Sugestão de valores da nota fiscal de entrada
Visando dar mais autonomia e automatismo na geração da nota, é possível criar parametrizações para que algumas informações da nota fiscal de entrada sejam sugeridas automaticamente durante a digitação ou integração.
Veja abaixo como definir essas sugestões:
Dados gerais
Nota fiscal de entrada com origem de um pedido de compra:
A transação é sugerida conforme informado nos campos Transação padrão para nota fiscal de entrada de produtos adquiridos ou Transação padrão para nota fiscal de entrada de serviços da tela Cadastros > Mercado e suprimentos > Parâmetros de documento fiscal > Parâmetros por estado > Entradas do registro que:
- a empresa e filial forem iguais a do pedido de compra;
- a UF seja igual à UF do fornecedor do pedido de compra;
- a transação seja igual à transação do pedido de compra.
Nota fiscal de entrada manual:
A transação é sugerida conforme definição dos campos Transação padrão para nota fiscal de entrada de serviços ou Transação padrão para nota fiscal de entrada de produtos adquiridos da tela Cadastros > Mercado e suprimentos > Parâmetros de documento fiscal > Parâmetros por estado > Entradas.
Sugerida conforme definição do campo Série para nota fiscal, da guia Recebimento da especialização de Suprimentos no Cadastro da filial (Cadastros > Filiais).
A série legal e subsérie legal são sugeridas conforme sequência:
- campos Série e Subsérie, da guia Ligação fornecedor x série da especialização de Fornecedor no cadastro da pessoal (Cadastros > Pessoas);
- campo Série e Subsérie do cadastro de série (Cadastros > Mercado e suprimentos > Parâmetros de documento fiscal > Séries).
A cidade para emissão de ISS é sugerida com o CEP da filial ou o CEP do fornecedor, conforme definido no parâmetro Município de tributação ISS sobre compras, nas definições Fiscais do cadastro da filial (Cadastros > Filiais):
- quando o parâmetro estiver Município da Filial, sugere o CEP do cadastro da filial; senão
- sugere do cadastro da pessoa.
O modelo do documento é sugerido de acordo com o modelo informado no campo Modelo de documento para fins fiscais, na guia Recebimento da especialização de Fornecedor na definição de pessoa por empresa e filial (Cadastros > Pessoas > Definição por empresa e filial).
Caso não esteja informado, é sugerido conforme o campo Modelo de documento do cadastro de série (Cadastros > Mercado e suprimentos > Parâmetros de documento fiscal > Séries)
As mensagens são cadastradas em Cadastros > Mercado e suprimentos > Parâmetros de documento fiscal > Mensagens fiscais e sugeridas conforme parametrizado na definição Fiscal do cadastro da transação (Cadastros > Transações).
Informações adicionais
O valor do frete é somando ao valor líquido quando o campo Indicativo se o frete é CIF ou FOB estiver definido como Contratação de frete por conta do destinatário, na guia Suprimentos da especialização de Fornecedor na definição de pessoa por empresa e filial (Cadastros > Pessoas > Definição por empresa e filial).
A condição de pagamento é sugerida de acordo com o campo Condição de pagamento na guia Suprimentos da especialização de Fornecedor na definição de pessoa por empresa e filial (Cadastros > Pessoas > Definição por empresa e filial).
Itens da nota fiscal de entrada
Sugere da seguinte forma:
- transação informada na ligação de fornecedor com item (Cadastros > Mercado e suprimentos > Relacionamento item x participante > Ligação fornecedor x produto/serviço); senão
- sugere a transação de produto ou de serviço (conforme o tipo do item) informada nos dados gerais da nota fiscal.
A unidade de medida é sugerida para os itens de produto ou serviço conforme:
- definição do campo Unidade de medida de compra informada no cadastro de ligação de fornecedor com item (Cadastros > Mercado e suprimentos > Relacionamento item x participante > Ligação fornecedor x produto/serviço)
Caso essa informação não esteja preenchida, verifica se o item é de produto ou serviço:
- sendo um Produto sugere a Unidade de medida de estoque informada na especialização da família para estoques (Cadastros > Produtos e serviços > Famílias, guia Estoque):
- sendo um Serviço sugere a Unidade de medida de estoque do cadastro de serviços (Cadastros > Produtos e serviços > Serviços)
O peso bruto do item é sugerido conforme fórmula peso bruto do produto * quantidade (do item). Sendo o peso bruto do cadastro do produto (Cadastros > Produtos e serviços > Produtos) e a quantidade informada no item da nota fiscal de entrada.
O depósito é sugerido conforme registro que atenda as seguintes características:
- seja da mesma filial da nota fiscal de entrada;
- esteja com a situação Ativo;
- esteja com o parâmetro Utilizado para compra habilitado;
- esteja ligado com o produto e a ligação ativa (Cadastros > Produtos e Serviços > Relacionamento produto x depósito);
Havendo mais de um registro que atenda essas características, sugere o primeiro ordenado pelo código do depósito.
Quando uma nota fiscal de entrada é lançada, o sistema pode sugerir uma finalidade de compra. Ela é sugerida após o cadastro em um desses dois locais:
- Cadastros > Mercado e Suprimentos > Relacionamento Item x Participante > Ligação Fornecedor x Produtos/Serviços. Nessa tela, é possível definir a Finalidade de compra do produto de um fornecedor.
- Cadastros > Pessoas > Definições por empresa e filial. Nessa tela, preencher o campo Finalidade de compra conforme a imagem a seguir:
O sistema sempre utiliza as informações do cadastro de ligação do item (produto/serviço) com fornecedor. Caso não tenha nada informado, ele usa os dados informados na definição do fornecedor por filial.
Com essas parametrizações realizadas, o sistema calcula o ICMS específico de acordo com a finalidade de compra.
Parcelas
O tipo de título é sugerido conforme a transação de produto ou serviço informado no cabeçalho da nota fiscal.
Havendo transação de produto informada, sugere o Tipo de título gerado pela transação de nota fiscal, informado na guia Recebimento da especialização de Suprimentos do cadastro da transação (Cadastros > Transações). Não havendo transação de produto, sugere o tipo de título configurado na transação de serviço.
O número do título é gerado através da concatenação das informações: número da nota + descrição da parcela da série.
Veja também: |