Importar (carga inicial)
Importação de arquivos para popular cadastros gerais do backoffice (suprimentos, mercado, financeiro e contábil).
Importar arquivos
Essa funcionalidade permite o cadastro em lote de Depósito, Pessoa, Produto, Saldo inicial, Serviço, Títulos a pagar e Títulos a receber, a partir do preenchimento de um arquivo .CSV.
Para fazer o cadastro a partir do arquivo, faça o download no link Baixar planilha nos tópicos abaixo, preencha-os conforme as colunas disponíveis e importe através da opção Anexar arquivo.
Observação
Para uma melhor performance, orientamos que os arquivos possuam no máximo 500 linhas.
Instrução de preenchimento:
Permite informar um saldo inicial para um produto, de determinada empresa e filial, desde que ele possua o controle de informações fiscais através do PEPS ativo no cadastro do produto.
Essa importação é feita através da opção Carga inicial de saldos na tela Cadastros > Impostos > Controle de informações fiscais PEPS.
Veja a seguir algumas orientações importantes para que a importação do arquivo CSV ocorra corretamente:
- Antes de importar o arquivo CSV, remova a linha de cabeçalho da planilha;
- O arquivo CSV deve estar no formato encoding UTF-8:
- Após salvar o arquivo, verifique se os acentos se mantiveram configurados.
- Não deve haver linhas em branco no arquivo CSV.
- Exemplos de linhas em branco que não devem ser mantidas no arquivo, seja no início, meio ou no final do conteúdo:
- Para garantir que não haja linhas em branco no final do arquivo, é possível editar o conteúdo do arquivo CSV no bloco de notas, e eliminar a linha em branco conforme indicado na imagem abaixo:
Coluna | Preenchimento | Formato | Valores aceitos |
---|---|---|---|
EMPRESA | Obrigatório | Numérico |
Informar o código da empresa. Valor mínimo: 1 Valor máximo: 9999. Menu do sistema: Cadastros > Empresas |
FILIAL | Obrigatório | Numérico |
Informar o código da filial. Valor mínimo: 1 Valor máximo: 9999. Menu do sistema: Cadastros > Filiais |
PRODUTO | Obrigatório | Alfanumérico |
Informar o código do produto. Campo com 23 posições. Menu do sistema: Cadastros > Produtos e serviços > Produtos |
QUANTIDADE | Obrigatório | Numérico |
Informar a quantidade de saldo inicial do produto. Campo numérico com 5 casas após a vírgula. |
DATA DE ENTRADA | Obrigatório | Data | Formato esperado: dd/MM/yyyy HH:mm:ss - dia/mês/ano hora:minuto:segundo |
BASE ICMS | Obrigatório | Numérico |
Informar a base do ICMS. Campo numérico com 2 casas após a vírgula. |
PERCENTUAL ICMS | Obrigatório | Numérico |
Informar o percentual do ICMS. Campo numérico com 4 casas após a vírgula. |
VALOR ICMS | Obrigatório | Numérico |
Informar o valor do ICMS. Campo numérico com 2 casas após a vírgula. |
BASE ICMS ST | Obrigatório | Numérico |
Informar a base do ICMS ST. Campo numérico com 2 casas após a vírgula. |
PERCENTUAL ICMS ST | Obrigatório | Numérico |
Informar o percentual do ICMS ST. Campo numérico com 4 casas após a vírgula. |
VALOR ICMS ST | Obrigatório | Numérico |
Informar o valor do ICMS ST. Campo numérico com 2 casas após a vírgula. |
BASE FCP | Obrigatório | Numérico |
Informar a base do FCP. Campo numérico com 2 casas após a vírgula. |
PERCENTUAL FCP | Obrigatório | Numérico | Informar o percentual do FCP. Campo numérico com 4 casas após a vírgula. |
VALOR FCP | Obrigatório | Numérico |
Informar o valor do FCP. Campo numérico com 2 casas após a vírgula. |
BASE FCP ST | Obrigatório | Numérico |
Informar a base do FCP ST. Campo numérico com 2 casas após a vírgula. |
PERCENTUAL FCP ST | Obrigatório | Numérico | Informar o percentual do FCP ST. Campo numérico com 4 casas após a vírgula. |
VALOR FCP ST | Obrigatório | Numérico |
Informar o valor do FCP ST. Campo numérico com 2 casas após a vírgula. |
CÓDIGO DA FCI | Opcional | Alfanumérico |
Informar o código da ficha de conteúdo de importação (FCI). Campo com 36 posições. |
ORIGEM DA MERCADORIA | Opcional | Alfanumérico |
Informar a origem da mercadoria. Valor mínimo: 0 Valor máximo: 8. Valores aceitos: 0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7 ou 8 |
Importante
Ao ativar a funcionalidade na importação dos saldos inicias do PEPS, que compara os saldos com o saldo em estoque, se torna necessária a prévia importação do saldo inicial do estoque.
A partir da inicialização de saldo de um produto, a exclusão só pode ser feita se não ocorreu nenhuma movimentação de entrada ou saída para esse produto na mesma empresa e filial.
E não é possível alterar uma inicialização de saldo, a única forma de fazer algum ajuste é removendo-a, se possível, e importando novamente.
Instrução de preenchimento:
Este arquivo possui diversas colunas que devem ser preenchidas com as informações dos produtos a serem cadastrados. Após o preenchimento, você pode enviar o arquivo para nosso representante para que ele faça a importação para o sistema.
O modo como essas informações serão inseridas no arquivo deve estar de acordo com o indicado na tabela.
Tabela com instruções de preenchimento
Veja a seguir algumas orientações importantes para que a importação do arquivo CSV ocorra corretamente:
- O arquivo CSV deve estar no formato encoding UTF-8:
- Após salvar o arquivo, verifique se os acentos se mantiveram configurados.
- Não deve haver linhas em branco no arquivo CSV.
- Exemplos de linhas em branco que não devem ser mantidas no arquivo, seja no início, meio ou no final do conteúdo:
- Para garantir que não haja linhas em branco no final do arquivo, é possível editar o conteúdo do arquivo CSV no bloco de notas, e eliminar a linha em branco conforme indicado na imagem abaixo:
Veja abaixo a descrição de cada campo da tabela de instruções.
Coluna: indica a qual coluna do arquivo CSV se referem as instruções.
Preenchimento: indica se o preenchimento da coluna é ou não obrigatório.
Valores aceitos: indica quais informações são aceitas no preenchimento da coluna, seja pelo tipo de informação - "numérico maior que zero", por exemplo, que indica que a coluna deve ser preenchida exclusivamente por números -, ou pela informação que deve ser inserida - como na coluna PARTIDA, por exemplo, onde os únicos valores aceitos são DEBITO ou CREDITO.
Durante o preenchimento do arquivo, utilize sempre os valores na forma que são indicados neste campo da tabela de instruções (sem acento e separados por "_" por exemplo), para que o sistema reconheça a informação registrada.
Coluna | Preenchimento | Valores aceitos |
---|---|---|
TIPO | Obrigatório | *CONTA_CONTABIL *CENTRO_CUSTO *CONTA_AUXILIAR |
EMPRESA | Opcional | Numérico maior que zero. Obrigatório quando o tipo for Conta Contábil. |
FILIAL | Opcional | Numérico maior que zero. Obrigatório quando o tipo for Conta Contábil. |
DATA | Opcional | Data |
PARTIDA | Opcional | *DEBITO *CREDITO Obrigatório quando o tipo for Conta Contábil. |
CONTA CONTÁBIL | Obrigatório | Numérico maior que zero. |
CENTRO DE CUSTO | Opcional | Numérico maior que zero. Obrigatório informar o CODIGO_CONTA_CONTABIL para relacionar o centro de custo. |
CONTA AUXILIAR | Opcional | Numérico maior que zero. Obrigatório informar o CODIGO_CONTA_CONTABIL para relacionar a conta auxiliar. |
VALOR | Obrigatório | Numérico maior que zero. |
Este cadastro realiza o vínculo da pessoa especializada como cliente às definições comerciais para emissão de pedidos e notas fiscais.
Para mais informações acesse a documentação de Definição de pessoa por empresa e filial.
O arquivo CSV possui diversas colunas que devem ser preenchidas com as informações a serem cadastradas. Após o preenchimento, você pode enviar o arquivo para nosso representante para que ele faça a importação para o sistema.
O modo como essas informações serão inseridas no arquivo deve estar de acordo com o indicado na tabela exibida logo abaixo:
Tabela com instruções de preenchimento:
Veja a seguir algumas orientações importantes para que a importação do arquivo CSV ocorra corretamente:
- O arquivo CSV deve estar no formato encoding UTF-8:
- Após salvar o arquivo, verifique se os acentos se mantiveram configurados.
- Não deve haver linhas em branco no arquivo CSV.
- Exemplos de linhas em branco que não devem ser mantidas no arquivo, seja no início, meio ou no final do conteúdo:
- Para garantir que não haja linhas em branco no final do arquivo, é possível editar o conteúdo do arquivo CSV no bloco de notas, e eliminar a linha em branco conforme indicado na imagem abaixo:
Veja abaixo a descrição de cada campo que compõe a tabela de instruções.
Coluna: indica a qual coluna do arquivo cliente_especializacao.csv se referem as instruções.
Preenchimento: indica se o preenchimento da coluna é ou não obrigatório.
Valores aceitos: indica quais informações são aceitas no preenchimento da coluna, seja pelo tipo de informação - "apenas números", por exemplo, que indica que a coluna deve ser preenchida exclusivamente por números -, ou pela informação que deve ser inserida - como na coluna CONSUMIDOR_FINAL, por exemplo, onde os únicos valores aceitos são SIM ou NAO. Durante o preenchimento do arquivo, utilize sempre os valores na forma que são indicados neste campo da tabela de instruções (sem acento por exemplo) para que o sistema reconheça a informação registrada.
Coluna | Preenchimento | Valores aceitos |
---|---|---|
EMPRESA | Obrigatório | |
FILIAL | Obrigatório | |
CODIGO_CLIENTE | Obrigatório | |
CONDICAO_PAGAMENTO | Opcional | |
REPRESENTANTE | Opcional | |
TRANSPORTADORA | Opcional | |
CONSUMIDOR_FINAL | Opcional | SIM; NAO. |
SITUACAO | Obrigatório | ATIVO; INATIVO |
Este cadastro vincula a pessoa especializada como cliente às definições da contabilidade, permitindo a definição das contas contábeis para:
- Conta contábil de cliente;
- Adiantamento de cliente;
- Conta auxiliar do cliente;
- Conta auxiliar do adiantamento de cliente.
Este relacionamento entre o cadastro da pessoa como cliente e as contas contábeis é obrigatório para o uso da Contabilidade, viabilizando a contabilização dos lançamentos contábeis através do módulo Gestão da Contabilidade.
