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Recebimento eletrônico

A empresa precisa registrar as compras que realizou e todas as demais operações com nota fiscal que causam a entrada de mercadoria no estoque. Essa necessidade acontece por questões legais, como a obrigatoriedade do SPED e também por questões de controle operacional para manter o saldo dos estoques atualizado, por exemplo.

Quando a empresa adquire um produto de um fornecedor, este emite uma nota fiscal da venda. A empresa que adquiriu a mercadoria pode utilizar este documento para realizar o lançamento da sua compra, digitando a nota fiscal no seu sistema. Essa seria uma forma manual da organização registrar a compra, porém podemos automatizar esse processo.

No recebimento eletrônico a nota é enviada eletronicamente para a SEFAZ (Secretaria da Fazenda) com os dados da venda realizada. Uma vez que a SEFAZ reconhece e autoriza a venda os dados dessa transação estão disponíveis para serem baixados pela empresa compradora. Com isso, é possível ler os dados da venda e automatizar a geração da entrada da mercadoria no Sistema de Gestão Empresarial da empresa.

Processo

Modelos de documentos

Atualmente a solução prevê o recebimento eletrônico de Nota Fiscal Eletrônica (NF-e - modelo 55) e Conhecimento de Transporte (CT-e – modelo 57).

O ERP senior X não recebe o modelo 55 conjugado. O sistema importa apenas notas fiscais desse modelo que contenham exclusivamente produtos, ou seja, não é possível receber via recebimento eletrônico notas fiscais desse tipo com itens de serviço.

Nota de nacionalização de mercadorias

O ERP senior X permite o recebimento da nota de nacionalização de mercadorias através da emissão do XML pelo nosso parceiro Gett, facilitando a digitação da nota fiscal.

A partir do XML emitido pela Gett, é possível importar esta nota pelo eDocs, que é sistema da Senior que automatizada a emissão e importação de todos os documentos eletrônicos enviados ao governo. Após isso, este documento pode ser integrado com o ERP senior X.

Esta rotina é voltada para notas de emissão própria.

Configurações necessárias

Para que o processo funcione corretamente, é necessário configurar o eDocs conforme demonstrado abaixo:

Importar XML no eDocs, reenviar e receber retorno no ERP senior X

Após configurar o eDocs, é possível seguir com o processo. Veja abaixo as etapas necessárias:

Quer saber mais? Confira a matéria Nacionalização de produtos: o que é e como o ERP pode ajudar que preparamos para você!

Aproveite e fique por dentro também dos benefícios do recebimento eletrônico com a matéria Documentos Fiscais Eletrônicos: otimize o recebimento do XML.

Como converter a unidade de medida contida no XML?

Ao dar entrada em uma nota via recebimento eletrônico, o sistema busca os seguintes parâmetros para validar as informações de unidade de medida do XML recebido:

Para que a conversão seja realizada, ao menos um destes parâmetros deve estar cadastrado no sistema. Veja abaixo onde configurar cada um:

Funcionalidade

O ERP senior X tem uma funcionalidade que, de tempos em tempos, faz a consulta, baixa as notas e interpreta os dados. As notas, quando importadas, estarão na tela de listagem como qualquer outra. Porém, o sistema pode não interpretar todos os dados dela e apresentar divergências, sendo necessário corrigi-las.

Confira as possíveis divergências abaixo:

Caso isso aconteça, acesse a guia Divergências para verificar os problemas e resolvê-los. Depois da correção é preciso clicar em Reprocessar novamente para verificar se a nota pode ser fechada ou se existem mais inconsistências para resolver.

Importante
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