FCI

Ficha de Conteúdo de Importação - FCI

A Ficha de Conteúdo de Importação - FCI - é um documento que reúne as informações necessárias para determinar qual é a participação ou o percentual de um produto importado sobre o valor total de uma mercadoria.

Ao emitir uma nota fiscal de saída com produtos importados destinados à revenda, é obrigatório incluir o código da FCI e a origem do item comercializado.

Vale destacar que a nota fiscal de saída pode ser gerada a partir de um pedido de venda. No entanto, como a origem da mercadoria e o código da FCI são exigências fiscais específicas para a nota fiscal de venda, esses dados não são apresentados no pedido de venda.

O campo Código FCI pode ser preenchido manualmente ou gerado automaticamente, de acordo com a parametrização do produto. Para compreender melhor o funcionamento da FCI no sistema, consulte a documentação completa.

FCI - Produtos comprados

Para que o FCI do produto seja controlado na entrada e saída mercadoria, deve-se atentar para algumas configurações em seu cadastro Cadastros > Produtos e serviços > Produtos. Na guia fiscal campos abaixo devem estar parametrizados da seguinte forma:

FCI - Produtos produzidos

Nosso sistema ainda não possui uma rotina específica para o cálculo do coeficiente do FCI para a indústria e a geração do arquivo para importação no validador FCI.

No entanto, é possível utilizar o software disponibilizado pelo governo para preencher as informações necessárias, realizar o cálculo e a entrega do FCI. Para obter o aplicativo e mais informações sobre o processo, acesse diretamente o site.

O Código do FCI pode ser controlado manualmente ou por meio do controle de FCI Comércio:

Controle manual

O controle manual simplifica a gestão da FCI, permitindo informar diretamente no produto o código gerado pelo software disponibilizado pelo governo.

Para habilitar o controle manual de FCI:

  1. Acesse Cadastros > Produtos e Serviços > Produtos, guia Fiscais.
  2. Marque o campo Controlar FCI manual como "Sim".
  3. O campo "Controlar ICMS ST Substituído e FCI Comércio pelo método do estoque PEPS" deve estar marcado como "Não".
  4. Informe o Código FCI no campo correspondente.

O código informado na guia Fiscal do cadastro do produto será sugerido automaticamente na emissão de notas fiscais de saída e entrada. Para operações de devolução, será sugerido o Código da FCI da nota devolvida.

FCI Comércio pelo método do estoque PEPS

Após gerar o código do FCI para o produto produzido no sistema, você pode importar esse código via carga inicial utilizando uma planilha CSV vinculada ao código do produto. Uma vez importado, nosso sistema passa a controlar o consumo desse código para a geração das informações na NF-e. Veja os passos a seguir:

Este artigo ajudou você?

Ainda com dúvidas?

Fale com a SARA!