O arquivo CSV possui diversas colunas que devem ser preenchidas com as informações a serem cadastradas. Após o preenchimento, você pode enviar o arquivo para nosso representante para que ele faça a importação para o sistema.
O modo como essas informações serão inseridas no arquivo deve estar de acordo com o indicado na tabela exibida logo abaixo:
Tabela com instruções de preenchimento:
Veja a seguir algumas orientações importantes para que a importação do arquivo CSV ocorra corretamente:
- O arquivo CSV deve estar no formato encoding UTF-8:
- Após salvar o arquivo, verifique se os acentos se mantiveram configurados.
- Não deve haver linhas em branco no arquivo CSV.
- Exemplos de linhas em branco que não devem ser mantidas no arquivo, seja no início, meio ou no final do conteúdo:
- Para garantir que não haja linhas em branco no final do arquivo, é possível editar o conteúdo do arquivo CSV no bloco de notas, e eliminar a linha em branco conforme indicado na imagem abaixo:
Veja abaixo a descrição de cada campo que compõe a tabela de instruções.
Coluna: indica a qual coluna do arquivo cliente_contabilidade.csv se referem as instruções.
Preenchimento: indica se o preenchimento da coluna é ou não obrigatório.
Valores aceitos: indica quais informações são aceitas no preenchimento da coluna, seja pelo tipo de informação – como 'apenas números', que indica que a coluna deve ser preenchida exclusivamente por números – ou pelo conteúdo que deve ser inserido, como na coluna CONTA_CONTABIL_CLIENTE, onde os valores aceitos são os códigos das contas contábeis de clientes do modelo de plano contábil. Durante o preenchimento do arquivo, utilize sempre os valores exatamente como indicados neste campo da tabela de instruções (por exemplo, sem acentos) para que o sistema reconheça a informação registrada.
Somente é permitido informar contas existentes no modelo contábil e no modelo de plano auxiliar vinculados à empresa. Além disso, somente contas com situação ativa podem ser importadas. A atualização será feita se houver a especialização em Contabilidade, quando o usuário precisar importar o arquivo em registros já existentes.
Coluna | Preenchimento | Valores aceitos |
---|---|---|
EMPRESA | Obrigatório | |
FILIAL | Obrigatório | |
CODIGO_PESSOA | Obrigatório | |
CONTA_CONTABIL_CLIENTE | Opcional | |
CONTA_AUXILIAR_CLIENTE | Opcional | |
CONTA_CONTABIL_ADIANTAMENTO_CLIENTE | Opcional | |
CONTA_AUXILIAR_ADIANTAMENTO_CLIENTE | Opcional |
Instrução de preenchimento:
Este arquivo possui diversas colunas que devem ser preenchidas com as informações dos produtos a serem cadastrados. Após o preenchimento, você pode enviar o arquivo para nosso representante para que ele faça a importação para o sistema.
O modo como essas informações serão inseridas no arquivo deve estar de acordo com o indicado na tabela.
Para mais informações sobre o cadastro de depósitos acesse a documentação de Parâmetros de produto e serviço
Tabela com instruções de preenchimento:
Veja a seguir algumas orientações importantes para que a importação do arquivo CSV ocorra corretamente:
- O arquivo CSV deve estar no formato encoding UTF-8:
- Após salvar o arquivo, verifique se os acentos se mantiveram configurados.
- Não deve haver linhas em branco no arquivo CSV.
- Exemplos de linhas em branco que não devem ser mantidas no arquivo, seja no início, meio ou no final do conteúdo:
- Para garantir que não haja linhas em branco no final do arquivo, é possível editar o conteúdo do arquivo CSV no bloco de notas, e eliminar a linha em branco conforme indicado na imagem abaixo:
Veja abaixo a descrição de cada campo que compõe a tabela de instruções.
Coluna: indica a qual coluna do arquivo CSV se referem as instruções.
Preenchimento: indica se o preenchimento da coluna é ou não obrigatório.
Valores aceitos: indica quais informações são aceitas no preenchimento da coluna, seja pelo tipo de informação - "apenas números", por exemplo, que indica que a coluna deve ser preenchida exclusivamente por números -, ou pela informação que deve ser inserida - como na coluna UTILIZA_COMPRA, por exemplo, onde os únicos valores aceitos são SIM OU NAO.
Durante o preenchimento do arquivo, utilize sempre os valores na forma que são indicados neste campo da tabela de instruções (sem acento e separados por "_" por exemplo), para que o sistema reconheça a informação registrada.
Coluna | Preenchimento | Valores aceitos |
---|---|---|
EMPRESA | Obrigatório | |
FILIAL | Obrigatório | |
CODIGO | Obrigatório | |
DESCRICAO | Obrigatório | |
ABREVIATURA | Obrigatório | |
UTILIZA_COMPRA | Obrigatório | SIM; NAO. |
UTILIZA_VENDA | Obrigatório | SIM; NAO. |
OBSERVACAO | Opcional | |
SITUACAO | Obrigatório | ATIVO; INATIVO. |
Instrução de preenchimento:
Este arquivo possui diversas colunas que devem ser preenchidas com as informações dos produtos a serem cadastrados.
O modo como essas informações serão inseridas no arquivo deve estar de acordo com o indicado na tabela.
Tabela com instruções de preenchimento
Veja a seguir algumas orientações importantes para que a importação do arquivo CSV ocorra corretamente:
- O arquivo CSV deve estar no formato encoding UTF-8:
- Após salvar o arquivo, verifique se os acentos se mantiveram configurados.
- Não deve haver linhas em branco no arquivo CSV.
- Exemplos de linhas em branco que não devem ser mantidas no arquivo, seja no início, meio ou no final do conteúdo:
- Para garantir que não haja linhas em branco no final do arquivo, é possível editar o conteúdo do arquivo CSV no bloco de notas, e eliminar a linha em branco conforme indicado na imagem abaixo:
Veja abaixo a descrição de cada campo da tabela de instruções.
Coluna: indica a qual coluna do arquivo CSV se referem as instruções.
Preenchimento: indica se o preenchimento da coluna é ou não obrigatório.
Valores aceitos: indica quais informações são aceitas no preenchimento da coluna, seja pelo tipo de informação - "numérico maior que zero", por exemplo, que indica que a coluna deve ser preenchida exclusivamente por números -, ou pela informação que deve ser inserida - como na coluna PARTIDA, por exemplo, onde os únicos valores aceitos são DEBITO ou CREDITO.
Durante o preenchimento do arquivo, utilize sempre os valores na forma que são indicados neste campo da tabela de instruções (sem acento e separados por "_" por exemplo), para que o sistema reconheça a informação registrada.
Coluna | Preenchimento | Valores aceitos |
---|---|---|
Código da empresa | Obrigatório | Numérico. CODIGO_EMPRESA |
Código da filial | Obrigatório | Numérico. CODIGO_FILIAL |
Código do SKU de produção para criar o roteiro | Obrigatório | CODIGO_SKU_PRODUCAO |
Código do estágio para vincular ao roteiro | Obrigatório | CODIGO_ESTAGIO |
SKU de consumo (comprado ou produzido) que servirá de consumo para a produção do SKU de produção | Obrigatório | CODIGO_SKU_CONSUMO |
Quantidade de consumo do SKU | Obrigatório | Numérico maior que zero. QUANTIDADE_SKU_CONSUMO |
Este cadastro vincula a pessoa especializada como fornecedor às definições da contabilidade, permitindo a definição das seguintes contas contábeis:
- Conta contábil de fornecedor;
- Adiantamento de fornecedor;
- Conta auxiliar do fornecedor;
- Conta auxiliar do adiantamento de fornecedor.
Este relacionamento entre o cadastro da pessoa como fornecedor e as contas contábeis é obrigatório para o uso da Contabilidade, viabilizando a contabilização dos lançamentos contábeis através do módulo de Gestão da Contabilidade.
O arquivo CSV possui diversas colunas que devem ser preenchidas com as informações a serem cadastradas. Após o preenchimento, você pode enviar o arquivo para nosso representante para que ele faça a importação para o sistema.
O modo como essas informações serão inseridas no arquivo deve estar de acordo com o indicado na tabela exibida logo abaixo:
Tabela com instruções de preenchimento:
Veja a seguir algumas orientações importantes para que a importação do arquivo CSV ocorra corretamente:
- O arquivo CSV deve estar no formato encoding UTF-8:
- Após salvar o arquivo, verifique se os acentos se mantiveram configurados.
- Não deve haver linhas em branco no arquivo CSV.
- Exemplos de linhas em branco que não devem ser mantidas no arquivo, seja no início, meio ou no final do conteúdo:
- Para garantir que não haja linhas em branco no final do arquivo, é possível editar o conteúdo do arquivo CSV no bloco de notas, e eliminar a linha em branco conforme indicado na imagem abaixo:
Veja abaixo a descrição de cada campo que compõe a tabela de instruções.
Coluna: indica a qual coluna do arquivo fornecedor_contabilidade.csv se referem as instruções.
Preenchimento: indica se o preenchimento da coluna é ou não obrigatório.
Valores aceitos: indica quais informações são aceitas no preenchimento da coluna, seja pelo tipo de informação – como 'apenas números', que indica que a coluna deve ser preenchida exclusivamente por números – ou pelo conteúdo que deve ser inserido, como na coluna CONTA_CONTABIL_FORNECEDOR, onde os valores aceitos são os códigos das contas contábeis de fornecedores do modelo de plano contábil. Durante o preenchimento do arquivo, utilize sempre os valores exatamente como indicados neste campo da tabela de instruções (por exemplo, sem acentos) para que o sistema reconheça a informação registrada.
Somente é permitido informar contas existentes no modelo contábil e no modelo de plano auxiliar vinculados à empresa. Além disso, apenas contas com situação ativa podem ser importadas. A atualização será realizada se houver a especialização em Contabilidade, quando o usuário precisar importar o arquivo em registros já existentes.
Coluna | Preenchimento | Valores aceitos |
---|---|---|
EMPRESA | Obrigatório | |
FILIAL | Obrigatório | |
CODIGO_FORNECEDOR | Obrigatório | |
CONTA_CONTABIL_CLIENTE | Opcional | |
CONTA_AUXILIAR_CLIENTE | Opcional | |
CONTA_CONTABIL_ADIANTAMENTO_CLIENTE | Opcional | |
CONTA_AUXILIAR_ADIANTAMENTO_CLIENTE | Opcional |
Instrução de preenchimento:
Este arquivo possui diversas colunas que devem ser preenchidas com as informações dos produtos a serem cadastrados. Após o preenchimento, você pode enviar o arquivo para nosso representante para que ele faça a importação para o sistema.
O modo como essas informações serão inseridas no arquivo deve estar de acordo com o indicado na tabela.
Tabela com instruções de preenchimento:
Veja abaixo a descrição de cada campo que compõe a tabela de instruções.
Coluna: indica a qual coluna do arquivo CSV se referem as instruções.
