Crédito de cliente
O crédito de cliente é o valor recebido pela empresa como adiantamento para prestação de um serviço, compra de materiais ou quitação de dívidas. O crédito a cliente pode ser reservado para um pedido, onde o título gerado pela nota fiscal relacionada a este pedido pode ser baixado pro aproveitamento deste crédito reservado.
O retorno desse valor, seja porque o adiantamento não foi utilizado ou houve sobre do valor, é feito através da rotina de devolução de crédito para cliente.
O processo para recebimento de um cliente é divido em quatro etapas:
- Tesouraria: onde são definidos os dados de recebimento do valor;
- Título: definição da geração dos títulos a receber;
- Conferência: resumo das operações para conferência;
- Lote: efetivação da operação.
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Veja mais informações abaixo:
Nessa etapa deve-se informar qual a empresa e filial que receberá o adiantamento do valor, e de qual conta bancária será creditado.
Nas informações da operação definem-se a transação usada, datas de pagamento e liberação, o valor que será recebido e outras informações complementares para o processo.
A data de previsão de pagamento é a suposta data em que a empresa irá receber o pagamento do cliente e a data de liberação é quando o valor efetivamente entrará da conta. Por exemplo, pode haver um tempo para processamento do DOC ou compensação de cheque. Por isso, a data de previsão não pode ser menor que a data de liberação.
Aqui são definidos como serão gerados os títulos a receber referente ao adiantamento do cliente, que serão futuramente compensados na baixa de títulos.
No item Títulos deve ser informada: a transação da operação, o cliente que irá adiantar o valor, o tipo de título, a quantidade de parcelas que serão geradas para o cliente, a previsão para pagamento, o prefixo de identificação dos títulos e observações gerais sobre o(s) crédito(s). E caso houver, a conta financeira e o centro de custo da operação.
Essa parte de Títulos é uma maneira facilitada para emitir vários créditos para o mesmo clientes em poucos instantes e cliques.
Ao clicar em Sugerir, o sistema sugere a quantidade de títulos de acordo com a quantidade de parcelas, divididas igualmente pelo valor da operação. Ou seja, caso o valor do adiantamento seja R$ 10.000,00 e opte-se em 10 parcelas, são gerados 10 títulos no valor de R$ 1.000,00.
Lembrando que essa é apenas uma sugestão e que a quantidade de títulos e o valor da parcela pode ser alterado através da opção Ações > Editar.
Se optar por alterar a sugestão do sistema, é importante atentar-se para que o somatório das parcelas seja igual ao valor da operação. Por isso, os totalizadores Valor e Diferença auxiliam nesse controle. O Valor apresenta o valor informado no campo Valor do movimento no passo anterior e o totalizador Diferença mostra se há alguma diferença entre os somatórios dos títulos com o valor do movimento de tesouraria.
Por isso, a operação só pode ser concretizada quando a diferença for 0.
Essa tela apresenta o resumo das definições dos passos anterior. O intuito dessa tela é conferir todas as informações antes de prosseguir com o recebimento.
Havendo divergência nas informações do adiantamento, pode-se voltar as etapas e alterar as informações.
Nessa etapa o sistema apresenta a situação do movimento da tesouraria e permite consultar o fato financeiro gerado. Podem ser apresentadas as seguintes situações:
- Processando: indica que o sistema está processando a operação;
- Processado com erro: indica que algum erro impediu o processo de recebimento;
- Processado com pendência: indica que a adiantamento foi realizado, mas existe alguma pendência posterior, como por exemplo o rateio;
- Concluído: o processo foi concluído com sucesso.
Outros processos são executados após concretizar o adiantamento:
- O saldo da conta interna de origem é atualizado;
- O histórico do cliente é atualizado;
- O rateio do título de crédito do contas a receber é gerado;
- O rateio do movimento de crédito da conta interna é gerado, mediante a parametrização pode herdar ou não o rateio do título de crédito a receber.