Gerenciar pessoa
É a partir do cadastro de pessoas que são feitos os registros de todas as pessoas que possuem algum tipo de relacionamento com a empresa, sejam elas físicas ou jurídicas.
Durante o cadastro, são definidas as especializações, que se referem aos papéis da pessoa cadastrada frente à transação comercial, e podem ser determinadas como Fornecedor, Cliente, Representante, Transportadora e Favorecido.
O cadastro de pessoas pode ser feito de forma manual, inserindo uma a uma no sistema, ou por lote, através da importação de um arquivo CSV.
Entenda adiante como proceder nas duas formas.
Para cadastrar uma pessoa acesse Cadastros > Pessoas > Cadastro.
- Clique em Adicionar e em Pessoa jurídica ou Pessoa física.
- O campo Código receberá uma sugestão automática do sistema, mas pode ser editado pelo usuário.
- Ao preencher o campo CNPJ será apresentada uma opção para registrar as informações da pessoa no sistema de modo automático, com base nos dados cadastrados na Receita Federal. Caso você aceite esta opção, os seguintes campos podem receber as sugestões automática de registro:
- Razão Social
- Nome Fantasia
- CEP
- Endereço
- Número
- Complemento
- Bairro
- Cidade
- Estado
- País
- Telefones
- Preencha os campos Razão social, Nome fantasia, Tipo de mercado e defina a Situação da pessoa como Ativo ou Inativo.
Os demais campos são de preenchimento opcional.
Importante
Caso seja necessário que o cadastro da pessoa esteja disponível para uso na rotina de Manifesto de Documentos Fiscais Eletrônicos (MDF-e), é necessário que o campo Ramo de atividade esteja preenchido como Condutor ou como Seguradora.
No campo Definição da pessoa é possível adicionar as especializações referentes à pessoa cadastrada. Durante a transação comercial, uma mesma pessoa pode assumir um ou mais papéis. Desta forma, você pode cadastrar uma ou mais especializações para a mesma pessoa.
Clique em Salvar.
Utilização do número de identificação fiscal (NIF): o NIF é utilizado como indicador de obrigações fiscais em outros países. Este documento é fornecido por um órgão de administração tributária no exterior e é equivalente ao CPF, que identifica a pessoa física, ou ao CNPJ, que identifica a pessoa jurídica.
Inscrição estadual: Esta informação pode ser consultada na SEFAZ da UF da pessoa jurídica.
Inscrição municipal: Esta informação pode ser consultada na prefeitura do município da pessoa. Este campo só deve ser preenchido para pessoas que prestam serviços sujeitos à incidência do ISS (Imposto Sobre Serviço).
Código do SUFRAMA: Esta informação pode ser consultada no site da SUFRAMA (Superintendência da Zona Franca de Manaus).
Detalhes do cadastro da pessoa
Após salvar a primeira etapa do cadastro da pessoa, o campo Detalhes será habilitado para edição.
Clique no campo no qual deseja inserir informações e depois clique em Adicionar.
Veja a descrição dos campos disponíveis na etapa Detalhes do cadastro.
Nesta tela podem ser inseridos diversos endereços. No campo Indicativo de utilização, é possível definir se o endereço será utilizado para Cobrança, Entrega, Coleta ou
Ao definir este parâmetro com o indicativo Fiscal, é possível utilizar as informações desta tela quando for necessário incluir um endereço fiscal nas seguintes rotinas:
Desta forma, a CFOP, os impostos e o XML são gerados considerando este endereço.
Importante
Quando o indicativo de utilização for igual a Fiscal, o preenchimento do campo Estado se torna obrigatório devido ao cálculo de impostos;
É possível registrar uma inscrição estadual para cada unidade da Federação em que a pessoa está localizada. Entretanto, não é permitido cadastrar uma inscrição estadual para o mesmo estado de origem registrado nas informações de endereço da pessoa. Por exemplo, se a pessoa é do estado de Goiás (GO) e deseja cadastrar uma inscrição estadual para o mesmo estado, essa opção não é exibida.