Preenchimento: indica se o preenchimento da coluna é ou não obrigatório.
Valores aceitos: indica quais informações são aceitas no preenchimento da coluna, seja pelo tipo de informação - "apenas números", por exemplo, que indica que a coluna deve ser preenchida exclusivamente por números -, ou pela informação que deve ser inserida - como na coluna PARTIDA, por exemplo, onde os únicos valores aceitos são DEBITO ou CREDITO.
Durante o preenchimento do arquivo, utilize sempre os valores na forma que são indicados neste campo da tabela de instruções (sem acento e separados por "_" por exemplo), para que o sistema reconheça a informação registrada.
Descrição: apresenta as informações que devem ser inseridas.
Observação: observações e sugestões feitas acerca da coluna a ser preenchida.
Coluna | Preenchimento | Valores aceitos | Descrição | Observação |
---|---|---|---|---|
AGRUPADOR | Sim | Livre | A coluna AGRUPADOR tem o objetivo de relacionar os lançamentos de centro de custo e conta auxiliar com a conta contábil. | Utilizada apenas para realizar o controle das informações da planilha. Não será importado para o sistema. |
TIPO | Sim | CONTA_CONTABIL; CONTA_AUXILIAR; CENTRO_CUSTO | Identifica se a linha importada apresenta informações de lançamento (conta contábil), rateio do lançamento (centro de custo) ou composição auxiliar do lançamento (conta auxiliar). |
Somente serão aceitos os valores pré-definidos. Qualquer valor diferente das opções pré-definidas ocasionará um erro de importação identificado no arquivo .txt de erros. |
DATA | Não | dd-MM-aaaa | Data de geração do lançamento contábil. |
Obrigatório quando o tipo for CONTA_CONTABIL Não é necessário informar data quando o tipo for CONTA_AUXILIAR ou CENTRO_CUSTO, pois essas informações são complementares e serão inseridas no lançamento com mesmo agrupador. |
PARTIDA | Não | DEBITO
CREDITO |
Indica se o lançamento gerado será a Débito ou a Crédito. |
Obrigatório quando o tipo for CONTA_CONTABIL. Quando o tipo for CONTA_AUXILIAR ou CENTRO_CUSTO, receberá a partida informada no lançamento do tipo CONTA_CONTABIL com o mesmo agrupador. Somente serão aceitos os valores pré-definidos. Qualquer valor diferente das opções pré-definidas ocasionará um erro de importação identificado no arquivo .txt de erros. |
CODIGO_CONTA_CONTABIL | Não | Numérico maior que zero. | Código da conta contábil do lançamento. |
Obrigatório quando o tipo for CONTA_CONTABIL. Valor mínimo 1. Valor máximo 9999999. Não pode ser informado números decimais. Deve ser um código de conta contábil previamente cadastrado no Senior X relacionado com o código de empresa informado no arquivo. Deve ser uma conta contábil analítica. |
CODIGO_CENTRO_CUSTO | Não | Livre | Código do centro de custo do lançamento. |
Obrigatório existir uma linha com o mesmo agrupador do tipo CONTA_CONTABIL para relacionar o centro de custo à conta contábil no lançamento. Máximo 9 caracteres. Deve ser um código de centro de custo previamente cadastrado no Senior X relacionado com o código de empresa informado no arquivo. Deve ser um centro de custo analítico. |
CODIGO_CONTA_AUXILIAR | Não | Numérico maior que zero. | Código da conta auxiliar do lançamento. |
Obrigatório informar o CODIGO_CONTA_CONTABIL para relacionar a conta auxiliar. Valor mínimo 1. Valor máximo 999999999. Não pode ser informado números decimais. Deve ser um código de conta auxiliar previamente cadastrado no Senior X relacionado com o código de empresa informado no arquivo. Deve ser uma conta auxiliar analítica. |
CNPJ_CPF | Não | Livre | Recebe o CNPJ ou CPF relacionado à partida do lançamento. |
Deve ser informado somente quando a coluna tipo for igual a CONTA_CONTABIL. Para os demais tipos a informação será desprezada. Máximo 18 caracteres. A informação pode ser formatada ou não. O sistema irá considerar ambas as informações. Deve ser um CPF / CNPJ de uma pessoa cadastrada no SeniorX. |
FATO | Não | Livre | Fato originador. |
Deve ser informado somente quando a coluna tipo for igual a CONTA_CONTABIL. Para os demais tipos a informação será desprezada. Máximo 255 caracteres. |
HISTÓRICO | Não | Livre | Histórico do lançamento contábil. |
Obrigatório quando o tipo for CONTA_CONTABIL. Máximo 250 caracteres. |
CODIGO_LCTO_ORIGEM | Não | Livre | Código do lançamento contábil no sistema de origem. |
Deve ser informado somente quando a coluna tipo for igual a CONTA_CONTABIL. Para os demais tipos a informação será desprezada. Máximo 12 caracteres. |
DATA_EXTEMPORANEA | Não | dd-MM-aaaa | Data extemporânea do lançamento contábil. |
Deve ser informado somente quando a coluna tipo for igual a CONTA_CONTABIL. Para os demais tipos a informação será desprezada. |
VALOR | Sim | Numérico maior que zero. | Valor do lançamento contábil. |
Quando o tipo da linha for CENTRO_CUSTO ou CONTA_AUXILIAR, o somatório dos valores deve ser igual ao valor informado na linha de tipo CONTA_CONTABIL, para o mesmo agrupador. Permite até duas casas decimais. |
Instrução de preenchimento:
Este arquivo possui diversas colunas que devem ser preenchidas com as informações das pessoas a serem cadastradas. Após o preenchimento, você pode enviar o arquivo para nosso representante para que ele faça a importação para o sistema.
O modo como essas informações serão inseridas no arquivo deve estar de acordo com o indicado na tabela.
Para mais informações sobre o cadastro de pessoas, acesse a documentação Cadastro de pessoas e especializações.
Tabela com instruções de preenchimento:
Veja a seguir algumas orientações importantes para que a importação do arquivo CSV ocorra corretamente:
- O arquivo CSV deve estar no formato encoding UTF-8:
- Após salvar o arquivo, verifique se os acentos se mantiveram configurados.
- Não deve haver linhas em branco no arquivo CSV.
- Exemplos de linhas em branco que não devem ser mantidas no arquivo, seja no início, meio ou no final do conteúdo:
- Para garantir que não haja linhas em branco no final do arquivo, é possível editar o conteúdo do arquivo CSV no bloco de notas, e eliminar a linha em branco conforme indicado na imagem abaixo:
Veja abaixo a descrição de cada campo que compõe a tabela de instruções.
Coluna: indica a qual coluna do arquivo pessoa.csv se referem as instruções.
Preenchimento: indica se o preenchimento da coluna é ou não obrigatório.
Tamanho: indica a quantidade de caracteres aceitos na coluna.
Valores aceitos: indica quais informações são aceitas no preenchimento da coluna, seja pelo tipo de informação - "apenas números", por exemplo, que indica que a coluna deve ser preenchida exclusivamente por números -, ou pela informação que deve ser inserida - como na coluna TIPO_PESSOA, por exemplo, onde os únicos valores aceitos são FISICA ou JURIDICA.
Durante o preenchimento do arquivo, utilize sempre os valores na forma que são indicados neste campo da tabela de instruções (sem acento e separados por "_" por exemplo), para que o sistema reconheça a informação registrada.
Observação: observações e sugestões feitas acerca da coluna a ser preenchida.
Ao realizar a importação em lote de pessoas após uma carga inicial já ter sido realizada, as bases que não pertencem ao Backoffice não recebem os novos cadastros. Nesse caso, é necessário realizar a importação individual de cada pessoa para que os dados sejam replicados corretamente.
Coluna | Preenchimento | Tamanho | Valores aceitos | Observação |
---|---|---|---|---|
CODIGO | Sim | 9 | Apenas números. | Garantir que não há um registro na base com o mesmo código para que o mesmo não seja sobrescrito. |
NOME | Sim | 100 | ||
FANTASIA | Sim | 50 | ||
TIPO_PESSOA | Sim | FISICA
JURIDICA |
||
CNPJ_CPF | Não | Apenas números. | CNPJ:
tamanho máximo 14 dígitos; CPF: tamanho máximo 11 dígitos; Sendo que se existirem zeros à esquerda, devem ser inclusos. Ex: 05488574077. |
|
NUMERO_RG | Não | |||
DATA_EMISSAO_RG | Não | dd-MM-aaaa | ||
ORGAO_EMISSAO_RG | Não | 6 | Não há validação no importador. | |
INSCRICAO_ESTADUAL | Não | 25 | Não há validação no importador. | |
INSCRICAO_MUNICIPAL | Não | 16 | Não há validação no importador. | |
TIPO_MERCADO | Não | INTERNO
EXTERNO |
||
TIPO_ATIVIDADE | Não | INDUSTRIA; COMERCIO; DISTRIBUIDOR ; TRR; EXTRACAO_MINERAL_OUTROS; INDUSTRIA_TRANSPORTE; PRODUTOR_RURAL; PRESTADOR_SERVICO; ATIVIDADE_FINANCEIRA; ATIVIDADE_IMOBILIARIA; COOPERATIVA; SOCIEDADE_SEGURADORAS; DISTRIBUIDOR_ENERGIA; PRESTADOR_SERVICO_COMUNICACAO; OUTROS |
||
BENEFICIO_FISCAL | Não | NAO_POSSUI;
ZONA_FRANCA_MANAUS; ZONA_FRANCA; AREA_LIVRE_COMERCIO; AMAZONIA_OCIDENTAL |
||
SUFRAMA | Não | 10 |
Não há validação no importador. |
|
VALIDADE_SUFRAMA | Não | dd-MM-aaaa | ||
CEP | Não | 8 | 99999999 | |
NUMERO_ENDERECO | Não | 60 | Texto | |
COMPLEMENTO_ENDERECO | Não | 200 | Texto | |
TELEFONE | Não | 9 | Número | |
Não | 100 |
|
||
DATA_NASCIMENTO | Não | dd-MM-aaaa | ||
SITUACAO | Sim | ATIVO
INATIVO |
||
CONSIDERA_FORNECEDOR | Não | SIM
NÃO |
||
CONSIDERA_CLIENTE | Não | SIM
NÃO |
||
CONSIDERA_REPRESENTANTE | Não | SIM
NÃO |
||
CONSIDERA_TRANSPORTADORA | Não | SIM
NÃO |
||
CONSIDERA_FAVORECIDO | Não | SIM
NÃO |
||
CODIGO_REGIME_TRIBUTARIO | Sim | SIMPLES;
SIMPLES_EXCESSO_SUBLIMITE; NORMAL; |
||
REGIME_ESPECIAL_TRIBUTACAO | Não | MICRO_EMPRESA; ESTIMATIVA; SOCIEDADE; COOPERATIVA; MEI; ME_EPP; |
||
CONTRIBUINTE_ICMS | Não | SIM
NÃO |
||
PESSOA_INDUSTRIA | Não | SIM
NÃO |
||
RAMO_ATIVIDADE | Não | 5 | Sem validações.
