Sugestão de valores da nota fiscal de entrada
Visando dar mais autonomia e automatismo na geração da nota, é possível criar parametrizações para que algumas informações da nota fiscal de entrada sejam sugeridas automaticamente durante a digitação.
Veja abaixo como definir essas sugestões:
Dados gerais
Nota fiscal de entrada com origem de um pedido de compra:
A transação é sugerida conforme informado nos campos Transação padrão para nota fiscal de entrada de produtos adquiridos ou Transação padrão para nota fiscal de entrada de serviços da tela Cadastros > Mercado e suprimentos > Parâmetros de documento fiscal > Parâmetros por estado > Entradas do registro que:
- a empresa e filial forem iguais a do pedido de compra;
- a UF seja igual à UF do fornecedor do pedido de compra;
- a transação seja igual à transação do pedido de compra.
Nota fiscal de entrada manual:
A transação é sugerida conforme definição dos campos Transação padrão para nota fiscal de entrada de serviços ou Transação padrão para nota fiscal de entrada de produtos adquiridos da tela Cadastros > Mercado e suprimentos > Parâmetros de documento fiscal > Parâmetros por estado > Entradas.
O sistema sugere a série informada na guia Recebimento da especialização de Suprimentos no Cadastro da filial (Cadastros > Filiais), com base nos seguintes campos: Série padrão para notas de emissão de terceiro para notas de emissão de terceiro, Série padrão para notas de emissão própria para as notas de emissão própria ou Série padrão para notas de frete para notas referente a conhecimento de transporte (CT-e).
A série legal e subsérie legal são sugeridas conforme sequência:
- campos Série e Subsérie, da guia Ligação fornecedor x série da especialização de Fornecedor no cadastro da pessoal (Cadastros > Pessoas);
- campo Série e Subsérie do cadastro de série (Cadastros > Mercado e suprimentos > Parâmetros de documento fiscal > Séries).
A cidade para emissão de ISS é sugerida com o CEP da filial ou o CEP do fornecedor, conforme definido no parâmetro Município de tributação ISS sobre compras, nas definições Fiscais do cadastro da filial (Cadastros > Filiais):
- quando o parâmetro estiver Município da Filial, sugere o CEP do cadastro da filial; senão
- sugere do cadastro da pessoa.
O modelo do documento é sugerido de acordo com o modelo informado no campo Modelo de documento para fins fiscais, na guia Recebimento da especialização de Fornecedor na definição de pessoa por empresa e filial (Cadastros > Pessoas > Definição por empresa e filial).
Caso não esteja informado, é sugerido conforme o campo Modelo de documento do cadastro de série (Cadastros > Mercado e suprimentos > Parâmetros de documento fiscal > Séries)
As mensagens são cadastradas em Cadastros > Mercado e suprimentos > Parâmetros de documento fiscal > Mensagens fiscais e sugeridas conforme parametrizado na definição Fiscal do cadastro da transação (Cadastros > Transações).
Informações adicionais
O valor do frete é somando ao valor líquido quando o campo Indicativo se o frete é CIF ou FOB estiver definido como Contratação de frete por conta do destinatário, na guia Suprimentos da especialização de Fornecedor na definição de pessoa por empresa e filial (Cadastros > Pessoas > Definição por empresa e filial).
A condição de pagamento é sugerida de acordo com o campo Condição de pagamento na guia Suprimentos da especialização de Fornecedor na definição de pessoa por empresa e filial (Cadastros > Pessoas > Definição por empresa e filial).
Itens da nota fiscal de entrada
Sugere da seguinte forma:
- transação informada na ligação de fornecedor com item (Cadastros > Mercado e suprimentos > Relacionamento item x participante > Ligação fornecedor x produto/serviço); senão
- sugere a transação de produto ou de serviço (conforme o tipo do item) informada nos dados gerais da nota fiscal.
A unidade de medida é sugerida para os itens de produto ou serviço conforme:
- definição do campo Unidade de medida de compra informada no cadastro de ligação de fornecedor com item (Cadastros > Mercado e suprimentos > Relacionamento item x participante > Ligação fornecedor x produto/serviço)
Caso essa informação não esteja preenchida, verifica se o item é de produto ou serviço:
- sendo um Produto sugere a Unidade de medida de estoque informada na especialização da família para estoques (Cadastros > Produtos e serviços > Famílias, guia Estoque):
- sendo um Serviço sugere a Unidade de medida de estoque do cadastro de serviços (Cadastros > Produtos e serviços > Serviços)
O peso bruto do item é sugerido conforme fórmula peso bruto do produto * quantidade (do item). Sendo o peso bruto do cadastro do produto (Cadastros > Produtos e serviços > Produtos) e a quantidade informada no item da nota fiscal de entrada.
O depósito é sugerido conforme registro que atenda as seguintes características:
- seja da mesma filial da nota fiscal de entrada;
- esteja com a situação Ativo;
- esteja com o parâmetro Utilizado para compra habilitado;
- esteja ligado com o produto e a ligação ativa (Cadastros > Produtos e Serviços > Relacionamento produto x depósito);
Havendo mais de um registro que atenda essas características, sugere o primeiro ordenado pelo código do depósito.
Quando uma nota fiscal de entrada é lançada, o sistema pode sugerir uma finalidade de compra. Ela é sugerida após o cadastro em um desses dois locais:
- Cadastros > Mercado e Suprimentos > Relacionamento Item x Participante > Ligação Fornecedor x Produtos/Serviços. Nessa tela, é possível definir a Finalidade de compra do produto de um fornecedor.
- Cadastros > Pessoas > Definições por empresa e filial. Nessa tela, preencher o campo Finalidade de compra conforme a imagem a seguir:
O sistema sempre utiliza as informações do cadastro de ligação do item (produto/serviço) com fornecedor. Caso não tenha nada informado, ele usa os dados informados na definição do fornecedor por filial.
Com essas parametrizações realizadas, o sistema calcula o ICMS específico de acordo com a finalidade de compra.
Parcelas
O tipo de título é sugerido conforme a transação de produto ou serviço informado no cabeçalho da nota fiscal.
Havendo transação de produto informada, sugere o Tipo de título gerado pela transação de nota fiscal, informado na guia Recebimento da especialização de Suprimentos do cadastro da transação (Cadastros > Transações). Não havendo transação de produto, sugere o tipo de título configurado na transação de serviço.
O número do título é gerado através da concatenação das informações: número da nota + descrição da parcela da série.
|
Veja também: |
English
Español
English
Español


