Ficha cadastral (Admissão) - Foundation X
A ficha cadastral é o primeiro passo da jornada de admissão dos colaboradores no HCM senior X.
Na jornada da admissão é possível fazer o seguinte:
- adicionar colaboradores no sistema e criar a Ficha cadastral com os dados pessoais e contratuais
- associar colaboradores com usuários de acesso à XPlatform
Atualmente não é possível excluir e nem editar os cadastros dos colaboradores criados pela jornada da admissão.
Pré-requisitos da admissão
- (obrigatório) Os cadastros do Human Resources Information System (Foundation X) precisam estar concluídos antes de iniciar o cadastro de um colaborador. Isto é necessário para gerar os históricos iniciais do colaborador durante a admissão.
- (opcional) Se você precisa que os colaboradores admitidos tenham um nome de usuário e senha de acesso à XPlatform, os nomes de usuários precisam ser criados previamente. Assim, você poderá associar o colaborador a um nome de usuário na etapa 3 da jornada da admissão.
- Este pré-requisito só é necessário se você precisa que o colaborador admitido tenha um nome de usuário e senha de acesso à XPlatform.
- Somente pessoas com acesso de administradoras à XPlatform podem criar nomes de usuário na plataforma.
- Para saber mais sobre a criação de usuários, consulte a documentação de gestão de usuários no manual da XPlatform.
Iniciar uma admissão
A jornada da admissão é dividida em três etapas: Dados pessoais, Dados contratuais e Usuário.
Para acessar as etapas da jornada da admissão, siga estes passos:
- Acesse o menu Gestão de Pessoas | HCM > Foundation X > Colaboradores > Ficha cadastral.
- Clique em Adicionar para iniciar a etapa 1 (Dados pessoais).
A documentação a seguir detalha o cadastro de cada etapa.
Etapa 1 — Dados pessoais
A tela de dados pessoais é dividida em duas guias:
- Pessoais: a guia Pessoais permite cadastrar as informações básicas do colaborador, tais como: nome completo, filiação, endereço e contatos.
Nesta guia você pode também associar o colaborador a um cadastro de Pessoa. Ao fazer esta associação, os dados do colaborador ficarão disponíveis para serem usados pelo cadastro de pessoas do ERP X. (Para saber como o ERP X usa o cadastro de pessoas, acesse a documentação específica do produto.)
O HCM não exige que uma Pessoa seja cadastrada previamente antes da admissão. Porém, se você cadastrar um colaborador sem informar uma Pessoa, os dados do colaborador serão replicados para o cadastro de Pessoas. Estes dados ficarão disponíveis para o ERP X, onde o registro de Pessoa poderá ser editado ou desativado. - Documentos: esta guia reúne todos os documentos do colaborador, tais como: documentos de identificação, profissionais e de pessoa estrangeira.
Etapa 2 — Dados contratuais
A tela de dados contratuais é dividida em múltiplas guias. Cada guia reúne as informações sobre uma parte específica do contrato do colaborador.
Guias da tela de dados contratuais
A guia Contrato reúne informações sobre a admissão e o vínculo do colaborador com a empresa.
Estas são algumas informações relevantes sobre o preenchimento da guia Contrato:
- O tipo de vínculo do colaborador determina em quais categorias de recolhimento ele se enquadra, garantindo a emissão correta de guias e envios para o eSocial.
- O campo código se refere a um código — único, numérico e sequencial — que identifica o colaborador no HCM.
Algumas informações contratuais existem somente na legislação brasileira e não se aplicam à admissão em outros países. São elas:
- aduração do contrato do colaborador, a qual deve ser informada em dias tiver prazo determinado
- o número do processo para contratação de menores, referente a processos judiciais que estejam envolvidos com a admissão do colaborador. Por exemplo: quando um colaborador com menos de 14 anos de idade é admitido como menor aprendiz, você precisa informar o processo associado a esta contratação.
A guia Salário permite determinar o tipo e o valor do salário que o colaborador vai receber.
O tipo de salário pode ser por período (hora, mês, semana, etc.), por tarefa ou comissionado.
O campo de descrição do salário é opcional e permite que você forneça detalhes adicionais sobre o salário do colaborador.
A guia Atuação reúne informações sobre o exercício das atividades do colaborador.
Os campos da guia Atuação determinam a alocação do colaborador nas seguintes áreas:
Na guia Financeiro você deve fornecer informações sobre como será feito o pagamento dos valores devidos ao colaborador.
Estas são as informações que você pode preencher na guia Financeiro:
- qual será o modo de pagamento (cheque, dinheiro, entre outras opções)
- indicativo se o colaborador receberá adiantamentos de salário e de décimo terceiro salário
- dados bancários para o pagamento
Na guia Horário você preenche as informações sobre a escala e horário em que o colaborador vai trabalhar.