Necessidade de cadastro prévio na tela “Ramo de atividade”. |
|
EMAIL_NFE | Não |
Este campo pode conter múltiplos e-mails separados por ponto e vírgula dentro de aspas duplas. Ex.: "teste@teste.com.br;senior@senior.com.br" com limite de até 60 caracteres por e-mail, e limite total de 100 caracteres. Na emissão de NF-e, caso este campo esteja em branco, será utilizada a informação da coluna EMAIL no XML. |
Este arquivo possui diversas colunas que devem ser preenchidas com as informações dos produtos a serem cadastrados. Após o preenchimento, você pode enviar o arquivo para nosso representante para que ele faça a importação para o sistema.
O modo como essas informações serão inseridas no arquivo deve estar de acordo com o indicado na tabela.
Para mais informações sobre o cadastro de produtos acesse a documentação de Parâmetros de produto e serviço.
Tabela com instruções de preenchimento:
Veja a seguir algumas orientações importantes para que a importação do arquivo CSV ocorra corretamente:
- O arquivo CSV deve estar no formato encoding UTF-8:
- Após salvar o arquivo, verifique se os acentos se mantiveram configurados.
- Não deve haver linhas em branco no arquivo CSV.
- Exemplos de linhas em branco que não devem ser mantidas no arquivo, seja no início, meio ou no final do conteúdo:
- Para garantir que não haja linhas em branco no final do arquivo, é possível editar o conteúdo do arquivo CSV no bloco de notas, e eliminar a linha em branco conforme indicado na imagem abaixo:
Veja abaixo a descrição de cada campo que compõe a tabela de instruções:
Coluna: indica a qual coluna do arquivo CSV se referem as instruções.
Preenchimento: indica se o preenchimento da coluna é ou não obrigatório.
Tamanho: indica a quantidade de caracteres aceitos na coluna.
Valores aceitos: indica quais informações são aceitas no preenchimento da coluna, seja pelo tipo de informação - "apenas números", por exemplo, que indica que a coluna deve ser preenchida exclusivamente por números -, ou pela informação que deve ser inserida - como na coluna TIPO_MERCADO, por exemplo, onde os únicos valores aceitos são INTERNO ou EXTERNO.
Durante o preenchimento do arquivo, utilize sempre os valores na forma que são indicados neste campo da tabela de instruções (sem acento e separados por "_" por exemplo), para que o sistema reconheça a informação registrada.
Observação: observações e sugestões feitas acerca da coluna a ser preenchida.
A nova API pública de produto tem um comportamento similar à antiga API. No entanto, essa atualização oferece maior facilidade e otimização dos processos.
Com a nova API, não é mais necessário enviar todos os dados das entidades relacionadas ao produto; basta enviar os códigos de negócio, como o código da família, empresa, filial e qualquer outra entidade relacionada ao produto. Em casos mais específicos, pode-se enviar apenas o ID da entidade relacionada. Isso permite uma transmissão de dados mais limpa e leve.
Ela também é capaz de determinar automaticamente se a operação realizada pelo usuário é a criação de um novo produto (create) ou a atualização de um produto já existente no sistema (update).
Além disso, ao informar os dados de depósito padrão, a API cadastra automaticamente a ligação entre depósito e produto no sistema, eliminando a necessidade de o usuário realizar essa associação manualmente, produto por produto, na tela de relacionamento de depósito e produto.
Para mais detalhes, consulte o swagger de API's da Senior a partir do link APIs Senior | senior X platform APIs:
- Pesquise pela palavra foundation;
- Acesse a opção Foundation (foundation) relativo ao Portfólio:
- Vá até Apis e em seguida POST/apis/product;
- Na opção de input, clique no exemplo Model.
Coluna | Preenchimento | Tamanho | Valores aceitos | Observação |
---|---|---|---|---|
EMPRESA | Sim | 4 | Código da empresa. | Necessita cadastro prévio: Cadastro de empresa. |
FAMILIA | Sim | 6 | Código da família. |
Necessita cadastro prévio: Cadastro de família. Preencher com o código da família cadastrado no sistema. Não preencher com a descrição. |
CODIGO_PRODUTO | Sim | 23 | ||
DESCRICAO | Sim | 120 |
Não ultrapassar 120 caracteres. |
|
GTIN | Não | 20 | Ao salvar a planilha e reabri-la, as informações podem ser desconfiguradas devido ao formato padrão do Excel na conversão para CSV. Por isso, é necessário aplicar uma regra personalizada na coluna para garantir que o campo mantenha o formato correto com treze caracteres. | |
PODE_SER_VENDIDO | Sim | SIM
NAO |
Obrigatório, respeitando a configuração de venda no depósito |
|
PODE_SER_COMPRADO | Sim | SIM
NAO |
Obrigatório, respeitando a configuração de compra no depósito | |
PODE_SER_REQUISITADO | Sim | SIM
NAO |
||
UNIDADE_MEDIDA_ESTOQUE | Não | 6 | Código da unidade de medida. |
Necessita cadastro prévio: Cadastro de unidade de medida. Preencher com o código da unidade de medida cadastrada no sistema. Caso não seja informado, utilizará a unidade de medida da família. |
UNIDADE_MEDIDA_VENDA | Não | 6 | Código da unidade de medida. |
Necessita cadastro prévio: unidade de medida de venda. Preencher com o código da unidade de medida cadastrada no sistema. |
CODIGO_FISCAL | Não | 60 |
Campo não utilizado. É sugerido deixar este campo vazio. |
|
DESCRICAO_FISCAL | Não | 120 |
Esta informação é inserida na especialização fiscal, no campo Descrição do produto para impressão da nota fiscal. Se DESCRICAO_FISCAL não for informado, o campo Descrição do produto para impressão da nota fiscal será preenchido com a mesma descrição do produto informada no campo DESCRICAO. |
|
NCM | Não | 8 | Código do NCM | Necessita cadastro prévio: Cadastro de NCM, que é herdado da base padrão. |
ORIGEM_MERCADORIA | Não |
|
0 (Nacional, exceto as indicadas nos códigos 3, 4, 5 e 8);
|
|
TIPO_PRODUTO | Não |
NAO_CLASSIFICADO
|
|
|
ESP_SUBS_TRIBUTARIA | Não | 7 |
Campo “Especificador de substituição tributária” da especialização fiscal. Código especificador da substituição tributária - CEST |
|
CONTROLA_ICMS_ST | Sim | 3 | SIM
NAO |
Controlar as informações fiscais do produto através do método do PEPS. É utilizado para o cálculo do ICMS ST na condição de substituído e código da FCI. Necessita de parametrização prévia no cadastro de empresa nas definições Fiscais. |
SITUACAO | Sim | 5 |
ATIVO INATIVO |
|
DEPOSITO_PADRAO | Sim | 10 | Código do depósito |
Necessita cadastro prévio: Cadastro de depósito. |
OBSERVACAO | Não | 20.000 | Campo para armazenar observações gerais referentes ao produto. |
Informamos que esta nova rotina de importação em lote de produtos está em fase piloto e ainda não disponível para todos os clientes da Senior. Caso não possua essa funcionalidade liberada no seu Tenant, siga as instruções do processo padrão de importação.
O cadastro ou alteração de produto pode ser feito em lote, ou seja, é possível importar uma lista de vários produtos para o sistema através do preenchimento de um arquivo CSV.
Para baixar o arquivo com o template de importação, siga os passos abaixo:
- Acesse Cadastros > Ferramentas > Importar (carga inicial);
- Na seção Template de Importação, selecione no campo Assunto a opção Produto;
- Clique no botão Baixar.
Este arquivo contém várias colunas que devem ser preenchidas com as informações dos produtos a serem cadastrados. As colunas são geradas na planilha conforme os campos disponíveis e parametrizados na API pública correspondente à função. Para mais detalhes sobre APIs públicas, consulte o portal de APIs da Senior.
O modo como essas informações serão inseridas no arquivo deve estar de acordo com o indicado na tabela com instruções de preenchimento.
Após finalizar preenchimento, é necessário importar a tabela para o sistema, através da mesma tela onde o template foi gerado. Para isso, siga os passos abaixo:
- Acesse Cadastros > Ferramentas > Importar (carga inicial);
- Na seção Importar Arquivos, selecione no botão Anexar arquivo;
- Selecione o arquivo produto.csv que foi preenchido com as informações para importação.
- Após importar, acompanhe as notificações do sistema
Para mais informações sobre o cadastro de produtos acesse a documentação de Parâmetros de produto e serviço.
Tabela com instruções de preenchimento:
Veja a seguir algumas orientações importantes para que a importação do arquivo CSV ocorra corretamente:
- O arquivo CSV deve estar no formato encoding UTF-8:
- Após salvar o arquivo, verifique se os acentos se mantiveram configurados.
- Não deve haver linhas em branco no arquivo CSV.
- Exemplos de linhas em branco que não devem ser mantidas no arquivo, seja no início, meio ou no final do conteúdo:
- Para garantir que não haja linhas em branco no final do arquivo, é possível editar o conteúdo do arquivo CSV no bloco de notas, e eliminar a linha em branco conforme indicado na imagem abaixo:
Veja abaixo a descrição de cada campo que compõe a tabela de instruções:
Coluna: indica a qual coluna do arquivo CSV se referem as instruções.
Preenchimento: indica se o preenchimento da coluna é ou não obrigatório.
Tamanho: indica a quantidade de caracteres aceitos na coluna.
Valores aceitos: indica quais informações são aceitas no preenchimento da coluna, seja pelo tipo de informação - "apenas números", por exemplo, que indica que a coluna deve ser preenchida exclusivamente por números -, ou pela informação que deve ser inserida - como na coluna TIPO_MERCADO, por exemplo, onde os únicos valores aceitos são INTERNO ou EXTERNO.
Durante o preenchimento do arquivo, utilize sempre os valores na forma que são indicados neste campo da tabela de instruções (sem acento e separados por "_" por exemplo), para que o sistema reconheça a informação registrada.
Observação: observações e sugestões feitas acerca da coluna a ser preenchida.
A nova API pública de produto tem um comportamento similar à antiga API. No entanto, essa atualização oferece maior facilidade e otimização dos processos.
Com a nova API, não é mais necessário enviar todos os dados das entidades relacionadas ao produto; basta enviar os códigos de negócio, como o código da família, empresa, filial e qualquer outra entidade relacionada ao produto. Em casos mais específicos, pode-se enviar apenas o ID da entidade relacionada. Isso permite uma transmissão de dados mais limpa e leve.
Ela também é capaz de determinar automaticamente se a operação realizada pelo usuário é a criação de um novo produto (create) ou a atualização de um produto já existente no sistema (update).