Nos parâmetros fiscais da pessoa, determina-se o código e o regime especial de tributação, se ela é contribuinte de ICMS, se é indústria ou equiparado a industrial para IPI presumido.
Importante
Antes de realizar qualquer transação comercial é necessário o preenchimento do campo Fiscais.
Os demais campos se referem aos dados pertinentes às especializações da pessoa.
Caso você já tenha indicado uma especialização no campo Definição da pessoa na etapa inicial do cadastro, o campo referente à especialização adicionada já estará ativo, e você poderá editar suas informações clicando em Editar.
Caso você queira indicar uma nova especialização, clique no campo desejado e depois em Adicionar.
Veja a descrição de cada campo:
O fornecedor é a pessoa que fornece materiais, bens ou serviços, para a empresa constituir atividade e posteriormente realizar a venda de um produto ou serviço.
O Cliente é a pessoa responsável pela compra de determinada mercadoria, produto ou serviço da empresa. Desta forma, pode-se distinguir o cliente direto, que compra diretamente da empresa e poderá ser intermediário ou distribuidor, e o cliente final, que compra para satisfação de uma necessidade.
Nesse cadastro são definidos os parâmetros utilizados para geração de pedido, nota fiscal de saída e títulos do contas a receber.
O ERP senior X possui integração com a solução CRM da Senior. Ao cadastrar uma conta de cliente no CRM, esta mesma conta será integrada como uma pessoa dentro do ERP, possibilitando assim o lançamento de vendas.
O Representante comercial é o profissional responsável por atuar diretamente na área de vendas de produtos de uma ou mais empresas. Geralmente, a representação comercial é uma atividade autônoma, sem qualquer vínculo empregatício com as empresas representadas, atuando através de contratos.
Dessa forma, o representante fará a intermediação da venda, facilitando o relacionamento entre o produtor ou fornecedor do produto e o cliente.
A transportadora é responsável pelo transporte e distribuição dos produtos produzidos ou comercializados.
A pessoa definida como favorecida representa a pessoa jurídica ou física a quem se destinará o valor pago pelo título financeiro.
Guias
Depósito
- Preencha o Banco ao qual a conta bancária pertence, que deve esta previamente cadastrado em Cadastro > Finanças > Banco > Cadastro;
- Insira o código da Agência;
- Informe o Dígito verificador da agência;
- Preencha o Número da Conta corrente;
- Em Dígito verificador da conta, informe de acordo com a conta corrente;
- Insira o CPF/CNPJ do favorecido da conta corrente;
- No campo Nome do favorecido da conta, preencha com o nome do responsável pela conta corrente;
- Selecione o Tipo da conta;
- Escolha a Finalidade TED;
- Defina se trata-se de uma Conta padrão;
- Em Situação, selecione se os dados de depósito estão ativos ou inativos.
Observação
As informações desse cadastro serão utilizadas pelo processo de pagamento eletrônico, onde por padrão, ele utilizará os dados de depósito bancário da pessoa, cujo campo Conta Padrão estiver igual a Sim.
Pix
- Defina o Tipo da chave. São aceitos os seguintes tipos: CNPJ, CPF, E-Mail, Telefone, Aleatória;
- Digite o Valor da chave;
- Defina o campo Chave padrão como Sim ou Não. Para o cadastro do PIX, é permitido cadastrar várias chaves para cada pessoa. Porém, apenas uma chave pode ser definida como padrão;
- Defina o campo Situação;
- Clique em Salvar.
O cadastro de pessoas pode ser realizado em lote, permitindo a importação de uma lista de várias pessoas diretamente para o sistema por meio de um arquivo CSV. Esse arquivo contém diversas colunas que devem ser preenchidas com as informações necessárias para o registro.
Após completar o preenchimento, basta enviar o arquivo ao nosso representante, que fará a importação no sistema.
Para obter o arquivo e as instruções detalhadas sobre como preenchê-lo, consulte nossa documentação de Importação de Carga Inicial.