Cadastro de Cargos - Foundation X
Cada colaborador cadastrado no HCM tem que ser vinculado a um cargo, o qual fará parte de uma estrutura de cargos. Para fazer este vínculo, todos os cargos existentes na empresa precisam ser cadastrados.
Depois de cadastrar os cargos, eles ficam disponíveis para serem associados aos colaboradores na ficha cadastral (admissão).
O que você pode fazer:
- Acesse o menu Gestão de Pessoas | HCM > Foundation X > Cadastros > Cargos > Estruturas.
- Clique em Adicionar para iniciar o cadastro de uma estrutura.
- Informe um código (numérico) e uma descrição que identifiquem a estrutura de cargos.
- Clique em Salvar para finalizar o cadastro.
As estruturas de cargos ficam disponíveis para seleção no cadastro de cargos das empresas, permitindo fazer a associação entre os dois.
Você precisará também adicionar a estrutura de cargos no cadastro da empresa que irá usar essa estrutura.
- Acesse o menu Gestão de Pessoas | HCM > Foundation X > Cadastros > Cargos > Cadastro.
- Clique em Adicionar para iniciar o cadastro de um cargo, ou selecione um registro existente para editá-lo.
- Informe um Código (numérico) e as Descrições que identificam o título do cargo.
- O limite da descrição reduzida é de 30 caracteres.
- O limite da descrição completa é de 100 caracteres.
- A descrição reduzida é obrigatória. Ela será usada para exibição em campos de pesquisa (ao pesquisar cargos na admissão, por exemplo).
- A descrição é opcional. Ela serve para inserir títulos mais longos para o cargo, que não caberiam nos campos de pesquisa.
- Selecione a Estrutura de cargos com a qual esse cargo será vinculado.
- A estrutura deve estar previamente cadastrada para que fique disponível para seleção.
- Selecione o código da CBO relacionado a esse cargo.
- O código CBO é opcional no HCM. Se o CBO for selecionado, pode ser usado para emitir relatórios para o eSocial.
- A lista de códigos CBO tem origem no cadastro de CBO, do Senior Shared.
- Defina o período de validade (vigência) do cargo, preenchendo as datas de validade inicial e validade final. Esta configuração é opcional e serve para indicar um período em que o cargo não pode mais ser usado, por não ser mais válido.
- Clique em Salvar para finalizar o cadastro.
- Acesse o menu Gestão de Pessoas | HCM > Foundation X > Colaboradores > Históricos > Cargos.
- Clique em Adicionar para lançar um novo histórico.
- Selecione o Colaborador para quem o histórico de cargo será lançado.
- Digite ou selecione a Data inicial do histórico. Esta será a data a partir de quando o colaborador será considerado com o cargo selecionado.
- A data precisa ser igual ou posterior à data de admissão do colaborador.
- Se você selecionar uma data inicial futura, o sistema vai programar um histórico futuro para ser lançado automaticamente na data definida.
- O colaborador pode ter somente um histórico ativo de cargo. Por isso, quando o novo histórico iniciar, o anterior será encerrado.
Clique em Salvar para finalizar o cadastro.
- Selecione o Cargo que será lançado no histórico do colaborador.
Observação
O cargo precisa existir na estrutura usada atualmente pela empresa.
- Clique em Salvar para finalizar o cadastro.
- Acesse o menu Gestão de Pessoas | HCM > Foundation X > Colaboradores > Históricos > Cargos.
- Selecione a linha do histórico do cargo que se deseja editar.
- Clique em Editar.
- Altere as informações necessárias, clique em Salvar.
- Acesse o menu Gestão de Pessoas | HCM > Foundation X > Colaboradores > Históricos > Cargos.
- Selecione a linha do histórico do cargo que se deseja excluir.
- Clique em Excluir.
- O sistema irá questionar se realmente você deseja excluir o registro, selecione Sim.
- Acesse o menu Gestão de Pessoas | HCM > Foundation X > Colaboradores > Históricos > Cargos.
- Clique em Outras ações e selecione a opção Adicionar coletivamente para adicionar históricos.
- Selecione a Empresa ou os Colaboradores para determinar quais pessoas terão os históricos de cargos lançados.
- Clique em Continuar para seguir o processo.
- Siga o mesmo processo do lançamento do histórico individual, a partir doitem 4..
- Acesse o menu Gestão de Pessoas | HCM > Foundation X > Colaboradores > Históricos > Cargos.
- Clique em Outras ações e selecione a opção Excluir coletivamente para excluir históricos.
- Selecione a Empresa ou os Colaboradores para determinar históricos de cargos que serão excluídos.
- Clique em Continuar para seguir o processo.
- Na tela de Histórico de Cargos - Exclusão Coletiva, você deve informar os campos para que o sistema pesquise através dessas informações quais históricos serão excluídos.
Importante
Para que as informações sejam excluídas, é necessário que o preenchimento da tela de Histórico de Cargos - Exclusão Coletiva seja exatamente igual ao preenchimento realizado ao incluir os históricos (inclusive letras maiúsculas e minúsculas). Senão, as informações não serão excluídas.
- Clique em Excluir.
- O sistema irá apresentar uma mensagem informando que a exclusão irá acontecer em segundo plano e você será avisado através de um alerta que o processo terminou. Desta forma, será possível visualizar no log os dados excluídos.
Veja também: |