Além disso, ao informar os dados de depósito padrão, a API cadastra automaticamente a ligação entre depósito e produto no sistema, eliminando a necessidade de o usuário realizar essa associação manualmente, produto por produto, na tela de relacionamento de depósito e produto.
Para mais detalhes, consulte o swagger de API's da Senior a partir do link APIs Senior | senior X platform APIs:
- Pesquise pela palavra foundation;
- Acesse a opção Foundation (foundation) relativo ao Portfólio:
- Vá até Apis e em seguida POST/apis/product;
- Na opção de input, clique no exemplo Model.
Nota
É possível importar múltiplos depósitos para um único produto. No entanto, a operação deve ser realizada de forma sequencial. Primeiramente, importe o cadastro do produto em um depósito específico. Após essa etapa, execute uma nova importação para incluir os demais depósitos associados ao mesmo produto.
Primeira importação do cadastro, com um depósito específico:
Segunda importação do cadastro, agora com os demais depósitos:
Coluna | Preenchimento | Tamanho | Valores aceitos | Observação |
---|---|---|---|---|
EMPRESA | Sim | 4 | Código da empresa. | Necessita cadastro prévio: Cadastro de empresa. |
FAMILIA | Sim | 6 | Código da família. |
Necessita cadastro prévio: Cadastro de família. Preencher com o código da família cadastrado no sistema. Não preencher com a descrição. |
CODIGO_PRODUTO | Sim | 23 | ||
DESCRICAO | Sim | 120 |
Não ultrapassar 120 caracteres. |
|
GTIN | Não | 20 | Ao salvar a planilha e reabri-la, as informações podem ser desconfiguradas devido ao formato padrão do Excel na conversão para CSV. Por isso, é necessário aplicar uma regra personalizada na coluna para garantir que o campo mantenha o formato correto com treze caracteres. | |
PODE_SER_VENDIDO | Sim | SIM
NAO |
Obrigatório, respeitando a configuração de venda no depósito |
|
PODE_SER_COMPRADO | Sim | SIM
NAO |
Obrigatório, respeitando a configuração de compra no depósito | |
PODE_SER_REQUISITADO | Sim | SIM
NAO |
||
UNIDADE_MEDIDA_ESTOQUE | Não | 6 | Código da unidade de medida. |
Necessita cadastro prévio: Cadastro de unidade de medida. Preencher com o código da unidade de medida cadastrada no sistema. Caso não seja informado, utilizará a unidade de medida da família. |
UNIDADE_MEDIDA_VENDA | Não | 6 | Código da unidade de medida. |
Necessita cadastro prévio: unidade de medida de venda. Preencher com o código da unidade de medida cadastrada no sistema. |
CODIGO_FISCAL | Não | 60 |
Campo não utilizado. É sugerido deixar este campo vazio. |
|
DESCRICAO_FISCAL | Não | 120 |
Esta informação é inserida na especialização fiscal, no campo Descrição do produto para impressão da nota fiscal. Se DESCRICAO_FISCAL não for informado, o campo Descrição do produto para impressão da nota fiscal será preenchido com a mesma descrição do produto informada no campo DESCRICAO. |
|
NCM | Não | 8 | Código do NCM | Necessita cadastro prévio: Cadastro de NCM, que é herdado da base padrão. |
ORIGEM_MERCADORIA | Não |
|
0 (Nacional, exceto as indicadas nos códigos 3, 4, 5 e 8);
|
|
TIPO_PRODUTO | Não |
NAO_CLASSIFICADO
|
|
|
ESP_SUBS_TRIBUTARIA | Não | 7 |
Campo “Especificador de substituição tributária” da especialização fiscal. Código especificador da substituição tributária - CEST |
|
CONTROLA_ICMS_ST | Sim | 3 | SIM
NAO |
Controlar as informações fiscais do produto através do método do PEPS. É utilizado para o cálculo do ICMS ST na condição de substituído e código da FCI. Necessita de parametrização prévia no cadastro de empresa nas definições Fiscais. |
SITUACAO | Sim | 5 |
ATIVO INATIVO |
|
DEPOSITO_PADRAO | Sim | 10 | Código do depósito |
Necessita cadastro prévio: Cadastro de depósito. É possível importar múltiplos depósitos para um único produto. No entanto, a operação deve ser realizada de forma sequencial. Primeiramente, importe o cadastro do produto em um depósito específico. Após essa etapa, execute uma nova importação para incluir os demais depósitos associados ao mesmo produto. Exemplo importação múltiplos depósitos
Primeira importação do cadastro, com um depósito específico:
Segunda importação do cadastro, agora com os demais depósitos:
|
OBSERVACAO | Não | 20.000 | Campo para armazenar observações gerais referentes ao produto. |
Instrução de preenchimento:
O arquivo CSV possui diversas colunas que devem ser preenchidas com as informações a serem cadastradas. Após o preenchimento, você pode enviar o arquivo para nosso representante para que ele faça a importação para o sistema.
O modo como essas informações serão inseridas no arquivo deve estar de acordo com o indicado na tabela.
Para mais informações sobre o cadastro de depósitos acesse a documentação de Definição de pessoa por empresa e filial.
Tabela com instruções de preenchimento:
Veja a seguir algumas orientações importantes para que a importação do arquivo CSV ocorra corretamente:
- O arquivo CSV deve estar no formato encoding UTF-8:
- Após salvar o arquivo, verifique se os acentos se mantiveram configurados.
- Não deve haver linhas em branco no arquivo CSV.
- Exemplos de linhas em branco que não devem ser mantidas no arquivo, seja no início, meio ou no final do conteúdo:
- Para garantir que não haja linhas em branco no final do arquivo, é possível editar o conteúdo do arquivo CSV no bloco de notas, e eliminar a linha em branco conforme indicado na imagem abaixo:
Veja abaixo a descrição de cada campo que compõe a tabela de instruções.
Coluna: indica a qual coluna do arquivo pessoa.csv se referem as instruções.
Preenchimento: indica se o preenchimento da coluna é ou não obrigatório.
Valores aceitos: indica quais informações são aceitas no preenchimento da coluna, seja pelo tipo de informação - "apenas números", por exemplo, que indica que a coluna deve ser preenchida exclusivamente por números -, ou pela informação que deve ser inserida - como na coluna ENCARGOS_NA_BASE_COMISSAO, por exemplo, onde os únicos valores aceitos são SIM ou NAO. Durante o preenchimento do arquivo, utilize sempre os valores na forma que são indicados neste campo da tabela de instruções (sem acento e separados por "_" por exemplo) para que o sistema reconheça a informação registrada.
Descrição: indica as informações que devem ser preenchidas.
Observação: observações e sugestões feitas acerca da coluna a ser preenchida.
Coluna | Preenchimento | Valores aceitos | Descrição | Observação |
---|---|---|---|---|
CODIGO_REPRESENTANTE | Obrigatório | Código do representante. | Código do representante o qual se quer especializar. | Necessita cadastro prévio: Cadastro de representante. |
CODIGO_EMPRESA | Obrigatório | Código da empresa. | Código da empresa a qual está ligado o representante. | Necessita cadastro prévio: Cadastro de empresa. |
CODIGO_FILIAL | Obrigatório | Código da filial. | Código da filial a qual está ligado o representante | Necessita cadastro prévio: Cadastro da filial |
CATEGORIA_REPRESENTANTE | Obrigatório | MATRIZ;
REPRESENTANTE; VENDEDOR; GERENTE; DISTRIBUIDOR; DIRETOR; CREDIARISTA; CAIXA; PRESIDENTE; SUPERVISOR; GERENTE_SERVICOS; ANALISTA_SERVICOS; GESTOR_CREDIARIO; ASSISTENTE_ADM; GERENTE_REGIONAL; OPERADOR_TELEMARKETING; SUB_GERENTE |
Categoria do representante. | |
VALOR_MIN_PEDIDO | Opcional |
Valor mínimo: 0.00. Valor máximo: 9999999999999.99. |
Valor mínimo aceito para pedidos. | |
PERC_COMISSAO_PADRAO_PRODUTO | Opcional |
Valor mínimo: 0.00. Valor máximo: 100.0 |
Percentual de comissão padrão para produtos do representante. | |
PERC_COMISSAO_PADRAO_SERVICO | Opcional |
Valor mínimo: 0.00. Valor máximo: 100.0 |
Percentual de comissão padrão para serviços do representante. | |
PERC_COMISSAO_PAGO_FATURAMENTO | Opcional |
Valor mínimo: 0.00. Valor máximo: 100.0 |
Percentual de comissão pago ao representante no faturamento. | A soma deste campo com o campo PERC_COMISSAO_PAGO_REC_TITULO deve totalizar 100. |
ENCARGOS_NA_BASE_COMISSAO | Opcional | SIM
NAO |
Indicativo se o valor dos encargos está ou não na base de comissão. | |
OUTRAS_DESPESAS_NA_BASE_COMISSAO | Opcional | SIM
NAO |
Indicativo se o valor das outras despesas está ou não na base de comissão. | |
VLR_EMBALAGENS_NA_BASE_COMISSAO | Opcional | SIM
NAO |
Indicativo se o valor das embalagens está ou não na base de comissão. | |
SEGURO_NA_BASE_COMISSAO | Opcional | SIM
NAO |
Indicativo se o seguro está ou não na base de comissão | |
FRETE_NA_BASE_COMISSAO | Opcional | SIM
NAO |
Indicativo se o frete está ou não na base de comissão. | |
IPI_NA_BASE_COMISSAO | Opcional | SIM
NAO |
Indicativo se o IPI está ou não na base de comissão. | |
ICMS_NA_BASE_COMISSAO | Opcional | SIM
NAO |
Indicativo se o ICMS está ou não na base de comissão. | |
ICMS_SUBS_NA_BASE_COMISSAO | Opcional | SIM
NAO |
Indicativo se o ICMS Substituído está ou não na base de comissão. | |
INSS_NA_BASE_COMISSAO | Opcional | SIM
NAO |
Indicativo se o INSS está ou não na base de comissão. | |
ISS_NA_BASE_COMISSAO | Opcional | SIM
NAO |
Indicativo se o ISS está ou não na base de comissão. | |
COFINS_FAT_NA_BASE_COMISSAO | Opcional | SIM
NAO |
Indicativo se o COFINS Faturamento está ou não na base de comissão. | |
COFINS_RET_NA_BASE_COMISSAO | Opcional | SIM
NÃO |
Indicativo se o COFINS Retido está ou não na base de comissão. | |
PIS_FAT_NA_BASE_COMISSAO | Opcional | SIM
NAO |
Indicativo se o PIS Faturamento está ou não na base de comissão. | |
PIS_RET_NA_BASE_COMISSAO | Opcional | SIM
NAO |
Indicativo se o PIS Retido está ou não na base de comissão. | |
IRRF_NA_BASE_COMISSAO | Opcional | SIM
NAO |
Indicativo se o IRRF está ou não na base de comissão. | |
CSLL_NA_BASE_COMISSAO | Opcional | SIM
NAO |
Indicativo se o CSLL está ou não na base de comissão. | |
CODIGO_TABELA_PRECO_PADRAO | Opcional | Código da tabela de preço. | Código da tabela de preço padrão do representante. | Necessita cadastro prévio: Cadastro da tabela de preço. |
PERC_COMISSAO_PAGO_REC_TITULO | Opcional |
Valor mínimo: 0.00. Valor máximo: 100.0 |
Percentual de comissão pago ao representante no recebimento do título. | A soma deste campo com o campo PERC_COMISSAO_PAGO_FATURAMENTO deve totalizar 100. |
PAG_COMISSAO_POR_PARCELAS | Opcional | PRIMEIRA;
ULTIMA; PROPORCIONAL. |
Indica a forma de parcelamento do pagamento da comissão. |
Valores: PRIMEIRA: indica o pagamento integral na primeira parcela. ULTIMA: indica o pagamento integral na última parcela. PROPORCIONAL: indica o pagamento proporcional em cada parcela. |
Instrução de preenchimento:
Para mais informações sobre o cadastro do saldo inicial de estoque, você pode acessar a documentação de Movimentação de estoque.
