Devolução de crédito para cliente
A devolução de um crédito pode ocorrer por diversos motivos. Quando houve o recebimento de um crédito de cliente e por algum motivo o valor adiantado não foi utilizado ou não foi utilizado integralmente, é realizada a devolução desse crédito.
Exemplo:
Através da rotina Crédito de cliente foi recebido o valor de R$ 5.000,00 como adiantamento de um serviço de pintura para compra de material. Nesse caso a devolução poderia ocorrer:
- Porque a empresa não poderá executar o serviço;
- O cliente que fez o adiantamento necessita do valor e não fará o serviço;
- A empresa gastou R$ 4.000,00 para compra do material, por isso, fará a devolução de R$ 1.000,00;
- Entre outros.
O processo para efetuar a devolução é divido em quatro etapas:
- Títulos: lista os títulos de débito para fornecedor (a receber) para baixa;
- Tesouraria: definição dos dados para geração do movimento de tesouraria;
- Conferência: resumo das operações títulos de crédito a baixar e movimento tesouraria para conferência;
- Lote: efetivação da operação.
Veja mais informações abaixo:
Nessa etapa são listados todos os títulos de créditos do contas a receber em aberto, independente da origem.
- Use os campos de filtros para restringir os títulos se necessário, clique em Filtrar, e no item Títulos selecione quais títulos serão baixados.
Lembrando que através do botão Detalhes pode-se consultar as informações dos títulos e editar os valores.
- Informe a transação de baixa dos títulos que será usada na operação;
Os totalizadores auxiliam no controle dos títulos para baixa. O Valor total dos créditos mostra a soma de todos os títulos listados e o Valor total dos créditos selecionados a soma dos títulos selecionados.
- Clique em Avançar.
Depois de selecionador os títulos de créditos, aqui deve-se informar em qual filial e conta será depositado o valor e demais informações da operação para geração do crédito na tesouraria.
- Informe a Filial e a Conta interna para qual o valor recebido do fornecedor será debitado;
- Em Informações da operação, informe a transação da operação. Os campos Data do movimento e Data da liberação são sugeridos com a data atual, e o Valor do movimento com a soma dos títulos selecionados anteriormente.
- Os demais campos não são obrigatórios mas podem ser informados para complementar o registro do movimento.
- Clique em Avançar.
Essa tela apresenta o resumo das definições dos passos anterior. O intuito dessa tela é conferir todas as informações antes de prosseguir com a devolução.
Havendo divergência nas informações da devolução, pode-se voltar as etapas e alterar as informações.
Nessa etapa o sistema apresenta a situação do processo de devolução do crédito e permite consultar o fato financeiro gerado. Podem ser apresentadas as seguintes situações:
- Processando: indica que o sistema está processando a operação;
- Processado com erro: indica que algum erro impediu o processo de devolução;
- Processado com pendência: indica que a devolução foi realizada, mas existe alguma pendência posterior, como por exemplo o rateio;
- Concluído: o processo foi concluído com sucesso.