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Crédito de cliente

O crédito de cliente é o valor recebido pela empresa como adiantamento para prestação de um serviço, compra de materiais ou quitação de dívidas. O crédito a cliente pode ser reservado para um pedido, onde o título gerado pela nota fiscal relacionada a este pedido pode ser baixado pro aproveitamento deste crédito reservado.

O retorno desse valor, seja porque o adiantamento não foi utilizado ou houve sobre do valor, é feito através da rotina de devolução de crédito para cliente.

O processo para recebimento de um cliente é divido em quatro etapas:

  1. Tesouraria: onde são definidos os dados de recebimento do valor;
  2. Título: definição da geração dos títulos a receber;
  3. Conferência: resumo das operações para conferência;
  4. Lote: efetivação da operação.
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Veja mais informações abaixo:

Nessa etapa deve-se informar qual a empresa e filial que receberá o adiantamento do valor, e de qual conta bancária será creditado.

Nas informações da operação definem-se a transação usada, datas de pagamento e liberação, o valor que será recebido e outras informações complementares para o processo.

A data de previsão de pagamento é a suposta data em que a empresa irá receber o pagamento do cliente e a data de liberação é quando o valor efetivamente entrará da conta. Por exemplo, pode haver um tempo para processamento do DOC ou compensação de cheque. Por isso, a data de previsão não pode ser menor que a data de liberação.

Aqui são definidos como serão gerados os títulos a receber referente ao adiantamento do cliente, que serão futuramente compensados na baixa de títulos.

No item Títulos deve ser informada: a transação da operação, o cliente que irá adiantar o valor, o tipo de título, a quantidade de parcelas que serão geradas para o cliente, a previsão para pagamento, o prefixo de identificação dos títulos e observações gerais sobre o(s) crédito(s). E caso houver, a conta financeira e o centro de custo da operação.
Essa parte de Títulos é uma maneira facilitada para emitir vários créditos para o mesmo clientes em poucos instantes e cliques.

Ao clicar em Sugerir, o sistema sugere a quantidade de títulos de acordo com a quantidade de parcelas, divididas igualmente pelo valor da operação. Ou seja, caso o valor do adiantamento seja R$ 10.000,00 e opte-se em 10 parcelas, são gerados 10 títulos no valor de R$ 1.000,00.

Lembrando que essa é apenas uma sugestão e que a quantidade de títulos e o valor da parcela pode ser alterado através da opção Ações > Editar.

Se optar por alterar a sugestão do sistema, é importante atentar-se para que o somatório das parcelas seja igual ao valor da operação. Por isso, os totalizadores Valor e Diferença auxiliam nesse controle. O Valor apresenta o valor informado no campo Valor do movimento no passo anterior e o totalizador Diferença mostra se há alguma diferença entre os somatórios dos títulos com o valor do movimento de tesouraria.
Por isso, a operação só pode ser concretizada quando a diferença for 0.

Essa tela apresenta o resumo das definições dos passos anterior. O intuito dessa tela é conferir todas as informações antes de prosseguir com o recebimento.

Havendo divergência nas informações do adiantamento, pode-se voltar as etapas e alterar as informações.

Nessa etapa o sistema apresenta a situação do movimento da tesouraria e permite consultar o fato financeiro gerado. Podem ser apresentadas as seguintes situações:

Outros processos são executados após concretizar o adiantamento:

  1. O saldo da conta interna de origem é atualizado;
  2. O histórico do cliente é atualizado;
  3. O rateio do título de crédito do contas a receber é gerado;
  4. O rateio do movimento de crédito da conta interna é gerado, mediante a parametrização pode herdar ou não o rateio do título de crédito a receber.

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