Veja a seguir algumas orientações importantes para que a importação do arquivo CSV ocorra corretamente:
- O arquivo CSV deve estar no formato encoding UTF-8:
- Após salvar o arquivo, verifique se os acentos se mantiveram configurados.
- Não deve haver linhas em branco no arquivo CSV.
- Exemplos de linhas em branco que não devem ser mantidas no arquivo, seja no início, meio ou no final do conteúdo:
- Para garantir que não haja linhas em branco no final do arquivo, é possível editar o conteúdo do arquivo CSV no bloco de notas, e eliminar a linha em branco conforme indicado na imagem abaixo:
Coluna | Preenchimento | Valores aceitos | Observação |
---|---|---|---|
CODIGO_EMPRESA | Obrigatório | Necessita cadastro prévio: cadastro de empresa. | |
CODIGO_FILIAL | Obrigatório | Necessita cadastro prévio: cadastro de filial. | |
CODIGO_PRODUTO | Obrigatório | Máximo 23 posições. | |
CODIGO_DEPOSITO | Obrigatório | Necessita cadastro prévio: cadastro de depósito. | |
CODIGO_TRANSACAO_ESTOQUE | Obrigatório | Código da transação relacionada à empresa. |
|
QUANTIDADE | Obrigatório | Valor numérico (não é aceito número negativo). | |
VALOR | Obrigatório |
Valor numérico (não é aceito número negativo). Decimal com PONTO, aceitando duas casas decimais. |
Ex: 209.12 |
NUMERO_SERIE | Opcional | ||
CODIGO_LOTE | Opcional | ||
DATA_FABRICACAO_LOTE_SERIE | Opcional |
Este campo torna-se obrigatório quando o produto possui o enquadramento específico pertencente à uma das seguintes categorias:
Isso se deve à necessidade de incluir essas informações de controle na nota fiscal. |
|
DATA_VALIDADE_LOTE_SERIE | Opcional |
Este campo torna-se obrigatório quando o produto possui o enquadramento específico pertencente à uma das seguintes categorias:
Isso se deve à necessidade de incluir essas informações de controle na nota fiscal. |
Instrução de preenchimento:
Este arquivo possui diversas colunas que devem ser preenchidas com as informações dos serviços a serem cadastrados. Após o preenchimento, você pode enviar o arquivo para nosso representante para que ele faça a importação para o sistema.
O modo como essas informações serão inseridas no arquivo deve estar de acordo com o indicado na tabela.
Para mais informações sobre o cadastro de serviço acesse a documentação de Parâmetros de produto e serviço
Tabela com instruções de preenchimento:
Veja a seguir algumas orientações importantes para que a importação do arquivo CSV ocorra corretamente:
- O arquivo CSV deve estar no formato encoding UTF-8:
- Após salvar o arquivo, verifique se os acentos se mantiveram configurados.
- Não deve haver linhas em branco no arquivo CSV.
- Exemplos de linhas em branco que não devem ser mantidas no arquivo, seja no início, meio ou no final do conteúdo:
- Para garantir que não haja linhas em branco no final do arquivo, é possível editar o conteúdo do arquivo CSV no bloco de notas, e eliminar a linha em branco conforme indicado na imagem abaixo:
Veja abaixo a descrição de cada campo que compõe a tabela de instruções.
Coluna: indica a qual coluna do arquivo pessoa.csv se referem as instruções.
Preenchimento: indica se o preenchimento da coluna é ou não obrigatório.
Tamanho: indica a quantidade de caracteres aceitos na coluna.
Valores aceitos: indica quais informações são aceitas no preenchimento da coluna, seja pelo tipo de informação - "apenas números", por exemplo, que indica que a coluna deve ser preenchida exclusivamente por números -, ou pela informação que deve ser inserida - como na coluna SITUACAO, por exemplo, onde os únicos valores aceitos são ATIVO ou INATIVO.
Durante o preenchimento do arquivo, utilize sempre os valores na forma que são indicados neste campo da tabela de instruções (sem acento e separados por "_" por exemplo), para que o sistema reconheça a informação registrada.
Observação: observações e sugestões feitas acerca da coluna a ser preenchida.
Coluna | Preenchimento | Tamanho | Valores aceitos | Observação |
---|---|---|---|---|
EMPRESA | Sim | 4 | Código da empresa | Necessita cadastro prévio: Cadastro de empresa. |
FAMILIA | Sim | 6 | Código da família | Necessita cadastro prévio: Cadastro de família. |
CODIGO | Sim | 14 | ||
DESCRICAO | Sim | 70 | ||
COMPLEMENTO | Não | 250 | ||
CODIGO_UNIDADE_MEDIDA | Sim | 6 | Código da unidade de medida. |
Necessita cadastro prévio: Cadastro de unidade de medida. Caso não seja informado, será utilizada a unidade de medida da família. |
QUANTIDADE_PADRAO | Não | 14 | ||
FILIAL | Não | 5 | Código da filial. | Necessita cadastro prévio: Cadastro de filial. |
TRANSPORTADORA | Não | 9 | Código da transportadora. | Necessita cadastro prévio: Aba transportadora, no Cadastro de pessoas. |
TIPO_ENERGIA | Não | MONOFASICO; BIFASICO; TRIFASICO. |
||
TENSAO | Não | ALTA_TENSAO_230; ALTA_TENSAO_88_138; ALTA_TENSAO_69; ALTA_TENSAO_30_44; ALTA_TENSAO_2_25; ALTA_TENSAO_SUBTERRANEO; RESIDENCIAL; RESIDENCIAL_BAIXA_RENDA; RURAL; COOPERATIVA_ELETRIFICACAO_RURAL; SERVICO_PUBLICO_IRRIGACAO; DEMAIS_CLASSES; REDE_DISTRIBUICAO; BULBO_LAMPADA. |
||
CLASSE_CONSUMIDORA_ENERGIA | Não | COMERCIAL;
CONSUMO_PROPRIO; ILUMINACAO_PUBLICA; INDUSTRIAL; PODER_PUBLICO; RESIDENCIAL; RURAL; SERVICO_PUBLICO. |
||
CLASSE_CONSUMIDORA_AGUA | Não | RESIDENCIAL_50;
RESIDENCIAL_50_100; RESIDENCIAL_100_200; RESIDENCIAL_200_300; RESIDENCIAL_300_400; RESIDENCIAL_400_500; RESIDENCIAL_500_1000; RESIDENCIAL_1000; COMERCIAL_50; COMERCIAL_50_100; COMERCIAL_100_200; COMERCIAL_200_300; COMERCIAL_300_400; COMERCIAL_400_500; COMERCIAL_500_1000; COMERCIAL_1000; ORGAO_PUBLICO; OUTROS_50; OUTROS_50_100; OUTROS_100_200; OUTROS_200_300; OUTROS_300_400; OUTROS_400_500; OUTROS_500_1000; OUTROS_1000; DOCUMENTO_FISCAL_EMITIDO. |
||
CATEGORIA_MANUTENCAO | Não | 5 | Código da categoria. | |
NATUREZA_GASTO | Não | 4 | Código da natureza do gasto. | |
PRECO_UNITARIO | Não | 15 | ||
SITUACAO | Sim | ATIVO;
INATIVO. |
||
TIPO_SERVICO_LC | Não | Código de tipo de serviço baseado na lei complementar. | Necessita cadastro prévio: Cadastro de Lei Complementar 116-2003. | |
NOMENCLATURA_BRASILEIRA | Não | Código da nomenclatura brasileira de serviços. | Necessita cadastro prévio: NBS. | |
CODIGO_ATIVIDADE | Não | Código da atividade do item de serviço. | Código deve conter no mínimo 7 dígitos e no máximo 8. | |
ORIGEM_FISCAL_MERCADORIA | Não | Código numérico, de 0 a 9. |
Descrição dos códigos: 0 - Nacional, exceto as indicadas nos códigos 3, 4, 5 e 8; 1 - Estrangeira - Importação direta, exceto a indicada no código 6; 2 - Estrangeira - Adquirida no mercado interno, exceto a indicada no código 7; 3 - Nacional, mercadoria ou bem com Conteúdo de Importação superior a 40% (quarenta por cento) e inferior ou igual a 70% (setenta por cento); 4 - Nacional, cuja produção tenha sido feita em conformidade com os processos produtivos básicos de que tratam o Decreto-Lei nº 288/67, e as Leis nºs 8.248/91, 8.387/91, 10.176/01 e 11.484/07; 5 - Nacional, mercadoria ou bem com Conteúdo de Importação inferior ou igual a 40% (quarenta por cento); 6 - Estrangeira - Importação direta, sem similar nacional, constante em lista de Resolução CAMEX e gás natural; 7 - Estrangeira - Adquirida no mercado interno, sem similar nacional, constante em lista de Resolução CAMEX e gás natural; 8 - Nacional, mercadoria ou bem com Conteúdo de Importação superior a 70% (setenta por cento). |
|
ESPECIFICADOR_SUB_TRIBUTARIA | Não | 7 | Código especificador de substituição tributária. | Código deve conter 7 dígitos. |
NCM | Não | Código do NCM. | Necessita cadastro prévio: NCM. | |
DESCRICAO_IMPRESSAO_NOTA_FISCAL | Não | 70 | Texto até 70 caracteres. |
Descrição do serviço para impressão na nota fiscal. Esta informação é inserida na especialização fiscal, no campo Descrição para impressão na nota fiscal. Se DESCRICAO_IMPRESSAO_NOTA_FISCAL não for informado, o campo Descrição para impressão na nota fiscal será preenchido com a mesma descrição do serviço informada no campo DESCRICAO. |
TIPO_SERVICO_COMERCIO | Não | SERVICO;
FRETE; SEGURO |
Tipo de serviço no comércio (serviço, frete ou seguro). | |
PERC_DESCONTO_PREVISTO_VENDA | Não | Valores numéricos de 0 a 100, suportando uma casa decimal. | Percentual de desconto previsto para venda do serviço. | |
PERC_COMISSAO_PREVISTO_VENDA | Não | Valores numéricos de 0 a 100, suportando uma casa decimal. | Percentual de comissão previsto para venda do serviço. |
O cadastro dos itens da tabela de preço pode ser feito em lote, ou seja, é possível importar uma lista de vários itens para o sistema através do preenchimento e importação de um arquivo CSV.
