesse Cadastros > Transações;
  2. Na Lista de Transações, seleciona a transação de devolução desejada.
  3. Em Detalhes da Transação, acesse o campo Integrações e clique em Adicionar;
  4. No campo Módulo da transação integrada selecione a opção ESN - Estoques;
  5. No campo Transação integrada selecione a integração 90281 - Saída– Transferência entre filiais.
  6. Clique em Salvar.

Como converter a unidade de medida contida no XML?

Ao dar entrada em uma nota via recebimento eletrônico, o sistema busca os seguintes parâmetros para validar as informações de unidade de medida do XML recebido:

Para que a conversão seja realizada, ao menos um destes parâmetros deve estar cadastrado no sistema. Veja abaixo onde configurar cada um:

Funcionalidade

O ERP senior X tem uma funcionalidade que, de tempos em tempos, faz a consulta, baixa as notas e interpreta os dados. As notas, quando importadas, estarão na tela de listagem como qualquer outra. Porém, o sistema pode não interpretar todos os dados dela e apresentar divergências, sendo necessário corrigi-las.

Confira as possíveis divergências abaixo:

Caso isso aconteça, acesse a guia Divergências para verificar os problemas e resolvê-los. Depois da correção é preciso clicar em Reprocessar novamente para verificar se a nota pode ser fechada ou se existem mais inconsistências para resolver.

Importante
Veja também:

Este artigo ajudou você?

Ainda com dúvidas?

Fale com a SARA!