Estas são algumas das ações que você deve fazer na guia Horário:
- selecionar a escala, que determina a rotina de trabalho de cada colaborador e os horários em que ele irá trabalhar
- selecionar a turma de escala, que permite que a mesma escala seja usada para abranger várias turmas de revezamento
Algumas informações de horários existem somente na legislação brasileira e não se aplicam à admissão em outros países. São elas:
- o regime de jornada para o eSocial, no qual o colaborador se enquadra nos artigos e incisos especificados nas opções do sistema
- o indicativo se o colaborador irá trabalhar com a jornada a tempo parcialSobre a jornada parcial
Jornada parcial é o regime no qual o empregado exerce uma jornada de trabalho que:
- não excede 30 horas semanais e não tem a possibilidade de horas extras; ou
- não excede 26 horas semanais e tem a possibilidade de até 6 horas extras
Na guia Sindicato você precisa selecionar:
- o sindicato do qual o colaborador faz parte
- a negociação vigente das normas acordadas entre a empresa e o sindicato
A guia Complementares permite cadastrar informações secundárias sobre o colaborador.
O preenchimento da guia Complementares é opcional. Nela, você pode informar o seguinte sobre o colaborador:
- datas da realização de exames médicos periódicos
- número do crachá de identificação
- endereço de e-mail profissional
Na guia Lançamentos, você deve selecionar a modalidade do Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT) da qual o colaborador participa.
O PAT é um programa governamental de adesão voluntária, que busca estimular o empregador a fornecer alimentação nutricionalmente adequada aos trabalhadores, por meio da concessão de incentivos fiscais, tendo como prioridade o atendimento aos trabalhadores de baixa renda.
O PAT existe somente na legislação brasileira e não se aplica à admissão em outros países.
A guia Detalhes do Contrato serve para preencher as particularidades sobre colaboradores contratados como estagiários ou terceirizados.
Estágio e Supervisor do Estágio
Preencha as informações de estágio somente para colaboradores contratados para atuar com o tipo de contrato de estagiários.
Estas são algumas das informações que você pode informar para estagiários:
- a natureza do estágio (obrigatório ou não)
- data prevista para término do estágio
- nível do ensino onde o estagiário está atualmente
- dados do supervisor do estágio
Terceiro
Preencha as informações de terceiro somente para colaboradores contratados para atuar com o tipo de contrato de terceirizados.
As informações de terceiros incluem dados sobre colaboradores que prestam serviços como motoristas autônomos no transporte de carga ou passageiro, devidamente inscritos na Previdência Social.
Estas são as informações que você deve preencher para colaboradores terceirizados:
- % Base INSS Transportista e % Base IR Transportista: são os percentuais de INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) e Imposto de Renda (IR) usados para determinar as bases de cálculo para pagamento do colaborador.
- Retenção Sest/Senat: permite escolher uma opção de retenção do Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Sest/Senat) para o terceiro que atua como transportador.
Estas são as opções disponíveis para o Sest/Senat e o que elas representam:- Calcula e não deduz da base de IRRF: calcular a retenção de Sest/Senat para o terceiro transportador, mas não deduzir este valor da base de cálculo do IRRF.
- Calcula e deduz da base de IRRF: calcular a retenção de Sest/Senat para o terceiro transportador e usar este valor como dedução da base de cálculo do IRRF.
- Não calcula: não calcular a retenção de Sest/Senat para o terceiro transportador.
Na guia Módulos, você poderá para indicar para quais módulos do HCM X (contratados pelo cliente) o colaborador será utilizado. Por padrão, na admissão o sistema irá incluir todos os módulos para o colaborador.
Importante
O módulo Foundation X é obrigatório e por isso não pode ser desmarcado.
Através dessa guia, o sistema determina a contagem de colaboradores por módulo para validação do que foi contratado pelo cliente
Etapa 3 — Usuário
Na última etapa da jornada da admissão, você pode associar o colaborador a um usuário da XPlatform. Se você fizer esta associação, o colaborador terá um nome de usuário e uma senha de acesso à plataforma senior X.
Para associar o colaborador a um usuário da XPlatform, selecione o nome de usuário correspondente no campo Usuário. Além disso, através do campo Configuração de abrangência é possível configurar se o colaborador terá acesso ou não dos seus próprios dados nas telas do Foundation X, além do definido no papel que esse colaborador foi associado.
A associação do colaborador a um usuário é opcional; você pode finalizar a admissão do colaborador sem associá-lo a um nome de usuário.
Para finalizar a jornada da admissão e criar a ficha cadastral do colaborador, clique em Admitir.
Ações que você pode fazer após o cadastro:
- Acesse Gestão de Pessoas | HCM > Foundation X > Colaboradores > Ficha cadastral;
- Na coluna Ações, selecione:
- Ações > Editar: escolha essa opção se você deseja realizar um alteração contratual com data atual,
- Ações > Históricos contratuais: caso seja uma retificação, histórico retroativo ou futuro de informações contratuais (exemplo, salário, cargo) selecione essa opção.
- Ações > Históricos pessoais: caso seja uma retificação, histórico retroativo ou futuro de informações pessoais (exemplo, estado civil, apelido) selecione essa opção.
- Realize as alterações e salve.
- Acesse Gestão de Pessoas | HCM > Foundation X > Colaboradores > Ficha cadastral;
- Encontre o colaborador que deve ser excluído e clique em Ações > Excluir. Nesse momento, antes de realizar a exclusão, o sistema irá realizar algumas conferências para verificar se ele não está sendo utilizado em algum processo, se for apresentada alguma mensagem de consistência, é necessário analisar o aviso e ajustar o cadastro.