Primeiro, você deve cadastrar uma tabela de preço:
- Clique em Adicionar;
- Preencha os campos necessários e clique em Salvar;
Agora, é necessário Baixar planilha e siga as instruções abaixo:
Instrução de preenchimento:
Para importar a tabela de preço, é necessário que o preenchimento do arquivo atenda alguns requisitos:
- O arquivo CSV deverá estar com o delimitador ; (ponto e vírgula).
- As casas decimais devem ser separadas por vírgula.
- Não há necessidade de separador de milhar. Caso decida utilizar, deverá ser o ponto.
- Os valores monetários não devem conter prefixo de moeda.
- As informações devem seguir obrigatoriamente a sequência da tabela de instruções abaixo:
Tabela de instruções de preenchimento:
Veja a seguir algumas orientações importantes para que a importação do arquivo CSV ocorra corretamente:
- O arquivo CSV deve estar no formato encoding UTF-8:
- Após salvar o arquivo, verifique se os acentos se mantiveram configurados.
- Não deve haver linhas em branco no arquivo CSV.
- Exemplos de linhas em branco que não devem ser mantidas no arquivo, seja no início, meio ou no final do conteúdo:
- Para garantir que não haja linhas em branco no final do arquivo, é possível editar o conteúdo do arquivo CSV no bloco de notas, e eliminar a linha em branco conforme indicado na imagem abaixo:
Coluna | Dado | Preenchimento | Tipo |
---|---|---|---|
TIPO_ITEM | Tipo do item. Preencher com o valor VP para produto ou valor VS para serviço. | Obrigatório | Texto (VP ou VS) |
CODIGO | Código do produto ou serviço | Obrigatório | Texto |
UNIDADE_MEDIDA | Código da unidade de medida | Obrigatório | Texto |
CONDICAO_PAGAMENTO | Código da condição de pagamento | Opcional | Texto |
QTD_MAXIMA | Quantidade máxima | Opcional | Número inteiro |
VALOR_BASE | Valor base do preço | Obrigatório | Número decimal |
PERCENTUAL_DESCONTO | Percentual de desconto | Opcional | Número decimal |
PERCENTUAL_COMISSAO | Percentual de comissão | Opcional | Número decimal |
OBSERVACAO | Observação do item | Opcional | Texto |
Exemplo de preenchimento do arquivo: VP; PROD1; UN; VISTA;10; 523,11; 4,11; 2,1; observações referentes ao item
Após o preenchimento, anexe o arquivo CSV na tela de cadastro de validade, conforme abaixo:
- Na Lista de Tabelas de Preços, clique no botão Ações da tabela cadastrada, e em seguida clique em Incluir Validade;
- Preencha os campos necessários;
- Clique em Anexar arquivo;
- Selecione o arquivo tabela-preco.csv que foi preenchido e clique em Abrir;
- Clique em Salvar;
Para mais informações sobre o cadastro da tabela de preços, acesse a documentação de Tabela de preço de venda.
O cadastro dos itens da tabela de preço pode ser feito em lote, ou seja, é possível importar uma lista de vários itens para o sistema através do preenchimento e importação de um arquivo CSV.
Primeiramente, você deve cadastrar uma tabela de preço:
- Clique em Adicionar;
- Preencha os campos necessários e clique em Salvar.
Agora, é necessário Baixar planilha e siga as instruções abaixo:
Instruções para preenchimento
- O arquivo CSV deverá estar com o delimitador ; (ponto e vírgula);
- As casas decimais devem ser separadas por vírgula;
- Não há necessidade de separador de milhar. Caso decida utilizar, deverá ser o ponto;
- O arquivo não deverá conter cabeçalho;
- Os valores monetários não devem conter prefixo de moeda, como por exemplo, R$;
- As informações devem seguir obrigatoriamente a sequência abaixo de acordo com o exemplo de preenchimento do arquivo:
Tabela com instruções de preenchimento:
Veja a seguir algumas orientações importantes para que a importação do arquivo CSV ocorra corretamente:
- O arquivo CSV deve estar no formato encoding UTF-8:
- Após salvar o arquivo, verifique se os acentos se mantiveram configurados.
- Não deve haver linhas em branco no arquivo CSV.
- Exemplos de linhas em branco que não devem ser mantidas no arquivo, seja no início, meio ou no final do conteúdo:
- Para garantir que não haja linhas em branco no final do arquivo, é possível editar o conteúdo do arquivo CSV no bloco de notas, e eliminar a linha em branco conforme indicado na imagem abaixo:
Coluna | Dado | Preenchimento | Tipo |
---|---|---|---|
1 | TIPO | Obrigatório | Texto (VP ou VS) |
2 | COD_ITEM | Obrigatório | Texto 23 posições |
3 | COD_ITEM_FORNECEDOR | Opcional | Texto 30 posições |
4 | UNIDADE_MEDIDA | Obrigatório | Texto 6 posições |
5 | COD_CONDICAO_PAGAMENTO | Opcional | Texto 6 posições |
6 | QUANTIDADE_MAXIMA | Opcional | Inteiro Numérico |
7 | PRECO_BASE | Obrigatório | Número Decimal |
8 | PERCENTUAL_DESCONTO | Opcional | Número Decimal |
9 | OBSERVACAO | Opcional | Texto 250 posições |
TIPO;COD_ITEM;COD_ITEM_FORNECEDOR;UNIDADE_MEDIDA;COD_CONDICAO_PAGAMENTO;QUANTIDADE_MAXIMA;PRECO_BASE;PERCENTUAL_DESCONTO;OBSERVACAO;
Após o preenchimento, anexe o arquivo CSV na tela de cadastro de validade, conforme abaixo:
- Na Lista de tabelas de preços de compra, clique no botão Ações da tabela cadastrada e em seguida, clique em Incluir Validade;
- Preencha os campos necessários;
- Clique em Anexar arquivo;
- Selecione o arquivo tabela-precos-compras.csv que foi preenchido e clique em Abrir;
- Clique em Salvar.
Para mais informações sobre o cadastro da tabela de preços, acesse a documentação de Tabela de preço de compra.
Instrução de preenchimento:
Este arquivo possui diversas colunas que devem ser preenchidas com as informações dos serviços a serem cadastrados. Após o preenchimento, você pode enviar o arquivo para nosso representante para que ele faça a importação para o sistema.
O modo como essas informações serão inseridas no arquivo deve estar de acordo com o indicado na tabela.
Para mais informações sobre o cadastro de títulos a pagar acesse a documentação de Títulos do contas a pagar
Tabela com instruções de preenchimento:
Veja a seguir algumas orientações importantes para que a importação do arquivo CSV ocorra corretamente:
- O arquivo CSV deve estar no formato encoding UTF-8:
- Após salvar o arquivo, verifique se os acentos se mantiveram configurados.
- Não deve haver linhas em branco no arquivo CSV.
- Exemplos de linhas em branco que não devem ser mantidas no arquivo, seja no início, meio ou no final do conteúdo:
- Para garantir que não haja linhas em branco no final do arquivo, é possível editar o conteúdo do arquivo CSV no bloco de notas, e eliminar a linha em branco conforme indicado na imagem abaixo:
Veja abaixo a descrição de cada campo que compõe a tabela de instruções.
Coluna: indica a qual coluna do arquivo pessoa.csv se referem as instruções.
Preenchimento: indica se o preenchimento da coluna é ou não obrigatório.
Tamanho: indica a quantidade de caracteres aceitos na coluna.
Valores aceitos: descreve a informação que deve ser inserida na coluna, seja pela informação que deve ser buscada no sistema - como o "código da empresa" por exemplo - pelo tipo de informação - onde determinada coluna aceita apenas valores "decimais com ponto", por exemplo - ou então pela informação que deve ser inserida - como na coluna PRORROGA_JUROS, onde os únicos valores aceitos são SIM ou NAO. Durante o preenchimento do arquivo, utilize sempre os valores na forma que são indicados neste campo da tabela de instruções (sem acento e separados por "_" por exemplo), para que o sistema reconheça a informação registrada.
Observação: exemplos de preenchimento e observações feitas acerca do conteúdo a ser inserido.
Importante
Para identificar o fornecedor, deve-se escolher entre informar apenas o campo FORNECEDOR ou apenas o campo CNPJ_CPF, e informar sempre o mesmo campo em todos os registros do arquivo.
Exemplo: Caso você tenha escolhido informar o campo FORNECEDOR, deve-se preencher este mesmo campo em todos os demais registros do arquivo, e sempre deixar em branco o campo CNPJ_CPF.
