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Crédito para fornecedor

Crédito para fornecedor é o valor enviado, seja via pagamento, transferência ou cheque, como forma de adiantamento para uma ordem de compra ou um contrato, onde o título gerado pela nota fiscal relacionada a esta ordem de compra ou contrato pode ser baixado por aproveitamento deste crédito enviado previamente ou anteriormente.

O adiantamento pode ocorrer, por exemplo, como forma de empréstimo ao fornecedor, que pode ser abatido na próxima compra, ou adiantamento de materiais para realização de um serviço.

O retorno desse valor, seja porque o adiantamento não foi utilizado ou houve sobre do valor, é feito através da rotina de devolução de crédito para fornecedor.

O processo para efetuar um adiantamento a um fornecedor é divido em quatro etapas:

  1. Tesouraria: onde são definidos os dados de origem do valor;
  2. Título: definição da geração dos títulos de crédito;
  3. Conferência: resumo das operações para conferência;
  4. Lote: efetivação da operação.
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Veja mais informações abaixo:

Nessa etapa deve-se informar qual a empresa e filial que fará o adiantamento do valor, e de qual conta bancária será deduzido o valor da operação.

Nas informações da operação definem-se a transação usada, datas de pagamento e liberação, o valor que será adiantado e outras informações complementares para o processo.

A data de previsão de pagamento é a suposta data em que a empresa irá realizar o pagamento ao fornecedor e a data de liberação é quando o valor efetivamente saiu da conta. Por exemplo, pode haver um tempo para processamento do DOC ou compensação de cheque. Por isso, a data de previsão não pode ser menor que a data de liberação.

Aqui são definidos como serão gerados os títulos de crédito referente ao adiantamento do fornecedor, que serão futuramente compensados na baixa de títulos.

No item Títulos deve ser informada: a transação da operação, o fornecedor que irá receber o adiantamento, o tipo de título de crédito, a quantidade de parcelas que serão geradas para o fornecedor, a previsão para pagamento, o prefixo de identificação dos títulos e observações gerais sobre o(s) crédito(s). E caso houver, a conta financeira e o centro de custo da operação.
Essa parte de Títulos é uma maneira facilitada para emitir vários créditos para o mesmo fornecedor em poucos instantes e cliques.

Ao clicar em Sugerir, o sistema sugere a quantidade de títulos de acordo com a quantidade de parcelas, divididas igualmente pelo valor da operação. Ou seja, caso o valor do adiantamento seja R$ 10.000,00 e opte-se em 10 parcelas, são gerados 10 títulos no valor de R$ 1.000,00.

Lembrando que essa é apenas uma sugestão e que a quantidade de títulos e o valor da parcela pode ser alterado através da opção Ações > Editar.

Se optar por alterar a sugestão do sistema, é importante atentar-se para que o somatório das parcelas seja igual ao valor da operação. Por isso, os totalizadores Valor e Diferença auxiliam nesse controle. O Valor apresenta o valor informado no campo Valor do movimento no passo anterior e o totalizador Diferença mostra se há alguma diferença entre os somatórios dos títulos com o valor do movimento de tesouraria.
Por isso, a operação só pode ser concretizada quando a diferença for 0.

Essa tela apresenta o resumo das definições dos passos anterior. O intuito dessa tela é conferir todas as informações antes de prosseguir com o adiantamento.

Havendo divergência nas informações do adiantamento, pode-se voltar as etapas e alterar as informações.

Nessa etapa o sistema apresenta a situação do movimento da tesouraria e permite consultar o fato financeiro gerado. Podem ser apresentadas as seguintes situações:

Outros processos são executados após concretizar o adiantamento:

  1. O saldo da conta interna de origem é atualizado;
  2. O histórico do fornecedor é atualizado;
  3. O rateio do título de crédito do contas a pagar é gerado.
  4. O rateio do movimento de débito da conta interna é gerado, mediante a parametrização pode herdar ou não o rateio do título de crédito a pagar.

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