ERP senior X > Mercado > Gestão de vendas > Integração com RMS

Integração com RMS

A integração do ERP senior X com o sistema de Roteirização (RMS) visa atender as empresas que necessitam roteirizar a entrega dos seus pedidos, permitindo o cálculo da melhor rota de entrega e tornando este processo ainda mais eficiente.

Entenda o processo
  1. Para cada pedido do ERPX roteirizado, há uma atividade correspondente no RMS. Estas atividades são roteirizadas, agrupadas numa rota e atribuídas para um caminhão;
  2. Enquanto o pedido integrado estiver aguardando a roteirização, ele ainda não poderá ser faturado;
  3. Caso seja realmente necessário faturar o pedido sem executar a roteirização, deve-se então excluir a integração;
  4. Uma vez finalizada a roteirização, a partir do ERP senior X é feita a busca da placa constante na atividade no RMS. Após atualizada a placa no ERP senior X a partir da ação de busca da placa, o pedido pode ser faturado;
  5. Após faturado o pedido, o ERP senior X envia a chave eletrônica da nota para o RMS, que será atribuída na atividade correspondente ao pedido.

Quer saber mais? Então acesse a matéria que preparamos para você no nosso blog sobre O que é roteirização de entregas e principais benefícios.

Veja a seguir os detalhes de como proceder no sistema.

Habilitar integração com RMS

Primeiro, é necessário acessar Cadastros > Ferramentas > Módulos e incluir o novo módulo da Roteirização (RMS) no sistema.

Em seguida, acesse acesse Cadastros > Filiais e, nos Detalhes da Filial, habilite a integração.

Integrar pedido com RMS

Após habilitar a integração, ao incluir um pedido, é necessário indicar que este pedido deve ser integrado com o RMS.

Enviar pedido para o RMS e faturar

Ao enviar o pedido para o RMS, é preciso aguardar a formação da carga. Após formada a carga e feita a roteirização, é necessário buscar a placa para então faturar o pedido.

Veja como proceder:

Com esta ação, os pedidos cuja atividade correspondente no RMS já foi roteirizada serão atualizados com o código da placa constante na respectiva atividade, e o pedido poderá ser faturado. O código da placa será atribuído no pedido, no campo Placa do veículo, localizado na etapa 3 - Informações adicionais, nas informações de Transporte.

Após faturar o pedido e gerar a nota fiscal, a chave eletrônica da nota é enviada para o RMS, atribuindo esta chave na atividade correspondente ao pedido faturado.

Dica

Outra forma de faturar o pedido é atribuindo a placa manualmente.

Uma vez atribuída, entende-se que a roteirização foi finalizada, alterando a situação do pedido em relação à roteirização e permitindo o seu faturamento.

Esta alternativa serve também quando por ventura houver algum problema na integração impedindo o retorno da placa constante na atividade no RMS. Ou seja, neste caso é necessário atribuir manualmente o código da placa no pedido.

Consultar o status de integração do pedido

Para consultar o status de integração do pedido, na Lista de Vendas, clique no botão Ações do pedido desejado, e em seguida em Integrações;

Na tela de Informações do Pedido você encontra estas duas informações:

Excluir a integração

Caso seja necessário excluir a integração, é possível executar esta ação na consulta individual do pedido.

  1. Na Lista de Vendas, selecione o pedido desejado;
  2. Clique no botão Ações do pedido, e em seguida em Integrações;
  3. Na tela de Integrações do Pedido, clique no botão Ações da integração desejada;
  4. Clique em Excluir.

Perguntas frequentes

Veja também:

Este artigo ajudou você?

Ainda com dúvidas?

Fale com a SARA!