Coluna | Preenchimento | Tamanho | Valores aceitos | Observação |
---|---|---|---|---|
EMPRESA | Obrigatório | 4 | Código da empresa. | |
FILIAL | Obrigatório | 4 | Código da filial. | |
NUMERO_TITULO | Obrigatório | 15 | Pode conter letras maiúsculas, números e os caracteres: \, /, - e _. | Ex: A/001_1-1 ou B\001_1-2 |
TIPO_TITULO | Obrigatório | 3 | Código do tipo de Título. | |
FORNECEDOR | Opcional | 15 |
Código da pessoa (fornecedor). Para identificar o fornecedor, deve-se escolher entre informar apenas o campo FORNECEDOR ou apenas o campo CNPJ_CPF, e informar sempre o mesmo campo em todos os registros do arquivo. Então, caso este campo não seja informado, deve-se preencher o campo CNPJ_CPF e seguir este mesmo padrão em todos os demais registros. |
|
CNPJ_CPF | Opcional |
Aceita CNPJ ou CPF válidos, com ou sem máscara. Para identificar o fornecedor, deve-se escolher entre informar apenas o campo FORNECEDOR ou apenas o campo CNPJ_CPF, e informar sempre o mesmo campo em todos os registros do arquivo. Então, caso este campo não seja informado, deve-se preencher o campo FORNECEDOR e seguir este mesmo padrão em todos os demais registros. |
Exemplo CNPJ: 01.234.567/0001-10 ou 01234567000110 Exemplo CPF: 012.345.678-90 ou 01234567890 |
|
FAVORECIDO | Opcional | 15 | Código da pessoa (sacado). | |
VALOR | Obrigatório | 15 | Decimal com PONTO, aceitando duas casas decimais. |
Para que o sistema importe corretamente o arquivo CSV, não é permitido inserir um valor com mais de duas casas decimais. Seguir o padrão do exemplo abaixo: Ex: 209.12 |
FORMA_PAGAMENTO | Opcional | 15 | Código da forma de pagamento relacionada a empresa. | |
TRANSACAO | Obrigatório | 5 | Código da transação relacionada a empresa. | |
DATA_EMISSAO | Obrigatório | 10 | Formato: dd/MM/yyyy. | Ex: 22/05/2022 |
DATA_ENTRADA | Obrigatório | 10 | Formato: dd/MM/yyyy. | Ex: 22/05/2022 |
VENCIMENTO | Obrigatório | 10 | Formato: dd/MM/yyyy. | Ex: 22/05/2022 |
PRORROGA_JUROS | Opcional | Sim; Nao. |
||
PERCENTUAL_DESCONTO | Opcional | 5 | Decimal com PONTO, aceitando duas casas decimais. | Ex: 209.12 |
VALOR_DESCONTO | Opcional | 15 | Decimal com PONTO, aceitando duas casas decimais. | Ex: 209.12 |
PORTADOR | Obrigatório | 4 | Código do portador relacionado a empresa. | |
CARTEIRA | Obrigatório | 2 | Código da carteira. | |
TIPO_JUROS | Opcional | Simples; Composto. | ||
PERCENTUAL_JUROS | Opcional | 5 | Decimal com PONTO, aceitando duas casas decimais. | Ex: 209.12 |
PERCENTUAL_MULTA | Opcional | 5 | Decimal com PONTO, aceitando duas casas decimais. | Ex: 209.12 |
MOEDA | Obrigatório | 3 | Código da moeda. |
Preencher conforme informação da coluna Código do cadastro de moedas, localizado em Cadastros > Finanças > Moeda e índices > Moedas. Ex: para real, utilizar BRL. |
COTACAO_MOEDA | Opcional | 19 | Decimal com VÍRGULA, aceitando quatro casas decimais. | Ex: 3,2345 |
OBSERVACAO | Obrigatório | 200 | ||
CONTA_FINANCEIRA | Opcional | 19 | Código da conta financeira. |
Se os campos CONTA_FINANCEIRA e CENTRO_CUSTO não forem preenchidos, será utilizado o rateio da origem da filial; Se for informado apenas o campo CONTA_FINANCEIRA, ou apenas o campo CENTRO_CUSTO, o rateio será feito conforme definido na transação. Se forem informados os campos CONTA_FINANCEIRA e CENTRO_CUSTO, o sistema gera o rateio para o título utilizando a conta financeira e o centro de custo. |
CENTRO_CUSTO | Opcional | 9 | Código do centro de custo. |
Se os campos CONTA_FINANCEIRA e CENTRO_CUSTO não forem preenchidos, será utilizado o rateio da origem da filial; Se for informado apenas o campo CONTA_FINANCEIRA, ou apenas o campo CENTRO_CUSTO, o rateio será feito conforme definido na transação. Se forem informados os campos CONTA_FINANCEIRA e CENTRO_CUSTO, o sistema gera o rateio para o título utilizando a conta financeira e o centro de custo. |
Instrução de preenchimento:
Este arquivo possui diversas colunas que devem ser preenchidas com as informações dos serviços a serem cadastrados. Após o preenchimento, você pode enviar o arquivo para nosso representante para que ele faça a importação para o sistema.
O modo como essas informações serão inseridas no arquivo deve estar de acordo com o indicado na tabela.
Para mais informações sobre o cadastro de títulos a pagar acesse a documentação de Títulos do contas a receber
Tabela com instruções de preenchimento:
Veja a seguir algumas orientações importantes para que a importação do arquivo CSV ocorra corretamente:
- O arquivo CSV deve estar no formato encoding UTF-8:
- Após salvar o arquivo, verifique se os acentos se mantiveram configurados.
- Não deve haver linhas em branco no arquivo CSV.
- Exemplos de linhas em branco que não devem ser mantidas no arquivo, seja no início, meio ou no final do conteúdo:
- Para garantir que não haja linhas em branco no final do arquivo, é possível editar o conteúdo do arquivo CSV no bloco de notas, e eliminar a linha em branco conforme indicado na imagem abaixo:
Veja abaixo a descrição de cada campo que compõe a tabela de instruções.
Coluna: indica a qual coluna do arquivo pessoa.csv se referem as instruções.
Preenchimento: indica se o preenchimento da coluna é ou não obrigatório.
Tamanho: indica a quantidade de caracteres aceitos na coluna.
Valores aceitos: descreve a informação que deve ser inserida na coluna, seja pela informação que deve ser buscada no sistema - como o "código da empresa" por exemplo - pelo tipo de informação - onde determinada coluna aceita apenas valores "decimais com ponto", por exemplo - ou então pela informação que deve ser inserida - como na coluna PRORROGA_JUROS, onde os únicos valores aceitos são SIM ou NAO. Durante o preenchimento do arquivo, utilize sempre os valores na forma que são indicados neste campo da tabela de instruções (sem acento e separados por "_" por exemplo), para que o sistema reconheça a informação registrada.
Observação: exemplos de preenchimento e observações feitas acerca do conteúdo a ser inserido.
Importante
Para identificar o cliente, deve-se escolher entre informar apenas o campo CLIENTE ou apenas o campo CNPJ_CPF, e informar sempre o mesmo campo em todos os registros do arquivo.
Exemplo: Caso você tenha escolhido informar o campo CLIENTE, deve-se preencher este mesmo campo em todos os demais registros do arquivo, e sempre deixar em branco o campo CNPJ_CPF.
Coluna | Preenchimento | Tamanho | Valores aceitos | Observação |
---|---|---|---|---|
EMPRESA | Obrigatório | 4 | Código da empresa. | |
FILIAL | Obrigatório | 4 | Código da filial. | |
NUMERO_TITULO | Obrigatório | 15 | Pode conter letras maiúsculas, números e os caracteres: \, /, - e _. | Ex: A/001_1-1 ou B\001_1-2 |
TIPO_TITULO | Obrigatório | 3 | Código do tipo de Título. | |
CLIENTE | Opcional | 15 |
Código da pessoa (cliente). Para identificar o cliente, deve-se escolher entre informar apenas o campo CLIENTE ou apenas o campo CNPJ_CPF, e informar sempre o mesmo campo em todos os registros do arquivo. Então, caso este campo não seja informado, deve-se preencher o campo CNPJ_CPF e seguir este mesmo padrão em todos os demais registros. |
|
CNPJ_CPF | Opcional |
Aceita CNPJ ou CPF válidos, com ou sem máscara. Para identificar o cliente, deve-se escolher entre informar apenas o campo CLIENTE ou apenas o campo CNPJ_CPF, e informar sempre o mesmo campo em todos os registros do arquivo. Então, caso este campo não seja informado, deve-se preencher o campo CLIENTE e seguir este mesmo padrão em todos os demais registros. |
Exemplo CNPJ: 01.234.567/0001-10 ou 01234567000110 Exemplo CPF: 012.345.678-90 ou 01234567890 |
|
SACADO | Opcional | 15 | Código da pessoa (sacado). | |
VALOR | Obrigatório | 15 | Decimal com PONTO, aceitando duas casas decimais. |
Para que o sistema importe corretamente o arquivo CSV, não é permitido inserir um valor com mais de duas casas decimais. Seguir o padrão do exemplo abaixo: Ex: 209.12 |
FORMA_PAGAMENTO | Opcional | 15 | Código da forma de pagamento relacionada a empresa. |
|
TRANSACAO | Obrigatório | 5 | Código da transação relacionada a empresa. | |
DATA_EMISSAO | Obrigatório | 10 | Formato: dd/MM/yyyy. | Ex: 22/05/2022 |
DATA_ENTRADA | Obrigatório | 10 | Formato: dd/MM/yyyy. | Ex: 22/05/2022 |
VENCIMENTO | Obrigatório | 10 | Formato: dd/MM/yyyy. | Ex: 22/05/2022 |
PRORROGA_JUROS | Opcional | Sim; Nao. |
||
PERCENTUAL_DESCONTO | Opcional | 5 | Decimal com PONTO, aceitando duas casas decimais. | Ex: 209.12 |
VALOR_DESCONTO | Opcional | 15 | Decimal com PONTO, aceitando duas casas decimais. | Ex: 209.12 |
PORTADOR | Obrigatório | 4 | Código do portador relacionado a empresa. | |
CARTEIRA | Obrigatório | 2 | Código da carteira. | |
TIPO_JUROS | Opcional | Simples; Composto. | ||
PERCENTUAL_JUROS | Opcional | 5 | Decimal com PONTO, aceitando duas casas decimais. | Ex: 209.12 |
PERCENTUAL_MULTA | Opcional | 5 | Decimal com PONTO, aceitando duas casas decimais. | Ex: 209.12 |
MOEDA | Opcional | 3 | Código da moeda. |
Preencher conforme informação da coluna Código do cadastro de moedas, localizado em Cadastros > Finanças > Moeda e índices > Moedas. Ex: para real, utilizar BRL. |
COTACAO_MOEDA | Opcional | 19 | Decimal com VIRGULA, aceitando quatro casas decimais. | Ex: 3,2345 |
OBSERVACAO | Obrigatório | 200 | ||
NUMERO_CHEQUE | Opcional | 10 | ||
NOSSO_NUMERO | Opcional | 20 |
|
|
CONTA_FINANCEIRA | Opcional | 19 | Código da conta financeira. |
Se os campos CONTA_FINANCEIRA e CENTRO_CUSTO não forem preenchidos, será utilizado o rateio da origem da filial; Se for informado apenas o campo CONTA_FINANCEIRA, ou apenas o campo CENTRO_CUSTO, o rateio será feito conforme definido na transação. Se forem informados os campos CONTA_FINANCEIRA e CENTRO_CUSTO, o sistema gera o rateio para o título utilizando a conta financeira e o centro de custo. |
CENTRO_CUSTO | Opcional | 9 | Código do centro de custo. |
Se os campos CONTA_FINANCEIRA e CENTRO_CUSTO não forem preenchidos, será utilizado o rateio da origem da filial; Se for informado apenas o campo CONTA_FINANCEIRA, ou apenas o campo CENTRO_CUSTO, o rateio será feito conforme definido na transação. Se forem informados os campos CONTA_FINANCEIRA e CENTRO_CUSTO, o sistema gera o rateio para o título utilizando a conta financeira e o centro de custo. |
Carga Datacenter
Tela de replicação de dados para o módulo adquirido.
Realiza a carga de todos os dados do backoffice (suprimentos, mercado e financeiro) para o datacenter.
- Necessário solicitar a carga inicial do datacenter e aguardar a notificação do processo.